Olivas de Gramado: destino que une natureza e tradição na Serra Gaúcha

Escrito por Luiz Felipe Gomes
Atualizado em 02.12.20

Um paraíso em meio às belas paisagens da Serra Gaúcha: assim pode ser descrito o Parque Olivas de Gramado. O local é o destino perfeito para quem busca passar bons momentos em família, saborear delícias coloniais e aproveitar a natureza. Se busca seguir um roteiro assim, então o nosso guia é perfeito para você.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que você precisa saber sobre o Olivas de Gramado

Antes de visitar pessoalmente esse belo parque tipicamente gaúcho, é necessário conhecer informações importantes sobre o local. A seguir, separamos tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem.

  • Endereço: o Olivas de Gramado está localizado no bairro Linha Nova em Gramado, na R. Vereador José Alexandre Benetti, nº 1808.
  • Como chegar: o parque está a aproximadamente 14 km do centro de Gramado, então o ideal é fazer o trajeto de carro. Vale lembrar que a estrada é bem sinalizada e asfaltada, o que proporciona um deslocamento muito seguro.
  • Horário de funcionamento: é possível conhecer o parque de terça a domingo, das 10h às 18h.
  • Contatos: (54)3422-1382 (telefone) e (54)99610-7626 (WhatsApp).
  • Site oficial: www.olivasdegramado.com.br
  • Preço da entrada: para visitar o Parque Olivas, é preciso comprar um ingresso com antecedência no valor de R$ 60. O preço varia para diferentes públicos: crianças de 0 a 11 anos não pagam e crianças de 12 a 14 anos pagam meia entrada – assim como idosos com mais de 60 anos.
  • Onde comprar: cada visitante pode comprar o seu ingresso diretamente no site do parque, mas também é possível adquiri-lo através de agências de viagens.
  • Sobre o ingresso: o ingresso dá acesso às seguintes atividades: Degustação Sensorial de Azeite de Oliva, passeio pela Fazendinha, Tour Rural, Trilhas Ecológicas e visita à Boutique, Empório e Restaurante.
  • Transporte cortesia: um dos destaques do parque é a disposição de um transporte cortesia. Esse mimo é destinado ao visitante que agendar uma visita com até 24h de antecedência pelo seguinte número: (54)99610-7626.
  • Outras comodidades: o parque possui wi-fi e também permite a entrada de animais de estimação.

Após tomar nota dessas informações, você já pode dar início à sua viagem. Agora, acompanhe no próximo tópico como aproveitar cada momento desse passeio.

O que fazer no Olivas de Gramado: 9 atrações marcantes para o seu roteiro

A principal intenção do parque Olivas de Gramado é proporcionar ao seu visitante um mergulho cultural em meio à tradição dos colonos. Essa imersão ocorre através de uma série de atrações que combinam sabores, belas histórias e os mais variados passeios. Confira a seguir cada um deles e faça do nosso roteiro seu guia de viagem!

1. Degustação Sensorial

A degustação sensorial é a primeira atividade a que cada visitante tem acesso no parque. Trata-se de uma degustação saborosa de azeite de oliva acompanhada por uma variedade de comidinhas coloniais, como deliciosos queijos e pães. Seu paladar terá sensações únicas e você ainda receberá boas dicas para usar esse alimento no seu dia a dia.

2. Fazendinha

Uma atração inesquecível e diferente de tudo o que você já viu: assim é a fazendinha do parque Olivas. O local é representado por uma vila onde moram vários animais em miniatura, com suas próprias casinhas coloniais. Ovelhas, cavalos, vacas, pôneis e até coelhinhos abrem as portas para cada visitante que facilmente se apaixona. Lúdica, a atração também encanta e fascina a criançada.

3. Tour Rural

As oliveiras são o principal destaque do parque Olivas e é através de um tour rural que você pode conhecê-las. O passeio, que dura em média 1h, percorre toda a propriedade e é repleto de detalhes e curiosidades sobre Gramado. Além de conhecer muitas histórias, é possível apreciar também belas paisagens, como mirantes, cânions e vistas privilegiadas da Serra Gaúcha.

4. Trilhas Ecológicas

A região do parque Olivas é rica em biodiversidade e possui uma variedade de ecossistemas – o que contribui para um excelente passeio em meio à natureza. Para quem busca um contato direto com ela, existem trilhas ecológicas que contam com paisagens marcantes. Por meio de bosques e florestas, você pode apreciar pássaros, conhecer árvores raras e sentir a energia única das montanhas.

5. Piquenique

Além de tour e trilhas ecológicas, que tal um momento de confraternização em meio à natureza? O parque Olivas torna real esse desejo ao oferecer o melhor piquenique. Com uma cesta bem saborosa, recheada de queijos, doces, embutidos e outras delícias, é possível viver bons momentos em cantinhos especiais do parque. Um destaque são as estações românticas do passeio, perfeitas para os casais mais apaixonados.

6. Restaurante

Pratos coloniais servidos à mesa com um toque especial da alta gastronomia: o restaurante do Olivas é um presente ao paladar e aos olhos. Seu principal destaque é o Menu Raízes, que traz comidas típicas da roça, como polenta frita, costelinha de porco e a tradicional galinha caipira. Com uma combinação única de sabores, a refeição certamente vai resgatar suas melhores memórias afetivas.

7. Empório Colonial

Parecido com um mercadinho antigo, o empório colonial é mais um espaço que merece a sua visita. No local, é possível comprar uma variedade de produtos típicos de Gramado, com excelente procedência e qualidade. Pães, compotas, temperos e vinhos devem estar na sua cestinha. Um diferencial que chama atenção são as embalagens de cada item, que são bonitas e resgatam o estilo colonial.

8. Boutique das Olivas

A Boutique das Olivas é mais um cantinho para boas compras. O local é o destino ideal para adquirir aquelas lembrancinhas obrigatórias da viagem. Na pequena lojinha, você pode comprar itens de decoração, cosméticos orgânicos feitos à base de oliva, souvenirs e até roupas exclusivas. Um destaque dos produtos é a produção natural, que não agride o meio ambiente, conscientiza e protege a natureza.

9. Pôr do sol no Cânion da Pedra Branca

Para fechar o dia de passeios, o destino ideal é o Cânion da Pedra Branca. O local proporciona uma vista privilegiada da natureza intocada de Gramado e, além disso, proporciona um pôr do sol de encher os olhos. Se você busca ter um momento único ao lado de uma boa companhia ou quer agradar alguém especial, saiba que esse é o cantinho perfeito.

Ficou claro que as atrações de Olivas de Gramado permitem um dia de passeios bem agradável, não é mesmo? Seja com a família, amigos ou ao lado de uma boa companhia, o destino sabe como validar a viagem. No próximo tópico, há mais detalhes desse cantinho para você conhecer.

Mais fotos do Olivas de Gramado que reafirmam a beleza desse destino

Após conhecer o parque Olivas através de seus passeios e atrativos, chegou a hora de vê-lo por novos ângulos. Confira a seguir os melhores registros desse paraíso e se apaixone ainda mais por esse belo recanto gaúcho.

Um lugar de belas paisagens em meio às montanhas

É dessa forma que o Olivas de Gramado se faz único

Com cenários que lembram um paraíso

É possível afirmar que esse destino é de outro mundo

Curiosamente, existem caminhos que são mágicos

E criaturinhas bem diferentes

Não faltam também detalhes marcantes por muitos ângulos

Assim como cenários panorâmicos surpreendentes

Por lá, aproveite bons cantinhos para descanso

E tenha bons momentos com quem você ama

Aprecie também uma gastronomia rica em sabores

Que é muito conhecida por dar água na boca

Cada passeio promete ser marcante

Então não deixe de eternizar essa viagem o quanto antes

O seu próximo destino é paradisíaco!

Gostou? Então arrume já as malas e viaje rumo a esse charmoso recanto que é o Olivas de Gramado. Você certamente vai se encantar com as belezas da Serra Gaúcha. Aproveite também para estender o seu passeio por Canela – um destino que também guarda excelentes roteiros.