5 dicas essenciais para curtir a charmosa Rua Torta, em Gramado

Uma rua inspirada na famosa Lombard Street da Califórnia, mas com todo um toque especial da charmosa cidade de Gramado. A Rua Torta na Serra Gaúcha foi criada para eliminar degraus da colina e permitir a passagem de automóveis. Com o tempo foi se tornando um dos pontos da cidade, principalmente para tirar fotos. Confira algumas dicas antes de conhecer essa atração!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica a Rua Torta, em Gramado

O nome oficial é Rua Emílio Sorgetz, mas é carinhosamente chamada de Rua Torta e fica próximo à Praça das Etnias e da Rodoviária da cidade. Como o centro de Gramado é pequeno, é muito fácil chegar até ali. Você só precisa procurar a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Ângelo Bisol. Pronto, a Rua Torta está entre essa avenida e a rua.

Por fim, se sentir dificuldades, basta colocar no GPS o nome Emílio Sorgetz ou ir perguntando para os hospitaleiros moradores.

Dicas e informações importantes para ficar por dentro da Rua Torta

Afinal, como é a Rua Torta em Gramado? O trajeto sinuoso, com flores, árvores e postes de luzes somado a um toque europeu convidam todos para tirar fotos. Mas antes de ir, confira algumas dicas:

  • Passa carro na Rua Torta: Em épocas de muito movimento, principalmente na alta temporada – como natal e páscoa – a Rua Torta é fechada para carros, permitindo a passagem apenas de pedestres. Logo, fora da temporada, você pode encontrar alguns carros passando por ali.
  • Melhor horário para ir: A rua é pública, ou seja, aberta dia e noite. Por isso, você pode passar em qualquer horário para conhecer esse ponto turístico. Contudo, se você quer encontrar pouco movimento, visite assim que amanhecer, pois vai ter menos gente. Conhecer a rua ao final do dia também pode ser uma experiência diferente, principalmente no Natal, em que o ponto fica todo enfeitado e cheio de multidão. Então, vale a pena você passar pela manhã, tarde e noite para ter visões diferentes da rua.
  • Melhores pontos para fotos: Você pode optar por fotos da base ou do topo da rua. Contudo, para a foto incrível, vá para a base e sente no chão da rua. Após isso, o fotógrafo precisa se abaixar um pouco para pegar os trechos sinuosos atrás.
  • Uma visita rápida: Você não vai ficar muito tempo por ali, ou seja, em até 15 minutos ou menos você consegue conhecer o ponto turístico, tirar fotos e dizer para todo mundo que conheceu a famosa Rua Torta de Gramado.
  • Próxima de outras atrações: Já que é uma visita rápida, muita gente combina o passeio até a Rua Torta com outras atrações como a Rua Coberta, o Mini Mundo, Fonte do Amor Eterno, Palácio dos Festivais, Casa do Colono, além de lojas e restaurantes ao redor.

É um ponto turístico que pode ser considerado simples, mas já se tornou um ícone de Gramado, mesmo que seja apenas uma passada rápida para fotos. Por fim, vá a pé por ali, pois dificilmente você vai encontrar vagas para estacionar carro ou veículo.

7 fotos criativas da Rua Torta em Gramado para você se inspirar

Após as sugestões, confira uma seleção de cliks para você se inspirar e tirar fotos incríveis na rua:

1. A melhor hora para visitar a Rua Torta é ao nascer do sol, pois tem menos turistas

2. Além disso, o amanhecer rende incríveis fotos

3. Porém, o anoitecer também é deslumbrante

4. Até na chuva, a Rua fica linda para registros

5. Do topo da rua, você tem uma visão diferente

6. No Natal, a rua fica toda enfeitada

7. Pronto para visitar a Rua Torta e tirar fotos maravilhosas?

Gostou de conferir essas imagens? Antes de finalizar seu roteiro, não deixe de conferir os vídeos a seguir para dicas complementares.

Publicidade

Saiba mais sobre a Rua Torta em Gramado para deixar qualquer turista com vontade de visitar

Que tal dar uma olhada em alguns vídeos que mostram como é a Rua Torta? Você vai poder conhecer um pouco antes de passar por lá. Confira:

Rua Torta de bicicleta

A Camilla Campos mostrou um pouco da Rua Torta de Gramado e até subiu de bicicleta no trajeto íngreme. Além disso, ela visitou a famosa Rua Coberta de Gramado, que está bem próxima da Rua Torta. Aperte o play e não deixe de assistir.

Local para tirar fotos

O canal Let’s Go Rafa fez um vídeo bem rápido mostrando a famosa Rua Torta de Gramado com imagens aéreas e do chão, um local incrível para fotos. Não deixe de passar por lá.

Rua Torta de noite

O Canal Mega Overland mostrou o anoitecer na Rua Torta, comprovando que é possível ver muita movimentação, principalmente na época do Natal e Páscoa. Então, espere movimentação e tenha paciência para o click perfeito.

Entardecer na Rua Torta

Um vídeo também bem rápido, mas que mostra toda a vibe desta rua famosa do Brasil. Você vai ter que encontrar espaço para fotos, já que o ponto turístico é bem disputado. Aperte o play.

Publicidade

Depois de saber dessas dicas, você só precisa se planejar e incluir a Rua Torta em seu roteiro. Agora, confira tudo sobre o Natal Luz em Gramado que encanta qualquer turista, principalmente aqueles com crianças.