12 dicas de passeios em Ubatuba para incluir no roteiro de viagem

Escrito por Bruno Mendes

O viajante que gosta de praias, cachoeiras, trilhas e muito verde vai aproveitar bastante nos passeios em Ubatuba. O município do litoral norte do estado de São Paulo tem um pouco mais de 85 mil habitantes e além de ser um refúgio do paulistano que quer fugir um pouquinho da metrópole, encanta viajantes de outros estados e países com seu litoral de 70 praias e aquele clima pacato tão admirável em cidadezinhas ideais para descansar.

Se você ainda não conhece esse lugar incrível, é super válido incluí-lo na sua programação de viagens. Quer ficar convencido disso? Confira esses 12 atrativos interessantíssimos e entenderá porque Ubatuba é tão especial.

1. Praia do Lázaro

Essa é a praia ideal para você que gosta de tranquilidade ou vai viajar com crianças. A calmaria e o conforto são facilmente identificáveis na Praia do Lázaro, que tem águas calminhas, areias finas e, graças à vegetação do entorno, há muitos pontos sombreados, ou seja, o risco de torrar no sol é baixo.

A atração também fica perto de excelentes hotéis, algo fundamental no quesito comodidade.

2. Cachoeira do Prumirim

Localizada bem em frente à praia do Prumirim e a um pouco mais de 18 quilômetros da região central de Ubatuba, fica a Cachoeira do Prumurim, cuja nascente encontra-se na Mata Atlântica e tem aquele entorno ideal para quem não resiste ao contato com a natureza.

Em meio às pedras, há várias quedas d’águas e alguns poços são formados, onde é possível sentar e relaxar por um bom tempo.

3. Ruínas da Lagoinha

Praias, cachoeiras, vegetações, calmaria, belas ruínas. Isso mesmo, a visita a uma localidade cercada por construções esfaceladas pelo tempo também é uma opção de lazer em Ubatuba.

As ruínas da Lagoinha foram no século 19 áreas produtoras de cana de açúcar e café, e posteriormente, uma fábrica de vidro. Hoje as estruturas físicas são ornamentadas pela natureza do entorno e por intermédio de uma trilha, dá para chegar à cachoeira Véu de Noiva.

4. Museu do Automóvel

Mais uma opção para quem tem apreço por antiguidades. O Museu do Automóvel de Ubatuba concentra carros restaurados e alguns outros em etapas de restauração que podem ser acompanhadas pelos visitantes. O ano dos modelos varia entre 1918 e 1972.

5. Praia Domingos Dias

A praia Domingos Dias fica bem pertinho da Praia do Lázaro e também possui magnífica infraestrutura hoteleira para agradar toda a família e completar o dia de quem quer sol banho de mar e tranquilidade.

Situada em uma das regiões mais bonitas de todo o litoral de São Paulo, ela possui águas muito calmas, o que é ótimo para quem gosta de boiar no mar, brincar com a bola de vôlei e aproveitar todos os tipos de atividades sem ondas atrapalharem.

6. Ilha Anchieta

A Ilha Anchieta, um importante Parque Estadual de Ubatuba, é o melhor destino de todo o litoral paulista para quem quer mergulhar, afinal a vida marinha é muito vasta e o mar apresenta excelente visibilidade.

Além do mergulho, o visitante poderá se divertir nas praias lindas, praticar trilhas e até fazer passeio de escunas, ou seja, dá para tirar um dia inteiro por lá que o passeio será completo.

7. Trilha do pico do Corcovado

Essa aventura definitivamente é para poucos, mas um viajante que procura desafios em suas andanças pelo Brasil e o mundo, não pode deixar de fazer a trilha para chegar ao Pico do Corcovado e apreciar um dos visuais mais esplêndidos de todo o litoral de São Paulo.

Com alto nível de dificuldade, a trilha tem 8 quilômetros de subida e o tempo de caminhada varia bastante. Há quem complete o percurso em menos de 3 horas, mas os trilheiros cautelosos e menos experientes podem chegar ao topo em mais de 8 horas, portanto, é super importante se programar para inciar a caminhada bem cedinho.

Lembre-se: leve repelente, roupas leves mas que protejam o corpo e procure seguir as regrinhas básicas de respeito ao meio ambiente: carregue uma sacolinha para colocar garrafas plásticas vazias, cascas de banana, etc, e em hipótese alguma deixe o lixo pelo caminho. No mais, é só contemplar as nascentes de rio, mirantes e a diversidade da fauna e flora do trajeto.

8. Museu ao céu aberto da tartaruga marinha

O projeto Tamar é um ótimo exemplo no que diz respeito à conservação de espécies ameaçadas de extinção e o museu ao céu aberto da tartaruga marinha de Ubatuba é um dos centros abertos para visitação em todo o país.

Por lá o visitante poderá observar diferentes espécies de tartaruga e acompanhar a história desse projeto importantíssimo. Tem filhos pequenos? Eis uma boa opção de entretenimento.

9. Cachoeira da Água Branca

A região de Mata Atlântica que envolve Ubatuba tem várias quedas d’água e a Cachoeira da Água Branca surge como a mais imponente de todas. Ela tem 200 metros e está localizada no Parque Estadual da Serra do Mar.

10. Pistache Gelateria

Você conhece alguém que não gosta de sorvete? Vamos supor que seja impossível, portanto, em dias ou tardes ensolaradas e até mesmo naquelas noites mais quentes é um ótimo programa ir à Pistache e provar um dos melhores de Ubatuba.

Há sabores para todos os gostos desse autêntico sorvete italiano. Deu até água na boca!

11. Casa noturna 180 graus

Ok, tá certo que Ubatuba é uma cidade pacata, mas se você ama a paz de espírito proporcionada por atividades ao ar livre, mas quer curtir a noite com muita animação, não irá ficar decepcionado. A casa noturna 180 graus, que recebeu esse nome por ter sigo erguida em uma posição geográfica que permite uma excelente visão das principais praias da cidade, é o lugar certo para quem não quer passar a noite no quarto de hotel.

Lá existem diferentes pistas de dança, arena de show, bares, pizzaria e toda aquela atmosfera favorável ao encontro saudável de jovens e adultos que desejam dançar, paquerar, tomar uns drinks e muito mais!

12. Aquário de Ubatuba

Inaugurado em 1996, o Aquário de Ubatuba concentra 100 espécies de animais marinhos em mais de 20 tanques de água. Há espaços com climatização especial que abrigam pinguins e também uma área reservada para jacarés.

Ubatuba é um lugar de formidável harmonia entre os espaços urbanos e naturais, e essa característica vai fazer com que o seu passeio seja perfeito. Pode apostar!

PARA VOCÊ