11 dicas importantes para quem vai viajar de trem pela Europa

Escrito por Sheila Almendros

A Europa possui 250 mil quilômetros de ferrovias, ligando mais de 20 países pelo continente, sendo assim o meio mais econômico de viajar por lá. E para não ter erro durante a sua viagem, siga as dicas abaixo. Elas são simples e certeiras!

1. Facilitará muito se sua bagagem for leve e pequena

iStock

Geralmente as bagagens são limitadas a duas malas grandes por pessoa sem a necessidade de despacho, mas para sua melhor comodidade tanto para armazená-las como para o seu deslocamento entre vagões ou baldeações, uma mochila ou mala pequena poderá te dar menos dor de cabeça.

2. As estações ficam no centro de cada cidade

iStock

Os acessos às estações são muito fáceis, logo, você não precisará se preocupar com longas distâncias. Além do mais, em alguns países, os aeroportos também possuem trens ou metrôs que podem te levar para qualquer canto, como Barcelona, Paris, Londres etc.

3. Chegue com antecedência

iStock

As partidas dos trens são extremamente pontuais, e o embarque é encerrado minutos antes do horário indicado em seu bilhete. Portanto, não dê bobeira, principalmente se você não conhece a estação. É melhor ficar esperando um tempinho do que perder viagem, não é mesmo?

4. Você não precisará fazer check-in

iStock

Essa é a melhor parte das viagens de trem! Nada de perder um tempão em filas gigantes como fazemos em aeroportos.

5. … Mas precisará validar o seu bilhete

iStock

E isso é muito importante para que a sua viagem não termine antes mesmo de começar! Informe-se se o seu bilhete deve ser validado em um local específico da estação ou dentro do trem. Nem pense em não validar seu bilhete!

6. Viajando à noite e economizando diárias

iStock

Se você é daqueles que dorme em qualquer lugar e possui um sono pesado, uma viagem longa pode ser realizada à noite sem o menor problema. Assim, você pode dormir no trem e economiza uma diária de hospedagem.

Mas atenção: caso a previsão de chegada em seu destino seja muito cedo, saiba que provavelmente será necessário esperar alguns estabelecimentos abrirem e, com isso, sua viagem pode ser um pouco cansativa.

7. Alguns trens possuem restaurantes

iStock

Os vagões restaurantes são disponibilizados em trens com viagens longas. Em alguns casos, snacks são servidos em cada assento.

8. Se atente à estação que você deverá descer

iStock

Principalmente se o idioma do país visitado é bem estranho para você. Algumas vezes essas paradas também não são avisadas, por isso é importante ter anotado o horário de chegada ao seu destino.

9. Você pode economizar comprando a passagem com antecedência

iStock

Além dos descontos oferecidos, você pode evitar as filas das estações antes do embarque, entre outras facilidades. A Rail Europe, por exemplo, oferece também reservas de assentos e entrega dos bilhetes em sua casa.

10. Viagens durante o dia oferecem as melhores paisagens

iStock

E garanto que não são poucas!

11. Trens de alta velocidade exigem reservas de assento

iStock

E viagens noturnas e panorâmico também! Para resolver este problema, você pode recorrer ao site da Rail Europe (em português) ou garantir o serviço por intermédio de uma agência de viagens.

Dicas anotadas? Agora é só fazer as malas e curtir a viagem!

PARA VOCÊ