Edimburgo: conheça mais sobre esta encantadora cidade escocesa

Escrito por Flávia Resende

Quem está planejando viajar para a Europa e quer visitar uma cidade com muita história, que tenha muitos restaurantes e pubs e que dê para conhecer e explorar o local a pé, Edimburgo é uma boa opção.

A capital da Escócia, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1995, é a segunda cidade mais visitada do Reino Unido, ficando atrás de Londres. Apesar de ficar cheia a maior parte do ano, a cidade tem lugares bem tranquilos para quem quer fugir do agito. Conheça mais sobre Edimburgo, suas principais atrações, opções de hospedagem e restaurantes.

Mapa de Edimburgo

Edimburgo é a capital da Escócia, no norte do Reino Unido. A cidade fica a cerca de 100 quilômetros ao norte da fronteira da Escócia com a Inglaterra e a cerca de 80 quilômetros ao norte de Glasgow, a maior cidade da Escócia.

Embora os nomes Reino e Unido e Grã-Bretanha sejam usados alternadamente, eles não são a mesma coisa. Reino Unido é um termo político. É o país independente que engloba toda a Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte.

Já Grã-Bretanha é um termo geográfico que se refere à ilha, também conhecida como Grã-Bretanha. É também um termo político para a parte do Reino Unido composta por Inglaterra, Escócia e País de Gales.

História de Edimburgo

Edimburgo é a principal cidade da Escócia desde 1437. Os primeiros ocupantes da área foram as tribos celtas que se instalaram nas colinas próximas de Arthur’s Seat e Castle Rock.

Na Idade Média, Edimburgo começou como um pequeno forte que foi capturado pelos ingleses no século VII e que recebeu o nome de Eiden’s Burgh (antigamente burgh significava forte). Essa região da Escócia foi recuperada pelos escoceses no século X.

Edimburgo é formada por duas partes que são chamadas de Cidade Velha e Cidade Nova. Na Cidade Velha fica localizada a Royal Mile, rua mais famosa da cidade, que conecta o castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyroodhouse.

O que fazer em Edimburgo

Edimburgo é uma cidade pequena, mas que conta com muitas atrações turísticas variadas como castelos, palácios históricos, jardins e zoológicos. Saiba mais informações sobre algumas delas.

1. Castelo de Edimburgo

O castelo é um dos monumentos mais famosos da Escócia e faz parte da Cidade Velha e da Cidade Nova.

A parte mais antiga do castelo, a Capela de St Margaret, data do século XII; o Great Hall foi erguido por James IV por volta do ano de 1510; o Half Moon Battery pelo regente Morton no fim do século XVI; e o Memorial da Guerra Nacional Escocês depois da Primeira Guerra Mundial. Não deixe de visitar também as masmorras e prisões para conhecer onde ficavam os traidores do reino e prisioneiros de guerra.

Além da visita guiada, há um guia de áudio disponível em oito idiomas que leva os visitantes por um passeio pelo castelo, explica sua arquitetura e conta a história do castelo.

  • Endereço: Castlehill, Edinburgh EH1 2NG.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 9h30 às 18h.
  • Valor de entrada: a partir de £11.50 (cerca de R$59).

2. Tour de um dia nas Highlands

As Highlands referem-se à região montanhosa da Escócia, no norte do país. Quem já assistiu aos filmes “Highlander” e “Coração Valente”, e a série “Outlander” vai reconhecer alguns lugares durante o passeio pelas Highlands. No filme “Harry Potter e a Câmara Secreta” aparece outro ponto das Terras Altas: o Viaduto de Glenfinnan.

Os passeios, com tours de carro ou com agências, saem de Edimburgo e de Glasgow. Os tours com agência contam com guias que explicam todas as partes do roteiro. Alguns destaques do tour são o Lago Ness, a Ilha de Skye e o vale Glencoe. As entradas para o Lago Ness são compradas à parte: crianças de 5 a 12 anos (£12), maiores de 15 anos (£15) e maiores de 60 anos e estudantes (£14).

3. Royal Mile

A Royal Mile atravessa a Cidade Velha conectando o Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyroodhouse. A rua é dividida em seis partes: Castlehill e Castelo Esplanade (localizados próximos ao Castelo de Edimburgo, são a parte mais antiga da Royal Mile), Lawnmarket, Rua Alta (a parte mais popular da Royal é onde fica a Catedral de St Giles, Tron Kirk, lojas e vários restaurantes e pubs, que são muito frequentados por turistas e moradores locais), Canongate e Abbey Strand.

  • Endereço: Centro da Cidade Velha.

4. Palácio de Holyroodhouse

O Palácio de Holyroodhouse é mais conhecido como a casa de Mary, rainha da Escócia, e é atualmente a residência oficial da Rainha da Inglaterra na Escócia. Localizado no fim da Royal Mile, os visitantes podem conhecer apartamentos reais e salas de cerimônia, as ruínas da Abadia de Holyrood do século XII e belos jardins reais. No palácio também há tour multimídia em 10 idiomas.

O palácio foi palco de episódios dramáticos da história da Escócia durante o curto reinado de Mary. Alguns deles podem ser vistos no filme Duas Rainhas (2018).

  • Endereço: Canongate, Edinburgh EH8 8DX.
  • Horário de funcionamento: de 1º de novembro a 31 de março (todos os dias das 9h30 às 16h30) e de 1º de abril a 31 de outubro (todos os dias das 9h30 às 18h).
  • Valor de entrada: menores de 5 anos (gratuito), menores de 17 anos e pessoas com mobilidade reduzida (£8,70), adultos (£15), estudantes e maiores de 60 anos (£13,50), pacote familiar (dois adultos e três menores de 17 anos – £38,70).

5. Jardim Zoológico de Edimburgo

Quem gosta de animais não pode deixar de incluir o zoológico no roteiro. No zoo de Edimburgo há mais de 1.000 animais raros de várias partes do mundo, inclusive os únicos pandas gigantes e coalas do Reino Unido. Pinguins, suricatos, pássaros, urso-do-sol, lêmures, macacos, pelicanos e muitos répteis, insetos e anfíbios são algumas das atrações do zoo.

Mesmo quem não gosta de animais pode visitar o zoológico, pois ele oferece outras atividades como área de brinquedo para crianças, café, restaurante, área para piquenique e lojas.

  • Endereço: Royal Zoological Society of Scotland, 134 Corstorphine Rd.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 18h.
  • Valor de entrada: crianças menores de 3 anos (gratuito), crianças de 3 a 15 anos (£9), adultos (£19.95 a £21.95) e maiores de 60 anos e estudantes com carteirinha (de £15.50 a £19.50).

6. Arthur’s Seat

Localizado no Holyrood Park, no fim da Royal Mile, o maior pico de Edimburgo é um vulcão extinto. Durante a subida para o pico, a partir do palácio Holyrood, é possível encontrar várias pessoas pelo caminho. Quem não gosta de caminhar pode seguir de carro até o Dunsapie Loch e seguir o resto a pé.

No topo do Arthur’s Seat dá pra ter uma vista panorâmica de 360º de Edimburgo. Logo abaixo, a mais ou menos 1,5 quilômetro de distância, fica o Castelo de Edimburgo.

  • Endereço: Queen’s Drive.

7. Jardim Botânico Real de Edimburgo

Com quase 350 anos de história, o jardim botânico tem cerca de 100.000 plantas, 10 casas de vidro e 70 acres. Localizado próximo ao centro, o jardim oferece uma bela vista panorâmica da cidade.

As casas de vidro contam com mais de 3.000 plantas exóticas de várias partes do mundo. Além disso, é possível conhecer o Rock Garden, Pond, as Alpine Houses, Woodland Garden, o Arboretum ou coleção de árvore, a Chinese Hillside, a Rhododendron Collection e a Scottish Native Plants Collection no Heath Garden.

  • Endereço: Arboretum Place/Inverleith Row.
  • Horário de funcionamento: todos os dias de 10h às 18h, exceto outubro e fevereiro (10h às 17h) e novembro a janeiro (10h às 16h).
  • Valor de entrada: gratuito. Para visitar as casas de vidro com plantas exóticas: crianças menores de 15 anos (gratuito), adultos (£7), maiores de 60 anos, estudantes e outras concessões (£6).

Viu como Edimburgo possui uma grande variedade de pontos turísticos? A maioria pode ser visitada em um dia, já que é fácil chegar a todos caminhando pela cidade.

Clima em Edimburgo

Para quem gosta de dias frios, a melhor época para visitar a cidade é de novembro a março, no inverno, com temperaturas que não passam dos 8ºC. Essa é a época mais barata para visitar Edimburgo.

Já em abril e maio as temperaturas têm leves elevações (entre 3ºC e 14ºC).

De junho a agosto, os dias ficam mais quentes, com temperaturas que podem variar de 8ºC a 18ºC e a cidade fica mais cheia de turistas, principalmente em agosto, época em que acontecem vários festivais.

As temperaturas começam a cair em setembro e outubro, variando entre 5ºC e 16ºC.

A melhor época para visitar a cidade é em maio, mês em que os hotéis são mais baratos, a cidade não está tão cheia e as temperaturas são amenas.

Curiosidades sobre Edimburgo

Todos os lugares possuem detalhes curiosos sobre sua história, cultura e tradições. Que tal conhecer algumas curiosidades sobre Edimburgo?

Qual é a moeda em Edimburgo? Libra esterlina.

O que é tartan? É o principal símbolo da cultura escocesa e da Escócia. Tartan é aquele tecido quadriculado de estampas com cores e linhas diferentes. Provavelmente, você já viu o tartan no kilt, tradicional traje usado por homens escoceses semelhante a uma saia.

Edimburgo fica no Reino Unido? Sim. Edimburgo fica no norte do Reino Unido.

Harry Potter nasceu em Edimburgo? Sim. A maior parte da saga Harry Potter foi escrita por JK Rowling quando ela vivia na cidade. O café Elephant House e o Balmoral Hotel são alguns dos lugares onde a escritora escreveu a saga e, por isso, viraram pontos de visitação de fãs de várias partes do mundo.

Edimburgo sempre foi a capital da Escócia? Não. A cidade se tornou capital da Escócia em 1437, substituindo a cidade de Scone.

Essas são apenas algumas entre as várias curiosidades sobre a cidade. Antes de viajar, é legal conhecer alguns detalhes sobre o destino, certo?

Onde ficar em Edimburgo

Edimburgo tem opções de hospedagem para todos os tipos de turistas. Desde aqueles que gostam de se hospedar em lugares luxuosos e preferem a privacidade até aqueles que querem economizar e não se incomodam de se hospedar em um quarto compartilhado.

1. The Raeburn

O hotel mantém sua arquitetura original e está localizado no centro da cidade. Ele se destaca pelo ambiente intimista, uma bonita decoração, com quartos muito bem equipados e espaçosos, alguns com banheiros luxuosos. É um bom lugar para hospedagem de família, tem acesso para cadeirantes e permite a entrada de cães.

O hotel conta com estacionamento gratuito, equipe multilíngue, bar e restaurante que atraem pessoas de todas as idades. O estabelecimento é bem avaliado por sua localização, atendimento, limpeza e custo-benefício.

  • Endereço: 112 Raeburn Place, Stockbridge.

2. Grassmarket Hotel

Com conforto e uma decoração moderna, o hotel tem uma ótima localização, ficando próximo ao Castelo de Edimburgo, do Parlamento Escocês, da Royal Mile, do Palácio de Holyrood e de muitas opções de restaurantes e bares.

Os quartos são de bom tamanho, têm camas confortáveis, bom banheiro, aquecimento e outras comodidades.

  • Endereço: 94-96 Grassmarket.

3. The Scotsman Hotel

Indicado para quem gosta de hotéis clássicos e históricos, o hotel fica localizado entre a Cidade Nova e a Cidade Velha, a poucos minutos de atrações como o Museu Real da Escócia.

Os quartos são espaçosos, com camas grandes, ar-condicionado e minibar. Há serviço de quarto, acesso para cadeirantes, lavagem a seco, serviço de lavanderia, equipe multilíngue e instalações para conferências.

  • Endereço: 20 North Bridge.

4. Safestay Edinburgh

O hostel é moderno e está localizado no centro da cidade. Possui mais de 130 quartos de vários padrões, desde os mais baratos (compartilhados) até individuais. Os quartos possuem armários com cadeados para guardar a bagagem, luzes nas camas, tomadas para carregar os aparelhos e banheiros grandes.

Tem elevador, serviço de lavanderia, lavanderia self-service, wi-fi, máquina para comprar água e refrigerante, um restaurante que parece um pub com música, comida e bebida. Quem quiser levar a própria comida para o hostel terá lugar para guardá-la ou cozinhar.

  • Endereço: 50 Blackfriars Street.

5. Castle Rock Hostel

O hostel é de fácil acesso e fica localizado próximo ao Castelo de Edimburgo. Há vários restaurantes e lojas nas proximidades.

O hostel é indicado para quem procura lugares mais simples, com quartos compartilhados que possuem espaço praticamente só para as camas e banheiros mistos.

  • Endereço: 15 Johnston Terrace.

Essas dicas são pra te ajudar a decidir onde ficar entre tantas opções de hospedagem. Antes de fazer uma reserva, leia atentamente as avaliações positivas e negativas de pessoas que já se hospedaram no estabelecimento que você escolheu.

Restaurantes em Edimburgo

Uma das melhores partes da viagem é conhecer a cozinha local, não é mesmo? Mas se você não gosta de se aventurar em uma culinária diferente, aqui listamos restaurantes que servem comidas locais e de outras partes do mundo.

1. Quick & Plenty Cafe

O café serve comida britânica escocesa, além de cafés e opções de comida vegetariana. O estabelecimento é recomendado pelo bom preço, pelo típico café da manhã escocês e pelo bom atendimento prestado pelos funcionários.

  • Endereço: 3A Dundas St.
  • Horário de funcionamento: terça a sábado, das 19h às 24h.

2. Locanda de Gusti

O restaurante serve pratos da cozinha italiana, mediterrânea, frutos do mar, opções vegetarianas, veganas e sem glúten.

Com preços variados, o restaurante tem um ambiente acolhedor, bom atendimento, boa comida e bom vinho. O local é pequeno e é preciso fazer reserva.

  • Endereço: 102 Dalry Rd.
  • Horário de funcionamento: segunda a quarta das 17h30 às 22h e quinta a sábado das 12h30 às 15h e das 17h30 às 22h.

3. Castle Terrace

O restaurante serve almoço e jantar e tem em seu cardápio comida europeia, escocesa, britânica e contemporânea. Além de opções especiais: veganas, vegetarianas e sem glúten.

O Castle Terrace é um restaurante sofisticado com Estrela Michelin que oferece pratos variados e uma carta de vinhos que cabe em todos os bolsos. Fica localizado próximo a atrações como o Castelo de Edimburgo e a Capela St Margaret.

  • Endereço: 33-35 Castle Terrace.
  • Horário de funcionamento: terça a sábado, das 12h às 14h15 e das 18h30 às 22h.

Uma boa comida deixa a viagem ainda mais especial e saborosa. Além do preço, receber um bom atendimento em um ambiente acolhedor deve ser levado em conta na hora de decidir onde comer.

Dicas de quem já foi a Edimburgo

Ler sobre Edimburgo e saber mais sobre a cidade antes de planejar a viagem é muito bom, mas é ainda melhor ouvir dicas de quem conhece a cidade. Confira!

Mochilando em Edimburgo, Escócia

No vídeo, Diogo vai a pé pela cidade mostrando alguns pontos turísticos da Cidade Velha e da Cidade Nova. Ele mostra pontos como a Royal Mile, Catedral St Giles e o Parlamento Escocês.

Um final de semana em Edimburgo na Escócia

Saiba como é passar o fim de semana na cidade. Conheça alguns lugares legais, inclusive onde serve comida vegana, pontos turísticos, museus e muito mais.

Dicas de viagem | Edimburgo, Escócia

No vídeo, podemos conhecer uma opção de hospedagem na cidade, restaurante e o interior do Castelo de Edimburgo, entre outras atrações.

Os vídeos despertam ainda mais a vontade de andar pelas ruas de Edimburgo e explorar essa encantadora cidade escocesa.

Mais fotos de Edimburgo que vão te deixar encantado

À primeira vista, as imagens de Edimburgo parecem ter saído de cenários de séries históricas ou serem obras de arte de famosos pintores. Mas, acredite, são reais! Comprove a seguir.

1. Parece um cenário de filmes medievais

2. História por toda parte

3. A arquitetura é tão perfeita que mais parece um quadro pintado por um artista

4. Um dos locais onde nasceu Harry Potter é parada obrigatória dos fãs do bruxinho

5. O Memorial de Edimburgo é um lugar para refletir e se lembrar dos soldados escoceses que morreram nas duas guerras

6. Um dia ensolarado para caminhar e curtir as belezas da cidade

7. Visitar Edimburgo é viajar no tempo

8. A cidade é emoldurada por muito verde

9. Uma imagem que reflete história e respeito

10. A Águia Dourada se agiganta em um prédio do século XVII

Se Edimburgo impressiona com algumas fotos, imagina como deve ser estar lá sentindo o cheiro da cidade e curtindo cada momento! Nem precisa ser fotógrafo profissional para fazer lindos registros!

Entre atrações históricas e um impressionante conjunto arquitetônico, a pequena e adorável Edimburgo é uma cidade perfeita para explorar em sua próxima viagem!

PARA VOCÊ