18 eventos culturais mais estranhos do mundo: aproveite cada surpresa!

Escrito por Ana Beatriz Cardo

É bastante comum acontecer em diferentes lugares do mundo diversos festivais bem estranhos e inusitados, que vão desde competições bizarras até temas relacionados à música ou gastronomia, que mostram o quão diferentes e peculiares as pessoas e suas culturas podem ser.

Pensando nisso, listamos alguns dos mais eventos culturais mais estranhos do mundo, que atraem visitantes locais e estrangeiros para se divertir e participar de experiências simplesmente únicas e inesquecíveis, afinal conhecer outras culturas é sempre algo engrandecedor. Confira!

1. Wife Carrying World Championships, Finlândia

Já pensou em participar de uma corrida de revezamento na qual os maridos carregam o peso de suas mulheres no colo por um percurso total de 254 metros? O vencedor recebe como prêmio o peso da esposa em cerveja. É um belo incentivo para participar, né? O esporte acontece anualmente em Sonkajärvi, na Finlândia, nos dias 18 e 19 de agosto.

2. Monkey Buffet Festival, Tailândia

iStock

Que tal visitar um festival na Tailândia onde mais de 600 macacos famintos são convidados para desfrutar de um buffet com mais de 2 mil quilos de comida como salsichas grelhadas, sorvetes e frutas frescas?

O motivo do evento, que acontece no dia 25 de novembro, é superticioso: diz a lenda que os macacos retribuem os alimentos com fortuna e boa sorte para a população. Além disso, os moradores locais consideram o festival como um agradecimento aos macacos, que são responsáveis por trazer muitos turistas todos os anos.

3. Kanamara Matsuri Festival, Japão

E se você acha que já viu de tudo, com certeza ainda não ouviu falar desse festival japonês, que acontece em Kawasaki e se resume em diferentes esculturas no formato de pênis, desde os doces até a decoração da festa.

A história diz que esse evento iniciou no século 17, quando as prostitutas rezavam por proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. Por esse motivo, elas são a grande maioria do festival.

O ponto alto da celebração é o desfile de um pênis de madeira cor de rosa de quase dois metros de comprimento até o Santuário Kanamara, seguido por homens e mulheres carregando bonecos, comidas, chapéus, produtos e fantoches, todos com o mesmo “tema”.

4. Underwater Music Festival, Estados Unidos

Nesse estranho festival de música, que acontece na Flórida, grupos de pessoas mergulham em lagos para tocar instrumentos musicais subaquáticos em um suposto “concerto”. Assim, os visitantes também mergulham para desfrutar de quatro horas de música debaixo da água. A parte mais estranha disso é que não é possível ouvir nada além de zunidos.

5. Baby Jumping Festival, Espanha

Esse festival é sem dúvidas um dos mais bizarros. Criado para celebrar o Corpus Christi e iniciado em 1620, ele basicamente consiste em homens que se vestem com roupas em simbologia ao diabo (nas cores vermelho e amarelo) e ficam pulando sobre uma fileira de bebês deitados em colchões na rua, empunhando chicotes e cassetetes.

Segundo as crenças, seus atos acrobáticos são realizados para livrar os recém nascidos de pequenos espíritos malignos. O evento acontece no mês de junho.

6. Crying Baby Festival, Japão

Por falar em bebês, nesse festival que acontece no distrito de Komaki, no Japão, eles são detidos por lutadores de sumô, que se enfrentam com o objetivo de fazer um bebê chorar primeiro. Eles acreditam no provérbio japonês “o choro dos bebês cresce rápido” e, portanto, por lá o choro é conhecido como um sinal de benção e saúde.

7. Ivrea Orange Festival, Itália

iStock

Para quem adora uma guerra de comida, esse festival italiano é imperdível, já que nele acontece uma batalha de laranjas, onde são formadas nove equipes que podem atirar laranjas umas nas outras.

O evento acontece no dia 18 de fevereiro e os participantes fazem uma divertida encenação de uma batalha antiga, utilizando roupas medievais. Durante a brincadeira, as equipes são alimentadas com grãos, que ajudam a manter os seus níveis de energia.

8. Argungu Fishing Festival, Nigéria

Nesse festival realizado anualmente na cidade de Argungu, na Nigéria, a pesca de peixes é um pouquinho diferente: todos os homens participantes devem tentar capturar o maior peixe do rio usando apenas suas próprias mãos. É considerado vencedor quem conseguir a melhor captura.

9. Cat Food Festival, Peru

Se você curte experimentar carnes mais exóticas, conheça o festival de comida de gato, que acontece em uma pequena cidade no sul de Lima, no Peru. Durante todo o evento, são servidos variados de carne de gato, que são cozidos e preparados pela população que comemora comendo. Além disso, eles dizem que a carne do animal é afrodisíaca.

10. Bolas de Fuego Festival, San Salvador

Desde que um vulcão quase destruiu Nejapa, em San Salvador, os moradores da região organizam anualmente uma congregação na praça da cidade para uma celebração temática baseada em jogar bolas de fogo uns nos outros. Esse é um daqueles festivais que você vai querer passar bem longe!

11. Near Death Experience Festival, Espanha

Nada mais justo do que celebrar os amigos e familiares que enfrentaram a morte e viveram para contar a história, né? Isso acontece na cidade de Las Nieves, na Espanha, onde é realizada uma festa com direito a um desfile no qual os sobreviventes são colocados dentro de caixões e levados pelas pessoas ao redor de um cemitério e uma igreja, lugares onde são oferecidas diversas oferendas simbólicas.

12. Day Of The Dead Festival, México

Com semelhanças visuais que remetem ao Halloween, esse é um festival comemorado anualmente em todo o México, que foi criado com o foco de reunir diferentes famílias em memória daqueles que já faleceram.

13. Cooper’s Hill Cheese-Rolling And Wake, Inglaterra

iStock

Imagine uma cena em que centenas de pessoas, em sua maioria homens, se jogam colina abaixo atrás de pedaços de queijos? Em Gloucester, na Inglaterra, isso é realidade. A primeira pessoa que chegar primeiro na encosta ganha o prêmio: o rolo de queijo.

14. Roswell UFO Festival, Estados Unidos

Depois dos boatos que rolaram em 1947 de que um disco voador caiu em uma fazenda ao norte de Roswell, no Novo México, os moradores da cidade se juntam todos os anos para desfilar e conversar sobre teorias baseadas nos supostos alienígenas visitantes da cidade.

O evento, que inclui também a Corrida Alien de cinco quilômetros, uma parada de luzes estilo “disco voador” e o festival de cinema CosmiCon ficou tão famoso que atualmente muitos ufólogos participam para debater suas opiniões sobre o assunto.

15. The Testicle Festival, Estados Unidos

Também conhecido mundialmente como Testy Festy, esse festival bizarro acontece anualmente em Montana, nos Estados Unidos. São cerca de 6.500 adultos participantes que se dividem entre atividades como: comer testículos de touro (os competidores têm quatro minutos para engolir o maior número possível), participar de uma corrida de triciclo com homens de cueca, lutas livres no óleo, competições de camisetas molhadas e muita nudez em público. O evento acontece entre os dias 1 e 5 de agosto.

16. Burning Man Festival, Nevada

Se o objetivo é conhecer um local com uma boa diversidade de pessoas em uma festa completamente diferente de tudo que você já viu, conheça o festival Burning Man, que acontece no deserto de Nevada e recebe cerca de 50 mil pessoas para curtir o verão durante oito dias de puro caos. O evento acontece de 25 de agosto a 3 de setembro.

17. World Toe Wrestling Championship, Inglaterra

Nesse divertido evento que acontece em Derbyshire, na Inglaterra, dois adversários ficam sentados um de frente para o outro e ambos colocam seus pés em uma “arena”, onde lutam até que um dos pés seja forçado para o lado. Em resumo, nada mais é do que uma versão adaptada e mais bizarra do tradicional braço de ferro. A competição acontece no dia 25 de agosto.

18. La Tomatina Festival, Espanha

Quer entrar para uma enorme luta de comidas? Visite o festival La Tomatina na cidade de Buñol, na Espanha, que recebe 20 mil visitantes no dia 29 de agosto que jogam milhares de tomates uns nos outros. Existem diferentes explicações sobre o motivo que a brincadeira começou, mas tudo indica que ela se iniciou a partir dos protestos de 1945.

São festividades que podem não agradar todas as pessoas, mas sem dúvidas, a experiência de visitá-las irá render grandes histórias. Além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e se divertir bastante! E ai? Em qual desses eventos culturais estranhos pelo mundo você iria?

PARA VOCÊ