23 filmes sobre viagens para conhecer histórias incríveis

Escrito por Vanessa Herrmann

Nem sempre é possível viajar, mesmo que a vontade seja imensa. Mas, nesses momentos, é possível conferir filmes que mostram os mais diversos lugares do mundo. Assim, além de você conhecer um pouquinho sobre alguns, já consegue ter uma ideia de próximos roteiros para a sua lista.

Continua após o anúncio

Algumas opções contam histórias emocionantes, com trajetos que buscam um sentido maior na vida, enquanto outras mostram cenários de tirar o fôlego, conflitos pessoais e familiares, enfim, a lista de motivos é imensa e os gêneros também são variados, que vão desde o drama até a comédia.

1. Livre

Esse é um filme baseado na história real Cheryl Strayed que, após a morte da mãe, um divórcio e vício em drogas, decide mudar de vida e buscar seu equilíbrio interior percorrendo sozinha uma trilha nos Estados Unidos. Com o passar da história é possível visualizar os desafios de seguir esse caminho sozinha.

2. Comer, Rezar e Amar

Elizabeth Gilbert larga o marido e o emprego e decide viver novas experiências. A protagonista da história passa um ano viajando e os destinos são: Itália, Índia e Indonésia. Nesse tempo, uma busca por Deus e perdão se iniciam. Em cada país que visita, a personagem se depara com questões relacionadas com o nome da obra: comer, rezar e amar.

3. Diários de Motocicleta

A história desse filme é baseada em fatos reais e mostra uma viagem que Che Guevara e seu amigo Alberto Granado fizeram por alguns países da América do Sul. O começo da aventura é feito de motocicleta, mas depois de 8 meses, o meio de transporte quebra e eles seguem adiante pedindo caronas. Inúmeras características sobre o continente são mostradas, como paisagens, cultura e aspectos econômicos.

4. Na Estrada

Os amigos Sal Paradise, um aspirante a escritor, e Dean Moriaty se unem para fazer uma viagem de carro que cruza diversos lugares dos Estados Unidos e do México. Para se sustentarem durante o trajeto, arrumam empregos temporários, mas nunca ficam muito tempo no mesmo local. Marylou se une a eles nessa aventura em que sexo e drogas são constantes.

5. A Praia

iStock

iStock

Enquanto está hospedado em um hotel em Bangcoc, Richard descobre uma história sobre uma ilha secreta, que é praticamente um paraíso e livre de turistas. Depois de ganhar um mapa que guia como chegar ao local, o protagonista e mais um casal de amigos se aventuram para conhecer tal ilha. Porém, para chegaram até lá, eles vão enfrentar alguns desafios e perigos.

6. Vicky Cristina Barcelona

Vicky e Cristina estão passando férias em Barcelona. As duas amigas possuem personalidades muito diferentes, enquanto a primeira é mais sensata, a segunda é mais movida a paixão. Depois de conhecerem o sedutor Juan Antonio e serem convidadas a viajarem com ele, acabam entrando em um quadrado amoroso que também envolve a ex-mulher do galã.

7. Em busca de um caminho

Daniel tem o objetivo de trilhar o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, porém, acaba morrendo no percurso. Seu pai, Tom Avery, com quem tinha uma relação distante, viaja até a França para buscar o corpo do filho. Nisso, Tom decide seguir o trajeto que Daniel buscava, carregando suas cinzas. No percurso ele conhece pessoas que mostram que em qualquer caminho é preciso ter uma companhia.

8. Encontros e Desencontros

O filme se passa em Tóquio e mostra duas histórias ao mesmo tempo: a de Bob Harris, um ator que foi para a cidade para gravar um comercial; e a de Charlotte, que está com o marido, um fotógrafo que a deixa de lado por causa do trabalho. Durante a trama, Bob e Charlotte se conhecem em um bar de hotel, vão se aproximando devido a insônia e logo estão se aventurando juntos pela cidade.

Continua após o anúncio

9. A minha canção de amor

Jane é uma cantora que sofre um acidente de carro e acabada ficando paraplégica. Depois disso, perde a vontade de viver. Até que seu filho, Devon, com quem não tem contato há anos, a chama para sua comunhão. Mesmo com medo, a protagonista decide fazer uma viagem pelos Estados Unidos para reencontrar Devon. Devido as pessoas e experiências do caminho, Jane compõe sua música mais bonita.

10. Na Natureza Selvagem

Christopher McCandless é um jovem de 22 anos, que depois da sua formatura decide se aventurar pelos Estados Unidos deixando o materialismo de lado. Para isso, ele doa seu dinheiro, muda de identidade e queima seu carro. No trajeto, ele conhece pessoas que mudam sua forma de ver o mundo. Depois de muitas experiências, ele vai para o Alasca para tentar entender os reais valores da vida em meio a natureza.

11. Viajar é preciso

Um casal que não tem mais condições de sustentar a vida em Nova York, pois o marido George é demitido do emprego, e a esposa Linda tem o documentário cancelado, decide se mudar para uma comunidade alternativa chamada Elisyum, onde o amor é livre.

12. Família rodante

Emília está comemorando seu aniversário de 84 anos com a família quando recebe uma ligação com um convite para ser madrinha em um casamento na sua cidade natal. A avó, então, chama todos que estão ali presentes para companhá-la nessa viagem. As doze pessoas aceitam o convite e se aventuram em um trailer, seguindo um caminho de mil quilômetros pela Argentina. Em uma viagem é longa em que tudo pode acontecer, surgem alguns conflitos familiares e sentimentos são compartilhados.

13. Viagem de Lúcia

Lúcia é uma mulher de meia idade que tem uma vida estável, um emprego como comissária de bordo e está tentando engravidar. Porém, ela sofre de desmaios raros, condição que não consegue ser explicada pelo marido, que é médico. Com um relacionamento que não vai bem e vários abortos, Lúcia fica cada vez mais infeliz. É então que surge a oportunidade de dar aulas de piano para uma jovem chamada Lea, que é alegre e leva uma vida impulsiva. Com essas aulas e a presença da garota, a vida da protagonista começa a fazer mais sentido, até que Lea decide se mudar para Patagônia e Lucia vê que precisa tomar uma decisão importante.

14. Pequena Miss Sunshine

O filme mostra a história da família Hoover, em que o pai tenta vender um programa de auto-ajuda, a mãe trabalha dentro e fora de casa, um filho fez voto de silêncio, a filha de 9 anos sonha em virar miss, o cunhado tentou se matar e o avô foi expulso do asilo. No meio de todo esse caos, Olive, a filha mais nova, recebe um convite para participar de um concurso de beleza chamado Little Miss Sunshine. Alguns motivos fazem com que a família inteira decida ir do Novo México para a Califórnia nesse concurso, mas como o custo de uma passagem de avião é muito alto, a família se aventura com uma Kombi amarela nessa viagem que atravessa os Estados Unidos. A mensagem do filme é sobre perdedores, vencedores e aceitação.

15. Uma viagem excêntrica

Steve Coogan é convidado para viajar pela Inglaterra para conhecer e classificar alguns restaurantes do país. A primeira pessoa que ele pensa em levar junto é sua namorada, porém, ela pede um tempo no relacionamento. Quem acaba acompanhando Steve é seu amigo Rob Brydon, que lhe causa inúmeras dores de cabeça.

16. O mundo em duas voltas

O documentário de 1997 mostra o trajeto da família Schürmann, que decidiu seguir os passos do navegador português Fernão Magalhões, o primeiro a dar a volta ao mundo no início do século XVI. A aventura dura 3 anos e mostra o trajeto que tem início no Brasil, contorna a Patagônia, cruza o Oceano Pacífico, passa pela Ilha de Páscoa, várias ilhas da Oceania, África, até que retornam ao seu país de origem.

17. Manhattan

Isaac é um escritor divorciado que tem sua vida particular transformada em pública quando sua ex-mulher lança um livro contando detalhes do seu casamento. Enquanto isso, ele mantém um relacionamento com uma menina de 17 anos, mas se apaixona por uma mulher mais madura, que é amante do seu melhor amigo. No meio dessa confusão de relacionamentos, esse clássico de Woody Allen mostra a beleza de Nova York.

18. Aventuras de verão

Esse documentário mostra as aventuras de dois surfistas que vão para lugares como Alasca, Costa Rica, França, Austrália e outros países em busca do verão e das melhores ondas. Além de muitas manobras e vistas incríveis, eles também conhecem diferentes culturas e costumes.

19. A viagem para Darjeeling

A história desse filme, que mescla tragédia com comédia, é sobre uma família disfuncional que decide viajar de trem pela Índia. Além de muitas cores, cultura e caos, também é mostrado um confronto entre o materialismo e paz. Durante a viagem, muitas feridas são expostas.

20. Sob o sol da Toscana

Frances é uma escritora que decide viajar para a Itália após um divórcio. Chegando lá, acaba ficando encantada e compra uma chácara na Toscana. Sua vida muda após se apaixonar novamente.

21. Wildlike

Após conflitos familiares, uma adolescente vai morar com seu tio no Alasca. Porém, após sofrer abusos do tio, ela decide fugir para explorar o local. No trajeto, conhece um mochileiro mais velho com quem cria uma amizade e torna-se seu companheiro nos cenários de tirar o fôlego que aparecem no caminho.

22. Sete anos no Tibet

Baseado em uma história real, o filme conta a história de Heinrich Harrer, um alpinista austríaco muito famoso que decide tentar escalar o nono pico mais alto do mundo, Naga Parbat, no Paquistão. Egoísta, ele deixa de lado a mulher grávida para buscar seu objetivo, em plena 2º guerra mundial. Porém, é capturado e torna-se prisioneiro, até que consegue escapar e se refugiar na cidade sagrada de Lhasa, no Tibet. Lá, ele passa 7 anos da sua vida, se torna confidente do 14º Dalai Lama e desperta sentimentos de bondade e generosidade.

23. O palhaço

Benjamin e seu pai Valdemar são os palhaços Pangaré & Puro Sangue que fazem parte do Circo Esperança. Durante o espetáculo, eles tiram boas gargalhadas da plateia, porém, Benjamin não está contente com a sua vida e pensa em abandonar os companheiros de circo.