Guarajuba: descubra e se apaixone por essa maravilha do litoral baiano

Escrito por Bruno Mendes

Pertencente ao município de Camaçari, Guarajuba é mais uma encantadora mostra de quão belo é o litoral baiano. O céu azulzinho, o mar de águas mornas e os coqueiros exuberantes próximos da faixa de areia são algumas das maravilhas deste lugar que possui a rusticidade típica de uma vila de pescadores, mas que também oferece boa infraestrutura de hotéis e restaurantes.

Confira este guia bem especial com informações e dicas de lazer de Guarajuba e adjacências. Prepare os óculos escuros, o protetor solar e a roupa de praia, pois os seus dias de sol serão memoráveis.

Mapa de Guarajuba

Guarajuba fica no litoral norte da Bahia, localizada a 67 km de Salvador e pertinho da praia do Forte, praia do Lord e praia de Santo Antônio.

Como chegar a Guarajuba

Para chegar a Guarajuba é simples. Partindo da capital da Bahia de carro, o viajante deverá seguir pela rodovia BA-099 (Linha Verde) e observar as placas para entrar no local correto. Como a via é bem sinalizada, não precisa se preocupar pois será fácil se localizar.

O Aeroporto Internacional de Salvador é o mais perto do distrito. Por lá, é viável alugar um carro ou contratar um serviço de transfer para seguir até o destino. Se a intenção for viajar de ônibus, a empresa Linha Verde faz o percurso em diferentes horários.

O que fazer em Guarajuba

O sol que brilha forte e a brisa fresquinha são um convite irrecusável para a praia durante quase todos os dias do ano. Não tenha dúvidas: seus dias no litoral não serão enfadonhos. Eis os melhores pontos turísticos do local.

1. Praia de Guarajuba

Mais famosa da região, a praia de Guarajuba é perfeita tanto para quem ama ficar na barraca da praia saboreando uns petiscos e pegando aquele sol, quanto para a turma que gosta de passar o tempo todo no mar. Fique atento, pois há áreas com ondas propícias para a prática de surf e trechos com piscinas naturais em momentos de maré baixa.

Vale fazer uma caminhada ou andar de bicicleta pelo belo calçadão do entorno, que conta com bares e restaurantes estruturados.

2. Praia do Forte

Localizada a um pouco mais de 15 km de Guarajuba, a Praia do Forte é uma vila de pescadores que faz parte do município de Mata de São João. Ainda que não faça parte do destino em si, merece constar nesta lista por toda a beleza e importância turística.

Em razão da proximidade de Salvador e da fama nacional, o ponto turístico recebe milhares de visitantes durante o ano inteiro. Ainda assim, as praias e as atrações históricas conservam aquele aspecto bucólico que tanto interessa os entusiastas de lugares calmos e relaxantes.

3. Castelo Garcia D’Ávila

Por falar em atração histórica, o viajante que estiver na Praia do Forte não pode deixar de conhecer a única construção medieval da América Latina. Erguido entre 1551 e 1624, o Castelo Garcia D’Ávila tem hoje suas ruínas encravadas em meio à exuberante vegetação do litoral norte da Bahia.

Será um privilégio sair da praia para conhecer e tocar parte da estrutura arquitetônica que ali está desde o período colonial.

  • Endereço: R. do Castelo, s/n – Praia do Forte.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 17h.
  • Valor de entrada: R$ 10.

4. Praia de Barra de Jacuípe

O gracioso encontro do rio com o mar é o destaque dessa praia que fica a 10 quilômetros ao sul de Guarajuba. Sabe aquele cenário paradisíaco que, de tão preservado, parece nunca ter sido tocado pelo homem? Eis a Barra de Jacuípe.

Dunas, recifes, coqueiros contornando a faixa de areia e um mar quentinho te aguardam para um dia inteiro de lazer e descanso. Vai ser difícil querer ir embora!

5. Praia da Espera (piscinas naturais)

Atenção viajantes com filhos pequenos: a Praia da Espera é o melhor atrativo da região se a ideia for se divertir com segurança, pois o mar conta com ótimas piscinas naturais em áreas bem rasinhas. O local também é ótimo para a prática de snorkelling, windsurf e canoagem!

Guarajuba é o típico lugar que transporta cada viajante para inesquecíveis momentos de divertimento e contemplação.

Onde ficar em Guarajuba

Ainda que seja uma região simples, há bons hotéis, pousadas e até resorts por Guarajuba. Portanto, saiba que além de curtir as maravilhas da natureza nos passeios, você poderá se hospedar em estabelecimentos confortáveis e com ótima infraestrutura.

1. Pousada mar de Guarajuba – $

Essa pousada possui 11 quartos com televisão, frigobar, chuveiro elétrico e wi-fi. Simples e muito organizado, o local dispõe de funcionários atenciosos que sempre oferecem as melhores recomendações de passeios.

  • Endereço: R. Tilapia, 72 – Guarajuba.

2. Bahia Plaza Hotel – $

101 quartos, piscina na área externa, academia, wi-fi gratuito e atendimento de primeira. Esse estabelecimento contempla todas as comodidades para momentos agradáveis e ainda assim oferece ótimos preços. É uma ótima opção!

  • Endereço: Via Mico Leão – Busca Vida, SN, Catu de Abrantes – Camaçari.

3. Pousada Planeta Guarajuba – $$

Essa pousada possui 20 suítes térreas bem confortáveis, piscina, sala de jogos e um espaço aconchegante com televisão. Familiar e localizada em área privilegiada, a acomodação ainda tem um espaço kids, com brinquedos, filmes e livros para crianças.

  • Endereço: R. B, Lt.21 – Praia de Guarajuba.

4. Pousada Gipsy – $$$

Localizada a 10 minutos da região central de Guarajuba, a pousada Gipsy possui quartos climatizados com televisão e frigobar e charmosíssimo jardim na área de convivência. No café da manhã há deliciosas especialidades regionais e boa variedade de pães, frios e frutas. O custo médio da diária é de R$ 360.

  • Endereço: R. Eduardo Pinto, S/N – Arembepe.

5. Vila Galé Resort Marés All Inclusive – $$$$$

O viajante que ama ficar hospedado em resorts não se arrependerá de escolher o Vila Galé Resort Marés. Luxuoso, o estabelecimento conta com serviço de spa completo, uma piscina interna e duas externas, recreação infantil e até uma casa noturna.

  • Endereço: R. Praia de Guarajuba, s/n – Camaçari.

As hospedagens de Guarajuba são ótimas e estão perfeitamente alinhadas à atmosfera natural do entorno. Espere por bons momentos de descanso.

Restaurantes e bares em Guarajuba

Certamente você conhece ou já ouvir falar muito bem sobre a apimentada e deliciosa culinária baiana. Então, para a sua viagem ficar saborosa, conheça estes três bares e restaurantes de Guarajuba.

1. Bar do Carlinhos

Localizado em ponto privilegiado da praia de Guarajuba, o Bar do Carlinhos funciona há mais de 30 anos e é uma referência no distrito. Entre um mergulho e outro, o viajante poderá tomar cervejas geladinhas, drinks ou saborear diferentes tipos de petiscos, como caranguejo, lagosta e moluscos.

Local perfeito para quem deseja comer algo simples enquanto contempla a praia ou para aquele almoço completo depois de um dia inteiro de diversão.

  • Endereço: R. da Peixaria, S/N – Praia de Guarajuba.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 7h às 19h.

2. La Cantina

O viajante que não dispensa uma boa pizza a lenha, lasanhas e massas pode passar no La Cantina que não tem erro. Amplo, confortável e reconhecido pelo ótimo atendimento, o restaurante também serve pratos regionais, como a moqueca baiana e saborosos frutos do mar.

  • Endereço: R. Ilha do Meio Poente, S/N – Guarajuba.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 23h e de sexta a domingo das 12h à 0h.

3. Bar do Prefeitinho Jr

O bar Prefeitinho Jr oferece uma das mais famosas moquecas do litoral baiano e muitas outras opções. Há no cardápio: caranguejo, carne de sol, acarajé, um elogiadíssimo prato de camarão e polvo grelhado servido com arroz e pão e outras surpresinhas de dar água na boca.

Não deixe de dar uma passada lá com a família inteira, afinal, o ambiente é muito agradável e reserva área especial para crianças, além de ter música ao vivo e atendimento diferenciado.

  • Endereço: R. do Maio – Guarajuba.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 8h às 1h.

Chegou a hora de se deliciar com o mais famoso tempero da culinária brasileira e, o melhor de tudo, sentindo a indescritível brisa de Guarajuba.

Vídeos para te convencer a visitar Guarajuba

Mais um pouquinho de inspiração é sempre bom, né? Dá uma olhada nestes vídeos de Guarajuba que os viajantes fizeram durante o passeio.

Viagem para a Praia de Guarajuba

Nesse vídeo, Kairlla Lima mostra a praia de Guarajuba em um dia bem movimentado. Há boas informações sobre a atração e convidativas mostras de como são as piscinas naturais.

Um dia em Guarajuba

Além de mostrar as belezas naturais, Carol Matos apresenta um pouco da culinária de Guarajuba e o bar do Prefeitinho Jr. Ótimo para conhecer os lugares e adaptar o seu roteiro!

E aí, vai querer gravar uns vídeos bem legais durante o seu passeio?

Mais fotos de Guarajuba que vão te deixar ainda mais apaixonado pelo destino

Para encerrar esse guia de uma maneira especial, separamos 10 belas imagens de Guarajuba. Impossível não bater aquela vontade de programar a viagem o mais rápido possível.

1. Paraíso para a criançada

2. Pôr do sol indescritível

3. Noite de lazer com a família

4. Pescaria ou banho de mar?

5. A química perfeita entre a natureza e resquícios históricos

6. Pequenos grandes prazeres

7. Não faltarão ideias boas para fotos perfeitas

8. Dica para o fim de tarde. Que tal?

9. Prepare-se para fazer esse caminho muitas vezes

10. O litoral norte da Bahia te espera!

Gostou das imagens? Com certeza você irá encher as suas redes sociais com fotos criativas tiradas durante os seus dias de folga.

Guarajuba cativa viajantes de todas as idades e preferências, pois é um destino pacato, mas que também conta com o típico alto astral da Bahia. Boa viagem!

PARA VOCÊ