Guararema: natureza e tranquilidade pertinho de São Paulo

Escrito por Nicole Dias

Um local onde é possível ficar pertinho da natureza e curtir uma calmaria de cidade com jeitinho de interior. Guararema fica a cerca de 80 quilômetros de São Paulo e é um daqueles destinos perfeitos para uma viagem de final de semana em família, em casal ou com um grupo de amigos.

Seja descansando nos parques ou passeando pelas ruas, há muito a ser explorado em Guararema. Quer descobrir quais são as atrações imperdíveis por lá e as melhores opções de hospedagem? É só continuar lendo esse post, que também traz fotos incríveis da região.

Mapa de Guararema (SP)

Chegar em Guararema é muito fácil. Há ônibus que saem de São Paulo e são baratinhos. E se você optar por ir de carro, vá pela rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto que não tem erro. Guararema fica pertinho de Santa Isabel, Jacareí, Salesópolis, Biritiba-Mirim e Mogi das Cruzes. A estrada até lá é bem sinalizada e dá para confiar nas rotas do GPS.

O que fazer em Guararema

Quem ama atrações ao ar livre ficará satisfeito com o que Guararema tem a oferecer. Prepare-se para dias muito bem vividos!

1. Cachoeira do Putim

As cachoeiras em Guararema estão entre as atrações mais procuradas pelos apaixonados por natureza. A Cachoeira do Putim fica na divisa da cidade com Santa Branca. Para chegar lá, no entanto, é preciso seguir um trecho andando. Leve água e seu lanche, sem esquecer de depois recolher todo o lixo. Outras cachoeiras que merecem uma visita são o do Barão, Valparaíso e Cachoeira do Zecão.

2. Mirante de Guararema

Um espaço de lazer e contemplação, o Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino, conhecido como Mirante de Guararema, é incrível para se ter uma visão privilegiada da cidade, com o rio e a Mata Atlântica. A infraestrutura é bacana, com bancos, restaurante, lanchonete, banheiros e até uma luneta. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 7h às 23h. O restaurante do local abre a partir das 12h.

3. Parque Municipal Recanto do Américo

Ótimo lugar para se passar o dia, o parque conta com instalações acessíveis e bem cuidadas, banheiros públicos e uma bonita vista. É possível tirar fotos muito belas dos mirantes e das pontes que passam por cima do Rio Paraíba do Sul. A área também é conhecida como Pau D’Alho e está aberto para visitação todos os dias das 9h às 18h.

4. Parque Ilha Grande

Um lugar para descansar, observar a natureza, fazer trilha e ver capivaras fofinhas e belos pássaros: tudo isso é possível no Parque Municipal Ilha Grande, que fica em área central de Guararema. Uma das atividades favoritas entre os turistas é alimentar os peixes do Rio Paraíba. O local é limpo e muito bem conservado. Com entrada gratuita, o parque funciona de terça a domingos, das 7h às 19h.

5. Estação Ferroviária de Guararema

Pronto para fazer uma viagem no tempo? Embarque, então, no trem de Guararema! Na Estação Ferroviária de Guararema é possível fazer o passeio de Maria Fumaça. O percurso é rápido e para na estação de Luís Carlos, que é encantadora. Os passeios ocorrem aos finais de semana e feriados, com partidas às 10h e às 14h30.

6. Parque da Pedra Montada

Eis uma atração mais afastada do centro da cidade, mas que merece ser visitada. O Parque Municipal da Pedra Montada é tranquilo e tem entrada grátis. Seu maior destaque fica por conta das grandes rochas empilhadas, verdadeiras obras de arte da natureza. Uma boa dica é levar repelente entre seus pertences. Por conta das muitas escadas, no entanto, acaba não sendo um bom passeio para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.

7. Igreja Nossa Senhora da Escada

Quando você não encontra alguma coisa, costuma fazer uma oração para São Longuinho? Pois saiba que na Igreja Nossa Senhora da Escada, de Guararema, há uma imagem do santo no altar – a única do Brasil que possui uma assim. Mas não espere uma igreja suntuosa ou cheia de detalhes. Essa se destaca por sua simplicidade e arquitetura barroca.

8. Parque de Lazer Dona Deoclésia

Comprinhas, descanso ou lazer: são muitas as possibilidades no Parque Dona Deoclésia. Por lá fica o adorável Centro Artesanal Dona Nenê, onde é possível adquirir produtos locais e lembrancinhas. Lá também é o ponto de partida para o trenzinho que circula pela cidade aos domingos e feriados. O parque está aberto de quarta a domingo (quarta a sexta das 12h às 18h, finais de semana das 10h às 19h).

Prontinho: agora você já sabe por onde começar o seu roteiro na encantadora Guararema.

Pousadas e hotéis em Guararema

Depois de respirar o ar puro da natureza, nada como encontrar um bom lugar para descansar, não é mesmo? Confira as melhores opções de hospedagem em Guararema.

1. Pousada Sapucaia – $$

Para quem gosta de ficar mais afastado da agitação, a Pousada Sapucaia é uma ótima alternativa. O ambiente é charmoso e aconchegante, enquanto o conforto do hóspede é uma das prioridades. As acomodações são amplas e muito limpas, sendo que os chalés contam com ventilador, ar-condicionado e, para os dias frios, aquecimento a gás. O diferencial oferecido por lá é um gostoso café da tarde.

2. Pousada Maria Florência – $$

Você está em busca de conforto, tranquilidade e natureza? Então precisa conhecer a Pousada Maria Florência. À beira do rio Paraíba do Sul e cercada de belas paisagens nativas, a pousada oferece muito bem-estar e sossego. O que chama a atenção por lá é a gentileza do atendimento dos funcionários, daqueles que fazem todo mundo se sentir em casa.

3. Pousada e Restaurante Arandela – $$$

Localização, custo-benefício, atendimento, limpeza. Esses são alguns pontos que se destacam na Pousada e Restaurante Arandela. O local é marcado pela simplicidade, mas oferece aconchego e um clima familiar. Os quartos tem bom tamanho, são limpos e possuem uma charmosa decoração rústica. Outro ponto positivo é a área da pousada em si, cheia de natureza e um lago.

4. Guararema Parque Hotel – $$$

Com estrutura perfeita para famílias, esse resort conta com 85 quartos, diversas piscinas, quadras esportivas, academia e salas de jogos, bem como pescaria e pedalinhos. Para quem viaja com crianças, a boa notícia é que por lá há piscina infantil e parquinho, diversão garantida para a garotada. O café da manhã é muito elogiado por ser farto, diversificado e cheio de sabor.

5. Vale do Sonho Hotel & Eventos – $$$$

Localizado em bonita área verde, o Vale do Sonho Hotel & Eventos oferece 26 acomodações, além de bar e restaurante. A comida servida é muito elogiada pelos hóspedes, bem como o atendimento gentil. Entre as opções de lazer estão piscina climatizada, quadra poliesportiva, rio para pescaria e salão de jogos. Boa opção tanto para casais quanto para quem viaja com crianças.

6. Condomínio Alpes – $$$$

Vai viajar com uma turma grande? Uma sugestão é conferir as opções disponíveis no Airbnb. O Condomínio Alpes, por exemplo, é uma casa com espaço para 10 hóspedes. São três quartos, três banheiros e sete camas. Há piscina, jardim, pomar, campo de futebol e lagos para pesca. Muito legal para um final de semana ou feriado prolongado.

São opções para todos os gostos, bolsos e tipos de viagem. Já decidiu onde vai se hospedar?

Vídeos para te convencer a visitar Guararema

Sempre é uma boa ideia conferir as experiências de quem já esteve no local que você pretende visitar. Portanto, anote as dicas de quem já fez check-in em Guararema!

O que fazer em Guararema

Vale do Sonho Hotel, Igreja Nossa Senhora da Escada, Recanto do Américo e Parque Ilha Grande. Esses são alguns locais de Guararema que a Julia e o Douglas, do Me Leva De Leve, apresentam no vídeo acima.

Road trip em Guararema

Com duas horas de duração, o passeio de Maria Fumaça em Guararema é um passeio muito legal de se fazer. Confira mais detalhes no vídeo, que também mostra informações bacanas sobre a Vila Luís Carlos.

Passeio de um dia em Guararema

Sua viagem é bem curtinha? Tudo bem, mesmo em um dia só é possível explorar vários lugares legais de Guararema. Entre as paradas principais estão o rio Paraíba do Sul, a Travessia Dona Victória e o Parque Municipal Recanto do Américo. Play para conferir!

Visitando Guararema

O tour por Guararema realizado pelo casal Gisella e Fernando começa no Recanto do Américo (Pau d’Alho), seguido de uma bela refeição no restaurante Quinta da Freguesia. O vídeo é muito bem editado e tem lindas imagens aéreas da cidade – e de capivaras também!

Já tem todas as informações que você precisa? Está chegando a hora de fazer as malas!

Mais fotos de Guararema que vão ganhar seu coração

Ainda está em dúvida quanto a dar uma esticadinha até Guararema? Então confira as imagens selecionadas e esteja pronto para mudar de ideia.

1. Guararema se destaca por suas belezas naturais

2. E oferece diversas opções de lazer para seus turistas

3. Desde momentos de contemplação no Parque Municipal Recanto do Américo

4. Até diversão para a família inteira a bordo da Maria Fumaça

5. Não faltam boas opções de gastronomia

6. E hospedagens charmosas e confortáveis

7. Guararema é um destino completo

8. Tem tranquilidade

9. Espetáculos da natureza

10. E lugares legais de se conhecer

11. Viu como Guararema é legal?

12. Coloque já esse destino na lista de locais a conhecer

Ama descobrir cantinhos aconchegantes no interior paulista? Então confira dicas de o que fazer e onde se hospedar em Santo Antônio do Pinhal. Um passeio delicioso!

PARA VOCÊ