Guia: confira o roteiro completo de viagem à Inhotim

Escrito por Vanessa Herrmann

Inhotim é um parque que está localizado em Brumadinho, Minas Gerais. O local é uma mescla de museu ao ar livre com escola e jardim botânico. Ou seja, em meio a um grande terreno de mata atlântica você pode conferir uma grande quantidade de obras de artes contemporâneas. Isso faz com que esse seja um lugar único no mundo, tamanho a beleza e inovação.

O Instituto conta com tantas opções de atrações para você conferir, que esse é o maior centro de arte contemporânea ao ar livre da América Latina. O espaço tem cerca de 110 hectares abertos, por isso, provavelmente um dia não será suficiente para conhecer tudo. Então, confira todas as nossas dicas e separe pelo menos dois dias para o seu passeio.

Quando ir à Inhotim

iStock

Quando você estiver planejando sua viagem para Inhotim é preciso se preocupar com duas coisas: período de chuva e dia da semana. Então, vamos por partes:

Entre os meses de Maio e Setembro a quantidade de chuva é bem baixa; já de Março até Outubro o nível de água é moderado; enquanto entre Novembro e Fevereiro a densidade de chuva é bem grande. Sabendo disso, pondere se você busca dias ensolarados ou se não liga para uma chuvinha enquanto passeia pelo parque e independente de quando for, não se esqueça de levar protetor solar, um boné ou chapéu.

Depois de decidir qual é o mês ideal para sua visita, é bom pensar qual o melhor dia para você. Bom, nos Sábados, Domingos, Feriados e Quartas-Feiras(nesse último, a entrada é livre) o fluxo de pessoas é intenso. Enquanto Terça e Quinta o movimento é bem mais tranquilo. Porém, saiba que o parque é enorme, então, mesmo com uma grande quantidade de gente, há espaço para todo mundo percorrer os caminhos tranquilamente.

8 dicas que você precisa saber antes de viajar para Inhotim

Para aproveitar ao máximo sua viagem para Inhotim é preciso levar alguns pontos em consideração, então, confira abaixo as dicas:

    1. Para evitar filas é aconselhável comprar seu ingresso online.

    2. O parque conta com estacionamento gratuito. Então, se você decidir ir até lá de carro, não precisa se preocupar com esse gasto extra.

    3. Quarta-feira a entrada é gratuita. Então, se você quer economizar uma graninha, pode acrescentar esse dia para seu passeio. Porém, não se esqueça que muita gente sabe disso e o fluxo de pessoas no local acaba sendo maior.

    4. Como a extensão do Instituto é imensa, provavelmente você não consiga ver tudo em um dia só. Uma boa dica é separar pelo menos dois dias para o seu passeio.

    5. Vá com uma lista das principais atrações que você deseja conhecer. Pois caso o tempo não seja suficiente, pelo menos você conseguirá ver suas prioridades.

    6. Existem 5 rotas pré-estabelecidas que são feitas por carros elétricos. Se você quer economizar tempo ou a sola do sapato, basta comprar um ticket e pronto.

    7. Caso você queira conhecer o local andando a pé mesmo, se prepare para uma boa caminhada. Para isso, é importante estar com calçado e roupas confortáveis. Além disso, o protetor solar também não deve ser deixado de lado.

    8. Não é permitido entrar com alimentos e bebidas alcoólicas no parque, mas lá você conta com opções de restaurantes e com uma grande quantidade de bebedouros.

Como chegar à Inhotim

iStock

Inhotim fica em Brumadinho, Minas Gerais. Sendo assim, o aeroporto mais próximo é o de Pampulha, que está em Belo Horizonte (60 km). A capital mineira também conta com um aeroporto internacional, o de Confins, porém, esse é um pouco mais longe que a primeira opção (95 km). Você pode escolher entre as companhias aéreas nacionais Gol, Latam e Azul.

5 passeios imperdíveis para fazer em Inhotim

Inhotim conta com passeios para os mais variados gostos, já que é possível caminhar em meio a natureza e ainda conferir uma grande diversidade de obras artísticas.

1. Galerias

Se você gosta de arte, pode conhecer as 20 galerias que estão espalhadas pelos jardins de Inhotim. Antes mesmo de entrar, já é possível se surpreender com as formas arquitetônicas inovadoras. Mas se você está com pouco tempo para conhecer todas as opções, saiba que as mais famosas são: True Rouge, Adriana Varejão, Claudia Andujar e Psicoativa Tunga.

2. Obras

Além de uma grande quantidade de obras de artes dentro das galerias, Inhotim também conta com diversas opções ao ar livre, que surpreendem quem está fazendo sua caminhada. Você pode conferir, por exemplo, uma obra que se assemelha com um caleidoscópio gigante, composto por 6 espelhos que formam um tubo hexagonal.

3. Destaques botânicos

Através do paisagismo, Inhotim busca sensibilizar os visitantes sobre a importância da biodiversidade. Com um estilo bem diversificado, o Jardim Botânico encanta quem observa todas as plantas que cruzam seu caminho. Além disso, é possível conhecer diversos jardins temáticos, como o Desértico ou o de Todos os Sentidos.

4. Teatro

Para quem gosta de apresentações artísticas, visitar o Teatro de Inhotim pode ser uma boa pedida. O local conta com opções de peças, músicas e outras encenações artísticas. Com estrutura moderna, se encontra no Centro de Educação e Curtura Burle Marx e conta com um espaço para 214 pessoas sentadas.

5. Estação Educativa


Essa é uma parte de Inhotim que busca acolher e apoiar os visitantes de todas as idades. Ali é possível conferir todos os projetos que Inhotim realizou desde a sua abertura e interagir com materiais educativos, coleção biológica e jogo da memória.

Onde ficar hospedado em Inhotim

Se você vai passar apenas um dia em Inhotim, pode escolher se hospedar em Belo Horizonte, Brumadinho ou em alguma cidade da região. Agora, se a ideia é ficar mais tempo, para aproveitar tudo o que o parque tem a oferecer,a segunda opção é a melhor. Por ser uma cidade pequena, a variedade não é muito grande, por isso, algumas pessoas escolhem uma hospedagem nas redondezas. Como o parque conta com um guarda-volumes gratuito, você pode ir direto para lá com suas malas.

1. Pousada da Matriz


A maior vantagem da Pousada Matriz é estar localizada bem no centro de Brumadinho. Isso faz com que seu deslocamento seja bem prático. Além disso, é uma ótima opção para quem gosta de ficar pertinho da natureza e de um café da manhã completo.

2. Recanto Santo Agostinho


Para quem busca bastante conforto e tranquilidade, o Recanto Santo Agostinho Hotel Fazenda pode ser uma boa escolha. O local conta com 3 piscinas, um restaurante, 2 bares, spa, translado, parquinho, lavanderia, entre outros confortos.

3. Ville de Montagne


O hotel Ville de Montagne é uma boa opção para quem quer uma hospedagem que conte com quartos com ar-condicionado, mini bar e banheira. Além disso, há um restaurante dentro do prédio para que você faça suas refeições por ali mesmo e o espaço dispõe de acesso grátis à internet, café da manhã e estacionamento.

4. Estância das Angolas


Essa é outra opção para quem quer ficar em meio a natureza e em acomodações simples. Na Estância das Angolas, além de uma grande área de verde, você pode desfrutar de uma piscina ao ar livre e ainda tem a vantagem de poder levar seu animalzinho de estimação sem custo extra na hospedagem.

5. Villa Arcádia


Com uma estrutura simples, o Villa Arcádia é um hotel que promete comodidade e conforto, mas sem luxo. É possível utilizar a cozinha tanto para armazenar alimentos, quanto para cozinhar sua própria refeição. Café da manhã, internet e estacionamento são gratuitos.

6. Hostel 70


Uma opção para quem busca economia e gosta de conhecer gente nova durante suas viagens, o Hostel 70 pode ser uma boa escolha. Ali você encontra opções de quartos compartilhados e privativos. Além disso, ainda ganha dicas de passeios em Brumadinho que vão além de Inhotim, como lagos e cachoeiras, por exemplo.

7. Eldorado Flat


Esse é um hotel que fica em Contagem, cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Ele conta com café da manhã, wifi e estacionamento grátis. Além disso, o Eldorado Flat tem piscina ao ar livre, lavanderia e várias outras comodidades. Por isso, é uma boa escolha para quem está realizando o passeio de carro.

8. Mercure


Localizado a aproximadamente 40 quilômetros. de Inhotim, o hotel Mercure é uma boa opção para quem quer um ambiente estruturado com piscina, bar, restaurante, que ofereça café da manhã, outras comodidades e que fique na região metropolitana de Belo Horizonte.

9. Ibis


Com 1800 hotéis espalhados pelo mundo, o Ibis é uma opção econômica, mas que garante conforto. A opção mais perto de Brumadinho fica em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte e a aproximadamente 40 quilômetros de Inhotim.

10. Intercity


Localizado em Belo Horizonte, o Intercity é uma escolha para quem quer ficar hospedado na capital. O hotel conta com academia, piscina, estacionamento, wifi, ar-condicionado e diversas outras comodidades para deixar a sua estadia o mais agradável possível.

4 lugares para comer em Inhotim

Como o passeio por Inhotim é extenso, é bem provável que sua fome também seja grande. Dentro do parque você encontra com duas opções de restaurantes e mais dois cafés, que podem agradar variados paladares. Então, confira as opções abaixo:

1. Oiticica

Esse restaurante do parque conta com uma vista para o lago e com opção self-service por quilo. Oiticica é ideal para quem não quer gastar muito e quer saborear uma refeição completa. Mesmo a variedade de pratos não sendo grande, as opções são bem feitas.

2. Tamboril


Integrado ao parque, o Tamboril é uma excelente escolha para quem quer apreciar a natureza enquanto degusta sua refeição. Com um buffet à vontade, é ideal para quem gosta da culinária internacional.

3.Café do Teatro


Com opções de pães, sanduíches, bolos, bebidas quentes e geladas, o Café do Teatro é uma boa escolha para quem quer um almoço mais leve ou busca por um lanche saboroso durante a manhã ou tarde de passeio.

4.Café das Flores


No Café das Flores você conta com uma grande quantidade de cervejas, petiscos e pratos elaborados pela chefe Dailde Marinho. Porém, nos dias de semana você só encontra queijos, pães, sanduíches e petiscos. Já nos fins de semana pratos quentes também são servidos.

Como se locomover em Inhotim


Você pode passear caminhando, que é a opção recomendada pelo parque ou escolher entre pagar uma taxa para se deslocar com um dos carrinhos elétricos. É importante saber que o horário do transporte é das 10h às 16h de terça a sexta, e das 10h às 17h durante os fins de semana e feriados.

10 fotos para aumentar sua vontade de conhecer Inhotim

Inhotim é o local ideal para quem se interessa por arte, cultura e natureza. O parque mescla todas essas opções e ainda conta com restaurantes agradáveis para uma refeição durante o dia. Mesmo quem não gosta de longas caminhadas, pode aproveitar o passeio utilizando um carrinho elétrico. São tantas opções para diversão, que acaba sendo uma ótima opção para uma viagem em família.

PARA VOCÊ