Ilhas Faroé: guia completo com informações e fotos das ilhas vulcânicas

Escrito por Bruno Mendes

Parte do território da Dinamarca, as Ilhas Faroé são indicadas àqueles visitantes que amam a natureza em tons mais selvagens possíveis. Falésias enormes, cachoeiras exuberantes, rica fauna marinha e muitas surpresas de encher os olhos podem ser encontradas nesse trecho privilegiado do território europeu que não pode ser ignorado.

Pronto para vivenciar momentos inesquecíveis onde os cenários são dignos de cartão postal? Fazer trilhas, passear de barco, encantar-se com rebanhos de ovelhas são algumas das indicações imperdíveis! Confira esse guia interessante sobre as Ilhas Faroé, e comprove através das informações e fotos que vale a pena programar esse passeio.

8 curiosidades sobre as Ilhas Faroé

  1. As ilhas Faroé têm cerca de 50 mil habitantes.
  2. A capital das Ilhas Faroeé é a cidade de Tórshavn, que possui apenas 15 mil habitantes.
  3. O arquipélago contempla 18 ilhas e nem todas são habitadas.
  4. A região é tão tranquila que os moradores nem trancam as portas ao sair de casa.
  5. Quer ver a aurora boreal? É possível observar o fenômeno do arquipélago.
  6. Para facilitar deslocamentos, túneis por debaixo do mar interligam as ilhas.
  7. Em razão do frio intenso, os moradores têm o hábito de cobrir o telhado com grama para aquecer os cômodos.
  8. Apesar do incontestável potencial turístico, a principal atividade econômica das Ilhas Faroé é a pesca.
    1. Como chegar até as Ilhas Faroé

      IStock

      Não há voos diretos do Brasil para as Ilhas Faroé, afinal o destino ainda não é tão procurado por aqui. Para chegar ao local, é recomendado ir até Copenhague, na Dinamarca, e de lá pegar um voo até o arquipélago.

      O único aeroporto das Ilhas Faroé fica no trecho sul da ilha Válgar, e além dos voos que também chegam da Noruega, Islândia e de Barcelona durante o verão, Edimburgo e Palma de Mallorca, há helicópteros que levam os visitantes para diferentes locais.

      Mapa das Ilhas Fároe

      As Ilhas Faroé ficam entre a Islândia e a Escócia e estão a 575 quilômetros da parte continental da Noruega. Banhado pelo Oceano Atlântico Norte, o conjunto de 18 ilhas é contornado por vários lagos, com muitas rochas e fiordes.

      Embora os aspectos naturais sejam predominantes, a capital Tórshavn é super agradável e encanta o viajante que privilegia tranquilidade e bucolismo. Vias estreitas, construções coloridas e a população educada e muito receptiva recebem o turista com bastante aconchego.

      8 atrações da Ilha Faroé que você precisa conhecer

      É fácil se apaixonar pelas Ilhas Faroé. Para facilitar suas andanças pelo paraíso acidentado de exemplares naturais, que mais parecem ter sido tirados dos mais belos contos de fadas, confira estas atrações!

      1. Passear de barco e pescar

      IStock

      Como informado, a pesca é a atividade econômica mais importante das ilhas, e pescar com os moradores é recomendado aos interessados em conhecer intimamente a cultura da região. Como os habitantes são muito simpáticos, estão sempre disponíveis a compartilhar experiências e até dar umas dicas bacanas.

      Sabe-se que sair para pescar é relaxante e até mesmo terapêutico, imagina só se for em um local cercado por montanhas verdes de tirar o fôlego? Dica: no lago Leynavatn, em Streymoy, há muitos salmões e trutas.

      2. Passar um dia no charmoso vilarejo de Funningur

      IStock

      Situado em Eysturoy, o vilarejo de Funningur certamente vai te transportar para alguma série ou filme sobre vikings ou ao universo fantástico de filmes como Hobbit e Senhor dos Anéis. Olha só essa imagem e tenha uma ideia do que você poderá encontrar no passeio!

      3. E também em Mykines, com menos de 20 habitantes

      IStock

      É difícil acreditar que há áreas urbanas com tão pouca gente, mas em Mykines provavelmente moram menos pessoas que em um único andar de qualquer apartamento. Poucos e privilegiados: o local contém um dos picos mais belos do planeta, áreas verdes ótimas para acampar e não passa carro. Calmaria e ar puro te aguardam!

      4. Conhecer a cachoeira Mulafossur em Gasadalur

      IStock

      A cachoeira Mulafossur é uma das principais atrações das Ilhas Faroé. Se a queda d’água por si só já é um espetáculo, o visual das pedras, das enormes montanhas cheias de grama e dos raios solares que iluminam tudo são indescritíveis. Prepare-se para tirar muitas e muitas fotos.

      5. Visitar a capital e apreciar os cenários urbanos das Ilhas Faroé

      IStock

      A cidade de Tórshavn é um encanto a parte, e embora seja o maior núcleo urbano das Ilhas Faroé, é agraciada com os melhores atributos daqueles recantos perfeitos para descansar. Só existem 3 semáforos nas vias. Trânsito?
      Nem pensar.

      Caminhar pelas ruas estreitas, ir à catedral, observar as graminhas em cima dos telhados, sentar num banquinho qualquer e bater papo com seus parceiros de viagem ou moradores locais são ótimas maneiras de imergir por alguns momentos naquela qualidade de vida. Ficam as dicas!

      6. Sorvagsvatn: O maior lago das Ilhas Faroé

      IStock

      Por uma ilusão de ótica têm-se a impressão, sobre certa perspectiva, que o lago Sorvagsvatn está muito acima do nível do mar. No entanto, ele se encontra a cerca de 30 metros por cima das falésias do entorno.

      E olha que interessante: Em determinado ponto, as águas do lago despencam por um penhasco, misturando-se a do oceano — um show inédito da natureza. Sugestão: posicione-se no lado privilegiado para observar esse contato das águas e a majestosa formação de rochas do trecho.

      7. Igreja em Saksun

      IStock

      Imagina uma igrejinha branca, bem discreta situada entre montanhas, com pequenos rios e cachoeiras por perto. A preciosidade vista na imagem acima fica no vilarejo de Saksun.

      Além de contemplar e fotografar a construção de longe — para ter em foco todo o cenário, é claro — vale caminhar pelo fiorde, observar a maré e toda a beleza verde.

      8. Observar as ovelhas

      IStock

      As ovelhas fazem parte do grupo de habitantes simpáticos das Ilhas Faroé, e várias delas circulam pelo arquipélago. Mesmo nas partes mais altas e íngremes, é normal observar o ir e vir dos animais.

      10 fotos da Ilha Faroe para você se apaixonar

      1. Que tal acampar nessa área?

      IStock

      2. A imensidão verde do arquipélago

      IStock

      3. Uma casa no meio do paraíso

      IStock

      4. Rochas, penhascos, fiordes…

      IStock

      5. As pequenas vilas complementam o repertório paisagístico

      IStock

      6. Aquele momento do dia em que o sol rabisca o céu com tons alaranjados

      IStock

      7. A recompensa das trilhas é o visual

      IStock

      8. As ovelhas também marcam presença nas áreas urbanas da ilha

      IStock

      9. Um pouco mais da vida animal

      IStock

      10. Volte sempre!

      IStock

      Hora ou outra você deve encontrar registros fotográficos daqueles lugares que de tão belos parecem irreais, certo? Não tenha dúvidas de que as Ilhas Faroé estão nesse grupo! Aproveite estas dicas do Viajali e conheça o máximo deste lado exótico e deslumbrante do velho continente.

PARA VOCÊ