20 irresistíveis pontos turísticos do Chipre: surpreenda-se com a ilha

No leste do Mar Mediterrâneo, bem ali pertinho do Líbano, Israel e Turquia, existe uma ilha habitada em sua maioria por gregos e turcos, divididos por um muro erguido bem no centro da ínsula. O charmoso Chipre é um local histórico, marcado por uma briga infinita por seu domínio (mesmo tendo sido declarada como uma nação independente), mas cheia de encantos em razão de sua arquitetura e preservação. Conheça alguns pontos turísticos imperdíveis para incluir em seu roteiro de viagem

Publicidade

1. Porto de Cirénia

Com uma vista linda do mar azul repleto de iates, restaurantes e lojinhas espalhados por sua orla, o Porto de Cirénia é o lugar ideal para passar uma tarde agradável e tranquila. Não deixe de explorar também os becos e casas do período otomano! No mesmo local, você também encontrará o…

2. Castelo de Cirénia

O velho e onipotente castelo de Cirénia, datado da época dos cruzados, é outro ponto turístico que não pode deixar de ser visitado no Chipre, mesmo sendo um local alterado pelos sucessivos povos que passaram por lá no decorrer dos anos. Aliás, esta é uma característica que marca ainda mais a história de Cirénia. Hoje, a estrutura abriga um museu que narra toda a sua história.

3. Konnos Bay

A pequena praia é o destino perfeito para quem busca um dia para relaxar e curtir uma vista paradisíaca. As lanchonetes e restaurantes da redondeza são super elogiados, a água é perfeita para um mergulho e também para a prática de snorkelling e jetsky.

4. Igreja de Ayios Lazaros

A histórica igreja foi erguida no final do século 9 para abrigar o túmulo de Lázaro, que segundo a bíblia foi ressuscitado por Jesus. A tradição grega diz que Lázaro fugiu da Judéia para o Chipre depois que voltou a vida, e apesar de seu túmulo estar vazio, é um dos pontos turísticos mais visitados de Lárnaca.

5. Praia Finikoudes

Uma praia com uma infraestrutura completa, repleta de restaurantes, lojas, um enorme calçadão, barracas de sobremesas e bebidas, espreguiçadeiras e muita gente bonita bem no coração de Lárnaca. Esta é a Praia Finikoudes, que leva o mesmo nome de sua avenida principal, que também conta com centenas de hotéis para todos os gostos e bolsos.

6. Galeria de Artes

O antigo Museu Pierids é uma antiga casa que até destoa das outras construções de pedra em Lárnaca, com sua estrutura de madeira e janelas coloniais. Em seu interior, muitas peças que relatam a história de Chipre, com descrições em inglês, grego e russo.

7. Museu Municipal Leventis

Já na capital de Chipre, Nicósia, há o Museu Leventis, com algumas obras cipriotas, como artefatos arqueológicos, figurinos, fotografias, cerâmica medieval, mapas e gravuras, jóias e móveis representando a história e desenvolvimento social da cidade

8. Mesquita Selimiye

iStock

A antiga Catedral Católica Romana de Santa Sofia fica na parte turca de Nicósia e tem uma bagagem histórica respeitável: já sofreu severas danificações em um forte terremoto em 1491, serviu de refúgio e foi tomada por soldados otomanos em 1570 e durante o domínio britânico foi transformada em mesquita.

Publicidade

9. Palácio Arcebispo e Museu Bizantino

iStock

Com uma arquitetura estilo veneziano, o Palácio do Arcebispo fica na Arkhiepiskopos Kyprianos Square, e foi construída em 1956 para servir de residência oficial de Makarios, primeiro Presidente da República. Hoje abriga o museu Bizantino e sua maior coleção de ícones religiosos na ilha.

10. Palácio Presidencial

Nicósia é a capital do Chipre, e é lá que fica o Palácio Presidencial, que também deve ser incluído no roteiro, para dar aquela passadinha na frente e apreciar a arquitetura do local.

11. Panagia tou Araka

Considerado um Património Mundial da UNESCO, Panagia tou Araka é uma das mais importantes igrejas do período bizantino na ilha. Construída em Troodos durante a segunda metade do século 12, resistiu até as primeiras décadas do século 19, e em seu terreno há um mosteiro de dois andares, ao lado da igreja.

12. Famagusta Gate

iStock

Os portões de Famagusta eram a principal entrada para a cidade no passado, que por um período curto substituiu Necósia como a capital do Chipre. Hoje o local abriga exposições, conferências, espetáculos de teatro e concertos. Não deixe de dar uma espiada também na própria cidade, com seus edifícios góticos e os traços de toda a sua triste história relatada em sua arquitetura e alguns bairros fantasmas.

13. Teatro Municipal de Nicósia

Bastante popular entre os cipriotas, o Teatro Municipal de Nicósia apresenta uma variedade de shows, entre teatros infantil à antigos dramas gregos.

14. Parque Arqueológico Kato Paphos

Considerado desde 1980 como um Patrimônio Mundial da UNESCO, Paphos Kato possui monumentos pré históricos da Idade Média, a mais importante da época romana. Você pode explorar as vilas de Odeon, Ágora, Asklipeion e os Túmulos dos Reis.

15. Ancient Salamis

Ir para Chipre e não visitar o máximo de ruínas possíveis não tem graça! E a Ancient Salamis, ou Salamina, não deve ser deixada de fora do roteiro. A antiga cidade grega, na costa leste de Chipre, foi destruída por inúmeros terremotos na região, e mesmo com o enorme esforço para reconstruir o local, Salamina foi definitivamente abandonada durante as invasões árabes do século VII, e sua população migrou por completo para Famagusta.
Para chegar até o local, é necessário alugar um carro ou partir de táxi de Famagusta até lá.

16. Cidade Velha de Nicósia

iStock

A Rua Ledra, principal via da Cidade Velha, é repleta de cafés, restaurante e lojas, e termina na fronteira para o norte de Nicósia. Por suas vielas, é possível avistar a arquitetura otomana, a Mesquita de Omeriye, Panagia Chrysaliniotissa, a igreja mais antiga de Nicósia, o Museu de Mevlevi, entre outras atrações históricas.

17. Museu do Chipre

Outra parada obrigatória no roteiro é o Museu do Chipre, para conferir a extensa coleção de peças datadas entre o período Neolítico à era bizantina.

Publicidade

18. St. Hilarion Castle

iStock

Reza a lenda que este castelo com inúmeras muralhas no topo da colina inspirou a criação do castelo da Branca de Neve. Calce o seu melhor tênis para chegar até o topo e conferir a incrível vista da região na torre do Príncipe John.

19. Bellapais

Uma vilinha super rudimentar formada por casas caidas, ruínas espalhadas pela encosta, e arcos ciprestes que fazem parte de um antigo mosteiro agostiniano que abrilhantam os nossos olhos! Para chegar até lá, é necessário pegar um ônibus até o norte de Nicósia e um táxi até a aldeia.

20. Büyük Han

Construído em 1572, o edifício de arquitetura incrivelmente preservada servia como alojamento para instalar os comerciantes que passavam pelo norte de Nicosia, com uma estrutura completa para acomodar também cavalos e camelos, restaurantes e banhos turcos. Depois de sua restauração, passou a ser um ponto comercial e turístico com lojas, restaurantes, cafés e artesanatos locais.

Vale a pena juntar uns Euros para curtir este destino super histórico, não acha?