Itacimirim: por que incluir essa praia do litoral norte baiano no seu roteiro?

Escrito por Bárbara Costa

Você sabia que, a apenas 5 km da badalada Praia do Forte, existe um cantinho sossegado e pronto para receber toda a sua família no litoral norte da Bahia? Isso mesmo: a Praia de Itacimirim é dona de um mar calmo que ganha ainda mais vida quando se encontra com o Rio Pojuca, formando um lindo cenário.

Embora receba uma menor quantidade de turistas, Itacimirim oferece uma infraestrutura completa para os visitantes. Quer saber o que fazer por lá, onde se hospedar e a quais restaurantes ir? Continue a leitura!

Onde fica Itacimirim

A Praia de Itacimirim fica na cidade de Camaçari e pertence à Costa dos Coqueiros, que compreende todo o litoral norte do estado da Bahia. É nessa região que ficam também as famosas praias do Forte (a somente 5 km) e Imabassaí. Percorrendo menos de 20 km ao sul, você chega à Praia de Guarajuba.

Como chegar a Itacimirim

Itacimirim fica a aproximadamente 50 km de Salvador, a partir da Estrada do Coco (que é toda duplicada). Há ônibus que saem da rodoviária da capital baiana e param no entroncamento de Itacimirim, de onde você pode pegar um táxi ou moto-táxi para chegar até a praia.

Praias de Itacimirim

Mas quais são os melhores pontos para curtir Itacimirim? Nos tópicos abaixo, você vai ver quais praias compõem a região.

Praia da Espera

A Praia da Espera fica no canto direito de Itacimirim e tem um mar bastante calmo. Essa faixa de areia é ideal para passar um dia relaxante com toda a família, à sombra das amendoeiras. Durante a maré baixa, forma-se uma grande piscina natural em frente às barracas, própria para as crianças se divertirem.

Há algumas barracas e pequenos bares no entorno, onde você pode aproveitar para matar a fome. Dependendo da época do ano, os ventos do local favorecem a prática de kitesurf e windsurf. Ou seja: tem lazer para todos os gostos!

Praia das Ondas

Ao contrário da Praia da Espera, a Praia das Ondas tem um mar mais agitado e ondas que se formam durante todo o ano. Trata-se do ponto de encontro dos jovens e da faixa de areia que abriga a Pousada Praia das Ondas. Apesar das águas mais agitadas, o clima que predomina na região é de tranquilidade!

Praia da Barra

Já a Praia da Barra fica no canto esquerdo de Itacimirim e é onde o Rio Pojuca deságua — o que torna o ponto ótimo para banho. Os visitantes podem aproveitar o belo visual, formado por manguezais, coqueiros e uma areia bem clarinha, de alguma das barracas. Ainda que as águas sejam calmas por lá, a recomendação é tomar cuidado com a correnteza, combinado?

Já escolheu em qual ponto da Praia de Itacimirim você vai passar um dia pra lá de relaxante?

Onde comer em Itacimirim

Itacimirim também conta com restaurantes e bares que deixam seu dia pela praia ainda mais agradável. Veja quais são os melhores!

1. Restaurante O Pescador

Foi a partir das reuniões com os amigos para comer os deliciosos frutos do mar da Bahia que o casal de proprietários do restaurante teve a ideia de abrir as portas. Roberta segue comandando a cozinha de O Pescador, que oferece iguarias sempre fresquinhas, de qualidade e preparadas com muito cuidado. Experimente o peixe na chapa com banana-da-terra, a lagosta e a moqueca de camarão!

  • Endereço: R. nove, 11 – Praia da Espera.
  • Horário de funcionamento: das 11h às 17h.

2. Le Poretton

Que tal comer uma típica moqueca baiana sem precisar tirar os pés da areia? O Le Poretton é o lugar ideal para isso em Itacimirim! Para completar, o atendimento é personalizado e há estacionamento privativo no local. Para começar, o que acha de um caranguejo ou camarão ao alho e óleo, acompanhados de uma cervejinha bem gelada?

  • Endereço: R. Itacimirim, 1 – Condomínio Enseada Praia da Espera.
  • Horário de funcionamento: das 8h30 às 17h30.

3. Edinho’s Pizzaria

Nada melhor do que uma pizza caprichada quando bate aquela fome no fim do dia, concorda? A massa é fininha e crocante, ao passo que o recheio surpreende pelo sabor. O forno é comandado pelo próprio Edinho e o ambiente é bastante agradável, com música ao vivo alguns dias da semana. Vale conferir as pizzas napolitana, baiana e sertaneja (com carne de sol)!

  • Endereço: R. Nove – Itacimirim.

4. Bar do Prefeitinho Jr.

O bar funciona o dia todo, sendo perfeito para relaxar com a família entre um mergulho e outro. O ambiente é confortável e conta com sofás, TVs de alta definição e música ao vivo. Que tal levar as crianças ou aproveitar para assistir a jogos de futebol nas TVs?

Da cozinha, você pode pedir um estrogonofe de camarão, uma salada de polvo ou um camarão à grega. Para completar, aquela cervejinha gelada estará no seu aguardo!

  • Endereço: R. do Maio – Guarajuba (a pouco mais de 2 km da Praia de Itacimirim).
  • Horário de funcionamento: das 8h à 1h.

5. Xica’s Bistrô

O Xica’s Bistrô fica na Praia do Forte, a cerca de 8 km de Itacimirim, e merece entrar nesta lista. O ambiente pra lá de charmoso, aliado ao gostinho de comida caseira dos pratos servidos e ao atendimento especial, promete conquistar você.

O cardápio traz opções de moquecas com dendê natural, carne de sol com farofa de banana e camarão na chapa, entre outras delícias. A sobremesa com sorvete de tapioca e banana-da-terra também promete não decepcionar!

  • Endereço: R. da Aurora, 41 – Praia do Forte.
  • Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 13h às 22h.

6. Vinobar

O Vinobar é mais uma opção que, na verdade, fica na Praia do Forte (mas a apenas 8 km de Itacimirim). Como o nome já sugere, trata-se do lugar perfeito para um bom vinho — vendido em taças, o que permite experimentar várias opções entre os 100 rótulos da casa.

O gastrobar funciona junto à pousada de mesmo nome e conta com um ambiente bem aconchegante. Trata-se de um excelente espaço para jantar na região!

  • Endereço: Beco de Dona Nita, 22 – Condomínio Porto das Baleias.
  • Horário de funcionamento: terça a sábado, a partir das 18h.

Como você viu, as opções de restaurante são bem diversificadas em Itacimirim e região!

Onde ficar em Itacimirim

Agora que você já sabe a quais praias ir e onde comer em Itacimirim, que tal descobrir quais opções de hospedagem a região oferece? Acompanhe!

1. Pousada Villa Maeva Itacimirim – $$

Conforto, cuidado e atenção são os pontos centrais do atendimento da Pousada Villa Maeva. A apenas 100 m da praia, a hospedagem passou por uma total reformulação em 2017 e hoje conta com dependências preparadas para oferecer toda a comodidade aos hóspedes.

Além disso, há uma piscina (com bar) à sua disposição, perfeita para um banho relaxante ao final do dia. Se você estava em busca de calmaria, tranquilidade e acolhimento, encontrou o lugar certo!

  • Endereço: R. Lagoa Clara, s/n (quadra B, lote 6) – Camaçari.

2. Pousada Jambo – $$$$

Localizada na Praia da Espera, a Pousada Jambo se destaca por contar com uma piscina de frente para o mar, acomodações confortáveis, spa e uma ampla área de lazer. Outro diferencial do estabelecimento é o restaurante Cor do Jambo, que se inspira na culinária regional para criar pratos com peixes e mariscos.

Para deixar sua estadia ainda mais especial, os quartos têm varandas que dão para o mar ou o jardim de palmeiras. Encantador, não é?

  • Endereço: Praia da Espera – Itacimirim.

3. Pousada Tropicarim – $

A Pousada Tropicarim é perfeita para aqueles que não querem abrir mão do conforto, mas estão em busca de um preço justo. Os hóspedes têm à disposição amplas suítes, deck-bar, playground, hidromassagem, espaço fitness e sala de jogos.

Para completar, o café da manhã (incluído na diária) traz uma variedade de frutas da estação, iguarias locais e pães. Aproveite algum dos pacotes (ou promoções) da casa!

  • Endereço: Travessa Novo Horizonte, s/n – Itacimirim.

4. Pousada da Espera – $$

A pousada fica de frente para o mar, em uma localização exclusiva de Itacimirim. No total, são 28 acomodações com varanda (com vista para o mar ou para o jardim da piscina) e um amplo espaço natural, perfeito para a realização de eventos. Vale destacar que os serviços de bar do hotel se estendem à piscina e à praia. Ou seja: a comodidade é garantida!

  • Endereço: Estrada do Coco, km 48 – Itacimirim.

5. Itacimirim Praia Hotel – $$

Do Itacimirim Praia Hotel, basta um minuto de caminhada para chegar até a praia. O estabelecimento conta ainda com restaurante, piscina ao ar livre e suítes com varanda e sala de estar. Para completar, o buffet do café da manhã é farto e inclui deliciosas especialidades da região.

  • Endereço: Estrada De Itacimirim, 300.

Além das pousadas, Itacimirim conta com opções de casas para aluguel por temporada, sendo possível encontrar tarifas a partir de cerca de R$ 200. Pronto: agora você já sabe que a hospedagem também não será um problema em sua viagem para esse paraíso (bem longe disso)!

15 fotos de Itacimirim de encher os olhos

Caso você ainda não tenha se convencido de que Itacimirim é seu destino certo no litoral norte, as imagens a seguir se encarregarão disso. Acompanhe!

1. O que dizer da natureza desse lugar?

2. É possível se impressionar até com os mínimos detalhes

3. A calmaria de Itacimirim também surpreende

4. Já damos uma relaxada só de olhar para esse céu

5. Fica melhor ainda ao entardecer

6. O rio contribui com todo esse cenário bucólico

7. Os barcos ao fundo também

8. Sem contar com o movimento das águas

9. E o amanhecer então?

10. Os espetáculos da natureza são ainda mais grandiosos por lá

11. O cenário pode até ser o mesmo, mas a beleza se potencializa com a luz do sol

12. Ou com as movimentações do céu

13. Tudo o que você vai querer é uma sombra para admirar esse cenário

14. Ou seria melhor relaxar em uma mesa bem próxima ao mar?

15. Caso prefira, Itacimirim também tem opções mais agitadas!

Como você viu, Itacimirim é um cantinho do litoral norte baiano cheio de calma e tranquilidade, perfeito para aqueles merecidos dias de descanso com a família. Não perca a chance de ver a vida passar de uma das barracas locais!

PARA VOCÊ