Itaquera: 18 lugares para comer e se divertir no bairro

Escrito por Marta Stegani

Os olhos do mundo se voltaram para Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, em 2014, quando o bairro ganhou a Arena Corinthians, que seria palco da abertura da Copa do Mundo e de diversos jogos, e que também seria a tão sonhada casa do clube paulista. Uma construção desse porte em um bairro da periferia só poderia encher os moradores de orgulho e trazer melhorias para a região.

Mas você sabia que Itaquera vai além do Itaquerão e tem também outras opções de lazer e diversos sabores para experimentar? Confira essa escalação com 18 lugares que você precisa conhecer para olhar o bairro com outros olhos!

Índice do conteúdo:

Mapa de Itaquera

Itaquera é um distrito da Zona Leste de São Paulo que fica a cerca de 20 km do centro da cidade. É lá que está a Arena Corinthians, palco da Copa do Mundo de 2014 e casa do Corinthians. A Jacu-Pêssego é a principal via do bairro, abrigando muitos comércios. A região é atendida pela Linha 3-Vermelha do Metrô e pelo Expresso Leste da CPTM, além de muitas linhas de ônibus.

O que fazer em Itaquera

No bairro você encontra shopping, uma unidade do SESC com atrações para toda a família, uma grande área verde e muito mais! Confere aí!

1. Arena Corinthians

Construída para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, o Itaquerão, como é popularmente conhecido, hoje é a casa do Corinthians. O estádio foi palco da abertura do mundial e de outras partidas. Na semifinal, entre Argentina e Holanda, recebeu mais de 60 mil torcedores, recorde de público.

O templo sagrado dos corintianos está aberto para visitação. No tour, que pode ser agendado pelo site, o visitante tem acesso a áreas exclusivas e conhece de perto as modernas instalações. É uma oportunidade e tanto para os apaixonados pelo clube!

  • Endereço: Av. Miguel Ignácio Curi, 111.
  • Valor de entrada: confira a agenda do estádio para saber o valor da partida.
  • Horário de funcionamento: acesse o site para saber os horários das partidas e do tour.

2. Shopping Metrô Itaquera

Colado da estação Corinthians – Itaquera do Metrô, o shopping é um importante centro comercial da Zona Leste. São 300 lojas, entre elas as principais marcas do varejo, supermercado, academia, cinema, duas praças de alimentação e sedia também o maior Poupa Tempo do estado de São Paulo. Além de fácil acesso, você se diverte e faz tudo o que precisa em um lugar só!

  • Endereço: Av. José Pinheiro Borges, s/n.
  • Horário de funcionamento: lojas – de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos e feriados, das 14h às 20h; praça de alimentação – de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos e feriados, das 11h às 22h.

3. Sesc Itaquera

A unidade de Itaquera é conhecida por seu enorme parque aquático com gigantes toboáguas que costumam ficar lotados nos dias de calor. Mas além das piscinas, o SESC tem programação para todas as idades: esportes, shows, intervenções artísticas, cursos e muito mais. Muitas atividades são gratuitas ou a um precinho camarada. Fique ligado no site para não perder nada do que rola!

  • Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000.
  • Valor de entrada: confira no site a programação e os valores.
  • Horário de funcionamento: de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h.

4. Parque do Carmo

O segundo maior parque de São Paulo é um refúgio para fugir do caos da Zona Leste. É um dos parques com maior variedade de fauna, tem um bosque com remanescentes da Mata Atlântica e, entre tudo isso, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, espaço para piquenique, churrasqueiras e quiosques.

Mas além de tudo isso, a principal atração do parque é a tradicional Festa das Cerejeiras que acontece anualmente desde 1978. As árvores, símbolo do Japão, ficam floridas dando um colorido especial e atraindo turistas, especialmente da comunidade nipônica. É um evento que merece ser contemplado!

  • Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951.
  • Valor de entrada: gratuito.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 5h30 às 20h.

5. Projeto 4 KM

Pelo nome você pode não saber do que estamos falando, mas quem passa pela Avenida Radial Leste, entre as estações de metrô Patriarca e Corinthians – Itaquera, provavelmente já reparou no extenso muro coberto por grafites coloridos. A pintura, de 4 km, foi feita em razão da Copa do Mundo, para deixar bonito o caminho até o Itaquerão. 70 artistas participaram da intervenção, que é uma das maiores galerias de grafite a céu aberto da América Latina.

  • Endereço: Av. Radial Leste – entre as estações de metrô Patriarca e Corinthians – Itaquera.

6. Museu do Povo

O Museu do Povo, localizado na Arena Corinthians, é um espaço reservado para contar a história do clube através da ótica do torcedor. O acervo é composto por objetos disponibilizados pelos próprios torcedores que poderão ter suas memórias expostas por tempo limitado. O espaço está aberto para visitação em dias de jogos para os torcedores que entrarem pelo Átrio no prédio Oeste e também faz parte do tour pela arena. As exposições são temporárias e estão em constante mudança.

  • Endereço: Av. Miguel Ignácio Curi, 111.
  • Valor de entrada: o ingresso para entrar no estádio e o utilizado no tour dá acesso ao museu.
  • Horário de funcionamento: o museu funciona no horário das partidas e no horário de visitação do tour.

7. Oficina Cultural Alfredo Volpi

A Oficina Cultural Alfredo Volpi pertence a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e é um espaço de formação e difusão cultural que oferece programação ligada às artes, como dança, teatro, música, fotografia, entre outros. São cursos, palestras, oficinas, workshops, espetáculos e exposições tudo de graça e para todos os públicos. Você só precisa ficar de olho no site para conferir o que está rolando!

  • Endereço: R. Américo Salvador Novelli, 416.
  • Valor de entrada: gratuito.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados, das 10h às 18h.

8. Escola de samba Leandro de Itaquera

Quem tem samba no pé – ou quem não tem, mas gosta da energia do Carnaval – pode ver de perto toda a preparação e participar dos ensaios técnicos que antecedem a festa no barracão da escola em Itaquera. Durante o ano a agremiação vermelho e branco também promove outros eventos que agitam o bairro. Fique ligado no site da escola para não perder os eventos.

  • Endereço: R. Palmerino Calabrese, 178.
  • Valor de entrada: o valor do ingresso varia de acordo com o evento.
  • Horário de funcionamento: saiba no site da escola o horário dos eventos.

Viu só como é possível se divertir em Itaquera?

Restaurantes em Itaquera

No bairro você encontra comida nordestina, japonesa e até árabe. Olha só!

1. Feijão de Corda

Baião de 2, escondidinho, buchada e sarapatel são apenas algumas das especialidades do Feijão de Corda, um restaurante que tem no cardápio mais de 100 deliciosos pratos nordestinos. Além dos pratos típicos, experimente também os sucos de frutas tropicais e as sobremesas, entre elas, mamão com coco, caju e jaca em calda e doce de abóbora. Com ambiente familiar e a simpatia dos atendentes, faz os visitantes se sentirem em um pedacinho do Nordeste.

  • Endereço: R. Tome Alves de Castro, 510.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta e domingo, das 11h às 23h; sábado, das 11h à 0h.

2. Sushi Itaquera

Quem visita Itaquera não precisa sair do bairro para desfrutar das delícias da culinária japonesa. O Sushi Itaquera tem ambiente aconchegante e familiar e é decorado com lanternas japonesas no teto que dão um toque oriental. Além do cardápio à la carte, a casa também serve no esquema de rodízio, que se altera de acordo com as estações do ano.

  • Endereço: Av. Jacu-Pêssego, 390.
  • Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 11h às 23h; sexta, sábado e véspera de feriados, das 11h à 0h.

3. New Holiday Café e Bistrô

O New Holiday é um restaurante diferente do que você está acostumado a ver em Itaquera. Trata-se de um bistrô europeu aconchegante, com um toque de requinte e vista panorâmica para a Arena Corinthians. O cardápio conta com pratos à la carte, rodízio de pizza, açaí, caldos, que vão muito bem no inverno, vinhos e bebidas nacionais e importadas. À noite ainda acontecem apresentações de música ao vivo que agitam o ambiente.

  • Endereço: R. Fontoura Xavier, 375.
  • Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 16h à 0h; sexta e sábado, das 16h às 2h; domingo, das 16h às 23h30.

4. Tahine Culinária Árabe

Quem aprecia a culinária árabe não precisa ir longe – aliás, nem precisa sair de casa, pois o restaurante conta com delivery – para saborear esfihas, kibes e outras delícias. O Tahine é muito elogiado por seu ambiente aconchegante e excelente atendimento. O espaço fica bem próximo à Igreja Nossa Senhora do Carmo e sem dúvida merece sua visita!

  • Endereço: R. Ken Sugaya, 291.
  • Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 11h30 às 15h e das 18h às 22h30; sexta, das 11h30 às 15h e das 18h às 23h; sábado, das 12h às 16h e das 18h às 23h; domingo, das 13h às 16h e das 18h às 22h30; fechado às segundas.

5. Restaurante Fogão Mineiro

No Restaurante Fogão Mineiro é assim: comidinha mineira preparada no fogão à lenha com sabor de casa da vó. Esqueça a dieta, pois no buffet você vai encontrar leitão à pururuca, arroz carreteiro, tutu de feijão e uma cachaça para acompanhar. O ambiente é bem simples, porém aconchegante e com bom atendimento.

  • Endereço: Av. Jacu-Pêssego, 2501.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 16h; sábado e domingo, das 12h às 17h.

Troque a refeição em casa por uma dessas opções e experimente novos sabores!

Bares em Itaquera

Tem petisco, cerveja gelada e muita música para reunir os amigos e terminar bem o dia!

1. Choperia La Bueno

Música ao vivo, futebol e cerveja gelada. Essa é a combinação de sucesso da Choperia La Bueno. Do mezanino é possível ver o lado leste do Itaquerão. Além de porções, o bar serve feijoada e de sexta a domingo a trilha sonora varia entre samba, sertanejo e pop rock. É um ambiente agradável para o happy hour e também para curtir com a família e os amigos aos finais de semana.

  • Endereço: R. Barra de Guabiraba, 9.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 16h às 0h30; sexta, das 16h às 3h; sábado, das 12h às 3h; domingo, das 15h às 1h30.

2. Bar do Rone

O Bar do Rone tem uma programação variada que vai além do petisco e da cerveja. Às quintas acontece a noite da comédia stand up, às sextas é a vez do sertanejo universitário, aos sábados, a galera do rock’n roll toma conta e o domingo é o dia do pagode. É um ambiente divertido para grupos de amigos e conta com mesinhas do lado de fora para os dias mais quentes.

  • Endereço: R. Fontoura Xavier, 973.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 11h30 à 1h; sexta e sábado, das 11h30 às 4h30; domingo, das 11h30 às 23h45.

3. Manga Rosa Bar

O Manga Rosa é a casa do samba em Itaquera. O som começa na sexta e continua no final de semana, com DJ animando os intervalos na pista. Para não perder o ritmo, a casa tem no cardápio porções, pratos, cervejas e caipirinhas.

  • Endereço: Av. Jacu-Pêssego, 5300.
  • Valor de entrada: entrada gratuita até às 21h, após esse horário, R$ 10.
  • Horário de funcionamento: segunda e terça, das 19h às 4h; quarta e quinta, das 17h à 1h; sexta, das 19h à 4h; sábado, das 13h às 4h; domingo, das 18h às 3h.

4. Sentinela Rock Bar

O Sentinela é o point da galera que curte rock, com apresentações de bandas todas as quartas e domingos. Para saborear, o carro chefe da casa é o lanche de pernil com vinagrete servido no pão fresquinho às quintas. Nos outros dias, você fica com as demais opções do cardápio, que conta com caldos, casquinha de siri, porções quentes e frias, diversos rótulos de cerveja e drinks.

  • Endereço: R. Padre Viegas de Menezes, 145.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h à 1h.

5. Lizimbar

O Lizimbar é um barzinho bem eclético para encerrar o dia com cerveja gelada, porções e muita música. A partir da quinta à noite já acontecem apresentações de cantores e bandas que agradam a todos os gostos: reggae, MPB, samba, sertanejo e pop rock. O espaço é pequeno, o que não desanima grupos de amigos que se encontram ali para beber, curtir um som e dar risada.

  • Endereço: Av São Teodoro, 390.
  • Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 17h45 à 0h; sexta, das 17h45 às 2h; sábado, das 16h30 às 2h; domingo, das 15h30 à 0h; fechado às segundas.

Reúna os amigos e saia para curtir a noite de Itaquera!

15 fotos de Itaquera para se orgulhar do bairro

Itaquera é um distrito da periferia de São Paulo, mas nem por isso deve ser menosprezado e essas imagens mostram o porquê.

1. Próxima estação: Corinthians – Itaquera

2. É pelos trilhos que milhares de pessoas vão e voltam ao bairro todos os dias

3. E olhando assim de cima, trilhos são o que não faltam…

4. É assim que o dia começa para boa parte de quem vive no bairro…

5. E é assim que chega a hora do desembarque

6. A vista talvez seja diferente do que você está acostumado

7. Mas o povo de Itaquera tem do que se orgulhar

8. O Parque do Carmo é um ponto de paz em meio a agitação

9. E ele fica ainda mais lindo quando as cerejeiras florescem

10. Até parece uma pintura!

11. O sossego é tanto que até o tucano resolveu parar para descansar

12. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo dá ares de interior ao distrito

13. Quando passar pela Radial Leste repare nas cores e nas artes

14. É uma verdadeira obra de arte pintada pelas mãos de muitos artistas

15. Mas orgulho mesmo dá viver lado a lado do monumento que levou o nome do bairro para o mundo!

Mesmo não sendo considerada uma importante região para o turismo, agora você já sabe que dá para se divertir em Itaquera!

PARA VOCÊ