10 itens importantes para se avaliar em um hotel antes de reservá-lo

Escrito por Bruno Mendes

Conforto, segurança, bom atendimento, proximidade de pontos turísticos. Diferentes itens são imprescindíveis na hora de decidir se vale a pena, ou não, fazer a reserva do hotel, pois nada pior do que passar perrengue com certos imprevistos, não acha? Confira aspectos muito importantes que devem ser identificados na hospedagem.

1. Qualidade do atendimento

iStock

Busque informações junto a amigos ou em sites de viagens sobre o atendimento no hotel que você deseja ficar. Os funcionários são educados e estão sempre dispostos a ajudar? O serviço de quarto é bom? Em qualquer situação da vida é de suma importância ser bem tratado, em viagens não é diferente.

2. Relação custo-benefício

iStock

É claro que nem sempre é viável arcar com as despesas de hotéis mais pomposos e estruturados, nesse caso nada melhor do que procurar opções mais em conta e de qualidade, afinal não adianta nada pagar barato e sair no prejuízo. Dica: além do preço, no momento da busca pelo hotel, confira com atenção as fotos dos quartos e as avaliações dos usuários.

3. Localização

iStock

Você encontrou um hotel com ótimo preço e boas instalações, mas ele fica perto de alguns pontos turísticos e de bares, restaurantes, supermercados? Pense bem: você está em uma cidade diferente, então é prudente evitar longos deslocamentos por motivos econômicos e até mesmo de segurança. Privilegie hotéis que estejam localizados na parte central das cidades.

Esse item é ainda mais importante para os viajantes que não estiverem de carro. Deixar de gastar no táxi e no Uber para aproveitar em lugares interessantes do destino turístico vai valer a pena. Pode acreditar!

4. Wi-Fi livre e de boa qualidade

iStock

Ainda que os melhores momentos da viagem muito provavelmente não sejam dentro do hotel, é preciso estar conectado para postar fotos, conversar com amigos e familiares e pesquisar por certos endereços.

5. Limpeza

iStock

Os quartos, banheiros, corredores,  o hall próximo à recepção e todas as áreas estão sempre limpos? A limpeza é um item que definitivamente não pode ser negligenciado. Nada pior do que dormir em um quarto com cheiro de mofo e poeiras espalhadas pelos cantos dos cômodos. Nessas pesquisas (e em todos os outros itens da nossa lista, o TripAdvisor será sempre seu melhor amigo: pesquise sobre o hotel sem pensar duas vezes!

6. Café da manhã diversificado

iStock

A maioria dos hotéis já incluem o café da manhã no valor da diária, o que é muito bom. Melhor ainda é acordar cedinho, descer para o café da manhã e encontrar diversificadas opções de sucos, bolos, cremes e pães. Se seu hotel não inclui o café na diária, verifique o preço que o estabelecimento cobra. Se for muito alto (principalmente se você estiver hospedado fora do Brasil), opte por comprar itens no mercado e fazer um lanchinho no hotel mesmo, ok?

7. Infraestrutura

iStock

Os quartos têm móveis conservados e há bom aspecto na pintura das paredes? É determinante também que o quarto tenha tamanho adequado e as camas sejam confortáveis, pois é imprescindível garantir descanso e boas noites de sono em todos os dias do passeio.

8. Serviços 24 horas

iStock

É desgastante não encontrar funcionários dispostos a ajudá-lo durante qualquer horário da hospedagem. O hotel com serviços 24 horas previne uma série de transtornos ao hóspede e assegura comodidade durante a estadia.

9. Frigobar

iStock

O frigobar é aquele item indispensável para o hóspede que deseja manter algumas latas e garrafas de bebidas geladas no quarto e não quer descer para comprar algo no supermercado próximo. Acredite, existem hotéis em Nova York, por exemplo, que não possuem frigobar no quarto!

10. Comodidade

iStock

Além da limpeza, infraestrutura geral e bom atendimento, ganha muitos pontos o hotel que disponibiliza piscina, spa, salas com computadores, academia, estacionamento grátis e tantos outros itens que podem ser essenciais para distintos grupos de hóspedes.

Obviamente, todos esses itens podem ter pesos distintos no momento da sua escolha dependendo do tipo de viagem que você está fazendo. E aí, pronto para escolher o hotel perfeito para seus dias de folga?

 
   

PARA VOCÊ