7 atrações para conhecer Ituberá, um paraíso do sul da Bahia

Ituberá é o destino turístico perfeito para quem quer curtir férias tranquilas em meio a natureza e gosta de praticar esportes. A cidade oferece diversas atrações que agradam vários tipos de público. Confira algumas informações importantes e veja a seleção de atividades que você vai encontrar nesse paraíso baiano.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Ituberá

Ituberá fica localizada no sul da Bahia, a 142 km de Ilhéus. Vizinha aos municípios de Nilo Peçanha e Piraí. A cidade possui diversos atrativos turísticos, como cachoeiras e praias maravilhosas.

Como chegar

Se você optar por ônibus, a viagem dura cerca de 3 horas partindo da rodoviária de Ilhéus até Ituberá. O preço da passagem não costuma ser salgado, mas é importante comprar de forma antecipada para evitar imprevistos. Já para quem vai de carro, o percurso dura aproximadamente 2 horas e meia, seguindo pela rodovia BA-001.

Agora que você já viu como chegar em Ituberá, é hora de pensar nas atrações que você pode visitar nesse destino. Aproveite esse momento para começar a preparar o seu roteiro de viagem.

O que fazer em Ituberá

Ainda não sabe o que fazer para curtir a cidade de Ituberá? Confira, a seguir, algumas atrações locais e aproveite:

1. Cachoeira da Pancada Grande

A Cachoeira da Pancada Grande é uma das maiores atrações turísticas de Ituberá. Possui uma queda d´água de aproximadamente 50 metros e é ótima para a prática de esportes, como o rapel. Além disso, a cachoeira tem piscinas naturais maravilhosas, perfeitas para quem quer apenas tomar banho e relaxar com a família.

2. Praia Pratigi

A Praia Pratigi fica localizada na região da Costa do Dendê, a 26 Km do centro de Ituberá. Com 15 km de extensão de areia e com um mar calmo de ondas fracas, Pratigi é a praia perfeita para tomar um banho e descansar. A região é bastante conhecida pela sua beleza e por possuir diversos rios, cachoeiras e praias.

Publicidade

3. Santuário de Santo André

O Santuário de Santo André é uma das atrações mais visitadas pelos turistas. A igreja antiga, de estilo rústico, fica localizada no alto da Vila de Santo André e atrai muitos visitantes encantados com o estilo único da construção histórica. No local também há um mirante, na qual é possível ter uma vista panorâmica de diversos pontos da cidade.

4. Praia Barra do Serinhaém

Essa praia fica localizada na Barra do Serinhaém, uma vila de pescadores do município de Ituberá. O mar é calmo e praticamente sem ondas, ideal para quem viaja com crianças. É uma praia ainda pouco explorada pelos turistas, e isso faz com que ela seja quase deserta. Local muito bom para quem quer descansar em um lugar maravilhoso e reservado.

5. Cachoeira Castro Alves

Localizada próximo ao centro de Ituberá, a Cachoeira Castro Alves proporciona uma paisagem incrível para os seus visitantes. É um dos principais cartões postais da cidade e um ponto perfeito para fazer fotos maravilhosas. O local é de fácil acesso e não costuma ficar lotado. Vale a pena conferir de perto esta atração!

6. Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Construída na primeira metade do século XIX, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição é a segunda mais antiga da cidade. Fica localizada no centro de Ituberá e é um dos pontos turísticos mais visitados da região. A construção histórica chama a atenção e encanta a todos pelo seu estilo barroco. A igreja já foi reformada algumas vezes, porém ainda preserva quase totalmente a sua arquitetura original.

7. Fazenda Reunidas Vale do Juliana

Fazenda modelo com mais de 4 mil hectares, a Fazenda Reunidas Vale do Juliana ainda conserva pelo menos um terço de sua mata nativa. O restante da área é utilizada para a pecuária, cultivo de cacau, plantações de seringueiras, pupunha e frutas. Para visitar a fazenda é preciso entrar em contato com os administradores e fazer uma reserva pelo telefone.

Com tantas opções para conhecer, seu roteiro de viagem vai ser cheio de descobertas. Para o seu planejamento ficar ainda mais completo, que tal aproveitar algumas dicas para que você possa curtir mais ainda essa viagem?

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor a sua viagem à Ituberá

A seguir, confira algumas dicas que podem te ajudar na hora de organizar seu roteiro:

  • Comece o dia cedo: sair do hotel cedo é uma ótima estratégia para aproveitar cada segundo da sua viagem. Então não perca tempo acordando tarde ou se atrasando para conferir as atrações da cidade. Cada minuto conta bastante.
  • Escolha o melhor hotel para se hospedar: ao escolher um lugar para se hospedar, considere aspectos como serviços, preços e as comodidades que serão oferecidas. Descansar bem após um dia cheio de atividades é essencial.
  • Considere conhecer as cidades vizinhas: a Bahia tem cidades lindas e com atrações turísticas maravilhosas. Você pode aproveitar uma única viagem para conhecer diversas cidades de uma só vez.
  • Alugar um carro é uma boa ideia: percorrer a cidade de carro é uma boa forma de conhecer as principais atrações turísticas em um tempo menor. Além disso, é bem mais prático dirigir o seu próprio carro a ter que esperar por transportes alternativos.
  • Cuidado com o clima: o clima em Ituberá é bem quente durante a maior parte do ano. Proteja-se do sol e não esqueça de tomar bastante líquido para manter o seu corpo hidratado.

Tomando alguns cuidados básicos, seu roteiro vai ficar um pouco mais completo e a sua viagem vai deixar ótimas experiências!

Onde se hospedar

Ituberá tem acomodações para vários tipos de público. Confira, a seguir, algumas opções de hospedagem que você vai encontrar para curtir a cidade:

Publicidade

  • Pousada Rio Nilo – $: pousada com quartos simples, localizada a 17 km de Ituberá. O atendimento é considerado ótimo pela maioria dos hóspedes e o custo-benefício excelente. Se você procura uma opção de hospedagem que ofereça conforto e hospitalidade por um preço justo, este lugar é uma boa sugestão.
  • Pousada Pratigi – $$: localizada a 1 km da Praia Pratigi, essa pousada é perfeita para quem quer ficar em contato com a natureza. As acomodações são chalés amplos, cercados de muita área verde, e o custo-benefício é considerado ótimo.
  • Paraíso das Águas Hotel Bahia – $$$: essa é uma boa opção para quem busca um hotel com mais conforto e com opções de atividades. O hotel oferece aos hóspedes a opção de fazer trilhas, conferir as cachoeiras privativas e a piscina natural.

E aí já decidiu qual é a melhor hospedagem para você? Antes de fazer isso confira algumas fotos da cidade de Ituberá e veja algumas das paisagens maravilhosas que você vai encontrar por lá.

13 fotos encantadoras de Ituberá para começar a explorar agora mesmo esse destino incrível

iItuberá é uma cidade cativante, principalmente pela sua beleza natural. Veja algumas fotos que mostram apenas um pouco de toda essa beleza.

1. Ituberá é uma cidade maravilhosa

2. Com cachoeiras lindas para tomar aquele banho

3. E com um clima perfeito para relaxar

4. As paisagens da cidade são realmente incríveis

5. E a natureza é simplesmente impressionante

6. Não deixe de apreciar cada detalhe desse destino

7. E aproveitar cada segundo da sua viagem

8. No fim da tarde, a cidade fica ainda mais linda

9. Ituberá é um destino excelente para quem quer sair da rotina

10. Relaxar em um lugar tranquilo

11. E desfrutar de praias quase desertas

12. Aproveite a noite para relaxar e curtir a paisagem

13. Ituberá é, sem dúvidas, um destino maravilhoso para a sua viagem

Curtiu esse destino? A Bahia é um estado que chama bastante atenção, principalmente pela sua natureza. Mas antes de seguir para Ituberá, veja também o que você pode fazer na Costa do Dendê, uma região com praias maravilhosas que podem fazer parte do seu roteiro de viagem.