Conheça o Beco do Batman, a galeria a céu aberto de São Paulo

Escrito por Carla Brasiliense

Escondido entre as vielas da Vila Madalena, o Beco do Batman é referência da arte de rua em São Paulo. Existente há mais de 30 anos, o beco agora é fechado para a passagem de carros, deixando mais fácil e segura a circulação dos pedestres que querem garantir alguns registros fotográficos entre as paredes grafitadas no espaço.

Você deve se perguntar o porquê do nome Beco do Batman, certo? Diz a lenda que em meados dos anos 1980, em uma manhã qualquer, um desenho do personagem da DC Comics apareceu pintado em uma das paredes, e os moradores das redondezas passaram a usar o nome para se referir ao local. Após receber algumas artes do grupo Tupinãodá, a fama cresceu ainda mais e despertou a curiosidade dos paulistanos e turistas.

Onde fica o Beco do Batman?

O Beco do Batman está muito bem localizado na Vila Madalena, um bairro boêmio na zona oeste de São Paulo, mais precisamente na Rua Gonçalo Afonso. Aproveite para conhecer também os bares, restaurantes, lojinhas e outros atrativos dos arredores quando for visitá-lo (você conhecerá algumas ótimas opções ainda neste post).

Como chegar até o Beco do Batman?

Carla Brasiliense

Para chegar à travessia mais famosa da cidade de São Paulo é fácil: basta colocar em seu GPS apenas a informação “Beco do Batman” que a localização exata aparecerá. Se preferir ir de metrô, o melhor jeito é descer na estação Sumaré, na Linha Verde. De lá são cerca de 15 minutos caminhando, tempo suficiente para você admirar a arte de rua que está por todo o bairro.

Os grafites do Beco do Batman

Carla Brasiliense

O Beco é uma galeria a céu aberto, e os artistas possuem um código de honra entre eles: um grafiteiro só pode cobrir a arte do outro colega mediante sua autorização — mesmo não tendo uma curadoria oficial, os profissionais se entendem perfeitamente entre si.

Alguns dos desenhos são feitos em parceria com outros grafiteiros, e uma mesma parede pode ter sido assinada por diversos artistas. Esse muro da foto acima, por exemplo, é um dos mais altos e extensos, e a obra coletiva foi executada por 6 artistas diferentes: Highgraff, Ninguém Dorme, Milo Tchais, Hebert Baglione, Boleta, Fefe Talavera.

Melhores dias e horários para visitar o Beco do Batman

Carla Brasiliense

O movimento de turistas e paulistanos no Beco do Batman vem aumentando a cada dia, mesmo durante a semana. Porém aos sábados, domingos e feriados o agito fica maior ainda, e você chega a encontrar filas para conseguir fotografar em frente de alguma parede. Quanto mais cedo você chegar ao local, melhor.

Eventos que acontecem no Beco do Batman

Carla Brasiliense

Nem só de fotos de muros vive o Beco. A região também serve de palco para grandes e variados eventos, que costumam ser organizados sem muita antecedência — o que dá ainda mais charme ao espaço. Vale ficar de olho na internet para conferir a programação! Veja o que costuma rolar por lá:

  • Bloquinho de Carnaval: As ruas da Vila Madalena são tomadas pelos inúmeros bloquinhos durante o carnaval, e claro que o Beco do Batman não ficaria de fora. Confira o calendário da folia de São Paulo durante este feriado para saber quais atrações passarão por lá.
  • Festival de Cerveja Artesanal: Deguste as mais deliciosas cervejas artesanais na companhia de uma deliciosa gastronomia e música ao vivo. Este tipo de evento costuma rolar aos finais de semana, e ainda comercializam garrafas da iguaria, kits e acessórios produzidos pelos próprios artesãos.
  • Festivais de música: Durante todo o ano, centenas de festivais de música acontecem no Beco do Batman, seja organizado pelo Governo do Estado ou pelos próprios músicos envolvidos no evento. Shows de jazz, DJs e trios elétricos já passaram por lá, tudo de graça! Imagina que atmosfera incrível que é curtir uma boa música em meio a arte de rua?
  • Monday Night Club: Você sabia que existe um clube secreto no Beco do Batman que reúne todas as segundas-feiras alguns amantes de hambúrguer? O evento é super restrito, e somente assinantes podem participar (os planos variam entre R$65 à R$100). Claro que o endereço exato só é divulgado entre eles!

Atrações para você curtir nas proximidades do Beco do Batman

Aproveite a ida até o Beco do Batman para curtir outras atrações da região. Confira as opções:

  • Feira Benedito Calixto: Na feirinha é possível achar relíquias, peças de colecionador, vinis, antiguidades, artigos de decoração, entre outras lindezas. Há também barracas de comidinhas regionais, para você garantir uma ótima refeição enquanto você compra e passeia. Um verdadeiro clássico do bairro!
  • Escadaria do Patápio: A escadaria foi decorada pelo artista plástico Élcio Torres em 2015, com seus azulejos brancos personalizados — são 94 degraus de pura arte e poesia. Não deixe de reparar nas plantas dispostas nas laterais: em vez de vasos, canos sapatos e outros objetos curiosos acomodam as espécies, deixando o local com uma singularidade incrível.
  • Armazém da Cidade: O espaço perfeito que junta gastronomia e música boa. Todo domingo acontece o “Jazz na Rua”, com música ao vivo e uma variedades de barracas gastronômicas.
  • Igreja do Calvário: Se for passear pela feira da Benedito Calixto, aproveite para subir até a Igreja do Calvário e conferir os enormes e altos muros grafitados que colorem a cidade, como a arte de “Viver, Reviver e Ousar”, feita por Eduardo Kobra em 2012.
  • Galeria Choque Cultural: Dedicada a arte urbana brasileira, a galeria conta com grafites e designs de pranchas de skate, atraindo os turistas por sua ousadia e modernidade. Fundada em 2004, o local recebe bastante artistas jovens e consagrados do mundo todo.
  • Número 150: Com certeza você já viu pelas redes sociais a famosa foto de um muro com o desenho de asas coloridas e auréola de anjo. A arte está na Rua Harmonia, número 150, e recebe todos os dias inúmeras pessoas que desejam garantir uma foto em frente a arte. Esteja disposto a enfrentar uma filinha, pois o local é bem movimentado.

10 fotos apaixonantes do Beco do Batman para você se encantar

Confira os cenários mais encantadores da capital paulista:

1. O Beco do Batman é o cenário ideal para ensaios fotográficos

Carla Brasiliense

2. E pedalar entre os grafites será sensacional

Carla Brasiliense

3. Aproveite para encontrar os amigos por lá

Carla Brasiliense

4. E levar o seu pet para passear

Carla Brasiliense

5. As fotos com a turma ficarão bem divertidas

Carla Brasiliense

6. Aproveite o carnaval para usar a sua melhor fantasia enquanto desfila pelo Beco

7. Garanta fotos legais com o seu melhor amigo

8. E também do seu baby

Carla Brasiliense

9. A clássica imagem na frente do pavão

Carla Brasiliense

10. Difícil não se animar diante de tantas cores

Já programou a sua ida ao Beco do Batman? Carregue a câmera e garanta fotos lindas para compartilhar com seus amigos.

PARA VOCÊ