8 atividades para fazer na sua viagem a Monte Alegre do Sul, a capital da cachaça

Visitar Monte Alegre do Sul é, sem dúvidas, uma das melhores coisas que você pode fazer em São Paulo. A cidade é tranquila, com influência italiana e com muita natureza para desbravar. Confira, a seguir, uma lista de atividades que você pode incrementar no seu roteiro de viagem.

Publicidade

Onde fica Monte Alegre do Sul

Monte Alegre do Sul é uma pequena cidade que fica localizada a 130 km da capital de São Paulo, entre as cidades de Serra Negra e Amparo. É conhecida como a capital da cachaça e também como a cidade do morango, por ser uma das maiores produtoras da fruta no país.

Como chegar

Para quem vem de São Paulo, a melhor maneira de chegar a Monte Alegre do Sul é alugando um carro. Você deve seguir pela Rodovia Fernão Dias, até Bragança Paulista e em seguida passar por Pinhalzinho até chegar ao destino. Você também pode optar pegar um ônibus que sai do Terminal Rodoviário do Tietê e vai até o destino.

Chegar na cidade é bem fácil. Depois disso é só aproveitar as principais atrações que esse destino oferece.

O que fazer em Monte Alegre do Sul

Monte Alegre do Sul é uma cidade muito charmosa, construída em um belíssimo vale montanhoso. Confira algumas das principais atrações que você pode encontrar no local e deixe seu roteiro de viagem ainda mais completo:

1. Balneário Municipal de Monte Alegre do Sul

O Balneário Municipal é um dos principais pontos turísticos da cidade. O local oferece banhos de imersão e massagens para os visitantes, sendo uma atividade perfeita para relaxar e sair da rotina. Os valores para banho são a partir de R$15, dependendo do tipo de serviço contratado.

2. Mirante do Cristo Redentor

O Cristo Redentor fica a 872 metros de altura e garante uma vista panorâmica da cidade. Foi instalado em 1942 e é um importante ponto de visitação para a cidade de Monte Alegre do Sul. Você pode chegar até o local a pé, de bicicleta ou caminhando em uma subida íngreme de aproximadamente 600 metros.

Publicidade

3. Arvorismo

É uma prática esportiva ainda recente, que tem como objetivo a travessia de um percurso entre plataformas colocadas no alto das árvores. Pode ser um pouco difícil para quem tem medo de altura, mas mesmo assim vale a pena tentar. Há várias empresas que oferecem essa e outras atividades com muita segurança e adrenalina para os aventureiros.

4. Praticar Rafting

Rafting é uma atividade em equipe que consiste, basicamente, em descer as corredeiras de um rio utilizando botes infláveis. Qualquer pessoa pode passar por essa experiência após receber instruções básicas e equipamentos de segurança. Assim como na atividade anterior, o ideal é buscar por empresas que oferecem essa e várias outras aventuras de imersão na natureza com segurança.

5. Projeto Memória Monte Alegre do Sul

Criado para preservar o patrimônio cultural do município, o Projeto Memória reúne um Museu com fragmentos de peças utilizadas nas construções do século 19 e 20. Além disso, reúne também um acervo com fotografias antigas e documentos importantes da cidade. Para quem curte história, esse é um passeio realmente imperdível.

6. Adega Peterlini

Com mais de 140 anos de história, a Adega Peterlini produz e comercializa vários tipos de bebida na região. Oferece opções de vinhos, cachaças, uísques, cervejas e muito mais. E o melhor de tudo é que todos os produtos são artesanais e feitos com muito carinho. Você não pode deixar de conferir.

7. Fonte da Índia Obirici

É uma fonte de água mineral muito frequentada por quem visita a cidade. Um lugar agradável que é palco de uma história bem marcante. Segundo a lenda local, a fonte surgiu das lágrimas da índia Obirici, quando ela suplicou aos céus que mantivessem viva a lembrança do sofrimento dela pela perda de seu amado.

8. Atelier da Fonte

Um atelier que oferece lindas peças exclusivas feitas em cerâmica e aromatizantes. É uma ótima opção para quem quer presentear alguém ou simplesmente levar uma peça como lembrança da viagem a Monte Alegre do Sul.

Com tantas atrações legais para conhecer você vai amar a sua viagem para Monte Alegre do Sul. O lugar costuma encantar a todas as pessoas que passam por lá.

Dicas e informações importantes para você aproveitar melhor a viagem

Planejamento é fundamental para ter uma boa viagem e aproveitar ao máximo. Veja a seguir algumas dicas que irão ajudar você nesse processo:

  • Defina a melhor época do ano para viajar: definir a melhor época do ano para viajar não é simplesmente sair de férias na alta temporada. Você deve escolher o melhor momento de acordo com as suas preferências e estilo pessoal.
  • Escolha o seu hotel com calma: não há nada melhor do que chegar em um novo destino e já ir para o hotel e se preparar para desbravar o lugar. Mas é essencial escolher e reservar o hotel certo, de acordo com aquilo que é importante para você.
  • Revise sempre o seu roteiro: não faça um roteiro de viagem engessado, algumas vezes, fazer mudanças na programação pode ser algo maravilhoso. Tente manter a mente aberta para viver por completo cada nova experiência.
  • Festa do Morango: acontece anualmente no mês de julho, com o objetivo de incentivar a produção da fruta. Monte Belo do Sul é uma das maiores produtoras de morangos do país e você pode aproveitar a festa para provar diversas receitas desenvolvidas a partir do morango.

Conhecer um novo destino é algo que pode e deve ser bem planejado, mas também devemos permitir algumas mudanças de planos. O mais importante é sempre curtir ao máximo a viagem.

Publicidade

Onde se hospedar

A cidade de Monte Alegre do Sul possui ótimos hotéis para todos os públicos. Antes de escolher o seu, confira abaixo algumas opções de hospedagem.

  • Riacho Verde Hotel – $: com opções de acomodação em chalés simples ou apartamentos de alvenaria, este hotel possui um ótimo custo benefício e entrega uma experiência maravilhosa ao hóspede. Fica localizado próximo ao portal da cidade e oferece diversas opções de lazer.
  • Pousada da Cachoeira – $$: pousada de luxo a 3km de Monte Alegre do Sul, com acomodações amplamente confortáveis e com cachoeira privativa. É perfeita para quem quer relaxar com a família em meio a natureza.
  • Pousada Cafezal em Flor – $$$: pousada de luxo com acomodações confortáveis e uma ótima vista da montanha. A decoração rústica proporciona um contato ainda maior com a natureza e a localização permite que você tenha fácil acesso aos principais pontos da cidade.

Depois de escolher a hospedagem, que tal conhecer os restaurantes da cidade?

Bares e restaurantes em Monte Alegre do Sul

Provar a comida local é sempre uma boa ideia. Veja a seguir os principais lugares para comer em Monte Alegre do Sul e aproveite o melhor da culinária local:

  • Bar da Fonte – $$: restaurante à la carte com ambiente familiar e diversas opções de pratos, bebidas e drinks. A caipirinha de morango e o abadejo se destacam no cardápio do estabelecimento.
  • Aldeia do Chopp – $$: é um restaurante com preço justo e uma ótima opção para curtir no fim de semana. O local serve pratos quentes e se destaca pelo salmão ao molho de maracujá e pelo bacalhau à portuguesa.
  • Alambique Tarcísio Ferreira – $$$: possui um excelente menu e diversas opções de bebidas. É uma ótima opção para quem quer experimentar as cachaças da capital em um ambiente rústico e aconchegante.

Agora é só escolher a melhor opção para você e ir e provar as delícias de Monte Alegre do Sul.

Publicidade

10 fotos encantadoras de Monte Alegre do Sul para te inspirar desde agora

As paisagens dessa cidade são realmente de tirar o fôlego. Confira a seguir algumas delas e, quando vier visitar, prepare a sua câmera para captar cada pedacinho da beleza local.

1. Bem vindo à Monte Alegre do Sul

2. Aqui a natureza se faz presente em cada detalhe

3. É um lugar para relaxar e se desconectar

4. E curtir cada instante com calma e tranquilidade

5. Não há maneira de não se encantar com cada paisagem

6. Monte Alegre do Sul é mesmo um espetáculo da natureza

7. Aproveite para conhecer cada canto da cidade

8. Para contemplar cada momento

9. E para provar o que há de melhor na “capital da cachaça”

10. O que você está esperando para visitar este paraíso?

Ficou com vontade de conhecer esse destino né? Mas antes de ir confira também o que você pode fazer em Serra Negra, cidade vizinha a Monte Alegre do Sul. Com certeza você vai gostar de dar uma passada por lá.