10 dicas para curtir intensamente o Morro do Canal, em Piraquara (PR)

Se você busca por aventuras, o Morro do Canal é um dos destinos que provavelmente irá atrair sua atenção. A montanha de quase 1400 m de altura é visitada por diversos viajantes, sempre em busca de um bom desafio repleto de recompensas. Ficou interessado? Confira mais a respeito deste local a seguir:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica o Morro do Canal

O Morro do Canal encontra-se situado no município de Piraquara, parte da região metropolitana de Curitiba (conhecida também como “Grande Curitiba”), em uma propriedade privada chamada Sítio do Seu Zezinho. O percurso do centro da capital paranaense até o Morro tem cerca de 37 km de distância.

Como chegar

Partindo de Curitiba, você tem a opção de viajar via carro próprio. Para tanto, basta que você siga pela estrada BR-277. Este trajeto é o mais rápido e, optando por ele, você não levará mais que 55 min de viagem até desembarcar na Chácara do seu Zezinho. Outra forma de transporte bastante utilizada na a região é a bicicleta. As estradas, apesar de rurais, são boas para pedalar. Essa viagem pode ser realizada por conta própria ou mediante uma agência de cicloturismo, um serviço bem comum na área.

Agora que você tem noção de como chegar e qual a distância a ser percorrida, é possível iniciar seus preparos para a viagem!

Informações importantes para aproveitar o Morro do Canal

Apesar de convidativo e apaixonante, o Morro do Canal é uma trilha localizada em uma região afastada da grande metrópole. Dessa forma, dicas e informações são bastante úteis, não é mesmo?

  • Distância e tempo: o tempo de duração da subida pela trilha pode variar conforme o perfil das pessoas que se aventuram. Nesse caso, você pode levar entre 40 a 55 minutos para atingir o ponto mais alto da montanha.
  • Dificuldade: ainda que se trate de uma região histórica, reconhecida pelas suas dimensões grandiosas, a trilha do Morro do Canal é considerada de fácil dificuldade. Até mesmo jovens com 12/13 anos conseguiram subir o morro sem maiores dificuldades, visto que o caminho é bem limpo e sinalizado.
  • Fotografias: com uma vista de dar inveja, o Morro do Canal é um palco perfeito para você registrar as belezas naturais. O clima serrano, aliado ao verde que preenche o local, cria uma paisagem espetacular para suas fotografias.
  • Protetor solar: como você levará alguns minutos de caminhada, seguidos de muitas horas de descanso sob o sol, é importante ter sempre o protetor solar em mãos. Além disso, caso você opte por chegar até o morro via bicicleta ou caminhada, o protetor se torna ainda mais recomendado.
  • Repelente: como já é de se esperar, o clima serrano com matas altas se tornar o “habitat” de diversas espécies de insetos. Pensando nisso, é recomendável utilizar um repelente de confiança para evitar maiores problemas durante sua estadia na região. Essa dica vale ainda mais para quem é alérgico a insetos.
  • Amizades: Uma das maneiras mais divertidas de se aproveitar a viagem até o Morro do Canal é estar disposto a interagir e conversar com os outros viajantes. O ambiente atrai muitas famílias e amigos de todo o país, de modo que o clima é conhecido pelo companheirismo e o bate-papo entre os viajantes.
  • Vestuário: é recomendado trajar roupas mais fechadas, pois durante a subida da montanha você irá entrar em contato com uma vegetação diferente, que pode conter espinhos ou causar alergias. Dê preferência a sapatos fechados, pois as elevações podem se tornar úmidas conforme o clima.
  • Acampamento: se você gosta de acampar ou deseja ter essa experiência pela primeira vez, o Morro do Canal é um ótimo lugar para começar. Não existem serviços dessa prática no local, mas ela é muito comum entre os visitantes. Vale a pena chegar cedinho e armar sua barraca para se divertir durante toda a tarde.
  • Alimentação: pensando em evitar as eventuais dificuldades de subir e descer o morro para conseguir comprar comida, você pode preparar seus próprios lanches e levá-los consigo em uma mochila ou outro compartimento. Essa opção te deixará um pouco mais livre para aproveitar o passeio caso ocorra imprevistos. Se preferir comer algo no local, você tem opções próximas à chácara do Zezinho. No local, são servidos pastéis e porções. Para beber, você encontrará refrigerantes e cerveja. Uma boa dica é comprar sua comida antes de subir, assim você não precisará descer somente para isso.

Anotou todas as dicas? Ótimo! Elas irão te ajudar muito durante sua estadia, proporcionando um passeio ainda melhor.

10 fotos encantadoras do Morro do Canal para motivar sua viagem

De proporções incríveis e vegetação natural, o Morro do Canal apresenta muitas belezas. Confira as fotos a seguir e deixe-se encantar pelos atrativos encontrados ao longo do trajeto!

Publicidade

1. Repleto de paisagens maravilhosas

2. O Morro do Canal é um lugar eletrizante

3. Onde a aventura e o descanso caminham lado a lado

4. Nesse paraíso natural cheio de vida

5. Se deixe levar pelo frescor do clima

6. O azul limpo do céu

7. E a imensa área verde

8. Que formam um cenário inesquecível

9. E paradisíaco

10. Criando uma conexão genuína entre você e a natureza!

As imagens são mesmo impactantes, não achou? Aposto que você ficou ainda mais com vontade de colocar o pé na estrada para conhecer essas maravilhas de pertinho!

Um pouquinho sobre o Morro do Canal para aprofundar nesse recanto

Imagens pode capturar a beleza de forma estática, mas vídeos são ainda mais interessantes e instrutivos. A seguir, veja alguns vídeos que ilustram melhor a experiência!

A trilha e seus mistérios

Nesse vídeo, o casal “trilheiro” filma a experiência de viajar até o Morro do Canal. O foco central das filmagens e das informações disponibilizadas é a trilha. Durante o vídeo, pode-se ver muito do percurso e do ambiente que compõe a estrada. Imperdível!

Se aprofundando sobre a trilha

Ainda voltado para a trilha, neste vlog o viajante traz muitas informações a respeito da posição geográfica da montanha, sua localização e a trilha. Dentre os comentários mais elucidativos, está o foco na dificuldade do percurso. Tudo isso, é claro, cheio de boas imagens. Só vendo para entender!

Uma vista de encher os olhos

Capturado pela lente de um drone, o Morro do Canal é apresentado como um mapa aberto nesse vídeo. O ponto de vista privilegiado da câmera mostra a extensão gigantesca da região, sempre com belas imagens. De tirar o fôlego!

Sentindo a intensidade de perto

Publicidade

De forma didática, este vídeo aproxima o espectador da experiência de trilhar o percurso do Morro do Canal através da perspectiva de um “trilheiro” experiente. Durante o vídeo, você obterá dicas para a execução da trilha e poderá observar o percurso precisão. Não deixe de conferir!

Um pôr do sol surreal!

O vlog se concentra nos relatos de um casal que compartilha os desafios enfrentados ao longo da trilha no Morro do Canal. Nesse vídeo, além de obter informações relevantes para a sua viagem, você ficará ainda mais animado para visitar o Morro do Canal ao observar a captura em timelapse do pôr do sol, tudo através da vista privilegiada presente no trajeto. Incrível!

Após se encantar com as imagens e vídeos e aprender um pouquinho a respeito da região, é bem provável que você esteja com muita vontade de visitá-lo. Se você se interessou pelo Morro do Canal, talvez você irá gostar de saber mais a respeito da Trilha do Pico Paraná. Boa viagem!