12 destinos baratos e pouco conhecidos no PR que merecem sua visita

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Se você pretende visitar o estado e busca uma rota diferente de passeios, saiba que há destinos pouco conhecidos no Paraná que você vai amar conhecer. Seja no interior ou no litoral, por lá não faltam bons atrativos para quem ama natureza, boas histórias e muito aconchego. Confira abaixo quais recantos são obrigatórios para o seu roteiro:

Continua após o anúncio

1. Jaguariaíva – PR

Jaguariaíva dá início à lista dos destinos pouco conhecidos no Paraná por suas belezas naturais únicas. A cidade, que fica a 200 km de Curitiba, possui uma natureza de tirar o fôlego e cenários privilegiados. Aproveite suas cachoeiras, faça trilhas e curta bastante cada paisagem por lá. Se você gosta de aconchego, esse recanto se faz ainda mais perfeito, pois oferece ótimas opções de hospedagem.

Quando ir: existem dois períodos ideais para visitar Jaguariaíva: de março a maio, quando o clima é ameno e perfeito para passeios ao ar livre, e também entre o final de agosto e setembro, época em que as temperaturas são mais agradáveis e propícias para aproveitar as cachoeiras da cidade.

2. Faxinal – PR

Localizada no norte do Paraná, Faxinal é a pedida ideal para os aventureiros. A cidade é conhecida como a capital da aventura e se destaca ao combinar suas belezas naturais com bons passeios: possui mais de 70 cachoeiras reunidas em quedas e cenários fascinantes. Se você busca reunir os amigos em um fim de semana, esse destino certamente precisa estar em seu roteiro.

Quando ir: a época ideal para conhecer Faxinal é de dezembro a março, durante o verão. É nesse momento que as temperaturas estão mais elevadas e são ideais para curtir as atividades aquáticas da região.

3. Tibagi – PR

Se você ama praticar ecoturismo, então Tibagi precisa estar em seu roteiro. O município é repleto de belezas naturais e traz paisagens de tirar o fôlego. Cânions, rios e cachoeiras aguardam a sua visita em meio ao parque e trilhas ecológicas. Entre os atrativos obrigatórios, estão o Parque Estadual do Guartelá – que reúne lindas quedas d’águas – e o Salto Santa Rosa – que surpreende com suas piscinas naturais.

Quando ir: localizado na região dos Campos Gerais, onde o sol reina quase o ano inteiro, é possível visitar Tibagi de dezembro a setembro. Os únicos meses menos apropriados são outubro e novembro, já que é nesse período que as chuvas aparecem com mais frequência.

4. Parque Saint-Hilaire/Lange – PR

Com 25 mil hectares de natureza preservada, o Parque Nacional de Saint Hilaire/Lange proporciona passeios por ambientes únicos. Localizado no município de Matinhos, o local evidencia a beleza da Mata Atlântica nos seus mais diversos ângulos. Por lá, é possível fazer caminhadas, observar aves, aproveitar cachoeiras, e claro, ter muitos momentos de paz e tranquilidade. O parque está aberto de segunda a sexta das 8h às 17h.

Quando ir: a melhor época para visitar o parque é entre os meses de abril e setembro, já que é nesse período em que o clima é mais ameno, o que favorece os passeios ecológicos.

5. Prudentópolis – PR

Prudentópolis é uma boa opção para curtir o inverno no interior do Paraná. Localizada a 200 km da capital, a cidade oferece temperaturas bem agradáveis para aproveitar cada passeio. Por lá, não espere menos do que boas cachoeiras, um centro histórico rico em cultura e lindas igrejas. Devem estar em seu roteiro a igreja de São Josafat e a Matriz de São João Batista, que possuem uma rara beleza.

Continua após o anúncio

Quando ir: existem dois momentos ideais para conhecer Prudentópolis: durante o inverno, de maio a setembro, quando o clima ameno é perfeito para curtir os atrativos do centro da cidade; e durante o verão, período em que as altas temperaturas garantem os passeios em meio à natureza.

6. Parque do Japão – PR

O Parque do Japão traz a cultura japonesa em seus mínimos detalhes para Maringá, na região oeste do Paraná, e representa uma excelente opção para reunir a família. No local, é possível aproveitar áreas de lazer, participar de atividades artísticas e até mesmo praticar esportes radicais. Em meio a uma natureza exuberante, o parque representa um passeio gratuito e está aberto de terça a domingo, das 9h às 17h.

Quando ir: a melhor época para visitar o parque do Japão é de março a setembro, momento em que o clima é mais agradável na região e garante a maioria dos atrativos ao ar livre.

7. Palmas – PR

Considerada a cidade mais fria no Paraná, certamente Palmas não poderia ficar de fora dos destinos pouco conhecidos do estado. Localizada a 370 km da capital, ela representa um recanto ideal para os mais apaixonados e faz da sua baixa temperatura um charme à parte. Entre os seus principais atrativos estão suas belezas naturais, como grutas e cachoeiras, e o seu centro histórico marcante, com igrejas, santuários e museus.

Quando ir: como Palmas tem temperaturas ideais para aqueles que gostam de um friozinho, então o melhor período para conhecê-la é durante o inverno, entre os meses de maio e setembro.

8. Lapa – PR

Localizada na região dos Campos Gerais, a apenas 62 km de Curitiba, Lapa promete preencher a base dos destinos mais aconchegantes da sua viagem. A cidade não é muito grande, e com isso traz calmaria em seus principais atrativos. Entre os passeios que não podem faltar em seu roteiro, estão o Museu Histórico da Lapa, a Casa Lacerda e o Parque Estadual do Monge, que guarda paisagens lindas.

Quando ir: o período ideal para visitar essa charmosa cidade é entre os meses de novembro e abril, já que é nessa época que as temperaturas são mais agradáveis na cidade.

9. Sapopema – PR

Belas cachoeiras e cenários exuberantes fazem de Sapopema um destino perfeito para quem busca aventura em meio à natureza. A cidade, que está localizada a 300 km de Curitiba, tem belezas naturais únicas que garantem bons atrativos. Entre os passeios que não devem faltar em sua viagem, estão uma trilha ecológica até o Pico Agudo e um belo mergulho na charmosa cachoeira Salto das Orquídeas.

Quando ir: opte por conhecer esse paraíso na época seca, entre os meses de maio e outubro. Assim, você evita chuvas, aproveita melhor cada passeio e pode fazer trilhas ecológicas com o máximo de segurança.

10. Ponta Grossa – PR

Ponta Grossa é uma região presenteada pela natureza e não poderia ficar de fora da nossa lista. Localizada na região sudoeste do estado, a cidade oferece excelentes passeios que combinam história com belezas naturais. Enquanto no centro museus e igrejas respiram cultura, não muito longe, belas paisagens acenam para uma visita. Por lá, são destinos obrigatórios o Parque Estadual de Vila Velha e a bela cachoeira de São Jorge.

Quando ir: o período perfeito para visitar Ponta Grossa é do início de março ao final de outubro, uma vez que é nessa época que o clima é favorável para a maioria dos passeios.

11. Sengés – PR

Se a sua lista de desejos inclui uma rota onde a tranquilidade também é um atrativo, então Sengés certamente deve entrar em seu roteiro. Localizada a 270 km da capital, a cidade possui muitas cachoeiras, piscinas naturais, cânions e belíssimas paisagens. Entre os passeios indispensáveis desse destino estão a Cachoeira Véu de Noiva e o Canyon de Jaguaricatú, então não deixe de conhecê-los.

Quando ir: existem dois momentos ideais para conhecer Sengés: de março ao finalzinho de junho, período em que o clima seco é ideal para os passeios ao ar livre, ou de agosto a setembro, época em que a primavera traz temperaturas mais altas, perfeitas para curtir as cachoeiras.

12. Guaraqueçaba – PR

Guaraqueçaba fecha a lista dos destinos pouco conhecidos no Paraná sendo a opção mais paradisíaca. A cidade está localizada no litoral do estado e traz cenários naturais surpreendentes. Paz e muita tranquilidade estão presentes na orla que circunda o município, assim como em suas praias muito preservadas. Entre os passeios imagináveis nesse paraíso, um deles é obrigatório: não deixe de apreciar o belíssimo pôr do sol de lá.

Quando ir: para conhecer Guaraqueçaba, você pode aproveitar dois períodos: de março a maio, quando as chuvas são raras e a temperatura é mais agradável, e também durante todo o verão, já que a estação é perfeita para a praia.

Com essa reunião de belos atrativos, você certamente já tem destinos para conhecer durante o ano inteiro, não é? Para seu passeio ser ainda mais completo, não deixe de visitar também as charmosas praias do Paraná. Esse belo estado sulista possui muitas belezas litorâneas para você conhecer.