Cânion Guartelá: uma aventura em meio à natureza perto de Curitiba

Escrito por Gabriella Soares

O Cânion Guartelá é um dos melhores lugares para conhecer se você adora a natureza e quer fazer ecoturismo pelo Sul do Brasil. Considerado o sexto maior cânion do mundo, com mais de 30 km de extensão, esse local é um patrimônio natural e arqueológico, com paisagens surpreendentes. Além disso, reúne montanhas, rios, cachoeiras e outras belezas naturais. Veja mais a seguir:

Continua após o anúncio

Onde fica o Cânion Guartelá

Localizado próximo a Curitiba, o Cânion Guartelá fica em uma área preservada, dentro do Parque Estadual do Guartelá, entre os municípios de Castro e Tibagi. Assim, ele fica entre alguns dos principais pontos do estado do Paraná, com Curitiba a cerca de 200 km de distância e Ponta Grossa a aproximadamente 95 km.

Como chegar

Para quem vai ao Cânion Guartelá, o melhor trajeto é de carro, partindo de Curitiba. A viagem é relativamente rápida e segue por meio das rodovias BR-376, PR-151 e PR-340, que contam com trechos de pedágio. Para entrar no Parque Estadual do Guartelá, é só acessar a entrada do km 247 da PR—340.

Estrutura do local

Como essa é uma área de preservação e um patrimônio natural e arqueológico, é preciso ter em mente alguns detalhes sobre o Cânion Guartelá. Dessa forma, você garante que sua viagem seja tranquila e que você respeite e preserve esse belo local.

  • Horário de funcionamento: o Parque Estadual do Guartelá fica aberto das 9h às 18h de quarta a domingo, incluindo durante feriados.
  • Valor de entrada: para entrar no cânion, não é cobrada taxa de entrada. Porém, quem deseja ter a experiência completa, com todas as atrações, precisa contratar uma trilha guiada, e o valor vai depender do guia local contratado.
  • Estacionamento: do lado de fora do Parque, existe uma área gramada que serve como estacionamento gratuito.
  • Alimentação: para quem quiser comer antes de iniciar a trilha, existe uma lanchonete na entrada do Parque. É recomendável levar lanche e água, lembrando que existem fontes de água potável nas trilhas.
  • Dificuldade da trilha: existem duas trilhas possíveis no Parque – uma que você pode fazer sozinho e outra que vai mais fundo no Cânion Guartelá, até onde há pinturas rupestres, e que necessita de guia. As duas são consideradas trilhas fáceis, com caminho bem demarcado.
  • O que levar: não se esqueça de roupas e tênis confortáveis para caminhada, protetor solar, repelente e roupas de banho e toalha, para aproveitar as águas do local.

Fique atento a essas informações ao se preparar para a sua aventura. Assim, você se prepara para qualquer imprevisto e pode fazer suas trilhas com maior segurança!

O que fazer por lá

Existem diversas atrações no Cânion Guartelá e na região para quem gosta de aproveitar as belezas da natureza. Com uma ampla área e desníveis de até 450 metros, há promessa de muita aventura e emoção. Confira, abaixo, as principais atividades e locais para visitar e aproveitar:

1. Parque Estadual do Guartelá

A maior parte do Cânion Guartelá fica dentro da área protegida pelo Parque Estadual do Guartelá. O Parque, em si, é uma atração, com trilhas muito bem preservadas, ideais para realizar ecoturismo com segurança. Além disso, essa também é a garantia de ver algumas das mais belas paisagens da região.

2. Mirante do Cânion Guartelá

Uma das principais atrações do local é o Mirante do Cânion Guartelá, que está no trajeto das duas trilhas disponíveis no Parque. Esse mirante garante uma linda visão de boa parte do cânion, com amplo espaço para os visitantes e ótima oportunidade de uma foto da paisagem natural. Além disso, essa é uma estrutura segura, onde é possível descansar durante a trilha.

Continua após o anúncio

3. Cachoeira da Ponte de Pedra

A Cachoeira Ponte de Pedra é outra das atrações mais procuradas da região por sua beleza. Apesar de nem sempre ser possível tomar banho na piscina natural, a beleza dessa queda d’água atrai muitas pessoas. Além das transparentes e frescas águas da cachoeira, as formações rochosas também chamam a atenção.

4. Panelões do Sumidouro

Conhecidas como Panelões do Sumidouro, essas formações nas rochas do Cânion Guartelá são basicamente pequenas piscinas naturais, normalmente no formato de círculos. Muitas pessoas comparam os panelões com banheiras de hidromassagem naturais. É o lugar ideal para um banho de rio diferente durante a sua trilha, principalmente durante os dias de verão paranaense, com o sol aquecendo um pouco a água.

5. Portal de Pedra

O Portal de Pedra é um local muito famoso entre os visitantes do Cânion Guartelá, mas é acessível apenas pelas trilhas realizadas com guia, porque fica mais distante dentro do cânion. Esse é um lugar muito procurado pelo encanto de suas rochas areníticas, que embelezam ainda mais a paisagem e a tornam um ótimo cenário para tirar fotos.

6. Pinturas Rupestres

Um dos motivos para esse local ser considerado um patrimônio arqueológico são as pinturas rupestres existentes em rochas mais afastadas. Para chegar até lá, é preciso fazer a trilha guiada, mas o esforço a mais vale a pena: essa é uma das melhores formas de entrar em contato com a história do local, que é muito rica. Além das pinturas rupestres pré-históricas, povos indígenas habitavam a área.

7. Rio Iapó

O Rio Iapó está espelhado por todo o cânion e corta o Parque Estadual do Guartelá. É a partir dele que todas as atrações aquáticas do local recebem água, além de ditar uma boa parte das trilhas realizadas na região. É possível se banhar no rio e, em alguns trechos, podem também ser praticados esportes como o rafting.

8. Fenda do Nick

A Fenda do Nick fica dentro do cânion e é uma formação milenar. Trata-se de um espaço de mais ou menos 1,5 metro entre duas rochas de arenito, cada uma com aproximadamente 70 metros de altura. Esse lugar único existe por causa de uma falha geológica, e ganhou esse nome por causa do cachorro Nick, que ficou preso ali e posteriormente resgatado.

9. Salto Santa Rosa

Na região do Cânion Guartelá, é possível encontrar outras oportunidades de aproveitar a natureza e fazer ecoturismo, e uma das principais é o Salto Santa Rosa. Essa é uma região que reúne diversas belezas, como cachoeiras e piscinas naturais. Além disso, existem também diversas trilhas na área, com alguns mirantes espalhados para apreciar a vista da região.

10. Salto Puxa Nervos

Para quem gosta de ecoturismo radical, um dos melhores lugares é o Salto Puxa Nervos. Esse local conta com diversas cachoeiras e trilhas e, além disso, conta também com área em que é possível realizar rapel, inclusive próximo às quedas d’água. Por lá, existem locais de escalada com até 45 metros de altura.

Essa é uma aventura incrível para quem ama a natureza. Além de todos esses lugares e atividades, as paisagens são de tirar o fôlego. Faça seu roteiro, aproveite todas as atrações do Cânion Guartelá e garanta uma viagem inesquecível!

Onde se hospedar

A melhor forma de aproveitar completamente o Cânion Guartelá é se hospedar pela região e fazer suas trilhas com calma, aproveitando todos os diferentes locais e paisagens. Nesse sentido, existem vários tipos de hospedagem ao lado do Parque Estadual e em sua região. Veja abaixo as principais.

Campings

Muitas pessoas gostam de ter uma experiência completa ao fazer ecoturismo, e isso inclui dormir ao ar livre. Se é o que você deseja, é possível encontrar ótimos campings próximos ao Parque Estadual do Guartelá. Abaixo, listamos três dos melhores e mais visitados da região. Confira:

  • Camping da Pousada do Canyon Guartelá – $: esse camping utiliza parte da estrutura da pousada em que se localiza e conta com diversas churrasqueiras, fornecimento constante de energia elétrica e vários banheiros. Os campistas podem utilizar as piscinas da pousada também.
  • Camping da Dora – $$: praticamente ao lado do Parque Estadual do Guartelá, esse camping conta com diversas cachoeiras ao seu redor e uma estrutura mais rústica, com cozinha comunitária, fogão à lenha e banheiros com água quente.
  • Camping Guartelá – $$: com uma ampla área para barracas, esse camping conta com uma estrutura um pouco maior, com cozinhas com geladeiras, churrasqueira, freezer, área com mesas e fogões a gás e a lenha.

Pousadas

Para quem busca uma experiência com maior infraestrutura e um clima um pouco mais familiar, as pousadas próximas ao Cânion Guartelá podem ser exatamente o que você está procurando. Sendo assim, separamos as melhores opções de pousadas para que você possa escolher:

  • Pousada Aguaraguazu – $$: localizada em Tibagi, essa pousada é simples, mas fornece restaurante, jardim e churrasqueira para seus hóspedes. Além disso, os quartos contam com sala de estar privativa.
  • Itáytyba Ecoturismo – $$$: o conforto é o principal atrativo dessa hospedagem, que conta com piscina coberta, clube infantil, jardim, restaurante e bar. Além disso, oferece serviço de quarto e buffet de café da manhã.
  • Pousada do Canyon Guartelá – $$$$: essa é uma das pousadas mais tradicionais da região, contando com um parque aquático com tobogãs, piscinas, lanchonetes e um restaurante, além de quartos espaçosos e confortáveis.

Chalés

Já aqueles que desejam o conforto de uma pousada, mas gostaria de privacidade e mais espaço, a melhor alternativa é alugar um chalé para aproveitar a viagem com tranquilidade. Também há muitas opções para quem busca esse tipo de hospedagem. Veja abaixo:

  • Cabana – $: esse chalé está próximo ao Parque Estadual do Guartelá e conta com cômodos espaçosos, que abrigam facilmente até sete pessoas.
  • Chácara Encontro das Águas – $$: apostando em chalés espaçosos, essa hospedagem se concentra no clima familiar e no contato com a natureza para atrair seus hóspedes, além de oferecer um ótimo café da manhã e uma deliciosa piscina.
  • Chalé Pirâmide – $$$: com acomodações de diferentes tamanhos, esse chalé tem capacidade para até quatro hóspedes por construção e conta com muito conforto, além de incluir café da manhã em sua diária.

Compare as características dessas hospedagens, seus serviços e preços e escolha aquela que tem mais a ver com você e com a viagem que está planejando. Assim, sua aventura será exatamente como você espera e terá muito conforto!

Vídeos sobre o Cânion Guartelá e sua região

Para toda viagem, é preciso se planejar, mas isso é ainda mais necessário quando se trata de ecoturismo. E, para isso, a melhor forma é conferir um pouco das experiências de quem já se aventurou pelo seu próximo destino. Separamos alguns dos principais vídeos sobre o Cânion Guartelá para você conferir. Veja só:

Uma aventura inesquecível

Nesse vídeo do canal Me Leva Viajar, é possível ver as principais atrações do Cânion Guartelá, além de conferir também o caminho para chegar até lá.

A incrível Fenda do Nick

Com esse vídeo do canal Viagens e Fotografias, você vai ver um pouco mais sobre a Fenda do Nick, umas das mais impressionantes atrações do Parque Estadual do Guartelá.

Muita natureza e aventura em toda a região

Para quem vai aproveitar todas as atrações do Cânion Guartelá e também da região, esse vídeo do canal Os Sabores do Mundo é ideal, já que mostra também as belezas de Salto Santa Rosa.

A linda vista do Cânion Guartelá

Já nesse vídeo do canal Caldeirão Imagens Aéreas, é possível conhecer um pouco da incrível extensão e da natureza que encobre o cânion. São lindas paisagens!

Não deixe de anotar as dicas desses viajantes e se preparar para a sua própria aventura. Dessa forma, você se prepara para qualquer imprevisto e garante que sua viagem ocorra de forma segura, exatamente como você deseja.

20 fotos do Cânion Guartelá para te convencer a fazer essa viagem

Sem dúvida, as principais atrações desse destino são suas maravilhosas paisagens. E sendo tão grande em extensão, uma cosa é certa: existem diversas oportunidades e locais simplesmente inesquecíveis. Veja e se apaixone pelas melhores vistas desse lugar:

1. Esse é um lugar incrível, projetado inteiramente pela natureza

2. Com uma fascinante floresta, rio, piscinas naturais e cachoeiras

3. O Cânion Guartelá é uma verdadeira e inesquecível aventura

4. Um de seus maiores encantos é a Cachoeira da Ponte de Pedra

5. Mas o Mirante do Cânion Guartelá não fica muito atrás

6. Assim como as hidromassagens naturais dos Panelões do Sumidouro

7. Outra atração que está sempre presente na região é o Rio Iapó

8. Que dá vida a muitas das outras paisagens do Cânion Guartelá

9. Sejam as pequenas e grandes quedas d’água do parque

10. Que encantam pela beleza e potência da natureza

11. Além de dar energia para curtir todos esses lugares ao máximo

12. A natureza que cerca todo o Cânion Guartelá é de tirar o fôlego

13. E dá exemplos disso em todos os lugares, como no Salto Santa Rosa

14. Mas também impressiona pelas lindas vistas que proporciona

15. Principalmente a paisagem do rio e da floresta vistos do mirante

16. Essa é uma aventura inesquecível para aproveitar em grupos

17. É uma forma de se conectar e se maravilhar com a natureza

18. São várias pequenas surpresas que o Cânion Guartelá proporciona

19. Tudo com muita segurança e garantia de um caminho cheio de belezas

20. Durante o dia ou à noite, este é um lugar simplesmente lindo!

É realmente imperdível, não é? Não deixe de aproveitar toda a exuberante e maravilhosa natureza do Cânion Guartelá. E aproveitando a sua viagem até essa linda parte do Paraná, visite também Tibagi e conheça outros encantos da região.