7 dicas para curtir a trilha do Pico Paraná, o ponto mais alto da região sul

Por                                
Em 14.08.21

Se você está em busca de uma boa aventura e adora praticar ecoturismo, certamente vai amar conhecer o Pico Paraná. Essa atração natural é a montanha mais alta do Sul do Brasil e possui paisagens lindas. Além disso, garante um contato único com a natureza. Animou para visitar? Confira a seguir o guia e prepare-se para incríveis descobertas!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como chegar ao Pico Paraná

O Pico Paraná é a montanha mais alta da região Sul do Brasil e está localizada entre as cidades de Campina Grande do Sul e Antonina, no estado do Paraná. A atração faz parte do Parque Estadual Pico do Paraná e também da Serra do Ibitiraquire.

Para chegar ao destino, a melhor forma é iniciar a aventura partindo da Fazenda Pico Paraná, localizada em Campina Grande do Sul. Para isso, basta seguir pela BR-116 sentido Curitiba – São Paulo. Depois, é preciso seguir as placas indicativas até a propriedade. Se preferir, você também pode ir de ônibus, a empresa responsável por esse trajeto é a Princesa dos Campos.

O que você precisa saber antes de ir

Antes de se aventurar pelo Pico Paraná é preciso ficar por dentro de dicas importantes sobre o local. Veja a seguir algumas informações úteis para você curtir um passeio com total segurança:

  • Horário de funcionamento: o Parque Estadual Pico Paraná funciona diariamente das 8h às 17h, mas a portaria fica aberta 24h. A Fazenda Pico Paraná, que é porta de entrada para a atração, também funciona o dia todo;
  • Entrada: como o atrativo tem acesso por uma propriedade particular, é cobrada uma taxa acessível ($) por visitante;
  • Tempo de trilha: a trilha que leva à atração tem em média de 6 a 8 horas de duração;
  • Guia: é indispensável a companhia de um guia para o passeio, pois a trilha é extensa e com trechos em meio à mata nativa;
  • Estrutura: em propriedades próximas é possível encontrar uma boa estrutura, com camping, lanchonete, banheiros e estacionamento para os visitantes;
  • Temperatura: a temperatura média da região é de 16ºC, porém no cume do Pico Paraná as temperaturas podem ficar abaixo de zero;
  • O que vestir: para curtir a aventura com segurança é necessário usar calçados fechados assim como roupas confortáveis. Além disso, é preciso vestir casacos e luvas, pois o clima no local costuma ser frio;
  • O que levar: água e lanches são indispensáveis para o passeio, pois a trilha é longa. Também é importante levar repelente e protetor solar;
  • Quando ir: a melhor época para conhecer o destino é durante os meses do inverno. Isso porque nesse período o tempo está firme e o céu claro, ou seja, condições ideais para contemplar a paisagem.

Com essas informações úteis, com certeza você fará um passeio com segurança! Use as novas dicas para deixar o seu roteiro adequado à aventura.

A Trilha do Pico Paraná e suas belezas naturais

O Pico Paraná é um dos destinos mais apreciados pelos aventureiros que visitam o Sul do país. Então, se você pretende se juntar a esse grupo de viajantes, deve ficar por dentro de mais detalhes sobre o local. A seguir confira mais informações sobre a trilha que leva à atração:

1. Características da trilha

O Pico Paraná possui 1877 metros de altitude, por isso o seu acesso exige bastante condicionamento físico e disposição. A trilha que leva ao atrativo possui cerca de 6 a 8 horas de duração e é de dificuldade alta. Embora o trajeto seja sinalizado, é indispensável a companhia de um guia para o passeio. Vale lembrar que antes de chegar ao cume da montanha é preciso praticar escalada.

Publicidade

2. Natureza local

Se a trilha que leva ao Pico Paraná tem alto grau de dificuldade, a natureza da região recompensa os visitantes. No Parque que abriga o atrativo, é possível avistar muitas belezas naturais e encontrar animais silvestres. Durante o trajeto você pode avistar árvores raras, uma variedade de pássaros, pequenos macacos e felinos. Sem dúvida, há muitas descobertas te esperando durante o programa.

3. Nascer do sol

Além de fauna e flora exuberantes, o Pico Paraná também proporciona paisagens únicas aos viajantes. O nascer do sol no local é a ocasião preferida de muitos aventureiros e rende sempre ótimos registros. Vale lembrar, que para admirar esse momento é preciso acampar na região e iniciar a trilha supercedo.

4. Pôr do sol

Caso você prefira se aventurar durante o dia, também pode ficar para admirar o pôr do sol no Pico Paraná. Afinal, o fim da tarde no local também rende paisagens encantadoras e fotos lindas. Uma boa dica, é dividir o momento com alguém especial, pois o clima é bem romântico.

5. Lago da Fazenda Pico Paraná

Após um dia cheio de aventuras, é muito comum os visitantes descansarem pelas fazendas da região. Então, aproveite para visitar também a Fazenda Pico Paraná, que é muito aconchegante. No espaço, é possível relaxar bastante e continuar em contato com a natureza. A principal atração do local é um belíssimo lago, que encanta os visitantes e traz ainda mais sossego para o passeio.

6. Camping

Caso você queira se acomodar durante a viagem, você pode acampar perto do Pico do Paraná. A região conta com várias propriedades particulares que são preparadas para receber e hospedar os visitantes. Além disso, durante a trilha que leva à montanha, é possível encontrar um ponto de apoio, que é ideal para montar acampamento.

7. Outras atrações naturais

Se quiser continuar a aventura após visitar o Pico Paraná, você pode conhecer outros destinos próximos. Na região existe uma série de atrativos que são ideais para praticar ecoturismo. Entre os preferidos dos viajantes estão os Picos Caratuva, Itapiroca e Taipabuçu, que também garantem boas descobertas.

A partir de todas essas dicas, certamente o seu passeio para o Pico Paraná será incrível! Aproveite as novas sugestões para ter uma experiência completa em seu roteiro e divirta-se!

Vídeos sobre o Pico Paraná para inspirar ainda mais a sua viagem

Saber o que esperar sobre o próximo destino é sempre bom, não é? Então, veja a seguir feedbacks de alguns viajantes e mais curiosidades sobre o Pico Paraná:

Tour completo pelo Pico Paraná

Publicidade

Nesse vídeo, um visitante mostra como é a trilha do Pico Paraná e todos os desafios que envolvem o passeio. Além disso, traz informações úteis para curtir a aventura com segurança. Vale a pena anotar todas as sugestões, pois elas vão deixar o seu passeio ainda melhor.

Mais detalhes sobre a trilha

Aqui, você vai descobrir mais detalhes sobre a trilha que leva à atração e também conhecer sobre a história do local. O vídeo conta como foi a primeira expedição à montanha e também revela algumas dificuldades do trajeto. Sem dúvida, vale muito a pena acompanhar o vlog, pois ele também pode ser útil para quando chegar a vez da sua aventura!

Trilha do Morro do Getúlio

Publicidade

A trilha do Morro do Getúlio é uma opção de destino mais leve para quem visita a região. Então, se você pretende se preparar para conhecer o Pico Paraná, essa é a melhor sugestão de programa. No vídeo, você vai ver como é essa aventura e quais as condições naturais do local.

Imagens aéreas do Pico Paraná

Aprecie imagens aéreas do Pico Paraná e apaixone-se ainda mais pela atração. No vídeo, é possível avistar por completo a montanha assim como outros destinos incríveis. Apenas pelas cenas, com certeza, você vai desejar se aventurar o quanto antes!

Com essas considerações dos visitantes, agora você está pronto para visitar a atração. Aproveite os feedbacks para ter um passeio seguro e, assim, curtir a natureza com tranquilidade.

10 fotos lindas do Pico Paraná para você admirar

Após conferir as melhores dicas para visitar o Pico Paraná, que tal conhecer melhor essa região? Veja a seguir alguns registros do local:

1. Se você está em busca de uma boa aventura

2. E ama estar em contato com a natureza

3. Então você precisa conhecer as belezas do Pico Paraná!

4. Essa atração é uma das mais belas do país

5. Pois revela cenários indescritíveis

6. No local, é possível avistar paisagens desenhadas

7. Conhecer outros destinos únicos

8. E se encantar com as belezas naturais

9. Já imaginou ter este cenário como registro de viagem?

10. Basta marcar o seu tour e se aventurar no Paraná!

Animou em conhecer o Pico Paraná? Então, marque a sua viagem o quanto antes! Caso esteja com mais dias livres visite também o Pico Agudo, em Sapopema. O atrativo também é ideal para ama trilhas e paisagens lindas. Sem dúvida, vai ser mais um tour incrível para a sua conta!