11 motivos para conhecer Aiuruoca, cidadezinha linda no Sul de Minas

Por
Atualizado em 02.12.20

Aiuruoca é um pequeno recanto cercado de natureza, possui somente 6 mil habitantes e chama a atenção de quem busca por aventura ou por momentos de sossego:

Continua após o anúncio

1. É uma cidade repleta de cachoeiras

Se refresque nos 130 metros de queda d’água da Cachoeira do Fundo ou na Deus-Me-Livre, Cachoeiras das Fadas, Vale dos Garcia entre outras maravilhas. Todas elas são próprias para banhos…

2. E para acessá-las, é necessário passar por trilhas paradisíacas

No caminho para o Vale dos Garcia, há o poço do Joaquim Bernardo, onde você pode curtir tobogãs de pedra e deliciosas hidromassagens naturais. Já o acesso da Cachoeira do Fundo exige um preparo físico, pois são 2 horas de caminhada. Mas pode apostar que o cenário de todas estas trilhas são inesquecíveis!

3. Todas as pousadinhas são rústicas e aconchegantes

Tem para todos os gostos: no pico da Montanha, com uma vista incrível, aconchegantes e simples, spas completos, outras que oferece uma experiência mais sensorial, com iluminação a vela e chuveiro a gás, acomodações com rede, entre outras. É só escolher qual te agrada mais, e reservar com antecedência, pois todas são bem disputadas.

4. Sua identidade cultural é bem preservada

A população de Aiuruoca é bem tradicional e frequenta a missa todos os domingos assiduamente. É praticamente o evento social da cidade. Ah! Reza a lenda que o queijo prato nasceu lá!

5. Todo domingo tem forró na pracinha

Logo após a missa, o coreto em frente à igreja recebe um DJ que toca forró para todos se divertirem, com direito a barraquinhas de pipoca e cachorro quente.

6. É um destino perfeito para o ecoturismo

Não só as famosas cachoeiras como também as Montanhas Mágicas da Serra são um convite para quem procura ter uma experiência em contato direto com a natureza. Não deixe de visitar a Serra do Papagaio e o Vale do Matutu.

7. Sua paisagem é deslumbrante

E pode ser curtida em diversos lugares, desde a janela da pousada, trilhas até a varanda de um delicioso restaurante.

8. É um destino para aventureiros

Além das trilhas, é muito comum a prática de Trekking no Pico do Papagaio.

9. E também para quem busca por tranquilidade

Você pode passear pela cidade, curtir a tranquilidade da pousada, nadar nas piscinas naturais e se deliciar com as comidinhas gostosas da região. E falando nisso…

10. Se come muito bem em Aiuruoca

Não tem como não comer muito bem em Minas, não é mesmo? Assim como as pousadas, os restaurantes também seguem o mesmo climinha rústico, recebendo pedidos via rádio (comunicação muito comum na cidade), com um capricho sem igual no cardápio, feito especialmente com marca registrada da região: o fogão a lenha.

11. O comércio principal é o artesanato

A principal fonte de renda dos moradores é também uma marca tradicional da cidade. O prisma de luz da loja Estrela d’Água é o mais conhecido, muito usado para o feng shui, mas muitos produtos feitos de madeira também são facilmente encontrados. Mas tome cuidado com os horários: a partir das 17h, todas as lojinhas já estão fechadas!

Impossível não se apaixonar por uma experiência mineira como essa!