Um guia encantador para conhecer Natal, a formosa Cidade do Sol no RN

Por
Atualizado em 26.01.23

Conhecida como cidade do sol pelo seu clima quente e tropical na maior parte do ano, Natal é um destino imperdível do Rio Grande do Norte. A cidade possui praias lindíssimas, atrativos históricos marcantes e passeios para quem ama aventura. Também é porta de entrada para conhecer outros destinos igualmente emocionantes. A seguir, confira um guia para visitar essa bela cidade nordestina.

Publicidade

Onde fica Natal

Natal é a capital do estado do Rio Grande do Norte e está localizada na Região Nordeste do país. Ela fica a 520 km de Fortaleza (CE), 85 km de Touros, 101 km de São Miguel do Gostoso e a 81 km de Tibau do Sul.

Como chegar à Natal

A melhor forma de chegar ao destino é de avião. O aeroporto mais próximo da cidade é o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, que recebe voos das principais capitais do Brasil e fica a 26 km de Natal.

Após chegar à cidade, a melhor forma de se locomover é de carro, pois assim é possível aproveitar os destinos com mais autonomia e agilidade. Você pode alugar um veículo na cidade ou simplesmente utilizar aplicativos de viagem.

Por fim, outra boa alternativa é contratar agências de turismo que oferecem pacotes de passeios para diversos atrativos. Sem dúvida, essa é uma boa opção caso você resolva passar mais dias apreciando as belezas da região.

História de Natal

Com mais 400 anos de história, Natal foi fundada em 1599 e recebe esse nome pois foi demarcada por uma expedição portuguesa em 25 de dezembro de 1599. Além da influência de Portugal, o município também foi habitado por franceses, holandeses e índios potiguares. Toda essa diversidade de povos gerou uma cultura rica no município, onde se destacam o artesanato, a culinária nordestina e o forró, que movimenta as festas e eventos da cidade.

Natal também possui algumas características únicas, que a torna um destino encantador e original para visitar. A cidade possui mais de 400 km de litoral, que revelam praias desenhadas e movimentam o turismo local. O município também é chamado de cidade do sol, uma vez que o sol predomina na região durante o ano e o clima quente e agradável sempre permanece por lá.

Por fim, a capital do Rio Grande do Norte também é conhecida por possuir o ar mais puro das Américas. O título foi concedido pela NASA (Agência Espacial Norte-Americana), a partir de uma pesquisa realizada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais), na década de 1990.

Publicidade

O que fazer em Natal: passeios inesquecíveis para a sua viagem

Natal possui uma série de atrativos e atividades de lazer incríveis, por isso, prepare-se para se divertir bastante na cidade. O destino conta com grandes atrações históricas, praias lindíssimas e programas para quem ama aventura. A seguir, confira uma lista com 13 passeios imperdíveis:

1. Praia de Ponta Negra

A Praia de Ponta Negra é um dos destinos mais visitados em Natal, por isso vale a pena iniciar a sua viagem já conhecendo as suas belezas. A orla é considerada o melhor local para aproveitar a noite na cidade, pois reúne ótimos bares e restaurantes que oferecem uma programação muito animada. Além disso, a praia se destaca pelo seu visual lindíssimo, diante do qual é possível fazer caminhadas, praticar esportes náuticos e descansar. Uma boa dica é visitar a Feirinha de Artesanato de Ponta Negra, que também movimenta a região. O espaço valoriza os artesãos locais e oferece comidas típicas e lindos souvenirs.

2. Morro do Careca

O Morro do Careca está situado às margens da Praia de Ponta Negra, portanto você pode visitar dois locais no mesmo dia. A atração é ideal para apreciar as paisagens que cercam a praia e admirar o pôr do sol. O ponto alto é o passeio de jangada que percorre todo o litoral e contorna a montanha. No tour, também é possível conhecer a praia de Alagamar, que guarda uma fauna marinha riquíssima. Sem dúvida, é um programa e tanto para aproveitar com a família.

3. Praia do Forte

Localizada a menos de 4 km do centro de Natal, a Praia do Forte é um bom destino para descansar durante a viagem. A orla é muito tranquila, possui um mar lindo, areia fofa e águas cristalinas. Além disso, conta com piscinas naturais ótimas para relaxar. Uma curiosidade é que a praia abriga o Forte dos Reis Magos, um monumento que marca a história da cidade. Da orla também é possível admirar a Ponte Nilton Navarro, que oferece um visual lindíssimo ao entardecer.

4. Praia dos Artistas

A Praia dos Artistas também fica próxima do centro e é muito visitada pelos moradores da cidade. A atração é conhecida por suas piscinas naturais e arrecifes de corais que garantem um belo visual. Além disso, possui uma boa infraestrutura turísticas com bares e restaurantes. Também é uma boa escolha para se hospedar na cidade, já que tem muitas opções de hotéis e pousadas à beira-mar.

5. Praia da Areia Preta

A Praia da Areia Preta é uma orla urbanizada ideal para a família, pois possui pouco movimento durante o dia. É ideal para relaxar e fazer caminhadas, pois oferece uma estrutura agradável. No local, é possível desfrutar de quiosques e barraquinhas de praia que servem ótimos petiscos, além de valorizar a culinária regional. A praia abriga o letreiro de Natal, um destino imperdível para você fazer belas fotos e depois recordar da cidade.

6. Parque das Dunas

Além de praias lindas, Natal também possui parques que oferecem diversas atividades de lazer. O Parque das Dunas, também chamado de Bosque dos Namorados, é o destino ideal para relaxar e ter contato com a natureza. O espaço abriga paisagens lindas da Mata Atlântica e é considerado a segunda maior reserva de florestas do Brasil. Lá é possível fazer caminhadas ecológicas, piqueniques e conhecer uma variedade de animais e plantas. Por fim, o espaço está aberto para visitação de terça a domingo, das 8h às 18h.

7. Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte representa um bom lugar para descansar e aproveitar a natureza em Natal. O atrativo possui uma área de 64 hectares, onde é possível fazer trilhas ecológicas, caminhadas e passeios de bike. Além disso, o espaço conta com dois estacionamentos, áreas de descanso, biblioteca e auditório. Além disso, a atração foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. É possível visitá-la todos os dias, das 5h às 18h.

8. Centro Histórico de Natal

Natal também possui uma história muito marcante, por isso, não deixe de fazer um passeio pelo Centro Histórico da cidade. A região abriga diversos monumentos culturais que valorizam os costumes locais e garantem boas descobertas. Entre os principais atrativos que você precisa incluir em seu roteiro estão a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, a Igreja de Santo Antônio, o Palácio Potengi, a Praça André de Albuquerque e o Museu de Arte Sacra.

Publicidade

9. Centro de Turismo de Natal

O Centro de Turismo de Natal é uma oportunidade para conhecer mais sobre a cultura do município. O local está situado em um prédio construído no século XX e é considerado patrimônio histórico e cultural. Lá, você pode visitar tendas de artesanato e provar as delícias da culinária local. Uma dica é visitar o espaço às quintas-feiras, pois neste dia é possível curtir o ‘Forró com Turista’. O evento movimenta as noites e é ideal para conhecer as tradições da cidade. Sem dúvida, você vai amar a experiência!

10. Maior Cajueiro do Mundo

Natal é porta de entrada para conhecer outros municípios e atrativos no Rio Grande do Norte. O Maior Cajueiro do Mundo fica a 27 km da capital e é um destino que não pode faltar em seu roteiro. A árvore possui mais de 8.000 m² de extensão e é conhecida por produzir mais de 2 toneladas de frutos por ano. No local, é possível fazer caminhadas ‘por dentro’ da árvore e apreciá-la por completo por meio de um lindo mirante. Por fim, o espaço funciona diariamente das 8h às 12h, e das 13h e 20min às 17h e 30min. A entrada custa R$8.

11. Genipabu

O Parque Ecológico Dunas de Genipabu é um dos destinos mais conhecidos pelos visitantes. O parque está localizado na cidade de Extremoz e reúne paisagens lindas, dunas com um visual incrível e belas praias. Além disso, a região abriga uma lagoa de água cristalina ideal para relaxar e praticar esportes aquáticos. Em média, o tour dura 7h e é realizado através de um passeio de buggy emocionante. Sem dúvida, é um bom programa para curtir um bate-volta quando você estiver na cidade.

12. Piscinas Naturais de Maracajaú

Localizadas no município de Maxaranguape, as Piscinas Naturais de Maracajaú também roubam a cena na região. Situada a 60 km da capital, a atração é conhecida como o Caribe brasileiro e possui águas cristalinas ideais para praticar mergulho. No local é possível apreciar a vida marinha e fazer fotos incríveis. Para conhecer o destino, é preciso fazer um passeio de barco, pois as piscinas naturais ficam a 7 km do litoral.

13. Pipa, em Tibau do Sul

Por fim, para fechar o seu roteiro com excelência, faça um passeio até a cidade de Tibau do Sul. O destino abriga a famosa Praia de Pipa, uma das orlas mais bonitas do país. A região é ótima para descansar, tem uma infraestrutura agradável e é ideal para fazer passeios de buggy. Além disso, na cidade você também poderá conhecer outros lugares charmosos, como a Praia do Amor e a Praia do Madeiro, que contam com um visual surpreendente. Uma dica é visitar a Vila de Pipa, que é muito acolhedora e sempre possui uma programação noturna animada.

Com essas opções, com certeza uma viagem incrível te espera em Natal. A dica é programar o passeio com antecedência e escolher uma agência de turismo para organizar a viagem. Dessa forma, você vai poder aproveitar a região com calma e ao seu estilo. Aproveite!

Onde se hospedar em Natal

Natal conta com boas opções de hotéis e pousadas que agradam a diversos gostos e bolsos. A maioria das hospedagens tem preços acessíveis e está bem localizada, pertinho do litoral. A seguir, confira algumas sugestões que podem combinar com o seu passeio:

  • Brisa do Mar Beach Hotel – $$: essa opção é ideal para quem busca economizar na viagem, pois tem quartos confortáveis por um ótimo preço. O espaço possui restaurante, boa localização e estacionamento gratuito. O seu destaque fica por conta do bom atendimento.
  • Residence Vespucci – $$$: ideal para uma viagem a dois, pois possui quartos aconchegantes e uma vista linda do litoral. O hotel também conta com bom atendimento e ótimo custo-benefício. Por fim, o seu diferencial está na localização próxima da praia e dos principais restaurantes de Natal.
  • Mirador Praia Hotel – $$$: essa escolha também é bem localizada. Ela possui uma variedade de quartos, atendimento cordial, piscina e estacionamento gratuito. Além disso, oferece um café da manhã excelente. O seu destaque está no restaurante que serve pratos deliciosos da culinária brasileira.
  • Vogal Luxury Beach Hotel & SPA – $$$$$: por fim, essa opção é mais sofisticada e por isso perfeita para a família. Ela possui quartos confortáveis, localização à beira-mar e uma grande área de lazer, com piscinas e academia. O seu diferencial está nos serviços de bem-estar, como sauna e spa.

Além dessas opções, você também pode se hospedar em casas de temporada, que são comuns na cidade. Essa escolha é ideal para quem deseja estender viagem e pode ser uma opção mais em conta.

10 fotos lindas de Natal para você apreciar

Depois de ficar por dentro de ótimas dicas de destinos e hospedagens em Natal, chegou o momento de conhecê-la um pouquinho melhor. A seguir, confira uma seleção de fotos lindas da cidade para se apaixonar ainda mais pelo local:

1. Se a região Nordeste do país é o destino da sua próxima viagem

2. Saiba que você precisa incluir a charmosa cidade de Natal no seu roteiro

3. A capital do Rio Grande do Norte é cercada de paisagens naturais

4. E tem passeios para quem ama diversão e aventuras

5. A cidade é conhecida por suas praias de águas quentes e cristalinas

6. Que são ideais para relaxar e apreciar a natureza

7. Além disso, oferece destinos históricos encantadores

8. E programas culturais que permitem conhecer os costumes da região

9. Seja com a família ou amigos, certamente você vai amar conhecê-la

10. Muita história e belezas naturais te esperam em Natal

É impossível não se apaixonar pelos registros, não é? Natal realmente é uma cidade encantadora. Por isso, prepare-se para as infinitas belezas naturais e ótimos programas que te esperam por lá.

Vídeos sobre Natal para inspirar ainda mais o seu passeio

Por fim, para inspirar ainda mais sua viagem para Natal, confira vídeos com mais dicas e curiosidades sobre o município. A seleção também traz novas sugestões de passeios e informações valiosas, assim como o feedback dos visitantes. Olha só:

Roteiro de 5 dias em Natal

Nesse vídeo, você vai conferir dicas de passeios para desfrutar em Natal em 5 dias de viagem. O tour traz dicas de destinos para visitar a cidade e em municípios vizinhos. Vale a pena conferir todas as dicas e turbinar o seu roteiro com novas atrações.

Roteiro de 1 dia em Natal

Aqui, um casal de viajantes dá dicas de destinos para aproveitar Natal em 1 dia. O passeio inclui a famosa Praia de Ponta Negra, o maior cajueiro do mundo e a belíssima Lagoa do Carcará. Se você pretende fazer uma viagem curta, mas ao mesmo tempo animada, com certeza vai adorar todas as dicas.

Tour divertido pelas Dunas de Genipabu e região

Por fim, se você deseja um pouco mais de aventura na viagem, confira esse vídeo com dicas para conhecer as Dunas de Genipabu. No vlog, um casal de visitantes conhece as belezas dessa região e se aventura nas lagoas de Pitangui e de Jacumã. Vale a pena assistir, pois os viajantes também trazem ótimas sugestões de restaurantes para visitar na região.

E aí, gostou do guia? Com certeza você vai amar conhecer as belezas de Natal. Outro refúgio que também pede uma visita no estado é Galinhos. O destino tem muitas belezas naturais, assim como atrações incríveis para aproveitar em família. Você vai adorar visitá-lo também!