Tibau do Sul: sossego e praias tranquilas no Rio Grande do Norte

Escrito por Nicole Dias

Um lugar para curtir ao máximo as belezas da natureza. Se você nunca ouviu falar de Tibau do Sul, não sabe o que está perdendo! Esse município de Rio Grande do Norte é conhecido por suas charmosas e tranquilas praias, sendo uma boa opção para viajantes de todos os estilos.

Se você procura por sombra, banhos de mar e vegetação exuberante, chegou ao conteúdo certo! Abaixo apresentamos as principais praias de Tibau do Sul que você não pode deixar de visitar, assim como as melhores opções de hospedagem. Continue lendo esse post e se apaixone por cada pedaço desse paraíso.

Índice do conteúdo:

Mapa de Tibau do Sul

Tibau do Sul está localizada a pouco mais de 80 km de distância de Natal. O município ainda faz divisa com Goianinha, Canguaretama, Vila Flor e Senador Georgino Avelino, e tem esse nome para se diferenciar de outra cidade do Rio Grande do Norte, que se chama apenas Tibau.

Como chegar

Há ônibus diários partindo de Natal para Tibau do Sul, em diferentes horários. No entanto, ir de carro é igualmente fácil. Isso porque é possível acionar o GPS e seguir pela BR 101, sendo essa uma estrada muito bem sinalizada.

As praias de Tibau do Sul

O charme da simplicidade. Embora contem com certa estrutura, as praias de Tibau do Sul encantam justamente pelo contato com a natureza que proporcionam. As areias clarinhas, águas transparentes e o verde das árvores esperam por você.

1. Baía dos Golfinhos

Também conhecida como Praia do Curral, a Baía dos Golfinhos está entre as queridinhas da região. É limpa, paradisíaca e de fácil acesso na maré baixa. Além do visual, que já é uma beleza por si só, as aparições de golfinhos garantem um verdadeiro show. Mas há pouca estrutura de alimentação.

Atenção: é importante ir embora da praia antes que a maré suba, ou você corre o risco de ficar preso por lá!

2. Cacimbinhas

Com falésias cobertas pela vegetação, essa praia tem um lindo visual. A faixa de areia é extensa e perfeita para uma caminhada ou descanso. A água do mar é bastante agitada, então muito cuidado se estiver com crianças. Seu acesso, assim como de outras praias da região, é por meio de escadas. Há boas barracas para comprar lanches e bebidas.

3. Praia do Amor

Mais uma praia em que é preciso enfrentar uma boa escadaria para se chegar. No entanto, vale a pena o pequeno esforço! Há vários quiosques com lanches e para aluguel de cadeiras e guarda-sol. O mar é agitado, sendo bom para a prática do surf. Quando a maré está mais baixa, pequenas piscinas naturais se formam. Excelente para quem curte umaa praia em família, certo? A vista do alto do morro é um espetáculo à parte.

4. Praia de Pipa

Provavelmente a mais famosa de Tibau do Sul! A Praia de Pipa reúne tudo aquilo que uma boa praia paradisíaca precisa: águas límpidas, natureza exuberante, bons restaurantes e até mesmo golfinhos. É um bom lugar para quem adora praticar esportes, assim como para quem gosta de contemplar a beleza do litoral. É bastante movimentada, especialmente durante o verão.

5. Lagoa de Guaraíras

Fazer um tranquilo passeio de barco na Lagoa dos Guaraíras é uma atração altamente recomendada para quem está visitando Tibau do Sul. O visual é muito lindo, especialmente ao entardecer. Há pequenas formações de areia no meio dela, surgindo pequenas ilhas com algumas cadeiras e quiosques para a venda de lanches. O banho de lagoa é revigorante.

Entre as outras praias que valem a pena conhecer, temos: a Praia de Sibaúma e a Praia do Giz.

Onde ficar em Tibau do Sul

Depois de um dia de passeio, você merece um bom lugar para relaxar. Confira as hospedagens mais recomendadas em Tibau do Sul.

1. Madeiro Beach Hotel & Resort – $$$$

Piscina e restaurante, luxo e exclusividade. O Madeiro Beach Hotel & Resort é a escolha certa para quem deseja viver uma experiência de conforto e sofisticação em uma das melhores praias de Tibau do Sul. A área verde que rodeia o local é revigorante. Há salão de jogos, bar na praia e um staff muito atencioso. Quartos amplos, confortáveis e perfeitos para quem quer dormir ouvindo o som do mar.

  • Endereço: Av. Antonio Florencio, 3647 – Praia do Madeiro.

2. Beija Flor Exclusive Hotel & Spa – $$$$

Sabe aqueles lugares que são ainda mais lindos do que as fotos mostram? O Beija Flor é assim. O hotel de luxo conta com detalhes que fazem a diferença, como lençóis de algodão egípcio e piso de madeira natural. Entre os serviços oferecidos, temos: recepção 24h, aluguel de bicicletas, massagem, academia e estacionamento gratuito com manobrista. O restaurante do hotel é muito elogiado pelos hóspedes.

  • Endereço: R. Ponta do Pirambu, S/n – Centro.

3. Pousada Cacimbinha – $$$

Com acomodações para até quatro pessoas, a pousada conta com estacionamento, piscina, área para churrasco e internet wi-fi. O café da manhã é muito gostoso, o ambiente é acolhedor e o local é propício para quem procura descanso e sossego. A proximidade com as praias é outro ponto de destaque: fica a poucos metros da Praia Cacimbinha e cerca de 2 km da Praia do Madeiro.

  • Endereço: Av. Antonio Florencio, 1038A.

4. Pousada Mediterrânea – $$

Pertinho de diversos bares, restaurantes e feiras de artesanato, a Pousada Mediterrânea é uma opção bacana para quem procura por bom custo-benefício. Os quartos com varanda e vista para o mar estão entre os mais disputados e contam com cama queen size, ar-condicionado, frigobar, televisão e rede. Além disso, sua estrutura oferece estacionamento, internet e buffet de café da manhã.

  • Endereço: R. das Gameleiras, 199 – Praia de Pipa.

Agora é só escolher a melhor opção com base nas suas necessidades e orçamento!

Um pouquinho de Tibau do Sul em vídeos

Antes de visitar qualquer lugar, é sempre bom conferir as dicas de quem já passou por lá, certo? Confira nos vídeos abaixo alguns passeios por Tibau do Sul.

Um dia em Pipa

Poucas coisas são tão gostosas quanto um dia bem aproveitado na praia. Essa é a ideia do vídeo de Mattson Ranier, que mostra um passeio na Praia do Madeiro. Além de caminhada na areia e um delicioso banho de mar, o tour ainda contemplou almoço na cidade e um lindo entardecer.

Praia do Amor, Chapadão e Cacimbinhas

Embora a maior parte de Tibau do Sul seja conhecida como Praia da Pipa, há diferentes praias por lá para conhecer e se apaixonar. As apresentadas no vídeo acima são a Praia do Amor, Chapadão e Cacimbinhas. Vale a pena o play!

Passeio em Tibau do Sul

O vídeo do canal Tudo para 2 mostra lindas imagens de Tibau do Sul, com direito a passeio de carro pelas ruas da cidade e uma passadinha pela Praia de Cacimbinhas. Vai até dar um gostinho de como é estar nesse destino do Rio Grande do Norte.

E aí, já bateu a vontade de fazer as malas?

Mais fotos de Tibau do Sul que vão ganhar seu coração

Ainda não está certo de que Tibau do Sul deve entrar na sua lista de locais a conhecer? Fique tranquilo, porque as fotos abaixo farão você mudar de ideia!

1. Tibau do Sul oferece calmaria

2. Além de muita sombra e água fresca

3. Diga se suas praias não são lindas?

4. Eu diria perfeitas para passar o dia

5. E ficar em contato com a natureza

6. Aproveite ao máximo a gastronomia local

7. E divirta-se com a família e os amigos

8. Conheça cenários como este

9. E tente não se apaixonar por sua beleza

10. Não sabe para qual direção seguir?

11. Tenha certeza de que Tibau do Sul espera por você

12. E então, partiu curtir essa calmaria?

Só se for agora!

Tibau do Sul pode ser visitada durante o ano inteiro. Na temporada de inverno as praias costumam ficar mais vazias, mas são igualmente charmosas. Explore!

PARA VOCÊ