O que fazer em Uberaba: como conhecer a cidade mineira em um dia

Escrito por Marta Stegani

Uberaba, uma das principais cidades do Triângulo Mineiro, é muito conhecida pela agropecuária. Mas, quem passa por ali, nem imagina que a cidade também rende um belo dia de passeio. Não sabe o que fazer em Uberaba? Vamos lá: na terra de Chico Xavier é possível conhecer a casa onde o médium viveu, ver de perto fósseis de dinossauros de milhões de anos atrás, construções histórias e até tomar banho de cachoeira.

Se você está de viagem marcada para Minas, saiba que vale a pena colocar Uberaba no seu roteiro. Vem descobrir o que fazer por lá e conheça o que a cidade tem de melhor em um único dia!

Roteiro de um dia em Uberaba

Descubra o que fazer em Uberaba de manhã, de tarde e de noite e, nas pausas, os melhores lugares para saborear uma boa comida e se divertir!

Manhã

O dia em Minas Gerais não pode começar sem um cafézin e um delicioso pão de queijo. Se quiser fugir do café da manhã do hotel, faça a primeira parada na Beliske Panificadora e Confeitaria, em funcionamento em Uberaba há quase 30 anos! Depois, comece a bater perna pelo centro.

Bem próximos estão o Museu de Arte Sacra, a Igreja São Domingos, o prédio da faculdade de medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde no passado funcionou uma antiga cadeia pública, e o Mercado Municipal. Como a visita a estes locais é rápida, aproveite para visitar ainda antes do almoço o Memorial Chico Xavier e se encantar com a vida e obra do médium.

Almoço

Quando a fome bater, aposte na culinária local. O Restaurante Tabu existe há mais de 70 anos e é considerado um dos melhores da cidade. O carro chefe da casa é o filet, mas no cardápio você encontra também massas, aves, peixes e o melhor da comida mineira.

Outra opção para comer comidinha caseira feita no fogão à lenha e encher o prato a um preço justo é o Restaurante Nossa Casa. O ambiente é familiar, aconchegante e a comida deliciosa!

Tarde

Bateu aquela preguiça depois do almoço? Aproveite para deitar na grama ou fazer uma caminhada no Parque das Acácias. Depois, pegue estrada e siga para Peirópolis e passe a tarde no Museu dos Dinossauros ou em meio a natureza, na Cachoeira do Vale Encantado.

Jantar

O Santa Brasa é uma excelente escolha para fechar o dia com uma boa refeição. O restaurante é especializado em cortes de carnes nobres e o chopp geladíssimo é servido em canecas congeladas.

E se você gosta de comida árabe, experimente as delícias do Bar do Latif. As esfihas de carne com queijo e carne com ariche são o carro chefe da casa, mas o cardápio conta ainda com porções e diversas opções muito saborosas.

Noite

Se você gosta de uma noite agitada, não deixe de conhecer o Laboratório 96. O espaço funciona como bar e balada, e por lá acontecem shows e discotecagens com música brasileira, funk e soul, rock, jazz, trip hop, electro swing, reggae, música latina, hip hop e tudo que for alternativo. Outro lugar legal para fechar o dia é o Dexter Pub, que tem entrada baratinha e festas animadas.

Saia cedo da cama para aproveitar bem cada uma dessas atrações!

Outras atrações em Uberaba

Conheça mais sobre as atrações citadas acima e outras opções de lugares para escolher na cidade:

1. Memorial Chico Xavier

Chico Xavier era mineiro, nascido em Uberaba. A casa onde um dos maiores nomes do espiritismo viveu está aberta para visitação e funciona como um museu, que guarda fotos, mobiliário, objetos, cópias de psicografias e muitas lembranças do médium.

Quem preserva o espaço e recebe os visitantes é Eurípedes, filho de Chico, que conta as histórias de seu pai. Muitas pessoas se emocionam ao passar pelos cômodos onde viveu o mestre. Independente de religião, vale a visita se você gosta de história e quer conhecer mais sobre as obras desse importante escritor.

  • Endereço: R. Dom Pedro I, 165 – Parque das Américas.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h; sábado, das 8h às 12h.
  • Valor de entrada: gratuito.

2. Igreja São Domingos

A Igreja São Domingos é um dos templos mais belos da cidade. O templo tem estilo neogótico e sua forma em cruz se assemelha às igrejas bizantinas. Ela foi inaugurada em 1904, sem as torres, as quais ficaram prontas apenas em 1914 e, por esse motivo, têm um estilo diferente da construção original. Além de conhecer o templo, você também pode assistir às missas.

  • Endereço: R. Lauro Borges, 272.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

3. Igreja Santa Rita – Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra está localizado dentro da Igreja Santa Rita, construída no ano de 1854 e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O acervo do museu conta a história da Igreja Católica na região, tem um acervo rico em peças barrocas dos séculos XVIII e XIX, e peças doadas pela Cúria Metropolitana, como vestes sacras, estandartes de procissões, imagens e mobiliário.

  • Endereço: Praça Manoel Terra, s/nº – Centro.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 12h às 18h; sábado e domingo, das 8h às 12h
  • Valor de entrada: gratuito.

4. Parque das Acácias

O Parque das Acácias é uma enorme área verde com uma ótima estrutura de lazer. Ali tem pista para caminhada, quadras de esporte, parquinho, pista de skate, quiosques e lanchonetes. É um excelente lugar para se divertir ou para relaxar no gramado à beira do lago.

  • Endereço: Av. Claricinda Alves Resende,515 – Flamboyant.
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 6h às 22h.

5. Museu dos Dinossauros

Há cerca de 20 km do centro de Uberaba está Peirópolis, região onde, em 1940, foram encontrados os primeiros fósseis de dinossauros, que datam entre 70 e 80 milhões de anos. Esses fragmentos estão expostos no Museu do Dinossauro, que tem um acervo enorme de fósseis e onde é possível ver uma das mais interessantes exposições sobre paleontologia. A mostra leva os visitantes de volta ao passado e, além dos adultos, as crianças também vão adorar!

  • Endereço: BR 262, km 784 – Peirópolis.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h; finais de semanas das 8h às 18h.
  • Valor de entrada: gratuito.

6. Museu do Zebu

Uberaba é conhecida como a Capital Mundial do Gado Zebu, espécie que chegou ao município após ser importada por criadores no final do século XIX. A cidade, que tem a agropecuária como ponto forte, não poderia deixar de homenagear o animal. O Museu do Zebu é o único dedicado à espécie no mundo e conta sua história através de fotos, livros e documentos. É um museu pequeno, mas muito interessante!

  • Endereço: Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 – Bloco 22 – Parque Fernando Costa.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30.
  • Valor de entrada: gratuito.

7. Cachoeira do Vale Encantado

Se você gosta de cachoeiras, não deixe de conhecer a Cachoeira do Vale Encantado. A queda d’água tem aproximadamente 15 metros de altura, águas claras e cristalinas, e está localizada em meio a mata fechada. No local há banheiro, espaço para camping, piquenique e restaurante para café da manhã e almoço, porém, é necessário fazer a reserva com antecedência. E se você gosta de aventura, também é permitido praticar rapel na cachoeira.

  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 18h.
  • Valor de entrada: R$ 10.

8. Primeira Cachoeira de Peirópolis

Depois de visitar o Sítio Paleontológico de Peirópolis, aproveite para um banho de cachoeira. A Primeira Cachoeira de Peirópolis tem fácil acesso e fica bem próxima à comunidade. Embora a queda d’água seja relativamente pequena, o local é bastante procurado por turistas. Se quiser mais informações sobre a cachoeira e como chegar lá, é só se dirigir ao Jurasick Bar.

  • Valor de entrada: gratuita.

Espiritualidade, natureza e conhecimento: as atividades são para todos os gostos!

Compras em Uberaba

Visite o Mercado Municipal para levar pra casa os tradicionais sabores mineiros e, se quiser ir às compras, conheça os shoppings da região.

Mercado Municipal de Uberaba

Além de ser um importante ponto turístico da cidade, o Mercado Municipal de Uberaba é o lugar perfeito para você comprar artesanato local e sabores típicos mineiros, como carnes, queijos, doces, cachaças e muito mais. O mercado funciona em um prédio erguido em 1922 que passou por duas reformas para modernização, mas manteve seu estilo original.

  • Endereço: Praça Manoel Terra, s/nº – Centro.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 18h; domingo, das 6h às 12h.

Shopping Uberaba

O Shopping Uberaba é uma boa opção para fazer compras, comer ou passear. São mais de 200 lojas de diversos segmentos, cinema, restaurantes e lanchonetes para todos os gostos.

  • Endereço: Av. Santa Beatriz da Silva, 1501 – São Benedito.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22; domingo, das 14h às 20h.

Praça Uberaba Shopping

O Praça Uberaba Shopping é o centro de compras e lazer mais importante da cidade. O shopping conta com centro de lazer, academia, restaurantes, complexo de cinemas, supermercado e uma série de serviços. É um espaço moderno e ótimo para passar algumas horas.

  • Endereço: Av. Leopoldino de Oliveira, 5.100.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22; domingo, das 14h às 20h.

Além de voltar para casa com a mala cheia, você ainda se diverte e conhece este outro lado de Uberaba.

Mais fotos de Uberaba para conhecer melhor a cidade

Viaje um pouco mais pelos cenários que fazem de Uberaba uma cidade bem charmosa:

1. Você vai se impressionar com a beleza da Igreja São Domingos!

2. Sua forma em cruz se assemelha às igrejas bizantinas

3. O prédio da Prefeitura é o mais antigo da cidade

4. A Igreja Santa Rita de Cássia é tombada pelo IPHAN

5. Outra bela construção é o Santuário Nossa Senhora da Abadia

6. A Catedral Metropolitana de Uberaba preserva o estilo neogótico

7. Aquele clima de cidade do interior…

8. A Avenida da Saudade é uma das principais de Uberaba

9. O Parque das Acácias é um ótimo lugar para relaxar

10. Quando a noite chega no Parque das Acácias

11. Peirópolis também é uma graça

12. Os fósseis do maior dinossauro do Brasil estão lá!

13. E também dá para se refrescar na cachoeira

14. Olha só quem te espera por lá!

Como não poderia ser diferente, Minas não decepciona e quem conhece não esquece! E para te incentivar a conhecer ainda mais lugares incríveis, confira aqui 12 cenários mineiros para morrer de amores! Tem igreja, natureza, cultura, sabores e paisagens de tirar o fôlego!

PARA VOCÊ