Por Marta Stegani
Está de viagem marcada e na hora de arrumar as malas bateu aquela dúvida sobre o que levar e como levar? Em 2017 a Agência Nacional de Aviação Civil instituiu novas regras referente ao transporte de bagagens, o que acabou gerando dúvidas nos viajantes.
Publicidade
Na regra antiga, os passageiros tinham direito de despachar gratuitamente uma mala de 23 kg em voos nacionais e uma de 32 kg em voos internacionais. Agora, as bagagens despachadas são cobradas à parte, e o passageiro pode levar na cabine, sem custo, apenas uma mala de até 10 kg. Para esclarecer e evitar problemas, saiba aqui o que pode levar na bagagem de mão e aproveite a viagem!
É considerada bagagem de mão aquela que pode ser transportada na cabine sem a cobrança de taxa. Saiba o que é permitido levar:
Para segurança dos passageiros e de toda a tripulação, a ANAC proíbe o transporte de alguns itens na cabine. Saiba quais são eles:
Esclareça aqui outras dúvidas para não correr riscos ao chegar ao aeroporto.
1. Qual o peso e dimensões de uma bagagem de mão?
A bagagem de mão deve pesar no máximo 10 kg e suas dimensões devem ser de até 115 cm, somando altura, comprimento e largura.
2. Bolsa feminina é considerada bagagem de mão?
Bolsa feminina, bolsa para notebook, bolsa para bebê e mochilas são considerados artigo pessoal e não contam como bagagem de mão. Eles devem ser transportados abaixo do assento dianteiro.
Publicidade
3. Há diferenças nas regras de bagagem de mão entre voos nacionais e internacionais? Quais?
Normalmente, os voos internacionais seguem as mesmas regras que as companhias nacionais, sendo permitida uma bagagem de mão de até 10 kg, mais um artigo pessoal, a diferença está para clientes Premium, que podem transportar um volume a mais. Outra diferença está na questão do transporte de líquidos, que em voos para fora do Brasil devem estar em frascos de até 100 ml.
4. Pode levar perfume e desodorante na bagagem de mão?
Em voos nacionais é permitido, mas em voos internacionais existe restrição para o transporte de líquidos, gel, pasta, creme, aerossol e similares. Para levar esse tipo de produto na bagagem de mão é necessário que eles estejam em recipientes individuais de até 100 ml cada, acomodados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20×20 cm. É permitida apenas uma embalagem plástica por passageiro. Produtos adquiridos no free shop podem exceder esse limite, desde que estejam em embalagem selada e com o comprovante de pagamento.
5. Pode levar remédios?
Sim, é permitido levar remédios para consumo no período do voo – considerando escalas – acompanhado da receita médica.
6. Pode levar animais de estimação?
Cada companhia aérea tem regras específicas para o transporte de animais de estimação. Algumas não permitem que os bichinhos voem no porão, além de exigirem vacinação em dia, entre outros atestados. Por isso, entre em contato com a empresa para saber quais as normas e como contratar o serviço.
Na dúvida, entre em contato com a companhia aérea, pois elas podem ter normas específicas para determinados itens. De malas prontas, é só curtir a viagem!
Publicidade