O que pode levar na bagagem de mão: dicas para não errar na hora de viajar

Escrito por Marta Stegani

Está de viagem marcada e na hora de arrumar as malas bateu aquela dúvida sobre o que levar e como levar? Em 2017 a Agência Nacional de Aviação Civil instituiu novas regras referente ao transporte de bagagens, o que acabou gerando dúvidas nos viajantes.

Na regra antiga, os passageiros tinham direito de despachar gratuitamente uma mala de 23 kg em voos nacionais e uma de 32 kg em voos internacionais. Agora, as bagagens despachadas são cobradas à parte, e o passageiro pode levar na cabine, sem custo, apenas uma mala de até 10 kg. Para esclarecer e evitar problemas, saiba aqui o que pode levar na bagagem de mão e aproveite a viagem!

Viajali

O que pode levar na bagagem de mão

É considerada bagagem de mão aquela que pode ser transportada na cabine sem a cobrança de taxa. Saiba o que é permitido levar:

  • Itens pessoais: documentos, carteira, chave, óculos, joias e objetos frágeis.
  • Medicamentos: desde que estejam acompanhados de receita médica e na quantidade necessária para utilização no período do voo.
  • Eletrônicos: celular, câmera fotográfica, laptop, tablet e afins.
  • Artigos de higiene pessoal e maquiagem.
  • Alimentos, desde que estejam bem acondicionados em embalagem à prova de vazamentos.
  • Alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais poderão ser transportados na quantidade necessária à utilização no período total de voo.
  • Canetas, lápis e lapiseira inferiores a 15 cm.
  • Bengalas.
  • Raquetes de tênis.
  • Aparelho de barbear em cartucho, objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha, tesourinhas sem ponta e pinças).
  • Aerossóis de uso médico ou de higiene pessoal (até quatro frascos de no máximo 300 ml ou 300 g por passageiro).
  • Termômetros de medição térmica.
  • Relógio de pulso com alarme.
  • Isqueiro com gás ou fluido inferior a 8 cm, fósforos (uma caixa com até 40 unidades por passageiro).

O que não pode levar na bagagem de mão

Para segurança dos passageiros e de toda a tripulação, a ANAC proíbe o transporte de alguns itens na cabine. Saiba quais são eles:

  • Armas: de fogo, pressão, choque elétrico ou químicas (inclusive réplicas ou de brinquedo), estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes.
  • Objetos pontiagudos ou cortantes: machados, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm.
  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos: cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos.
  • Ferramentas de trabalho: pés de cabra e alavancas similares, furadeiras e brocas (inclusive portáteis e sem fio), chaves de fenda e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm, serras (inclusive portáteis ou sem fio), maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares) e dispositivos de alarmes.
  • Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis: explosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares, fogos de artifício, cartuchos geradores de fumaça, dinamite, pólvora, pós metálicos e similares, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes de animais em aerossóis.

Dúvidas frequentes

iStock

Esclareça aqui outras dúvidas para não correr riscos ao chegar ao aeroporto.

1. Qual o peso e dimensões de uma bagagem de mão?

A bagagem de mão deve pesar no máximo 10 kg e suas dimensões devem ser de até 115 cm, somando altura, comprimento e largura.

2. Bolsa feminina é considerada bagagem de mão?

Bolsa feminina, bolsa para notebook, bolsa para bebê e mochilas são considerados artigo pessoal e não contam como bagagem de mão. Eles devem ser transportados abaixo do assento dianteiro.

3. Há diferenças nas regras de bagagem de mão entre voos nacionais e internacionais? Quais?

Normalmente, os voos internacionais seguem as mesmas regras que as companhias nacionais, sendo permitida uma bagagem de mão de até 10 kg, mais um artigo pessoal, a diferença está para clientes Premium, que podem transportar um volume a mais. Outra diferença está na questão do transporte de líquidos, que em voos para fora do Brasil devem estar em frascos de até 100 ml.

4. Pode levar perfume e desodorante na bagagem de mão?

Em voos nacionais é permitido, mas em voos internacionais existe restrição para o transporte de líquidos, gel, pasta, creme, aerossol e similares. Para levar esse tipo de produto na bagagem de mão é necessário que eles estejam em recipientes individuais de até 100 ml cada, acomodados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20×20 cm. É permitida apenas uma embalagem plástica por passageiro. Produtos adquiridos no free shop podem exceder esse limite, desde que estejam em embalagem selada e com o comprovante de pagamento.

5. Pode levar remédios?

Sim, é permitido levar remédios para consumo no período do voo – considerando escalas – acompanhado da receita médica.

6. Pode levar animais de estimação?

Cada companhia aérea tem regras específicas para o transporte de animais de estimação. Algumas não permitem que os bichinhos voem no porão, além de exigirem vacinação em dia, entre outros atestados. Por isso, entre em contato com a empresa para saber quais as normas e como contratar o serviço.

Na dúvida, entre em contato com a companhia aérea, pois elas podem ter normas específicas para determinados itens. De malas prontas, é só curtir a viagem!

PARA VOCÊ