19 atrações de Olinda que você precisa conhecer

Escrito por Sheila Almendros

Olinda é um dos destinos mais coloridos e alegres do nordeste. Vizinha de Recife, a cidade foi declarada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela ONU, em 1982, já que abriga uma das mais bem preservadas regiões coloniais do Brasil.

Continua após o anúncio

É no carnaval que as ladeiras de Olinda ficam lotadas de turistas do mundo todo, que se deixam contagiar pelo ritmo do frevo e maracatu, e também pelo desfile de bonecos gigantes, já tradicional no município pernambucano. Fora da temporada, a cidade se torna um verdadeiro museu ao ar livre da história de nossa colonização. Confira 20 atrações imperdíveis deste destino que é a cara do Brasil em qualquer época do ano:

1. Centro histórico de Olinda (Cidade Alta)

Conhecido como Cidade Alta, o centro histórico de Olinda é onde se concentra as principais ladeiras da cidade, com todas aquelas casinhas coloridas, igrejas históricas e muitas lojas de artesanatos locais, ótimas para comprar lembrancinhas para toda a família. Prepare-se para tirar as melhores fotos de sua viagem por lá!

2. Alto da Sé

No ponto mais alto do centro histórico fica o mirante do Alto da Sé, onde o visitante terá uma bela vista de 360 graus de Olinda e também da orla de Recife. Além deste privilégio, há também diversas lojas, lanchonetes e barraquinhas vendendo acarajés e tapiocas.

3. Mirabilandia

Mirabilandia é um parque temático com diversão garantida para toda a família! Entre as atrações mais populares estão suas montanhas-russas, brinquedos giratórios e a área dedicada às crianças. Saiba mais sobre o estabelecimento clicando aqui.

4. Museu do Mamulengo

Neste museu, você conhecerá a origem do mamulengo, um típico fantoche pernambucano, muito popular na cultura nordestina, e também diversas peças expostas pelo edifício. O horário de funcionamento é de segunda a sexta de 9h30 às 17h, e a entrada custa R$2.

5. Museu Regional de Olinda

Abrigado em uma casa de estilo colonial construída entre 1745 e 1749, o Museu Regional de Olinda é mais uma parada obrigatória para quem deseja conhecer a fundo a história da cidade. O seu cenário é uma verdadeira representação da vida social e doméstica dos moradores de Olinda em 1700.

6. Espaço Ciência Pernambuco

Criado em 1994, este museu interativo fica no Parque Memorial Arcoverde e atrai visitantes que adoram uma curiosidade. No local, há um simulador de raios, uma caixa de areia interativa representando acidentes geográficos, entre outras atrações que sempre se renovam. A entrada é gratuita.

7. Praia do Bairro Novo

A praia mais conhecida da cidade possui uma vasta faixa de areia que abriga os inúmeros turistas que por lá passam na alta temporada. O mar calmo com água cristalina é um dos motivos que justifica a sua popularidade.

8. Largo do Varadouro

Localizado no Polígono Tombado do Sítio Histórico de Olinda, O Largo do Varadouro já foi um porto de galeotas que traziam as mercadorias do Porto de Pernambuco para Olinda, e hoje recebe eventos e atividades culturais e recreativas da cidade, principalmente no carnaval.

Continua após o anúncio

9. Convento de São Francisco

Construído em 1585, este é o convento franciscano mais antigo do Brasil. Suas paredes decoradas com azulejos portugueses do século XVIII é o que mais atrai os turistas, e claro, as igrejas anexas ao local, como a Igreja Nossa Senhora das Neves, Capela de Sant’Ana e a Capela de São Roque. Um local carregado de história!

10. Praia da Casa Caiada

Próxima ao centro da cidade, a praia da Casa Caiada é bastante frequentada na alta temporada, e seus bares e restaurantes distribuídos pela orla costumam lotar durante o verão, principalmente no carnaval. Vale tirar um dia para dar um mergulho no mar tranquilo e de águas claras.

11. Praia Rio Doce

Se a ideia é fugir da agitação, coloque a praia Rio Doce em seu roteiro. O local é mais rústico e bem simples, frequentada por moradores e pescadores, ideal para curtir um dia de sossego, mesmo na alta temporada.

12. Basílica e Mosteiro de São Bento

De origem barroca, a igreja foi considerada uma das mais belas e ricas de Olinda. Seu altar folhado a ouro possui 14 metros de altura, e é palco principal dos cantos gregorianos dos monges promovidos aos domingos. O local funciona todos os dias, das 9h as 11h45min e das 14h as 17h.

13. Forte de São Francisco

Localizado na praia homônima, o Fortim de São Francisco de Olinda, também conhecido como Forte Montenegro e Fortim do Queijo, foi erguido em 1629 e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1984. Seu acesso é fácil e oferece uma das melhores vistas da praia.

14. Praia do Carmo

Mais uma opção para fugir das grandes concentrações de turistas, a praia do Carmo é bastante rústica, tranquila, e grande parte de seus frequentadores são pescadores da região. Aproveite o mar tranquilo para se refrescar nos dias mais quentes.

15. Igreja do Carmo de Olinda

Localizada na Praça do Carmo, a igreja foi construída em 1580, e chamada primeiramente de Capela de Santo Antônio e São Gonçalo. A visita pode ser feita em qualquer dia, entre as 9h e 12h, e também das 14h as 17h.

16. Farol de Olinda

O segundo farol mais antigo de Pernambuco foi inaugurado em 18 de novembro de 1872 no fortim de São Francisco de Olinda, precisamente no Morro do Serapião. Até hoje a estrutura é bem conservada, e rende belas fotos com o horizonte de fundo.

17. Mercado da Ribeira

Este histórico local é utilizado por comerciantes para vender artesanato e lembrancinhas de Olinda. Mas a sua principal atração é a vista ao redor, com o alto de Olinda ao fundo, e o cenário bucólico das casinhas do bairro, as ruas de paralelepípedos e os quintais repletos de árvores. Prepare a câmera fotográfica para registrar essa visita memorável.

18. Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda

O local oferece inúmeras possibilidades aos seus visitantes: conheça os tradicionais bonecos de Olinda expostos, as lojinhas de artesanatos regionais, experimente os pratos típicos nordestinos, tudo isso regado ao bom e velho forró ao vivo rolando de fundo.

19. Casa de Alceu Valença

A casa do artista pernambucano está em uma das ruas mais movimentadas de Olinda, e a visita se tornará ainda mais enriquecedora na companhia de uma guia. Assim, é possível conhecer muitos detalhes interessantes sobre o local, e aproveitar para saber mais da história de outros pontos turísticos.

Anotou as dicas? Agora é só preparar as malas e partir para Olinda!