Marco Zero (Recife): um guia pela história e cultura de Pernambuco

Por
Em 23.11.22

O Marco Zero em Recife é um dos destinos históricos mais importantes do nordeste do país. A região reúne atrações históricas e culturais, centro de artesanato e ótimos restaurantes. Além disso, é o principal local do carnaval de Pernambuco, reunindo música, alegria e muita festa. A seguir, saiba mais detalhes sobre o destino.

Publicidade

Onde fica o Marco Zero

O Marco Zero compreende a região da Praça Barão do Rio Branco, que está situada no município de Recife, no estado de Pernambuco. A atração fica próxima do bairro do Recife Antigo, e está a menos de 10 km de Olinda.

Como chegar

Existem muitas formas de chegar ao Marco Zero, uma vez que o local está situado na região Metropolitana de Recife. De carro, basta partir do centro de Recife, através da Rua Riachuelo. O trajeto é curto e dura aproximadamente 20 minutos. Também é possível ir de ônibus, as principais são a 1973, 1992, 1994, 2441, 346, 521 e 642. Além disso, utilizar aplicativos de corrida são ótimas alternativas para andar na cidade.

Por fim, você ainda pode contratar agências de turismo. Assim, é possível aproveitar melhor a região e explorar outras atrações locais.

História do Marco Zero (Recife)

O espaço surgiu junto à construção da cidade e também é responsável por preservar grande parte da história local. Pela região, é possível apreciar construções da época do Brasil Colonial, assim como estátuas, parques e monumentos históricos.

Na mesma praça também está situada a rosa-dos-ventos do Marco Zero. A atração foi anexada à praça na década de 1930, pelo artista pernambucano Cícero Dias. Uma curiosidade é que o marco reúne todas as distâncias oficiais de Pernambuco, dando origem ao termo ‘km 0’ do estado.

Como visitar o Marco Zero

Antes de conhecer as atrações que cercam o Marco Zero, aproveite também para ficar por dentro de dicas e informações essenciais sobre o local. Assim, é possível planejar melhor a viagem e aproveitar a atração com segurança:

Publicidade

  • Quando ir: entre os meses de setembro e fevereiro, pois a época oferece um clima agradável e com menor probabilidade de chuva.
  • Melhor horário para ir: escolha passear pela região durante a manhã. Neste período o número de visitantes é menor e as temperaturas estão mais amenas.
  • Estacionamento: há boas opções de estacionamento nas proximidades do Marco Zero. Você pode estacionar na Praça do Arsenal ou no shopping Paço Alfândega.
  • Estrutura: a região conta com um comércio forte, que reúne excelentes bares, restaurantes e cafeterias. Além disso, o local possui diferentes opções de hospedagens.
  • Como visitar: há várias atrações no Marco Zero, então é importante reservar pelo menos 1 dia para aproveitar as atividades da região. O ideal é montar um roteiro para organizar todas elas.

E para curtir todas as suas atrações, acompanhe o próximo tópico, que traz ótimas dicas de passeios no local.

O que fazer no Marco Zero (Recife)

A região do Marco Zero em Recife é cheio de atrações culturais, monumentos históricos e ótimos restaurantes. Além disso, o local abriga um dos carnavais mais animados do nordeste. A seguir, confira sugestões de programas para a sua viagem:

1. Praça do Marco Zero

Também chamada de praça Barão do Rio Branco, o local é considerado um dos destinos mais visitados de Recife. A atração é cercada por construções e prédios históricos, como o antigo edifício London River Plate Bank e a Associação Comercial de Pernambuco. Lá também está situada a pintura da rosa-dos-ventos, que marca o km 0 zero de Recife.

2. Edifício da Caixa Cultural

Localizada a poucos metros da Praça do Marco Zero, o edifício Caixa Cultural também valoriza a história local. Construído em 1912, o espaço funcionou durante muito tempo como a Bolsa de Valores de Pernambuco. Atualmente é palco de diversas exposições que valorizam a música, o teatro e outras manifestações culturais. O espaço está aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

3. Parque das esculturas – Francisco Brennand

O Parque das Esculturas homenageia o artista pernambucano Francisco Brennand, pois destaca as suas principais obras no local. O atrativo reúne cerca de 90 esculturas, representadas em uma exposição ao ar livre. Entre as principais obras do autor se destaca a Torre de Cristal, com aproximadamente 32 metros de altura. Por fim, para chegar ao local é preciso alugar um barco a partir do Marco Zero ou ir de carro pela Avenida Brasília Teimosa. O passeio é gratuito.

4. Centro de Artesanato de Pernambuco

Com mais de 2 mil m², o Centro de Artesanato de Pernambuco permite um passeio pela cultura e tradições de Recife. Localizada em frente ao Marco Zero, a atração possui mais de 25 mil obras de artesãos locais do estado de Pernambuco. No acervo estão quadros, esculturas, cerâmicas e até cordéis, que valorizam a cultura nordestina. O atrativo está aberto para visitação de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 10h às 16h.

5. Armazém do Porto

Situado às margens do estuário de Pernambuco, o Armazém do Porto é um convite para conhecer a culinária do nordeste enquanto se encanta com uma vista encantadora do porto de Recife. No espaço, estão localizados cafés, bares e restaurantes que servem pratos, lanches e bebidas. O espaço está aberto de domingo a quarta-feira, das 10h às 22h, quinta-feira, das 10h à 00h e sexta e sábado, das 10h às 3h.

6. Restaurante Seu Boteco

Localizado no Armazém do Porto, o restaurante Seu Boteco é um dos mais tradicionais da região. O espaço possui uma infraestrutura agradável, bom atendimento e preço acessível. Além disso, oferece pratos da culinária nacional, bebidas, quitutes e sobremesas. Um prato que você precisa provar por lá é a Feijuca, que valoriza ingredientes regionais com um sabor único.

7. Rock & Ribs

O restaurante Rock & Ribs também ocupa uma das galerias do Armazém do Porto e se destaca pela temática musical. Com infraestrutura desenhada para os amantes do Rock, o espaço combina música ao vivo com refeições deliciosas. O cardápio oferece pratos da culinária americana e brasileira, lanches, grelhados e diferentes tipos de bebidas e drinks. Um prato que vale a pena provar é o Penne Carbonara, muito elogiado pelos visitantes.

Publicidade

8. Carnaval do Marco Zero

Programe sua viagem para Recife na época do carnaval e desfrute de uma das melhores folias da cidade. Afinal, é no local que costuma acontecer o principal carnaval de Pernambuco. A data conta com diversas atrações culturais, além de shows com artistas regionais e nacionais. A cada ano a festa também homenageia uma personalidade ou artista importante para a cultura do país. Sem dúvida, você aproveitará os 4 dias de folia em Recife.

Por fim, se você ainda quiser curtir a noite na capital pernambucana, vale conhecer a Rua da Moeda. O destino conta com excelentes bares e restaurantes que oferecem uma programação noturna animada.

Um pouquinho mais sobre o Marco Zero

Após conhecer as principais atrações do Marco Zero em Recife, que tal ficar por dentro de algumas experiências sobre o destino? A seguir, confira uma seleção de vídeos com mais curiosidades, dicas e feedbacks da atração:

Roteiro cultural pelo Marco Zero

Nesse vídeo, uma visitante conhece as principais atrações culturais do Marco Zero e de Recife. O roteiro inclui o Centro de Artesanato local e a Embaixada de Pernambuco, que reúne os tradicionais bonecos de Olinda. Vale a pena assistir, pois o tour é cheio de curiosidades e também traz imagens belíssimas da região.

Tour pelo Parque das Esculturas

https://youtu.be/el2CFbzbWHE

O Parque das Esculturas é um dos destinos mais visitados do Marco Zero e nesse vídeo você explora um pouquinho mais do destino. O vlog traz detalhes sobre a história da atração e as principais esculturas do artista Francisco Brennand. Sem dúvida, vale muito a pena assistir e conhecer mais sobre essa importante arte local.

Passeio pelo Centro de Artesanato

Por fim, nesse vlog, você conhece as principais obras do Centro de Artesanato de Pernambuco. O vídeo apresenta uma variedade de peças e esculturas feitas por artistas locais e regionais. Se você deseja conhecer um pouquinho mais sobre cultura recifense, com certeza precisa conferir como foi essa visita!

A partir dessas dicas, com certeza o seu roteiro ficará ainda mais completo. Ainda curioso para saber o que te aguarda em Recife? Então, acompanhe o tópico seguinte que traz as belezas da região.

10 fotos lindas do Marco Zero para inspirar ainda mais a sua viagem

Por fim, para inspirar ainda mais o seu passeio, acompanhe belas fotos do Marco Zero em Recife. A seleção traz um pouquinho das belezas culturais e históricas que cercam o destino. Olha só:

1. Bem-vindo ao Marco Zero, em Recife

2. O destino é um convite para conhecer a história de Pernambuco

3. Lá, você pode visitar monumentos históricos preservados

4. Conhecer atrações culturais incríveis

5. E se apaixonar pela culinária nordestina

6. Além disso, a região valoriza personagens da história local

7. É rica em tradições e costumes

8. E possui um artesanato marcante

9. Com certeza, você vai amar este destino histórico

10. Muitas descobertas te esperam no coração de Recife

Curtiu o roteiro? Então, programe-se quanto antes para visitar o Marco Zero, em Recife! Caso queira estender a viagem, visite Olinda, que também valoriza a cultura nordestina!