Gravatá: saiba o que fazer na Suíça Pernambucana

Escrito por Sheila Almendros

Conhecida como Suíça Pernambucana, Gravatá é um destino perfeito durante todo o ano, pois o inverno é ameno e o verão é quente. Muito procurada para a prática de ecoturismo e esportes radicais, a cidade oferece uma boa infraestrutura para receber todos os tipos de turistas. Veja mais sobre esse destino:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Mapa da Gravatá

Gravatá fica localizada a 50 km de Caruaru e a 82 km de Recife. Seu acesso pode ser realizado a partir da capital pernambucana, em uma viagem de carro com duração de 1h10 pela via BR-232. A cidade costuma ser bastante frequentada entre o fim de agosto e o final de novembro, assim como do meio de dezembro ao início de janeiro.

O que fazer em Gravatá

Separamos as principais atrações da cidade, com dicas e informações para aproveitá-las ao máximo. Veja o que não pode faltar em seu roteiro:

1. Cachoeira da Palmeira

Localizada no sítio homônimo, a Cachoeira da Palmeira fica a 17 km do centro da cidade e possui 3 quedas d’água, bicas e piscinas naturais. O local conta com banheiros e é necessário pagar uma taxa para acessá-lo. Muitos turistas buscam essa atração para a prática de turismo rural.

2. Trilha da Serra do Contente

Faça um percurso de 1,5 km em meio à Mata Atlântica pela trilha da Serra do Contente, que conta com paredões, mirantes, grutas, lagos e bicas, além de toda a natureza intocada. O local é perfeito para a prática de trekking moderado, e ainda conta com banheiros pelo percurso. É necessário pagar uma taxa para adentrar a trilha.

3. Alto do Cruzeiro

O Alto do Cruzeiro fica no centro de Gravatá, e abriga ainda a Capela do Cristo Rei e a estátua do Cristo Redentor. O seu acesso pode ser feito de carro ou através de uma escadaria com 365 degraus. Aproveite para apreciar a vista da cidade, assistir ao pôr do sol e ainda curtir os bares e restaurantes do entorno.

4. Pedra Branca

Os 75 metros de encosta esbranquiçada é muito procurado para a prática de esportes como rapel, escalada e montanhismo, além de ecoturismo e acampamento. Para a preservação ambiental do local, há uma taxa de acesso para o sítio homônimo. A vista que a Pedra Branca proporciona é de tirar o fôlego!

5. Estrada de Ferro e Túneis Ferroviários

O roteiro turístico da Estrada de Ferro e Túneis Ferroviários é o antigo trajeto do Trem do Forró, inutilizado em 1999 pelas constantes chuvas. A atração varia de acordo com o percurso escolhido (de 2 a 12 túneis e de 2 a 6 pontes). Os pontos altos do passeio são o Túnel Perdido e a Ponte Cascavel, que tem 50 metros de altura e é ótima para prática de rappel.

Continua após o anúncio

Além das atrações do centro rural, não deixe de curtir também a parte central da cidade: essa região tem programação voltada para a arte, com shows sazonais e museus.

Onde se hospedar

A seguir, selecionamos sugestões de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Escolha a opção perfeita para sua viagem, de acordo com o seu estilo e orçamento, e aproveite!

  • Hotel Três Palmeiras – $: ótima localização, estacionamento gratuito, piscina ao ar livre e banheira japonesa são alguns dos principais atrativos do local.
  • Portal de Gravatá – $$: muito procurada por casais, essa hospedagem conta com quartos climatizados, restaurante com cardápio regional e ainda oferece passeios de escalada e rapel.
  • Oasis Hotel Spa – $$$$: o luxuoso hotel spa oferece tratamentos relaxantes como massagem, sauna, academia, entre outros atrativos.

Agora que você já conferiu ótimas acomodações, escolha a opção que mais atende o seu perfil e faça uma boa viagem!

Mais fotos de Gravatá para aumentar a vontade de viajar

Para aumentar ainda mais seu desejo de conhecer esse destino, escolhemos os registros fotográficos mais preciosos de Gravatá para você. Confira:

1. Refresque-se nas cachoeiras mais bonitas da cidade

2. E aproveite para assistir ao maravilhoso pôr do sol

3. Em Gravatá, você terá contato com a natureza

4. E percorrerá construções históricas

5. Aproveite o cenário para praticar esportes radicais

6. E também ter dias relaxantes

7. Conhecer a flora local é essencial

8. E registrar os melhores momentos da sua viagem também

9. Afinal de contas, lugares fotogênicos não faltarão

10. Inclua Gravatá em sua lista de próximas viagens!

Agora, é só fazer as malas e aproveitar nossas dicas de viagem! Conheça também as praias de Pernambuco que merecem a sua visita.