Por Mariana Bianchini
Atualizado em 06.10.22
Recife é uma cidade localizada no Nordeste do Brasil. Com mais de um milhão e meio de habitantes, é a capital do estado de Pernambuco e é conhecida também como “a Veneza brasileira”. Além disso, é muito rica em cultura, gastronomia e turismo. Você já sabe o que fazer em Recife?
Publicidade
Confira agora mesmo 50 pontos turísticos imperdíveis na capital pernambucana!
Índice do conteúdo:
A praia mais conhecida de Recife é a Praia de Boa Viagem, porém, existem outras praias próximas à cidade que, caso você tenha tempo, também merecem a sua visita – como as sugeridas abaixo.
iStock
A Praia de Boa Viagem é a praia urbana mais famosa e importante da cidade de Recife. Ela fica no bairro da Boa Viagem e tem cerca de 7 quilômetros de extensão. Além disso, ela é delimitada de um lado pela Praia do Pina e do outro pela Praia de Piedade.
Também conhecida com Praia do Sport, a Praia do Pina é uma outra praia urbana de Recife. Localizada na zona sul da cidade, é muito frequentada pela população local e pelos turistas.
Localizada no litoral norte pernambucano, mais precisamente na cidade Paulista, a Praia de Maria Farinha possui uma beleza natural impressionante e clima agradável.
A Praia da Piedade fica pertinho da cidade de Recife, localizada no município vizinho de Jaboatão dos Guararapes. O único porém é que é preciso de cuidado: existem tubarões no mar, então, nada de ir para as águas mais profundas!
No município Cabo de Santo Agostinho, há apenas 45 minutos de Recife, fica a Praia Enseada dos Corais – um lugar tranquilo, de clima agradável e pouco explorada pelo turismo. Aproveite!
Publicidade
Também em Cabo de Santo Agostinho, a Praia Gaibú fica há cerca de uma hora do centro de Recife. Apesar de ser uma das praias mais movimentadas da região, possui uma água limpa e perfeita para o banho.
Com cerca de cinquenta minutos, é possível chegar à Praia do Paiva – um lugar de água limpa, bem preservado, areia clara e muito tranquilo. É uma ótima opção para relaxar e fugir da correria da cidade durante suas férias.
iStock
Apesar de ficar um pouquinho mais distante – uma hora e vinte minutos de Recife -, Porto de Galinhas é um lugar muito famoso por sua beleza incomparável, então, se você já está por Pernambuco e tem um dia sobrando, por que não visitá-lo?
A cidade de Recife é famosa por suas inúmeras paisagens e lugares culturais, porém, caso você só tenha um dia na cidade, precisa pensar bem em como vai aproveitar seu tempo. Confira, então, os pontos turísticos imperdíveis da capital pernambucana.
iStock
De piso colorido e cheia de eventos culturais ao ar livre, a Praça do Marco Zero é, como o nome já diz, uma praça que marca o local em que a cidade de Recife nasceu. Ainda, fica localizada na beira do cais.
O Centro de Artesanato está localizado na frente da Praça do Marco Zero, então, você já pode emendar um passeio no outro. O local, que já funciona há alguns anos, abriga quase mil e quinhentos artesãos e oferece cerca de 25 mil peças para venda.
O Paço do Frevo é um espaço cultural voltado para a dança e a música do frevo. Idealizado através de uma parceria entre a Prefeitura da cidade, o Governo Federal, a Fundação Roberto Marinho e o IPHAN.
Este museu tem uma proposta interativa. Além disso, tem como tema o Sertão e Luiz Gonzaga. Eleito um dos melhores museus da América Latina em 2015, possui um impressionante acervo cultural.
iStock
A Rua do Bom Jesus é famosa por sua arquitetura e história. Ao final desta rua, encontra-se a Praça do Arsenal, um lugar legal para descansar, tirar algumas fotos e admirar a paisagem.
Publicidade
Bem do ladinho da Praça do Arsenal, encontra-se a Torre Malakoff: um importante monumento da cidade de Recife. Construída no século XX para servir de observatório astronômico, foi transformada em espaço cultural em 2010.
Francisco Brennand é um importante artista plástico nordestino, mas conhecido pelo seu trabalho com cerâmica. Ele é autor de dois importantes espaços culturais em Recife e o Parque de Esculturas é um deles. Localizado na beira da água, existem duas formas de chegar ao parque: a primeira, é fazendo a travessia de barcos que saem do píer do Marco Zero, a segunda, é ir de carro pela Avenida Brasília Teimosa.
Se você tem mais tempo para passar em Recife, vale a pena ter na manga alguns lugares a mais para visitar. Se você gosta muito de arte, vai se encantar com as sugestões abaixo:
Sem fins lucrativos, o Instituto Ricardo Brennand é um espaço cultural com um enorme acervo histórico e artístico. Possui uma pinacoteca, uma biblioteca, um auditório, um museu, jardins com esculturas e uma galeria.
Também criada por Francisco Brennand, essa oficina é um complexo cultural brasileiro que conta com diversas obras deste artista plástico inspiradas, principalmente, na mitologia.
Os Bonecos Gigantes são figuras populares durante o Carnaval das cidades de Recife e de Olinda. A Embaixada surgiu, então, diante da necessidade de receber turistas para contemplar esses bonecos durante o ano todo.
Com menos destaque do que deveria, a Capela Dourada é uma igreja lindíssima localizada em Recife. Ela é considerada um Monumento Nacional e seu estilo arquitetônico é o barroco-rococó.
A Ponte Maurício de Nassau é responsável por ligar dois bairros importantes da cidade de Recife: o Bairro do Recife e o Bairro Santo Antônio. É um ponto turístico já que foi a primeira ponte de grande porte a ser construída no Brasil.
Esta foi a primeira sinagoga da América. Hoje, ela compreende o Centro Judaico de Pernambuco e está localizada no centro histórico da cidade. Vale a pena visitar para conhecer um pouco mais sobre essa cultura!
O parque leva este nome em homenagem à mãe do ex-presidente Lula, dona Eurídice Ferreira de Melo, também conhecida como Dona Lindu. Projetado por Oscar Niemeyer, é palco para lazer e cultura.
O sol costuma brilhar na cidade de Recife, mas caso a chuva decida aparecer, confira algumas dicas de passeios que não dependem de um bom clima!
O Shopping Paço Alfândega é um centro comercial superimportante de Recife. Localizado à beira do rio Capibaribe, é patrimônio histórico nacional e conta com cerca de 80 lojas.
Sede administrativa do poder executivo do estado de Pernambuco, o Palácio do Campo das Princesas é aberto para visitação guiada em alguns horários específicos. A visita é repleta de fatos históricos, arquitetura impressionante e muita cultura!
A Fundação Gilberto Freyre é um espaço cultural localizado em Recife e tem como base as influências de Gilberto Freyre, famoso escritor e pesquisador brasileiro.
A Caixa Cultural é um espaço inaugurado em 2012 que conta com duas galerias de arte, um teatro, uma sala multimídia, duas salas para oficina de arte e um foyer. Ainda, fica bem na frente do Marco Zero da cidade de Recife.
Instalado em 1982, o Museu da Cidade do Recife é um importante espaço de história e cultura brasileiras. O acervo do museu é voltado para a preservação da história urbana, artística e social da cidade.
A Casa da Cultura de Recife foi um projeto de reforma da antiga casa de detenção da cidade e é um centro de comercialização de artesanato desde 1976.
A Igreja Madre de Deus é um dos templos católicos romanos mais bonitos de Recife. Se você tiver um tempinho, vale a pena visitar a igreja, que tem uma arquitetura belíssima, especialmente em seu interior.
Se a sua viagem para Recife é em família, é importante separar alguns passeios mais leves e democráticos para todas as idades, certo? Confira algumas dicas:
O Armazéns do Porto é um lugar de gastronomia diversificada. Com diferentes restaurantes e quiosques, é possível levar toda a família para aproveitar. As opções são: tapioca, comida japonesa, comida de boteco, cafeteria, sorveteria, cervejaria, frutos do mar, carnes e açaí.
iStock
A Rua da Aurora é uma das ruas mais bonitas de Recife. Com uma arquitetura impressionante, ela começa na Ponte da Boa Vista e termina na Ponte de Limoeiro, onde se inicia a Avenida Norte. Ainda, leva esse nome porque todas as suas casas são voltadas para o leste, onde nasce o sol.
O Pátio de São Pedro fica na frente da Igreja de São Pedro dos Clérigos. Esse espaço é conhecido por proporcionar atividades culturais para a cidade. Aproveite ainda para conhecer a parte de dentro da Igreja.
O Parraxaxá é um restaurante com buffet por quilo que oferece diversos tipos de salada, pratos quentes e sobremesa. É uma ótima opção para levar a família e experimentar comidas típicas da região.
Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Jardim Botânico do Recife possui sete jardins temáticos – Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Plantas Tropicais. Além de ser um espaço para visitação, também abriga pesquisas sobre sustentabilidade, restauração e conservação das belezas naturais.
Este parque é uma área de lazer de Recife localizada entre a Rua do Futuro e a Avenida Rui Barbosa. Ainda, é divido em duas partes: uma chamada de sítio histórico, onde fica uma capela, e a outra dedicada à prática de esportes e atividades culturais.
Prestigie o comércio local e garanta as lembrancinhas da viagem visitando a Feirinha de Boa Viagem. Localizada na Praça da Boa Viagem, a feira de artesanato é dividida em onze segmentos: couro, bordado, confecção, moda praia, camiseta, bijuteria, madeira, cerâmica, brinquedos, tapeçaria e artes plásticas.
iStock
Se você tiver bastante tempo em Recife, talvez valha a pena visitar a cidade-irmã, Olinda. Considerada parte da região metropolitana de Recife, ela fica apenas sete quilômetros distante da capital.
Viajar sozinho é muito importante para aprender a aproveitar sua própria companhia. Museus, teatros e igrejas são apenas algumas das opções de passeio que não precisam de outras pessoas para serem incríveis!
A visita ao Forte de São João Batista do Brum vale a pena simplesmente pelo tanto de histórica que as paredes do lugar guardam. Este local foi muito importante durante as invasões holandesas ao Brasil e durante a retomada portuguesa também.
Criado em 1997, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, também conhecido simplesmente como MAMAM, é um museu pernambucano que abriga mais de 1.100 peças em seu acervo, abrangendo um período que começa em 1920 e termina em 2008.
Importante praça de Recife, a Praça da República contempla os seguintes edifícios: Palácio do Campo das Princesas – sede do governo estadual -, Teatro de Santa Isabel, Palácio da Justiça e Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco.
Se você é o tipo de pessoa que gosta de apreciar as belezas arquitetônicas e espirituais de Igrejas, reserve um tempinho para conhecer a Basílica e o Convento Nossa Senhora do Carmo. De ordem barroca, o local ainda abriga grandes detalhes da história de Recife e do Brasil.
De arquitetura neoclássica, o Teatro de Santa Isabel foi nomeado em homenagem a princesa Isabel. O local recebeu visitas ilustres no século XIX, como Don Pedro II, Joaquim Nabuco e Castro Alves. Além disso, foi o primeiro teatro brasileiro a ser projetado por um engenheiro civil.
Se você está procurando por opções noturnas de diversão em Recife, confira algumas dicas de bares, restaurantes e baladas para aproveitar a noite durante sua viagem!
O Barchef é um complexo de gastronomia localizado no Bairro de Casa Forte. Fazem parte do local um Empório com adega, um pub subterrâneo, uma cervejaria ao ar livre, um boteco estilo francês, um bar de vinhos e drinks especiais e um restaurante de culinária italiana.
A Galeria Joana D’Arc oferece, hoje, quinze estabelecimentos, entre lojas e bares, de diferentes segmentos. Pista da cena alternativa em Recife, é o lugar perfeito para fazer compras, comer e beber na noite recifense.
Com mais de dez opções diferentes de food trucks, o Garage é perfeito para agradar diferentes paladares. O espaço é bem familiar e ainda possui um lugar dedicado às crianças.
Restaurantes, bares, espaços culturais e apresentações musicais compõem o Largo de Santa Cruz. Algumas das sugestões de estabelecimentos no espaço são: a Cachaçaria do Largo, o Cabaret Comedoria, o Lisbela e os Prisioneiros e outros.
o Burburinho é um bar acolhedor que oferece música ao vivo e bons drinks e petiscos. Ao som do melhor do jazz, blues e rock’n’roll, você conta com um espaço rústico e, ao mesmo tempo, boêmio.
O Biruta Bar é um estabelecimento que oferece petiscos e pratos mais elaborados à beira mar em Recife. Com decoração temática, ainda apresenta shows de diferentes estilos brasileiros.
Baseado nos pubs do Reino Unido, o UK oferece um ambiente gostoso e uma vibe superanimada. É uma boa opção de lugar para se divertir à noite. Aproveite!
O Manhattan Café Theatro tem a proposta de unir música de qualidade e boa gastronomia. Cada dia possui uma programação diferente, então, vale a pena ficar ligado no site do estabelecimento.
Gostou? Comece a planejar sua viagem para Recife! Ainda, conheça mais opções de bares na cidade e saiba mais sobre o bairro de Boa Viagem, onde está localizada a praia mais importante da capital.