Perdizes (SP): o que fazer no bairro que reúne natureza, arte e gastronomia

Escrito por Marta Stegani

As ladeiras das Perdizes (SP), que tiram o fôlego dos moradores – mas que também trazem certo charme ao bairro – não são empecilho para quem quer se divertir. A região, que lá pelos anos de 1800 era uma área rural, hoje tem ruas arborizadas, casarões tombados e prédios de classe média, sendo um lugar aconchegante para se passear e viver.

É lá que está o Allianz Parque, palco de grandes shows e partidas de futebol, mas o bairro não se resume a isso. Saiba que a região oferece uma variedade gastronômica incrível e programas para toda a família e é isso que você vai descobrir agora!

Mapa de Perdizes

Perdizes é um bairro da Zona Oeste de São Paulo e é considerada uma região nobre da cidade, com o terceiro maior IDH, perdendo apenas para Moema e Pinheiros. É também conhecido por abrigar o campus de São Paulo da Pontifícia Universidade Católica. Fica muito bem localizado, estando no limite com os bairros de Sumaré, Pompéia, Água Branca, Barra Funda e Pacaembú.

O que fazer em Perdizes

O bairro não é dos mais ricos em programas para se fazer na cidade, mas ainda assim, tem boas opções para todos os gostos. Olha só!

1. Ciclovia Avenida Sumaré

Para os esportistas, que tal uma pedalada para começar ou encerrar o dia? A ciclovia da Av. Sumaré tem quase 3 km de extensão e tem início da R. Turiassu, indo até a R. Lisboa. Apesar da constante movimentação de carros ao redor, a faixa é arborizada, sinalizada e sempre com pedestres praticando esportes ou passeando com seus animais de estimação.

    2. Teatro Tuca

    O teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo foi fundado em 1965 e é um importante marco cultural para a cidade e para o país, tendo sido palco de manifestações políticas durante a Ditadura. O local foi destruído em dois incêndios, mas nada o impediu de ser reconstruído e se tornar Patrimônio Histórico da cidade em 1998. O Tuca fica ao lado da universidade e recebe peças de comédia e outros espetáculos. Confira a programação no site.

    • Endereço: R. Monte Alegre, 1024.
    • Valor de entrada: consulte o site para conhecer os espetáculos e saber valores.
    • Horário de funcionamento: bilheteria – de terça a sábado, das 14h às 20h; domingo, das 14h às 19h.

    3. Shopping Bourbon

    Muito mais que um centro de compras, o Shopping Bourbon é um espaço de lazer completo. No quesito lojas você encontra marcas nacionais, mas também grifes internacionais, como Tommy Hilfiger, Crawford, Victor Hugo e Forever 21.

    Na área de entretenimento, o shopping abriga 10 salas de cinema no Espaço Itaú, a primeira sala IMAX do Brasil, Livraria Cultura e o Teatro Bradesco. Para resolver tudo em um só lugar, conte com o hipermercado Záffari, que dispõe de uma infinidade de produtos.

    • Endereço: R. Palestra Itália, 500.
    • Horário de funcionamento: lojas – de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h. Hipermercado – de segunda a sábado, das 8h às 23h; domingos e feriados, das 9h às 22h. Praça de alimentação – de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 22h.

    4. Allianz Parque

    Bem ao lado do Shopping Bourbon está o Allianz Parque, mais conhecido por ser a casa do Palmeiras. Além de receber partidas de futebol, o local é palco de grandes shows e nomes como Paul McCartney, Elton John, Guns N’ Roses e Iron Maiden já se apresentaram no local. Inaugurada em 2014, a arena está entre as mais modernas do mundo e tem capacidade para mais de 50 mil pessoas!

    • Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 1705.
    • Valor de entrada: fique de olho no site para conferir a agenda e os valores.

    5. Parque da Água Branca

    O Parque da Água Branca é um passeio delicioso para toda a família. Por lá você sempre vai encontrar gente caminhando, correndo, meditando, praticando atividades físicas, crianças brincando e ainda vai se deparar com galinhas, pavões e outras aves que vivem livremente por ali. Para a terceira idade, tem a Praça do Idoso, um espaço para a prática de exercícios físicos, leitura e convivência. Às terças, aos sábados e domingos acontece no parque a feira de produtos orgânicos, onde é possível comprar frutas, verduras e outros itens direto do produtor.

    • Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455.
    • Valor de entrada: gratuito.
    • Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 20h.

    6. Parque Zilda Natel

    O espaço que foi utilizado como canteiro de obras para construção da Estação Sumaré, se tornou um parque para praticar diversas atividades ao ar livre. Tem quadra de basquete, pista de skate, mesas para jogos de tabuleiro e academia para a terceira idade. É só chegar e curtir o espaço!

    • Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 1250.
    • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 21h, com exceção nos dias de jogos no Estádio do Pacaembu, quando as atividades se encerram em horário definido pela administração.

    Agora que você já sabe como curtir Perdizes, chegou a hora de escolher onde parar para fazer uma boquinha.

    Restaurantes em Perdizes

    Hambúrguer, comida árabe, tailandesa, italiana e vegana: você tem todas essas opções para escolher!

    1. Bier & Bier Restaurante e Choperia Alemã

    É impossível passar pela Av. Sumaré e não reparar na fachada de estilo germânico do Bier & Bier. A casa mudou de nome, mas mantém as mesmas receitas há mais de 30 anos. No cardápio estão pratos típicos da culinária alemã que chegam à mesa muito bem servidos e com a cerveja bem gelada, como manda a tradição. Para quem não é fã desse tipo de comida, há também outras opções de pratos. De acordo com os frequentadores, o preço está dentro da média, sem susto ao chegar a conta.

    • Endereço: Av. Sumaré, 1293.
    • Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 11h30 à 0h; sexta e sábado, das 11h30 às 2h.

    2. Arabesco

    De origem sírio-libanesa, o restaurante Arabesco mantém a tradição há mais de 30 anos. Experimente os tradicionais pratos árabes que são servidos tanto no sistema à la carte, quanto no buffet. Além dos sabores, a casa tem ambiente familiar, bom atendimento e preço justo.

    • Endereço: R. Dr. Homem de Melo, 494.
    • Horário de funcionamento: diariamente, das 11h à 0h.

    3. Zé do Hamburger

    A hamburgueria é conhecida pela decoração retrô, onde tudo remete aos anos 50 – desde as poltronas com estilo antigo até a presença de um Ford 51 que se transforma em mesa e ainda rende várias fotos. O cardápio é extenso e conta com 20 opções de hambúrgueres artesanais, além de hot dogs, beirutes, milk shakes e sobremesas. Além dos lanches saborosos, o diferencial da casa é não cobrar taxa de serviço, o que faz sobrar uma graninha para pedir uma batata a mais!

    • Endereço: R. Itapicuru, 419.
    • Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 12h à 0h; sexta, das 12h às 2h; sábado, das 12h às 3h.

    4. Namga

    O Namga é um restaurante aconchegante, simples e minimalista que traz as tradicionais receitas tailandesas para São Paulo. Além da culinária, foram criados drinks diferenciados e uma carta de vinhos exclusiva para acompanhar os pratos. A casa tem o Certificado de Excelência do TripAdvisor, então, se você gosta de experimentar pratos apimentados e exóticos, não pode deixar de conhecer esta opção rara na cidade!

    • Endereço: R. Apiacás, 92.
    • Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 11h às 14h45 e das 19h às 22h30; sexta, das 11h às 14h45 e das 19h às 23h30; sábado, das 12h às 15h30 e das 19h às 23h30; domingo, das 12h às 16h30 e das 19h às 22h.

    5. Abruzzi

    Em um casarão da década de 1940, o Abruzzi é um tradicional restaurante italiano que é uma pérola do bairro. Todos os pratos são preparados com massa fresca, produzidas na própria casa. Além das opções de massa, o cardápio conta também com saladas, carnes, aves, peixes e frutos do mar. E não é apenas o cardápio que é motivo de elogio, o atendimento de primeira encanta os clientes, tanto que o restaurante já ganhou por três anos consecutivo o Certificado de Excelência do TripAdvisor.

    • Endereço: R. Traipú, 145.
    • Horário de funcionamento: diariamente, das 12h às 23h30.

    6. Pizzaria Veridiana

    Com unidades em Perdizes, Jardins e Higienópolis, a Pizzaria Veridiana tem o clima perfeito para um jantar a dois: luzes baixas, ambiente rústico e ao fundo a suavidade do som do piano. Os sabores clássicos dividem espaço com as criações exclusivas da casa, como a Burrata al Pesto, eleita entre as 10 melhores pizzas de São Paulo pelo Caderno Paladar do jornal O Estado de S.Paulo. Para ficar perfeito, experimente os drinks autorais e as sobremesas únicas.

    • Endereço: R. Turiaçu, 98.
    • Horário de funcionamento: diariamente, a partir das 18h.

    7. Bráz Pizzaria

    Com 20 anos de história e na lista das 10 melhores pizzarias do mundo, a Bráz é mais um nome para saborear uma boa pizza no bairro. O ambiente é descontraído e com aquele cheirinho bom no ar. A massa é preparada com fermentação natural e além dos sabores tradicionais, conta com outros especiais. Quem gosta de um bom vinho para acompanhar, pode escolher o Mazzei per Bráz, produzido na Toscana exclusivamente para a casa.

    • Endereço: R. Piracuama, 155.
    • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 18h30 à 0h; sexta, das 12h às 15h e das 18h30 à 0h; sábado, das 18h30 à 1h.

    8. Casa RAW

    Em um agradável casarão com mesas ao ar livre, a Casa RAW é um restaurante especializado em gastronomia vegana funcional, plant based, raw food e gluten free. No almoço, além de duas opções de pratos do menu executivo que incluem salada orgânica de entrada, prato principal e sobremesa, é servido também o menu à la carte. Falando em sobremesa, elas são uma atração à parte, seguindo a mesma linha dos pratos e sem açúcar refinado. É o paraíso para os amantes de uma alimentação saudável!

    • Endereço: R. Doutor Franco da Rocha, 515.
    • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 12h às 15h30; domingos e feriados, das 12h às 16h30; jantar – de terça a sábado, das 19h às 23h.

    Comer bem é só mais uma justificativa para te convencer a conhecer o bairro!

    Bares em Perdizes

    Tem bar dançante, descolado e tradicional – todos uma excelente pedida para encerrar o dia.

    1. Bar Geribá

    Em uma esquina das Perdizes está o Geribá, um bar com alma de boteco, despojado e acolhedor, perfeito para reunir os amigos no happy hour. Da cozinha saem porções de picanha, costela bovina, cupim casqueirado e outros petiscos. Quando a fome for mais forte, escolha as opções servidas na chapa, como a calabresa de metro ou a Maria Bonita, uma porção de carne seca desfiada com cebola, linguiça e queijo coalho. Para quem prefere pratos mais elaborados, há também um cardápio com carnes, massas, risotos, aves e peixes. Para beber, a casa oferece vários tipos de cervejas e chopps, tirados dentro dos mais exigentes padrões de qualidade

    • Endereço: R. João Ramalho, 899.
    • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 12h à 0h; sexta e sábado, das 12h à 1h.

    2. Bar Desembargador

    O Bar Desembargador tem um ambiente despojado, comida caprichada, chopp de qualidade e bons drinks, caipirinhas e cachaças especiais. O cardápio de petiscos é um dos atrativos, com comidinhas clássicas de boteco e também criações especiais. A decoração é retrô e o cliente pode escolher entre ficar nas mesinhas do salão, calçada, ou até no balcão, de onde saem as bebidas preparadas pelo bartender.

    • Endereço: R. Desembargador do Vale, 253.
    • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 17h à 1h; sexta e sábado, das 12h à 1h; domingo, das 12h às 22h.

    3. Bar e Restaurante Velho Rabo

    Apesar do jeitão de restaurante, o Velho Rabo, também conhecido como Rabo de Galo, tem alma de boteco raiz. No eclético cardápio, faz sucesso a picanha no rechaud, a feijoada, a coxinha cremosa e saborosos petiscos para o happy hour, como as dondocas, crocantes bolinhos recheados de abóbora com carne seca e empanados no macarrão cabelinho de anjo. Deu água na boca, né? As mesas na calçada são sempre disputadas nos dias quentes por quem quer tomar um Rabo – chopp clarinho de 300 ml.

    • Endereço: R. Caraíbas, 605.
    • Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h à 1h; domingos, das 12h às 23h.

    4. The Clock Rock Bar

    Com temática de rock dos anos 50 e 60, o The Clock Rock Bar traz a magia dos Anos Dourados com bandas e DJs que transportam o visitante para o túnel do tempo! Quem quiser, pode chacoalhar o esqueleto na pista de dança ou apenas curtir o som e se deliciar com suculentos hambúrgueres, petiscos, milk shakes, drinks e coquetéis. A dica vai para os aniversariantes: quem fizer a festa na casa ganha brindes e vantagens exclusivas!

    • Endereço: R. Turiassú, 806.
    • Valor de entrada: R$ 30.
    • Horário de funcionamento: às sextas e sábados, das 21h às 4h e alguns domingos do mês. Confira a agenda no site.

    5. Caiubier

    Uma carta de cervejas com aproximadamente 60 rótulos de mais de 10 países, porções para satisfazer os mais variados gostos, pratos preparados com produtos de alta qualidade e atendimento diferenciado sob o comando do simpático Zagalo. Essa é proposta do Caiubier, que já participou por três vezes do Comida di Buteco, o maior concurso de comida de raiz do Brasil. Peça uma mesa na calçada e aproveite a boemia nesse tradicional e querido boteco do bairro.

    • Endereço: R. Caiubí, 928.
    • Horário de funcionamento: segunda, das 11h30 às 16h; de terça a sexta, das 11h30 à 1h; sábado, das 12h à 1h; domingo, das 12h às 18h.

    6. Bar do Gê

    O Bar do Gê foi fundado em 1970 pelo senhor Geraldo, o Gê. O local é bem simples e faz o tipo pé sujo. É frequentado por um público alternativo, que não se importa em tomar sua cerveja de pé mesmo – não espere por mesinhas, a graça está em se divertir na mesa de bilhar, dançar ao som do DJ ou da roda de samba e ficar na calçada. O próprio Gê se encarrega de atender com muita simpatia a clientela fiel, formada por grupos de amigos.

    • Endereço: R. Caetes, 509.
    • Horário de funcionamento: diariamente, das 14h30 à 0h.

    7. Bar do Parque SP

    Em uma casa tombada pelo Patrimônio Histórico de São Paulo, cercada por muito verde e espaço amplo, o Bar e Restaurante do Parque traz o ar interiorano, familiar e acolhedor para a cidade. A casa é especialista em rechauds, sendo o de picanha o carro chefe, extremamente bem servido, com muita carne, cebola e uma deliciosa farofa. No cardápio também estão pratos à la carte, buffet por quilo no almoço, porções para o happy hour, cervejas artesanais, drinks e muito mais. Ah, e se você é torcedor do Galo, aproveite para assistir as partidas junto com a torcida do clube que se reúne no local.

    • Endereço: R. Dona Germaine Burchard, 283.
    • Horário de funcionamento: segunda e terça, das 11h30 às 15h; de quarta a sexta, das 11h30 às 23h45; sábado e domingo, das 12h às 18h.

    8. DuJuZé Bar

    Com um ambiente jovem, boa playlist e um público fiel, o DuJuZé tem o espaço perfeito para o happy hour, um aniversário entre amigos ou simplesmente para relaxar assistindo uma partida de futebol. O bar está localizado no coração do bairro e tem uma grande variedade de drinks, cervejas, petiscos e pratos. Nos dias de calor, a área externa é a parte mais concorrida pelos visitantes.

    • Endereço: R. Itapicuru, 887.
    • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 17h à 1h; sábado, das 13h à 1h; fechado aos domingos.

    Escolha o seu preferido e desfrute do ar boêmio que toma conta das ruas quando anoitece!

    20 fotos de Perdizes para se encantar pelo bairro

    No bairro, natureza e concreto convivem muito bem. As imagens abaixo te farão entender.

    1. Olhando do alto, Perdizes é esse mar de prédios

    2. Mas se olhar de perto, vai ver que a natureza resiste no meio do concreto

    3. Não apenas resiste, como também floresce

    4. Para chegar lá, desembarque na Estação Sumaré e repare um pouco nela

    5. A vista da estação já dá um gostinho do que é o bairro

    6. Se der a sorte de um entardecer assim, melhor ainda

    7. Se passar pelo Edifício Joinha, faça o cumprimento para ele

    8. Preste atenção no que se esconde entre os prédios

    9. Nas cenas do cotidiano…

    10. Uma charmosa casinha abandonada

    11. No meio do caminho tem o Parque da Água Branca

    12. Um oásis de paz e tranquilidade

    13. Esse exibido pavão pode cruzar seu caminho durante a caminhada

    14. E as crianças vão adorar conhecer essa família!

    15. Tem até uma hípica dentro do parque!

    16. Nos finais de semana, aproveite para conhecer a feira orgânica

    17. Quarta é dia de feira na Rua Cayowaa

    18. Depois, encerre o dia com uma peça no Teatro Tuca

    19. Topa uma pedalada na ciclovia da Av. Sumaré?

    20. Repare na arte que se espalha por todo canto do bairro!

    Assim como os moradores, que não trocam esse canto da cidade por nada, Perdizes vai te encantar com seu charme!

PARA VOCÊ