Polinésia Francesa: conheça as ilhas mais paradisíacas do planeta

Escrito por Bruno Mendes

O que acha de passar o dia em praias de águas cristalinas e apreciar um cenário de cartão postal com atmosfera para lá de relaxante? A Polinésia Francesa, território ultramarino que pertence à França, é um dos melhores destinos turísticos paradisíacos do planeta. Então, confira um guia com informações e imagens deste local para conhecer nas próximas férias.

Índice do conteúdo:

Mapa da Polinésia Francesa


Localizada em trecho isolado no Oceano Pacífico, a Polinésia Francesa fica na Oceania, a 4 mil km da Nova Zelândia, e conta com cinco arquipélagos. As ilhas mais famosas são: Tahiti – principal porta de entrada para os visitantes – Moorea, Bora Bora e Huahine.

Como ir

A melhor maneira de chegar até a Polinésia Francesa é pegando um voo da companhia aérea LAN até Santiago, no Chile. De lá, o viajante seguirá até a ilha de Tahiti. O tempo da viagem, que tem conexão da Ilha de Páscoa, é de aproximadamente 20h.

Melhor época

Os dias ensolarados e a brisa agradável podem ser apreciados durante a maior parte do ano na Polinésia Francesa, afinal, a temperatura costuma variar entre 20°C e 30°C. De todo modo, o melhor período para viajar vai de maio a junho e de setembro a novembro, quando normalmente chove menos.

Recomendação: faça o possível para planejar a viagem com antecedência, pois assim será mais fácil conseguir promoções de passagens e fazer reservas nos melhores hotéis.

Informações úteis sobre a Polinésia Francesa

Agora que você já sabe qual a melhor rota para viajar para a Polinésia Francesa e viu quais são os meses mais interessantes para o embarque, descobra informações importantíssimas sobre o destino.

  • Cultura local: além da natureza exuberante, a Polinésia Francesa tem importantes tradições culturais. Por lá, o viajante poderá apreciar festivais com músicas e danças, conferir o artesanato e as famosas tatuagens, as quais têm enorme valor histórico para as culturais locais.
  • Como circular: a distância entre as principais ilhas é curta, então, é viável circular de um ponto a outro de iate, catamarã, veleiros ou ferry boats.
  • Idioma: o francês e o polinésio são os idiomas principais, mas o inglês é bastante utilizado nos estabelecimentos comerciais, hotéis e resorts.
  • Fuso Horário: são 7 horas a menos em relação ao horário de Brasília.
  • Moeda: Franco Polinésio.
  • Documentos Necessários: os brasileiros não precisam de visto. É necessário apresentar o passaporte válido por seis meses e a certificação internacional de vacinação contra a febre amarela.

Anote todas as informações e viaje sem nenhum tipo de preocupação. Leve na bagagem apenas a certeza de que irá aproveitar como nunca e desfrutar dos dias mais especiais da sua vida. Exagero? Nada disso. Veja quais são as principais ilhas da Polinésia Francesa e entenda por que a atração é tão especial.

Ilhas para visitar na Polinésia Francesa

Infraestrutura turística de primeira linha e paisagens impressionantes te aguardam nestas atrações da Polinésia Francesa. Então, antes de pegar o voo, saiba um pouco sobre seis das mais belas ilhas do mundo e veja quais são os melhores hotéis e restaurantes de cada região.

Tahiti

É em Tahiti que fica Papeete, a capital da Polinésia Francesa. Movimentada, a cidade conta com muito comércio, restaurantes, vida noturna agitada, mercados e atrativos culturais. Vale ir à praia Punaauai (conhecida como PK18), que dispõe de um mar para lá de convidativo para a prática de snorkell.

Para se hospedar, a dica é escolher o Fare Suisse Tahiti ou o Hotel Sarah Nui. Como opções gastronômicas, a ilha tem como bons lugares o sofisticado Le Grillardin e o Blue Banana, que é especializado em receitas locais.

Bora Bora

Famosíssimo destino de lua-de-mel, Bora Bora dispõe de bangalôs e palafitas no mar azul, os quais são o sonho de muitos casais ao redor do mundo. Na ilha, o viajante poderá praticar mergulho, andar de jet-ski e ainda contemplar o mar dentro de um veículo que lembra um submarino.

Os hotéis Le Meridien Bora Bora e Conrad Bora Bora Nui são perfeitos para o hóspede absorver a energia local da melhor maneira possível. E, para comer com alto nível, os restaurantes Le Corail e Vini Vini são boas pedidas.

Moorea

Nadar com arraias, golfinhos e tubarões é uma das atividades mais concorridas de Moorea, mais um atrativo imperdível da Polinésia Francesa. O viajante também poderá passear de caiaque sobre as águas, andar de quadriciclo e ainda caminhar pelas montanhas para observar a paisagem por uma perspectiva incrível.

Deu vontade de fazer umas comprinhas? Saiba que na ilha de origem vulcânica são comercializadas joias de pérolas negras e lindos produtos artesanais. Como hospedagem, recomendamos o Sofitel Moorea Ia Ora Beach Resort e o Moorea Sunset Beach e os estabelecimentos Coco beach Moorea e Mayflower são os indicados para apreciar as delícias da culinária.

Nuku Hiva

A ilha Nuku Hiva possui enormes cachoeiras, falésias, florestas suntuosas e conservados sítios arqueológicos, os quais evidenciam os aspectos culturais de povos antigos da Polinésia Francesa.

O Keikahanui Nuku Hiva Pearl Lodge e o Pension Mave Mai são as opções de hospedagem mais recomendadas por visitantes e os restaurantes Yvonne’s e Moana Nui são indicados para um almoço e jantar de qualidade.

Huahine

Contornada por ilhotas, a ilha Huahine conquista cada visitante com o mar azul turquesa, a brisa e por ser um dos lugares onde mais se pode entrar em contato com a autêntica cultura polinésia. Lá existem templos, sítios arqueológicos e o povo – com seu idioma próprio – é sempre solícito.

Ainda que seja menos baladada que outras ilhas, Huahine dispõe de excelentes hotéis e restaurantes. Sugestão: vale fazer a reserva no Hotel Le Mahana ou no luxuoso Maitai Lapita Village Huahine e apreciar o cardápio local nos restaurantes Huahine Yacht Club e Chez Tara.

Rangiroa

Com 1000 km de extensão, Rangiroa é o segundo maior atol – ilha no oceano com formato de anel – do mundo. Tal característica geográfica faz com que a atração seja considerada por muitos viajantes a mais bela da Polinésia Francesa.

Após curtir os passeios, o visitante poderá relaxar no Hotel Kia Ora Resort & Spa ou no mais econômico Pension Bounty e satisfazer o paladar no Te Mao Rangiroa ou no rústico e elogiado Cafe Obelix.

Quer conhecer mais sobre a Polinésia Francesa? Então confira com atenção o tópico abaixo.

Dicas de quem já foi à Polinésia Francesa

Confira as experiências de quem já foi a essas belíssimas ilhas e aproveitou muito. Assista com atenção e guarde mais algumas dicas para aproveitar as férias nesse paraíso do Pacífico.

Um passeio incrível por Bora Bora e Moorea

Não há tempo ruim na Polinésia Francesa, mesmo quando está nublado. Eis a sensação ao assistir a este vídeo que contempla registros de duas das mais espetaculares ilhas da Polinésia.

Que tal passar a lua-de-mel em Bora Bora?

O vídeo da Layla Monteiro mostra o quão romântico é apreciar bons momentos com a pessoa amada em uma acomodação de frente para o mar. Esse destino é o sonho de muitos casais.

Quanto custa ir à Polinésia Francesa

Quer planejar sua viagem? Que tal conferir esse guia completo dos valores para uma viagem para Bora Bora. Veja como combinar os voos e as hospedagem da melhor maneira.

E aí, já conseguiu imaginar como será a sua rotina de lazer na Polinésia Francesa?

Mais fotos da Polinésia Francesa que vão fazer você antecipar o viagem

Para ficar com mais vontade de fazer as malas e partir para as ilhas do Pacífico, confira estas 15 imagens sensacionais.

1. Dificilmente você vai querer sair do mar

2. A natureza é a protagonista

3. E permite bons momentos nesta atmosfera

4. Que café da manhã é esse!

5. Interaja com os peixes

6. No mar mais azulado que você já conheceu

7. Boas ideias de diversão não vão faltar

8. Descubra incríveis complexos montanhosos

9. E surpreendentes relíquias históricas

10. Você vai querer desbravar parte desta imensidão verde

11. Caminhar pela areia em dia ensolarado

12. Só amor por esse lugar

13. Aquele clique inspirado

14. E para lá de inspirador

15. Quando será o embarque?

Aproveite cada momento do seu dia nas paisagens incríveis desse paraíso. E, que tal conhecer outro destino na Oceania, as lindíssimas Ilhas Fiji?

PARA VOCÊ