Praia do Éden: muita natureza e um cenário paradisíaco no Guarujá

Escrito por Gabriella Soares

A Praia do Éden é um pequeno paraíso do litoral paulista. Com um ambiente extremamente preservado, esse é o lugar ideal para relaxar e aproveitar lindas paisagens. Com um mar de águas claras, os visitantes podem praticar esportes aquáticos, como o mergulho com snorkel e o stand-up paddle, além das diversas trilhas da região. Conheça mais sobre essa linda praia.

Continua após o anúncio

Como chegar na Praia do Éden

Localizada no Guarujá, litoral do estado de São Paulo, a Praia do Éden fica entre as famosas praias da Enseada e de Pernambuco. Ela é acessível pelo condomínio Sorocotuba, é só se identificar na portaria e seguir por uma trilha de dificuldade média de pouco mais de dois quilômetros por meio da Mata Atlântica. Caso esteja no estacionamento da praia, também é possível acessá-la por meio de uma escadaria.

O que você vai encontrar na Praia do Éden

Com um visual realmente paradisíaco, a Praia do Éden é muito procurada por quem deseja relaxar e aproveitar o visual deslumbrante do litoral do Guarujá. Rodeada de Mata Atlântica preservada, o lugar não possui muita infraestrutura e conta com apenas um quiosque. Mas ainda assim, é possível aproveitar o melhor do litoral paulista. E para isso, existem algumas atividades que são ideais para essa região. Confira abaixo as principais:

Trilhas

Sendo acessível por meio de uma trilha, não é surpresa que essa seja uma atividade muito comum aos arredores da Praia do Éden. E como a região conta com uma linda parte da Mata Atlântica preservada, essa pode ser a atividade ideal para quem curte natureza e gostaria de aproveitar o litoral de forma mais radical. As trilhas desta praia têm dificuldade média pelo terreno íngreme, mas valem a pena.

Mergulho de Snorkel

iStock

Como o mar da Praia do Éden tem como uma de suas características a cristalinidade, uma das principais atividades buscadas pelos turistas é o mergulho de snorkel. É dessa forma que é possível conhecer a beleza da vida marinha da área, com diversas tartarugas e coloridos peixes. Mas também é preciso ter atenção ao mar, que em alguns pontos pode ficar mais agitado e, assim, fazer do mergulho algo inseguro.

Stand-Up Paddle

Outra atividade que é possível fazer quando o mar está mais tranquilo é o stand-up paddle. O esporte é uma ótima forma de aproveitar os pontos mais distantes da orla e pode ser uma ótima opção de uma atração mais ativa no mar, mas não é recomendado para crianças, já que as condições do mar podem mudar rapidamente. Lembre-se que o mais importante é a segurança.

Camping

Uma opção para os viajantes que querem vivenciar uma sintonia completa com a natureza é acampar na Praia do Éden, com o mar como vizinho. Essa é uma opção para quem já tem mais experiência com camping, já que não há muito estrutura na área. Além disso, é necessário prestar atenção a maré, já que essa é uma praia de tombo em que o mar pode ter momentos mais agitados.

Praia do Sorocotuba

Para quem escolhe fazer a trilha até a Praia do Éden, é inevitável passar pela Praia do Sorocotuba. Apesar de pequena, esse pode ser o lugar ideal para tomar fôlego durante o caminho da trilha, além de já ser uma amostra do que você vai encontrar ao chegar ao seu destino. As águas da Sorocotuba são relaxantes e agradáveis, apesar de parecerem frias de início, ideais para renovar a energia.

Praia da Enseada

Com uma orla de quase 6 quilômetros de extensão, a Praia da Enseada fica bem ao lado e pode ser uma ótima forma de conhecer um pouco mais do Guarujá. Com uma orla cheia de restaurantes e quiosques e um mar de águas límpidas, essa praia está sempre cheia. O mar calmo é ideal para praticar stand-up paddle e para fazer divertidos passeios de barcos e lanchas.

Continua após o anúncio

Praia do Pernambuco

Considerada uma das praias mais bonitas do Guarujá e a uma distância de uma caminhada rápida, a Praia do Pernambuco é outra ótima opção para os visitantes da Praia do Éden. Na Pernambuco é possível aproveitar um lindo mar verde esmeralda que possui altas ondas. Ou seja, esse é o lugar ideal para quem gosta de praticar esportes aquáticos mais radicais, como o surf, o caiaque e o bodyboard.

Apesar de ter apenas 150 metros de extensão, a Praia do Éden é uma ótima opção para quem vai viajar até o Guarujá e está procurando um lugar tranquilo para relaxar e aproveitar a natureza. Além disso, há a vantagem de ela estar perto de diversas outras lindas praias do litoral paulista. Então faça o seu roteiro e aproveite ao máximo essa viagem que tem tudo para ser maravilhosa.

Onde se hospedar

Como a Praia do Éden é um pouco mais afastada, para se hospedar por perto, o melhor é você procurar alguma pousada ou hotel na região da Praia da Enseada. Isso porque essa praia fica a uma curta distância, além de ter muito mais opções. Assim, veja abaixo alguns dos melhores hotéis e pousadas onde você pode se hospedar:

  • Pousada Kepha – $: Localizada ao lado da Praia da Enseada, essa pousada conta com uma piscina e área de lazer. Além disso, esse é um ótimo lugar para famílias, já que os quartos são espaçosos e muito confortáveis.
  • Hotel Ilhas do Caribe – $$: Também bem próximo da praia, esse hotel conta com três piscinas, com uma ideal para crianças, além de um restaurante e um bar próprios.
  • Pousada Sorocotuba – $$$: No meio do caminho entre a praias da região, essa pousada conta com uma piscina e quartos espaçosos voltados especialmente para famílias. Além disso, o local conta com uma churrasqueira.
  • Santa Helena Pousada – $$$: À beira-mar, essa pousada oferece recepção 24 horas, com buffet de café da manhã. Além disso, os seus quartos contam com varandas e são equipados com cafeteria e micro-ondas.
  • Pippo Suítes – $$$$: Com foco no conforto, os quartos desse estabelecimento contam com ar-condicionado, banheiro privativo, micro-ondas e frigobar. Além disso, os animais de estimação são aceitos.

Compare cada uma destas pousadas e hotéis e escolha aquela que tem mais a ver com a viagem que você está planejando. Todos esses lugares ficam muito próximos à Praia do Éden, a distância de apenas uma caminhada. Além disso, é fácil acessar as outras praias da região também. Independentemente da sua escolha, com certeza você vai ter muito conforto.

Vídeos da Praia do Éden para você conhecer este destino

Para que você possa conhecer e se preparar para a sua viagem até a Praia do Éden, o melhor é checar as experiências de quem já fez essa aventura. Assim, você pode conhecer os detalhes do local e das atividades que podem ser realizadas na região. Confira abaixo alguns dos melhores vídeos sobre esse lindo destino do Guarujá:

Uma aventura cheia de belezas

Nesse vídeo do canal Jordan’s Life é possível conferir com mais detalhes o caminho até a Praia do Éden, partindo do estacionamento, assim como algumas das atividades do local.

A beleza e diversão de uma praia preservada

Já neste vídeo do canal NaturalMente LifeStyle é possível conhecer um pouco do caminho da trilha até a praia, assim como os detalhes de sua natureza preservada e toda diversão que pode ser encontrada no local.

Águas cristalinas e muita beleza marinha

Uma das atividades mais procuradas na Praia do Éden é o mergulho, já que suas águas são cristalinas. Nesse vídeo do canal 556nando é possível ver como isso funciona e toda a beleza do mar.

Belezas e aventuras para um dia inteiro

Com esse vlog detalhado da Thalita Piacentini, você pode conhecer todas as belezas da Praia do Éden e como aproveitar um dia inteiro nesse belo local.

As maravilhosas paisagens da Praia do Éden

Já com esse vídeo do canal do Paulo Taman é possível ver lindas imagens de todas as belezas e paisagens que fazem parte dessa linda parte do litoral sul paulista.

Confira todas as informações e dicas que estes viajantes registraram para garantir que a sua viagem seja a mais tranquila possível. Assim, você vai estar preparado para qualquer imprevisto, além de curtir ao máximo todas as atividades da região. Essa com certeza vai ser uma ótima viagem e é uma das melhores formas para aproveitar o verão e relaxar.

20 fotos da Praia do Éden que vão te encantar

Como o nome indica, a Praia do Éden tem um visual muito similar ao que as pessoas veem como um paraíso. Com sua natureza preservada e mar de águas cristalinas, as paisagens encontradas neste local são simplesmente incríveis. É realmente impossível ver as imagens de quem já foi ao destino sem desejar curtir todas essas belezas também. Veja abaixo uma seleção de algumas das melhores imagens que vão te encantar:

1. Muitas vezes quase deserta, a Praia do Éden parece um paraíso

2. Além de ser cercada de muita natureza preservada

3. Que faz do lugar ainda mais lindo, com uma paisagem maravilhosa

4. Suas trilhas inclusive permeiam lindamente a Mata Atlântica

5. Seu mar é muito agitado, cheio de ondas e instável

6. Mas é um dos mais belos que você já viu, não é mesmo?

7. A Praia do Éden é um lugar maravilhoso, ideal para relaxar

8. O caminho até lá também dá acesso a praias lindas

9. Como a pequena e bela Praia do Sorocotuba, que fica ao lado

10. Mas uma das mais belas praias da região é a Praia da Enseada

11. Que também é um lindo lugar para aproveitar o verão

12. Com uma orla encantadora e que tem muita estrutura para os visitantes

13. Já na Praia do Pernambuco, os turistas mais aventureiros podem surfar

14. Assim como aproveitar a linda vista do litoral paulista

15. Que é uma das maiores atrações para quem visita a região do Guarujá

16. E essa é uma coisa que você vai encontrar facilmente na Praia do Éden

17. Um verdadeiro e pequeno paraíso do litoral sul de São Paulo

18. A Praia do Éden é o lugar ideal para aproveitar a paisagem e relaxar

19. Assim como para mergulhar e aproveitar as águas cristalinas do mar

20. Esse é um dos melhores lugares para se conectar com a natureza

A Praia do Éden é um lugar realmente encantador, não é? Não deixe de se planejar e fazer a sua viagem para aproveitar todas as belezas dessa parte do litoral paulista. E já que você vai estar na região, aproveite a oportunidade para conhecer também as belas praias do Guarujá.