Praia do Forte: o que fazer nesta encantadora atração do litoral baiano

Escrito por Bruno Mendes

A região da Praia do Forte é uma das mais belas do litoral da Bahia e todos os anos recebe e encanta milhares de visitantes.

Veja o que fazer e saiba onde se hospedar neste atrativo relaxante e cheio de encantos naturais.

Índice do conteúdo:

Onde fica a Praia do Forte

Localizada no município de Mata de São João, a Praia do Forte fica no litoral norte da Bahia, a 54 km de Salvador.

Como chegar à Praia do Forte

O aeroporto mais próximo da Praia do Forte é o Luiz Eduardo Guimarães, em Salvador. De lá, existem diferentes opções de transfer até o destino. Se a ideia for ir de ônibus, o viajante deverá pegar o transporte, que sai de hora em hora, na rodoviária da capital baiana.

Para ir de carro, deve-se seguir para a Estrada do Coco e depois passar pelo pedágio rumo à Linha verde. Após percorrer aproximadamente 54 km, o viajante irá encontrar um acesso à Praia do Forte.

O que fazer na Praia do Forte

Praia de águas mornas, piscinas naturais, parques arborizados e opções noturnas mais badaladas. Veja o que fazer para se divertir em todos os momentos do dia na Praia do Forte.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar da Praia do Forte trabalha com manejo, proteção e pesquisa de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção e recebe todos os anos cerca de 600 visitantes. Nos aquários e tanques do complexo há espécies de tartarugas e outros peixes em distintas etapas dos seus ciclos de vida. Com o auxílio dos guias, cada um poderá obter informações sobre estes animais e observar de perto as suas rotinas.

  • Endereço: Av. do Farol, S/N – Zona Rural, Mata de São João.
  • Horário de funcionamento: abre de domingo a sexta das 8h30 às 17h30 e sábado nesse mesmo horário e também das 20h às 23h.
  • Valor de entrada: 12 R$ meia entrada ( crianças, professores, estudantes e idosos a partir de 60 anos) e R$ 24 para adultos.
  • Praia do Forte

    iStock

    Situada em frente à Igreja São Francisco de Assis, a praia mais famosa da atração conta com mar quentinho e quase sem ondas, ou seja, é perfeito para visitantes com crianças pequenas ou mesmo para quem não curte águas agitadas. Além disso, a faixa de areia é contornada por quiosques que disponibilizam espreguiçadeiras e deliciosos exemplares da gastronomia baiana.

    Castelo Garcia d’Ávila – Casa da Torre

    Erguido entre 1551 e 1624, este castelo tem características medievais não encontradas em nenhuma outra construção nas Américas e está entre as ruínas mais antigas do Brasil.

    Antes ou depois do providencial mergulho no mar, vale conhecer um monumento histórico de imenso valor cultural.

    • Endereço: R. do Castelo, s/n – Praia do Forte, Mata de São João.
    • Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 17h.

    Reserva da Saspiranga

    Os amantes de caminhadas ecológicas em matas preservadas irão ficar encantados com a Reserva da Saspiranga. Habitat de várias espécies de plantas, a atração contempla mais de 660 hectares de mata atlântica. Se o viajante não quiser andar, poderá passear pelo local de bicicleta, à cavalo e até de quadriciclo. Prepare-se para deliciosos momentos de aventura e contato com a natureza.

    Igreja São Francisco de Assis

    A Igreja São Francisco de Assis é um dos principais cartões postais da Praia do Forte. Pequenina, foi construída em 1900 e fica em frente à faixa de areia da praia. Mais uma valiosa edificação histórica que ilustra a paisagem natural com muito charme. Não deixe de passear pela área no fim da tarde para tirar fotos e sentir o clima bucólico.

    • Endereço: Praça São Francisco, s/n – Centro, Mata de São João.

    Praia de Itacimirim

    Considerada por muitos banhistas como a mais bela praia do litoral norte da Bahia, a praia do Itacimirim fica a cerca de 13 km da Praia do Forte. Atrativo nota 10 para quem ama praias tranquilas, com aquele perfil quase desértico. Ainda que não exista boa infraestrutura de restaurantes à beira mar, vai ser uma delícia fazer caminhadas pela areia e sentir a brisa fresquinha que surge do mar.

    Parque Municipal Klaus Peters

    Primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral do litoral norte baiano, este parque possui uma trilha muito bem sinalizada e painéis com informações sobre a fauna e flora da área. Excelente espaço para caminhadas, passeios de bicicleta e observação das diferentes espécies de aves que voam por lá.

    • Endereço: Av. do Farol, 53, Mata de São João.
    • Horário de funcionamento: abre todos os dias das 8h às 18h.

    Lagoa Timeantube

    O passeio de canoa na lagoa Timeantube está entre as atividades turísticas mais interessantes da Praia do Forte. Será um privilégio contemplar o pôr do sol, avistar os pássaros e a área verde do entorno, portanto, não deixe de programar essa atividade.

    Praia de Diogo

    A Praia do Diogo fica localizada entre a Praia do Forte e Sauípe e é mais uma atração indicada para quem preza por sossego e um pouco de aventura, afinal, o acesso não é dos mais fáceis. Para chegar ao mar é preciso andar por mais de uma hora por dunas, portanto, se você for lá, prepare-se para caminhar bastante e não se esqueça da garrafa de água, calçado confortável e protetor solar.

    O que fazer na Praia do Forte à noite

    Depois curtir as praias sentiu vontade de badalação? Fique certo de que a noite da Praia da Forte não vai te decepcionar. Pela vila existem ótimos bares, lojinhas, restaurantes e boates.

    Recomendação: após tomar banho e colocar uma roupa nova, siga para a rua ACM, o ponto mais efervescente da vila. É lá que fica o famoso Bar do Souza. Na alta temporada, acontecem festas ao ar livre até o amanhecer.

    Deu para perceber que os seus dias na Praia do Forte serão movimentados, né? Agora veja quais são as melhores hospedagens por perto das atrações acima.

    Hotéis e pousadas na Praia do Forte

    Selecionamos três lugares para você descansar com o máximo de conforto e comodidade durante os seus dias na Praia do Forte.

    Pousada Tia Helena- $$

    Com wi-fi gratuito e excelente café da manhã regional, a Pousada Tia Helena fica a apenas 200 metros do projeto Tamar e a 7 km do Castelo Garcia D’Ávila. Os quartos têm ventilador de teto, frigobar e televisão.

    • Endereço: Alameda das Estrelas, 286 – Praia do Forte.

    Iberostar Bahia – $$$$$

    O Iberostar Bahia é um resort all inclusive que oferece complexo esportivo, cinco piscinas, seis restaurantes e quartos sensacionais com ar condicionado, varanda e área de estar.

    • Endereço: Rod. Ba 099, km 56 – Praia do Forte.

    Pousada Casa de Praia – $$$

    Bem aconchegante, essa pousada conta com wi-fi gratuito, bar e fica a apenas 80 metros da praia do Forte.

    • Endereço: Praça dos Artistas, 70 – Mata de São João.

    As três hospedagens são muito bem avaliados e recomendados pelos hóspedes, você pode contar com muito conforto e boa recepção.

    Mais fotos da Praia do Forte para você querer viajar o mais rápido possível

    Confira lindas imagens desse espetacular recanto do litoral baiano e veja que é uma excelente ideia programar sua viagem para esse destino.

    1. Contemplação e paz de espírito

    2. O trecho mais fotogênico do litoral baiano

    3. Importantes ruínas históricas do Brasil

    4. E também atrações naturais

    5. Faça passeios de canoa

    6. E tire fotos inspiradoras

    7. Será prazeroso acordar cedo e aproveitar cada momento

    8. Projeto Tamar: importante marca da preservação da vida marinha

    9. Aquela voltinha no fim de tarde

    10. Uma viagem para se fazer mais de uma vez

    Com certeza você viverá dias incríveis nesse lindo destino. E, já que está planejando viajar pela Bahia, que tal conhecer também Cumuruxatiba?

    PARA VOCÊ