Praia do Iporanga: conheça atrações imperdíveis nesse destino

Escrito por Liz Santana

A Praia do Iporanga é uma das regiões mais visitadas pelas famílias que vão ao litoral de São Paulo. A atração possui uma extensão de 800 metros de areias finas e vegetação típica da Mata Atlântica, além de águas bem claras que formam piscinas naturais. Se você procura um local tranquilo, não vai se arrepender de visitar Iporanga. Conheça o destino a seguir:

Continua após o anúncio

Onde fica e como chegar

A Praia do Iporanga fica dentro do Condomínio Iporanga, propriedade de casas sofisticadas no litoral paulista, a 20 km do Guarujá. O seu acesso ocorre a partir da estrada para Bertioga, no km 17,5 e, para entrar, o condutor precisa deixar seus dados e a placa do carro, que ficarão registrados na portaria para identificação.

O que você precisa saber antes de ir

Praias incríveis, uma vegetação preservada e outras belezas naturais é o que você encontrará na Praia do Iporanga. Por isso, listamos abaixo dicas fundamentais para você que vai fazer sua primeira visita a esse destino encantador. Confira:

  • Acesso: ao chegar, todos os que estão no veículo precisam fornecer o RG. Além disso, uma placa de identificação é dada ao condutor, que deve devolvê-la na saída.
  • Estacionamento: há dois estacionamentos disponíveis, sendo um exclusivo para a Praia das Conchas e São Pedro e, o outro, para a Praia do Iporanga.
  • Horário de funcionamento: o condomínio permite a entrada de visitantes entre as 7h e as 18h. Por isso, mesmo que haja vagas fora desses horários, a entrada será proibida.
  • Estrutura: não há uma infraestrutura com bares, restaurantes, banheiros ou qualquer tipo de estabelecimento na Praia do Iporanga.
  • O que levar: para aproveitar o dia, é fundamental que o visitante leve comidas e bebidas, uma vez que o comércio de ambulantes é proibido no local.

A Praia do Iporanga costuma receber muitas famílias com crianças pequenas. Portanto, antes de ir, se informe sobre a segurança de cada praia da região e se é permitido o mergulho. Busque saber também quais são os melhores dias para o passeio.

O que fazer na Praia do Iporanga

A Praia do Iporanga é ótima para receber casais, famílias e jovens aventureiros em busca de boas ondas. Por isso, seja lá qual for a sua idade, possivelmente você vai gostar do clima e energia boa dessa praia. A seguir, confira atrações imperdíveis por lá:

1. Condomínio Iporanga

O condomínio tem a sua estrutura voltada para a preservação ambiental e sustentabilidade. Lá, há um trabalho de reflorestamento e tratamento de esgoto, além da recuperação das plantas. Aliás, o local ainda possui um jardim com diversas espécies de borboleta e um lindo orquidário, aberto para visitação das 10h às 15h30.

2. Praia do Iporanga

Visitar a Praia do Iporanga é uma experiência fantástica, sobretudo para quem adora contato com a natureza. O mar é bem tranquilo e com poucas ondas, o que atrai principalmente famílias e idosos. Diferente das outras praias mais conhecidas do Guarujá, o local possui uma área de preservação ambiental bastante admirada pelos turistas. Por isso, antes de ir embora, certifique-se de levar todo seu lixo com você, ok?

3. Praia das Conchas

A Praia das Conchas fica ao lado da Praia do Iporanga e também dentro do condomínio. Sua beleza é indescritível, o mar é calmo na maior parte do ano e a areia é fofa, cheia de conchas para as crianças brincarem. A orla possui 150 metros de extensão e atrai muitos fotógrafos que vão fazer ensaios de casais apaixonados.

Continua após o anúncio

4. Praia de São Pedro

Diferente da Praia do Iporanga, a Praia de São Pedro possui ondas mais fortes, mas as areias finas e o mar bem clarinho compensam esse detalhe. Sem dúvidas, esse é um dos picos dos surfistas, que amam ondas e grandes aventuras nas águas do Guarujá. Por fim, essa é a praia mais indicada para realizar esportes radicais, sobretudo nos finais de semana.

5. Cachoeira da Praia do Iporanga

Se você ama tranquilidade e contato com a natureza, certamente vai se apaixonar pela cachoeira da Praia do Iporanga. É lá que ocorre o encontro do rio com o mar, cenário perfeito para contemplar. Hoje a região possui escadas e corrimão, proporcionando uma maior segurança ao visitante. Porém, não é permitido mergulhar ou mesmo transitar nas pedras da cachoeira, pois elas são bastante escorregadias.

Muitas pessoas que visitam a Praia do Iporanga se perguntam sobre as hospedagens na região. Então, vale salientar que o condomínio não possui hotéis ou pousadas – só existem casas de luxo. Porém, você poderá se hospedar em outras praias por perto, sobretudo na região do Guarujá.

Vídeos sobre a Praia do Iporanga

Já sabemos que a Praia do Iporanga é um dos destinos mais buscados por causa de sua segurança. Isso porque os veículos ficam protegidos dentro do condomínio, o que traz um conforto maior para o visitante. Quer ver outras dicas sobre a região? Então, veja os vídeos que separamos:

Um pulo na Praia do Iporanga

Vai passar o dia no litoral com a família e quer saber como chegar na Praia do Iporanga, no Guarujá? Então, assista a esse vídeo e acompanhe tudo o que você vai conhecer nessa praia.

Cachoeira da Praia do Iporanga

Essa é uma das atrações imperdíveis que você não pode deixar de visitar. Portanto, vá se inspirando com as imagens gravadas pelos visitantes que estiveram nesse destino.

Dia de folga na praia

Se você tem curiosidade de saber como é essa parte do Guarujá em dias de ondas fortes, não perca esse vídeo. Aproveite e descubra outras praias próximas também.

Agora que você já conhece as principais curiosidades desse destino no Guarujá, se planeje para visitá-lo em algum fim de semana. Certamente, será uma das praias mais seguras que você vai conhecer!

15 fotos perfeitas da Praia do Iporanga

Veja essas imagens e encante-se ainda mais com as belezas naturais de Iporanga. Aproveite e já organize o seu kit praia, pois você precisará dele para curtir ao máximo essa atração!

1. Conheça a Praia do Iporanga

2. E se encante pela natureza

3. E sua tranquilidade

4. Perfeita para meditar

5. Observar o mar

6. Tomar um banho de cachoeira

7. E curtir esse paraíso

8. As paisagens são lindas

9. E apaixonantes

10. Você ainda poderá se aventurar

11. E conhecer as praias vizinhas

12. Como a praia das Conchas

13. Se estiver acompanhado

14. Tire lindas fotos com seu par

15. Nessa praia paradisíaca!

A região do Guarujá reserva muitas surpresas para quem deseja curtir as férias ou passar um final de semana divertido. Por isso, além da Praia do Iporanga, conheça também outras incríveis praias do Guarujá.