11 praias artificiais incríveis espalhadas pelo mundo

Escrito por Bruno Mendes

As maravilhas naturais estão entre os principais atrativos das viagens. Mas há exuberantes praias artificiais mundo afora, que agradam da mesma forma – ou até mais – que as faixas de areia branquinhas e mares de água transparentes criados pela natureza. Algumas cidades, muitas delas sem mar, têm complexos praianos construídos pelo homem, onde o visitante poderá encontrar areia, vegetações ao redor e até um mar perfeitamente projetado para o movimento das águas.

Continua após o anúncio

Algumas dessas praias estão localizadas em mega galpões fechados, outras em resorts e existe uma que fica dentro de um edifício, dá para acreditar? Sim, hoje é possível curtir um programa típico de verão, sem necessariamente estar em um país litorâneo, ou ao ar livre. Veja algumas das mais espetaculares praias artificiais pelo mundo. Vale a pena conhecer e se divertir o dia inteiro nessas incríveis obras da arquitetura e engenharia!

1. Segaia Ocean Dome – Japão

E vamos logo começar com a maior praia do mundo. A Seagaia Ocean Dome, situada em Miyazaki no Jappão, tem 100 metros de largura com 300 metros de comprimento e se destaca como a maior praia artificial indoor do mundo, podendo unir mais de 10 mil pessoas.

Com um teto que pode ser aberto em dias ensolarados e fechado nos dias de chuva, a praia possui ondas de quase 2 metros, areia (feita de mármore triturado), palmeiras (também artificiais) e um sistema de aquecimento de água muito útil nos dias mais frios. O cenário é lindo e mais uma mostra do que o japonês é capaz de criar com a tecnologia avançada. Fique certo de uma coisa: você vai se sentir em uma praia de verdade, e das melhores!

2. Praia do Resort de Sun City – África do Sul

O Resort Sun City fica na província de North-West, localizada a 190 quilômetros de Joanesburgo, e é um desses mega centros de lazer completos: há hotéis, centros para a prática de vários tipos de esporte, safári e, dentre outras atrações, uma praia artificial de tirar o fôlego, com ondas de mais de 1,5 metro de altura, cercada por bela vegetação e quiosques super charmosos, ideais para o visitante curtir o dia no máximo da comodidade.

3. Paris Plage – França

Paris é muito mais que a Torre Eiffel, o Louvre e os cafés refinados. É viável colocar a roupa de verão e curtir o dia ensolarado da cidade luz na Paris Plage, a praia da capital francesa. Durante alguns períodos do ano, uma parte da via Georges Pompidou, às margens do rio Sena, tem o trânsito fechado e recebe mais de 5 mil toneladas de areia, virando um agradabilíssimo espaço de lazer para franceses e turistas do mundo inteiro curtirem os dias de temperaturas mais elevadas.

4. Praia do Cerrado – Brasil

O Centro-Oeste brasileiro tem praia, sim! Dentro do parque aquático Hot Park, que fica no Rio Quente Resorts, na cidade de rio Quente em Goiás, fica uma das maiores praias artificiais do mundo que, em sua área de mais de 25 mil metros quadrados, pode receber cerca de 9 mil pessoas.

Com areia formada com resíduos de cristais encontrados no cerrado e água completamente natural – retirada de rios –, a praia possui ondas artificiais e áreas exclusivas para crianças. O espaço ao redor ainda conta com locais para apresentações musicais e quadras de esporte.

5. Praia do edifício New Century Global Center – China

Já imaginou uma praia dentro de um edifício? Na china existe! O New Century Global Center é um edifício multiuso com mais de 1 milhão de metros quadrados. Entre lojas, escritórios e hotéis, há uma praia com capacidade para mais de 6 mil banhistas.

Pode não parecer tão usual pensar: ” vamos curtir um dia de praia dentro de um edifício”,  mas aí que está a graça. Só na China você terá essa oportunidade única. Viajar é sair do lugar-comum, concorda?

Continua após o anúncio

6. Praia de Larvotto – Mônaco

A praia de Larvotto é um dos atrativos do luxuoso principado de Mônaco. Construída artificialmente de frente para o Mar Mediterrâneo, ela possui restaurantes e bares que seguem a linha sofisticada do local!

7. Praia Artificial de Malé – Maldivas

Maldivas é um país  de paisagens idílicas, e na capital Malé, onde não havia nenhuma das praias espetaculares de outras partes do arquipélago, foi construída uma artificial, que hoje atrai moradores e turistas.

8. Tropical Islands – Alemanha

O Tropical Islands Resort, situado na cidade de Krausnick, rivaliza com o Seagaia Ocean Dome na disputa pelo título de maior praia em espaço fechado do mundo. O complexo de lazer alemão tem 66 mil metros quadrados, em área que equivale a 8 campos de futebol.

O espetacular espaço conta com um toboágua, mais de 400 espreguiçadeiras, uma mega piscina e mais de 50 mil plantas. Um show de entretenimento e grandiosidade!

9. Mandalay Bay – Estados Unidos

Você sabia que dá para curtir uma praia com ondas em pleno deserto de Las Vegas? Isso se você ficar no luxuoso hotel Mandalay Bay, que ainda possui mais 5 piscinas. Diversão e tanto entre uma e outra ida aos cassinos.

10. Palm Islands – Emirados Árabes

Mesmo que não sejam exatamente praias artificiais, as ilhas Palm Islands, nos Emirados Árabes, são reconhecidas mundialmente, pois quando vistas de cima, formam um globo terrestre e uma palmeira. Consideradas uma das principais obras de engenharia do século XXI, as ilhas – com praias irresistíveis, é claro – têm algumas mansões erguidas por milionários do mundo todo, inclusive celebridades.

11. Copencabana – Dinamarca

Não é Copacabana, não é Rio de Janeiro. É Copencabana, em Copenhagen. A praia artificial da capital dinamarquesa não tem as características do ponto turístico carioca, mas é um balneário similar à praia que margeia o rio Sena, na França.

Quem foi que disse que não dá para aproveitar os dias ensolarados no país escandinavo?

 
   

PARA VOCÊ