Praias de Ubatuba: 15 opções do litoral paulista para você se encantar

Escrito por Vitória Castilho

Ubatuba é uma cidade no litoral norte de São Paulo que faz divisa com o Rio de Janeiro. Ela faz parte da chamada Costa Verde, uma região rodeada por áreas de Mata Atlântica, várias ilhas e rios. As praias de Ubatuba são lindas e adoradas pelos turistas e admiradores de belas paisagens.

15 praias de Ubatuba para você conhecer e se encantar

Entre as várias praias dessa região do litoral paulista, são muitas opções para você aproveitar. Desde as bem movimentadas, mais vazias, boas para banho, para surf, bons cenários e muito mais. Selecionamos 15 praias de Ubatuba para você conhecer e se encantar:

1. Praia do Camburi

Quase na divisa com o Rio de Janeiro, no Parque Estadual da Serra do Mar, está a Praia do Camburi. Com muitas trilhas, mar com algumas ondas, uma grande faixa de areia fina e muita vegetação, essa é uma ótima opção para os chamados ecoturistas. Um local com natureza preservada, sem muita estrutura de comércio e poucos bares bem rústicos. Vale o passeio para os fãs de uma água limpa para banho e muito verde.

2. Praia da Fazenda

Com uma extensa faixa de areia, águas bem limpas e tranquilas e quase sem estrutura de comércio, está a Praia da Fazenda. O local é lindo e já foi cenário de alguns filmes nacionais e internacionais, com toda a sua vegetação, morros e muitas belezas naturais, já que fica próxima à Sede Administrativa do Parque Estadual da Serra do Mar do Núcleo Picinguaba. Para passar o dia, é recomendado levar comida e os itens que forem necessários.

3. Praia da Almada

A Praia da Almada também possui muita vegetação no entorno, com árvores centenárias, areias branquinhas e águas bem tranquilas. O local conta com boa estrutura, como barzinhos, pequenas pousadas e barracas que servem boas comidas e frutos do mar. O acesso é feito por uma estrada secundária que sai da rodovia, ao final de uma subida bem íngreme. Como o caminho é feito pelo alto, a vista é linda para a enseada de Ubatumirim e as ilhas Pequena dos Porcos, da Pedra, Redonda, do Negro, Couves e Prumirim.

4. Praia do Puruba

A Praia do Puruba fica às margens do Rio Puruba, que deságua no mar e cria uma paisagem incrível, com águas limpas e calmas. O local conta com muita vegetação e também uma pequena vila de pescadores, com decoração e costumes rústicos. Nessa praia, é possível encontrar poucos comércios, além de alguns campings, pequenas pousadas e barzinhos. Para o acesso, é necessário atravessar os rios Puruba e Quiririm. Essa travessia, geralmente é feita de barco, mas quando a maré está baixa, é possível ir andando.

5. Praia do Prumirim

Essa praia tem águas calminhas que fazem com que o mar pareça uma enorme piscina natural. Em dias de mar mais agitado, os surfistas também frequentam. Com uma extensa faixa de areia, é possível encontrar alguns quiosques e poucos comércios. Na frente da praia está a Ilha de Prumirim e é possível chegar até lá em passeios de barco para dar um bom mergulho.

6. Praia do Félix

Com areia branquinha e fofa e muita sombra das árvores, a Praia do Félix é um local ideal para todo mundo. De um lado, águas tranquilas e ótimas para banho. De outro, ondas agitadas para os amantes do surf. O local ainda conta com uma pequena estrutura de bares, restaurantes, pousadas, casas de verão e um alto mirante natural.

7. Praia da Itamambuca

A Praia da Itamambuca é um cantinho amado pelos surfistas. Com boas ondas, recebe diversos campeonatos e é um ponto de encontro para quem gosta de surfar em qualquer época do ano. O local conta com uma faixa de areia extensa, preservada, com muita vegetação, trilhas e poucos comércios por perto.

8. Praia Vermelha do Norte

A Praia Vermelha do Norte é mais um paraíso dos surfistas. Com ondas altas, o local tem areia grossa, muita vegetação preservada, coqueiros, além de areia com tons avermelhados. É possível encontrar alguns pontos de infraestrutura, como restaurantes, quiosques, bares e até baladas.

9. Praia do Perequê-Açu

A Praia do Perequê-Açu é uma das mais tradicionais da região. Com águas tranquilas e areia fininha, possui restaurantes, comércios, um calçadão, casas e conta com banquinhos e árvores, sendo um local que atrai turistas e famílias. A estrutura é completa, com duchas, estacionamento e uma ótima paisagem.

10. Praia do Itaguá

A Praia do Itaguá oferece boas paisagens e estrutura de ciclovia, calçadão, comércios, quiosques e passeios de barco. É um lugar lindo, muito movimentado, porém não é o local mais ideal para banho. Por estar na área urbana, conta com vários barcos ancorados, sendo uma boa opção para caminhadas no fim do dia, jantar em noites de verão ou andar de bicicleta.

11. Praia do Tenório

Apesar de ser perigosa para banhos, devido à quantidade de pedras e à intensa correnteza, a Praia do Tenório costuma ficar muito lotada na temporada. Por ser relativamente próxima do centro e contar com vegetação linda e boas paisagens, atrai muitos turistas. Ainda assim, são muitas as áreas dessa praia que são sinalizadas como impróprias para banho. Conta com barracas, quiosques e muitos vendedores ambulantes na extensa faixa de areia fina.

12. Praia de Toninhas

A Praia de Toninhas é muito pequena, com aproximadamente 140 metros de extensão, mas atrai muitas pessoas por ter águas tranquilas de um lado e agitadas do outro. Próxima ao centro, atrai turistas e famílias e conta com bares, pousadas, casas e restaurantes para os mais variados gostos.

13. Praia do Lázaro

Com um mar calmo, águas com muitas algas e conchinhas, a Praia do Lázaro é adorada por famílias por ser muito tranquila e ótima para banho. O local é rodeado por uma bela vegetação e morros e também por vários barcos que ficam ancorados por ali. É possível encontrar hotéis, pousadas e restaurantes para todos os gostos.

14. Praia Brava

A Praia Brava tem acesso por uma trilha, com morros e mirantes que permitem uma vista linda do mar. O local não possui muita estrutura de bares e restaurantes, mas conta com paisagens lindas, ondas agitadas que atraem muitos surfistas e uma vegetação bem preservada da Mata Atlântica.

15. Praia da Fortaleza

Com algumas poucas ondas, a Praia da Fortaleza tem muita vegetação preservada, uma extensa faixa de areia e também alguns restaurantes, bares e quiosques em sua orla. Pelo canto direito da praia, uma pequena trilha leva até um local propício para realizar mergulho em águas rasas, com uma piscina natural de água salgada, a Prainha da Fortaleza. É possível nadar em águas cristalinas com peixes e ver a beleza também dentro da água.

Viu quantos cantinhos lindos você pode conhecer em Ubatuba? Não é à toa que é uma das regiões preferidas para curtir o litoral. Agora que você já conhece, aproveite o mar, a areia, os rios e todas as paisagens incríveis.

20 fotos de Ubatuba que são apaixonantes

Quer ter mais certeza ainda de que Ubatuba é o destino perfeito para suas férias de verão? Confira essas 20 fotos e veja tudo mais que você pode fazer e encontrar na região:

1. Tomar um bom banho de cachoeira

2. Levar as crianças para a praia

3. Aproveitar a noite em cenários incríveis

4. Descansar na sombra das palmeiras

5. Estar entre o encontro de rio e mar

6. Procurar um cantinho nas praias lotadas no verão

7. Curtir bares à beira mar

8. Encontrar os peixinhos em águas cristalinas

9. Fazer passeios de barco com um visual de emocionar

10. Aproveitar toda a beleza da Mata Atlântica junto com a praia

11. Relaxar em águas tranquilas

12. Sentar em banquinhos da cidade e admirar o mar

13. Andar nas areias fofas da praia

14. Passear na praia até com os pets

15. Tomar um bom banho de mar nas águas azuladas

16. Encontrar uma boa sombra na vegetação das praias

17. Fazer mergulho e ver paisagens ainda mais lindas embaixo da água

18. Se aventurar nas praias e estradas da região

19. Ver o nascer do sol de uma forma incrível

20. E juntar muitas conchinhas lindas

Já se apaixonou por Ubatuba? Então planeje uma viagem para ver e aproveitar de perto toda essa natureza linda do litoral norte de São Paulo. Não deixe de conferir 40 sugestões de 40 passeios para fazer na costa da Mata Atlântica. Boa praia!

PARA VOCÊ