8 programas inesquecíveis para fazer na Península de Maraú

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Se você ainda não conhece a Península de Maraú, com certeza não sabe o que está perdendo. Localizada no sul da maravilhosa Bahia, ela contorna a terceira maior baía do Brasil, a Baía de Camamu, que conta com mais de 40 km de praias paradisíacas e piscinas naturais cercadas por coqueiros, areias branquinhas e águas com tonalidades incríveis, que variam do azul escuro aos tons mais claros e esverdeados.

Apesar de ser considerada um “paraíso perdido” entre os destinos mais procurados por turistas na Bahia, a península já conta com mais de 80 pousadas e oferece uma boa estrutura para quem está afim de relaxar e se divertir, principalmente na vila de Barra Grande. Além disso, é possível conhecer por lá lagoas de água doce, cachoeiras e outras diversas belezas naturais.

Pensando nisso, listamos 8 programas que você não pode deixar de fazer se estiver programando uma viagem pela região. Confira abaixo e boa diversão!

1. Conhecer belas paisagens em um passeio de quadriciclo

Alugar um quadriciclo (tanto por todo o período da estadia ou por diárias específicas) é uma das mais divertidas formas de conhecer a bela Península de Maraú. É um passeio super gostoso que pode percorrer paisagens incríveis, como a da Lagoa Azul, Lagoa Cassange, Farol de Taipu ou a Trilha das Bromélias Gigantes. Além disso, você passará por extensões desertas de praia, muitos coqueiros e ainda diversas piscinas naturais.

2. Contemplar o pôr do sol na Ponta do Mutá

Se o objetivo é contemplar um inesquecível pôr do sol, procure pelo píer de Camamu, o Rio Carapitangui ou a famosa Ponta do Mutá, que oferece bares na beira da praia para quem não dispensa uma boa cervejinha e petiscos ao apreciar o lindo espetáculo.

3. Andar de lancha pelas ilhas e cachoeiras

Andar de lancha por toda a extensão da Baía de Camamu é uma experiência simplesmente espetacular. Para fazer o passeio, reserve um dia inteiro, já que ele começa por volta das 10h e acaba mais ou menos às 16h.

No programa, você poderá desembarcar e aproveitar as belezas naturais de ilhas e cachoeiras, como a Ilha do Sapinho, a Ilha da Pedra Furada, a Ilha do Goió e a maravilhosa Cachoeira de Tremembé, onde é possível subir e tomar um banho bem refrescante com a ajuda de moradores locais (eles realmente são muito eficientes na hora de evitar que você escorregue e caia nas pedras extremamente lisas).

4. Visitar a Vila de Barra Grande

É na Vila de Barra Grande que se encontram a maioria dos restaurantes, lojinhas para compras, atividades culturais, igreja ou pracinhas com música ao vivo. É um centrinho movimentado e bem organizado, perfeito para passear ou simplesmente relaxar na sombra de um coqueiro contemplando o mar. São opções para todos os gostos e bolsos!

5. Curtir nos badalados bares de praia

Famosos nas praias da Europa, os beach clubs já marcaram presença em diversos locais do Brasil e também na Península de Maraú. Em Barra Grande, você pode conhecer o Café de la Musique. Já em Taipu de Fora, você encontra o Buda Beach e o Bar das Meninas, ambos com ambientes super agradáveis, espreguiçadeiras, lounges com sofás e muita música boa.

6. Mergulhar nas piscinas naturais de Taipu de Fora

Devido aos corais formados bem próximos da areia, as praias de Taipu de Fora oferecem deliciosas piscinas naturais em períodos de maré baixa, onde é possível mergulhar e apreciar a variedade da fauna e flora marinhas. Se não quiser mergulhar, basta você chegar com a água na altura dos quadris, que já será o suficiente para você se sentir dentro de um aquário natural.

Por lá, encontram-se pontos de aluguel de máscaras e também de pranchas de stand up, para você conseguir aproveitar ainda mais esse lugar incrivelmente bonito, com águas bem clarinhas e muitos peixinhos coloridos.

7. Subir no famoso Morro do Farol

Você não pode deixar de subir no tradicional Morro do Farol (o ponto mais alto da península, com 51 metros de altura), que apesar de ser um programa um pouquinho mais cansativo, com certeza vai te recompensar quando você enxergar lá de cima a bela vista de 360°.

De um lado, você aprecia toda a Baía de Camamu e todos os seus manguezais e ilhas cobertas por mata atlântica. De outro, coqueirais, lagoas e praias. O melhor acesso é a pé, pela praia de Taipu de Fora.

8. Relaxar nas praias paradisíacas

Além das piscinas e praias famosas de Taipu de Fora, é possível encontrar uma boa variedade de outras praias paradisíacas espalhadas pela península, onde você pode relaxar com os amigos e a família, caminhar, sentar em algum bar, praticar algum esporte aquático ou simplesmente mergulhar e apreciar o dia. Entre elas, estão: Cassange, Praia de Bombaça, Algodões, Arandis, Saquaíra e Três Coqueiros.

E aí, você está pronto para desbravar esse paraíso escondido na Bahia? Faça suas malas e divirta-se!

PARA VOCÊ