Prudentópolis: o que fazer na Terra das Cachoeiras Gigantes

Se você ainda não conhece Prudentópolis, não sabe o que está perdendo. O pequeno município está localizado no Paraná e é conhecido como a “Terra das Cachoeiras Gigantes”, além de ser famoso por ser um pedacinho da Ucrânia no Brasil por abrigar um grande número de imigrantes, que preservam as tradições até os dias atuais.

Publicidade

O que fazer em Prudentópolis?

Com mais de 100 quedas d’agua catalogadas, o município faz jus ao título de Terra das Cachoeiras Gigantes. Mas além dessas belezas naturais, há museus e igrejas que contam a história dos primeiros imigrantes, que fazem a gente se sentir na própria Ucrânia. Saiba o que você precisa conhecer ao visitar a cidade.

1. Salto São Francisco

O Salto São Francisco é ponto de parada obrigatória. Ele tem 196 metros de queda livre, o equivalente a um prédio de 60 andares, e é considerada a maior cachoeira da região Sul e a quinta maior do Brasil. Está localizado na divisa das cidades de Prudentópolis, Turvo e Guarapuava, dentro da Área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança.

A entrada no parque é gratuita. Para chegar ao Salto, deve-se percorrer uma trilha simples. No caminho, existem alguns mirantes que proporcionam vistas incríveis do cânion, em um deles, é possível ter a visão completa e espetacular do Salto São Francisco.

2. Salto São Sebastião

O imponente Salto São Sebastião tem aproximadamente 120 metros de altura e é muito procurado por praticantes de rapel e canionismo. Após passar por uma trilha de dificuldade média que leva ao topo, o visitante é presenteado com uma bela vista da região. Chegando a base do salto, você fica frente a frente com outro espetáculo da natureza: o Salto Mlot.

3. Salto Barão do Rio Branco

O Salto Barão do Rio Branco é de encher os olhos! Com 64 metros de altura, possui uma forte queda d’água, tanto que é usado para geração de energia. Para chegar até a base da cachoeira é preciso fôlego, pois deve ser percorrida uma escadaria de 478 degraus. Mas o cansaço desaparece quando o sol surge e faz aparecer um arco-íris no final da queda.

4. Salto São João

O salto de 85 metros impressiona com sua beleza. A cachoeira surge no meio de uma floresta bem preservada, que pode ser observada de um mirante que dá uma visão panorâmica do cânion do Rio São João.

5. Recanto Perehouski

O Recanto Perehouski é uma área de lazer cercada por natureza, com trilhas leves e poços para banho. Dentro da propriedade estão localizados três saltos de pequeno porte, perfeitos para quem deseja se banhar. Além de todo esse contato com a natureza, no local ainda é possível saborear uma deliciosa comida ucraniana.

6. Ninho do Corvo

A Reserva Particular do Patrimônio Natural deve estar no roteiro de quem busca turismo de aventura. Lá é possível se jogar de tirolesas de 170 metros, praticar rapel que tem início no topo de um cânion, além de visitar cachoeiras e caminhar por trilhas. Todas as atividades são realizadas com segurança e o auxílio de instrutores especializados. Para repor as energias, também é possível desfrutar de uma deliciosa comida caseira.

Publicidade

7. Igreja São Josafat

A igreja de São Josafat foi construída em 1920 e faz você se sentir em um templo na própria Ucrânia. A começar por seu estilo bizantino-ucraniano, que tem como principal característica o ikonostás, uma espécie de portal cheio de imagens que separa o altar da nave. Para ter noção de sua grandiosidade, em 1979 a Igreja foi tombada como Patrimônio Artístico e Cultural do Paraná. Além de ser um belo lugar para visitação, é possível assistir à uma tradicional missa em ucraniano, que é cantada aos domingos, às 10h.

8. Museu do Milênio

O Museu do Milênio é ponto de parada para quem quer conhecer detalhes da imigração ucraniana no Paraná. O espaço reúne peças, roupas, artigos e documentos que contam a história e dão uma verdadeira aula sobre a origem do município. O museu foi criado em 1989 e tem como guia uma das fundadoras, que explica com riqueza de detalhes todos os acontecimentos.

9. Museu Histórico das Irmãs Servas de Maria Imaculada

Secretaria de Turismo de Prudentópolis

O museu de dois andares mostra a história da chegada das irmãs ucranianas que tiveram um papel fundamental na história de Prudentópolis. No espaço são reproduzidas a cozinha, a enfermaria, a sala de estudos, entre outros espaços que serviram de escola e abrigo para muitas crianças da época. Foi criado em 2010, no centenário da vinda das irmãs para o Brasil.

10. Paróquia de São João Batista

Feita em estilo colonial, teve sua construção concluída em 1900 e assim permanece até os dias atuais. É tida como uma relíquia da cidade, por ter sido erguida pelos primeiros colonizadores e por conservar em seu interior os restos mortais de Firmo Mendes de Queiroz, o fundador do município. No altar principal está a estátua de São João Batista, padroeiro de Prudentópolis.

Tradições

Por ser um município colonizado por ucranianos e com uma grande concentração desses imigrantes, muitas tradições que vieram do país da Europa Ocidental permanecem vivas até os dias atuais.

1. Irmandade dos Cossacos

Uma das tradições mantidas em Prudentópolis é a Irmandade dos Cossacos. Eles são responsáveis pela guarda do corpo de Jesus, que é representado pelo Santo Sudário que é visitado pelos fiéis. Os Cossacos são famosos por sua coragem, bravura, força e capacidades militares. Todo integrante tem como juramento estar na cidade na Sexta-Feira Santa e no Sábado para participar da vigia do Santo Sudário.

Após a vigília e a missa da ressureição, acontece a festa comemorativa dos cossacos, com apresentação de danças, cantos e representações folclóricas.

2. Pêssankas

A tradição milenar trazida ao Brasil por imigrantes ucranianos se mantém até os dias atuais e acontece no domingo de Páscoa, quando as pessoas se presenteiam com ovos pintados a mão, os chamados pêssankas, que simbolizam a resurreição de Cristo e cada cor, traço e figura tem um significado especial.

Os desenhos nos ovos, que podem ser de qualquer ave, são feitos com cera de abelha derretida e a pintura é feita por etapas.

Publicidade

3. Natal ucraniano

O Natal ucraniano é o momento em que se realizam diversas tradições e é marcada pela fartura. A véspera é dedicada apenas à preparação do jantar. A mesa é composta por 12 pratos, que representam os apóstolos de Jesus. Eles são confeccionados à base de vegetais, frutas, peixe, gorduras e cogumelos. O primeiro prato a ser servido é o kutiá, feito com o trigo, que simboliza a eternidade e a riqueza, e o mel, a felicidade.

A mesa é decorada com o didukh, um pequeno feixe de trigo, centeio ou aveia, como símbolo de prosperidade. A ceia começa quando aparece a primeira estrela no céu, o que significa que Jesus nasceu.

4. Pratos típicos

Uma das melhores maneiras de conhecer a cultura de um povo é através da comida. E em Prudentópolis, você pode experimentar os sabores tradicionais da cozinha ucraniana. Um dos restaurantes mais famosos da cidade é a Churrascaria Penteado, que serve uma sequência de pratos típicos, como o borsh, uma sopa de beterraba, holoptis, charutos de repolho com carne, entre outros.

5. Grupo Vesselka

É de Prudentópolis o Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, que preserva o ritmo e as danças típicas ucranianas. O grupo é formado por jovens e adultos e encanta com seus trajes típicos e cores. As apresentações acontecem em eventos no município e, devido ao sucesso, até fora do Brasil.

Caminhando por Prudentópolis, não deixe de reparar na arquitetura de suas igrejas e nas pessoas ao seu redor para se sentir na própria Ucrânia.

10 fotos para te convencer a conhecer Prudentópolis

Como imagens valem mais que palavras, confira esses cliques que comprovam a beleza natural do município.

1. Banho de cachoeira para renovar as energias é o que não vai faltar

2. Uma das maiores cachoeiras do Brasil

3. Cachoeiras que trazem paz e equilíbrio

4. Salto São Sebastião e Salto Mlot: dois gigantes frente a frente

5. A Terra das Cachoeiras Gigantes é digna de muitos registros

6. Impossível não se impressionar com a imensidão!

7. As tradições encantam tanto quanto as belezas naturais

8. Observe atentamente a arquitetura…

9. Certamente Prudentópolis vai te encantar…

10. … e te espera para grandes aventuras!

Quando visitar o Paraná, separe um dia na sua agenda e adicione esse destino surpreendente no seu roteiro!