10 restaurantes em Botafogo que você vai adorar conhecer

Escrito por Bruno Mendes

É fácil achar bons restaurantes em Botafogo. O charmosíssimo e movimentado bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro reúne bares descolados e elogiados estabelecimentos gastronômicos que oferecem refeições completas por suas vias. Veja onde comer bem nesse pedacinho da Cidade Maravilhosa que fica perto do Pão de Açúcar.

Continua após o anúncio

1. Restaurante Miam Miam – $$$$

As cores vibrantes das mesas e cadeiras do Miam Miam são um bom cartão de visita. Porém, o destaque aqui é o cardápio inovador que aposta nas “comfort foods”, essas comidinhas caseiras que despertam uma sensação de bem-estar e nostalgia. Dica: peça um mix de folhas na entrada e, no prato principal, uma sensacional moqueca de peixe e camarão ao molho picante de curry, arroz e farofa de coco.

2. Marín – $$$$

O Marín reflete em suas paredes e mesas na calçada a aura despojada do Rio de Janeiro. Sem dúvidas, é o estabelecimento perfeito para boas conversas entre goles de cerveja e apreciação culinária de alto nível. Que tal provar uma linguicinha artesanal caramelada no shoyu, mostarda e mel ou petiscar um bolinho de aipim com carne seca desfiada e mais opções de dar água na boca?

3. Lasai – $$$$$

Situado em um casarão antigo, o Lasai foi agraciado com 1 estrela Michelin em 2019 e, no mesmo ano, constou na lista do prêmio “50 World’s Best” como um dos 100 melhores restaurantes do mundo. Além do salão espaçoso com decorações em madeira, o lugar tem como diferencial o cardápio elaborado com combinações criativas, com peixes, frutas e saladas. Em curtos termos: tudo é alto nível. Vale o preço!

4. Restaurante Botequim – $$$

Na hora de saborear uma picanha com arroz e fritas ou apreciar aquela porção de pastel e, de quebra, comer um pudim na sobremesa, o Restaurante Botequim é o destino certo em Botafogo. Com garçons solícitos e vibe animada, o local fica em mais uma das casa antigas do bairro e funciona desde 1979.

5. Harad – $$

Localizado na badalada R. Nelson Mandela, o Harad é a pedida ideal para quem quer saborear delícias da gastronomia árabe, como esfihas, kaftas, kibes e variados pratos com temperos fortes. Caso a ideia seja só parar e tomar uns chopes gelados com a turma, fique à vontade. Aí está um dos mais movimentados trechos da Zona Sul carioca.

6. Tahpah – $$$

Ainda no burburinho da Nelson Mandela, o Tahpah também é destaque entre os restaurantes em Botafogo. Aqui, o visitante pode escolher entre opções das gastronomias espanhola e italiana. Aliás, as tapas seletas e as jarras de sangria são muito elogiadas por cariocas e turistas.

7. La Villa – $$$$

O La Villa é um bistrô francês que une a sofisticação do velho continente com a informalidade do Rio da forma mais harmônica possível. Será uma experiência prazerosa tomar um bom vinho tinto enquanto degusta uma paleta bovina de primeira. Ah, e o ambiente é muito romântico. Fica a dica para os casais!

8. Via Farani – $$$

Com serviço de manobrista e ambiente interno confortável, o Via Farani é um restaurante de comida japonesa e italiana. Então, se pretende achar um lugar de ótimo nível e cardápio eclético, saiba que já tem um nome para incluir na sua lista.

9. I Piatti – $$$$

O I Piatti tem três andares com cozinhas independentes. Lá, no almoço ou no jantar, o visitante vai poder saborear frutos do mar, pratos com massa e também exemplares da culinária japonesa. Versatilidade e bom gosto!

10. Caravela do Visconde – $

Por fim, indicamos esse restaurante casual que faz a linha bom e barato e não perde em qualidade para outros com preços salgados. O Caravela do Visconde é um excelente local para comer um frango frito, picanha na grelha com batata portuguesa e, é claro, uma cerveja geladinha que sempre combina com as altas temperaturas do Rio de Janeiro.

Além de conhecer os restaurantes em Botafogo, vale fazer um tour gastronômico completa em outros bairros lindos, né? Sendo assim, dê uma olhada no guia com os melhores restaurantes do Rio de Janeiro. Boa viagem e bom apetite!