Restaurantes em Niterói: 20 lugares deliciosos para conhecer

Escrito por Bárbara Costa

Além das praias e dos cenários lindos, Niterói também é palco de restaurantes de todos os tipos. É possível encontrar desde endereços sofisticados até aqueles em que se come bem e paga pouco. Veja as opções abaixo e decida qual (ou quais) quer visitar em sua viagem até essa incrível cidade!

Índice do conteúdo:

Restaurantes românticos em Niterói

Nada melhor do que unir o jantar ou almoço a um encontro romântico. Confira onde fazer isso em Niterói!

1. Casanova Gastronomia

Esse charmoso restaurante foi inaugurado pelo chef português António Casanova em 2012. A exclusividade é uma das principais características do espaço: há apenas seis aconchegantes mesas para receber os clientes. Perfeito para um encontro romântico, não é mesmo?

Já no menu, o carro-chefe é o bacalhau — a iguaria aparece acompanhada de broa e espinafres, cozido com batata, à Brás e à Lagareiro. Não deixe de provar o pastel de nata e os demais doces portugueses da casa.

Endereço: R. Geraldo Martins, 176 (loja 2) — Icaraí.

2. Bistrô Mac

Esse charmoso bistrô fica dentro do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, unindo sua elaborada gastronomia à arte do local e à vista privilegiada para a Baía de Guanabara. A culinária internacional e os sabores brasileiros se misturam no menu da casa — que conta, ainda, com apresentações musicais intimistas.

Experimente o Filé de Frango ao Molho de Damasco com Julienne de Legumes, os Escalopes ao Molho Dijon com Batata Gratinada e o French Rack acompanhado de purê de batata baroa. O estabelecimento tem uma seleta carta de vinhos e, ainda, o serviço de cafeteria. Que tal uma tarde a dois por lá?

Endereço: Praça Mirante de Boa Viagem, s/n — Boa Viagem.

3. Da Carmine

Da Carmine é uma aconchegante cantina italiana de Niterói, fundada pelos irmãos Carmine e Bruno Marasco. A proposta é oferecer uma experiência única ao cliente, com massas frescas, antepastos típicos e pizzas assadas no forno de lenha.

No cardápio, você verá o Ravioli al Funghi Tartufado, o Spaghetti alla Carbonara, o Tagliolini Maresciallo e o Penne Gratinatto, além de várias opções de gnocchi e risottos. Na hora da sobremesa, peça o pudim de tapioca com coco ou o tiramisù. Nada mal levar seu par para uma noite italiana, não?

Endereço: R. Mariz e Barros, 305 — Icaraí.

4. Don Carlo’s

Quem disse que sair para comer uma boa pizza não pode ser um programa romântico? Nessa “pizzaria gourmet”, o típico prato italiano ganha uma roupagem sofisticada, sendo servido em um ambiente aconchegante e moderno. Além disso, a quinta por lá é do jazz!

Entre os principais sabores, estão: Bondi Beach (cebola, filé de frango, manjericão fresco, queijo camembert, tomate seco), Festival (abacaxi, cebola, funghi, linguiça de cordeiro, pepperoni, pimentão) e Green Special (alcachofra, berinjela, funghi, molho pesto, pimentão). Para fechar, peça a Juju’s (banana com castanha e chocolate amargo).

Endereço: R. Francisco Pimentel, 186 — Ingá.

5. Villa Toscana

O aconchegante e encantador ambiente remete a um bistrô, mas funciona também como delicatessen. Portanto, os apetitosos pratos de temperos italianos dividem espaço com frios e antepastos.

O menu traz entradas como carpaccios e bruschettas, além dos risotos especiais (vieiras com açafrão, frutos do mar ou frango defumado) e das massas (tagliatelli ao funghi ou quatro queijos). A seção de peixes inclui o salmão grelhado com risoto de limão sicialiano. Mas, se você prefere carne, opte pelo French Rack (corte nobre de cordeiro).

Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 9052 — Itaipu.

Esses lugares inspiraram você? Convide seu amor e prove as mais diversas iguarias dos restaurantes em Niterói!

Restaurantes baratos em Niterói

Há também restaurantes em Niterói que reunem qualidade e preço honesto. Quer saber quais são? Acompanhe!

6. Caneco Gelado do Mário

Essa mistura de restaurante e bar é comandada pelo Sr. Mário Martins desde 1969. No início, a casa oferecia pizzas; posteriormente, vieram os peixes grelhados e demais frutos do mar que caíram no gosto dos frequentadores. Todos os pratos são preparados na hora, com ingredientes frescos e de qualidade.

O cardápio traz os típicos salgados de bar (mas de forma não muito comum), como o pastel de siri e a empada de lagosta. Entre os petiscos, estão o mexilhão à vinagrete, a língua assada e os anéis de lula. Já na seção de peixes, você pode optar por anchova à brasileira, pargo à portuguesa ou cherne à moda.

Endereço: R. Marquês de Caxias, 288 – 5,6 e 7 — Centro.

7. Restaurante Seu Antônio

Antônio de Azevedo Alves é um português que desembarcou no Brasil em 1958, trabalhou em bares do centro do Rio de Janeiro e, logo em seguida, abriu seu próprio espaço em Niterói. Portanto, os bolinhos de bacalhau, a sardinha portuguesa e o arroz de tamboril não poderiam faltar no cardápio do seu restaurante.

O menu conta com uma seção especialmente reservada a uma das principais iguarias lusitanas, com receitas como o bacalhau dourado e à portuguesa. Como sobremesa, não deixe de provar o Pastel de Belém. O Bar da Fila (extensão do restaurante, que fica do outro lado da rua) é perfeito para tomar aquela cervejinha e beliscar algo antes do almoço.

Endereço: R. Doutor Heleno de Gregório — Cafubá.

8. Compão

Aqui, a proposta é oferecer uma refeição rápida e saborosa, mas sem deixar a saúde de lado. A Compão é reconhecida como a melhor casa de sucos e lanches saudáveis em Niterói.

Além dos tradicionais hamburger e cheeseburger, o cardápio traz os chamados Comlevinho (filé mignon ou de frango, queijo prato e molho especial no pão manteiga), Conguru (filé mignon, queijo Minas e molho barbecue no pão australiano) e Comlight (ricota com orégano e peito de peru no pão árabe). Perfeito para um almoço rápido, não?

Endereço: R. Coronel Moreira César, 122 — Icaraí.

9. Big Point Bar e Restaurante

O restaurante funciona sob dois sistemas: self-service e à la carte. Em ambas as opções, você encontra pratos realmente saborosos e bem preparados, além de bastante variedade. Como o local também abriga um bar, é possível aliar uma refeição deliciosa àquela cerveja geladinha.

Do menu, experimente o frango grelhado (com molho à campanha, farofa, arroz com brócolis e batata noisette) ou o gourjão de peixe (com molho rosé, farofa, arroz e fritas). Esses combinados servem duas pessoas e têm um ótimo custo-benefício!

Endereço: Av. Ary Parreiras, 467 — Icaraí.

10. Las Lenãs

O Las Leñas é conhecido por suas pizzas e burgers, mas também oferece outros tipos de pratos. As costelas barbecue ou mostarda e mel são alguns dos exemplos que fazem sucesso entre a clientela.

Você também pode optar pelo frango crocante ou pelas batatas recheadas (bolonhesa, cinco queijos, strogonoff de camarão). Há, ainda, massas como talharim, nhoque e lasanha, com sabores de carne seca com catupiry, carbonara ou parisiense. Quer se fartar sem gastar muito? Vá ao Las Leñas!

Endereço: Av. Irene Lopes Sodré, 211 — Engenho do Mato.

Viu só como você pode comer bem sem gastar muito na cidade?

Restaurantes sofisticados em Niterói

Algumas ocasiões pedem lugares e pratos mais sofisticados, não é verdade? Dê uma olhada nos melhores estabelecimentos a seguir!

11. Gruta de Santo Antônio

A decoração do ambiente já entrega a nacionalidade dos pratos: portuguesa. Conduzido pela família Henriques, o restaurante preza pelo primor em seus preparos e conta com quitutes pessoalmente elaborados por Henriqueta (à frente do negócio hoje).

No cardápio, você encontra a caldeirada de frutos do mar, o cataplana de cherne com camarão e o polvo à lagareiro. Além disso, o bacalhau é servido em mais de dez versões diferentes, como na brasa, à narcisa, com natas e à dorê. Para acompanhar, peça um dos 250 rótulos de vinhos disponíveis!

Endereço: R. Silva Jardim, 148 — Centro.

12. Ristorante Torninha

Aqui, você encontra o melhor da gastronomia italiana contemporânea, com ingredientes exclusivos e influências francesas e orientais. Essa charmosa casa de Icaraí tem uma decoração que mescla o rústico, o contemporâneo e elementos de diversas nacionalidades.

Como entrada, opte por algum antipasti ou formaggi. Para o prato principal, escolha entre opções de pasta como Penne alla Siciliana dell’Amico, Tagliarini con Prataioli, Shiitake e legumi ou Fettuccine com Salmone Affumicato. Para fechar, a adega do restaurante conta com 228 rótulos, de 16 países.

Endereço: R. Nóbrega, 199 — Icaraí.

13. Buonasera U.N.O

O Buonasera U.N.O está presente no cenário gastronômico de Niterói há mais de 25 anos, sempre se reinventando (mas sem deixar a tradição de lado). São mais de 100 rótulos nacionais e internacionais na carta de vinhos, que harmonizam com os pratos cuidadosamente preparados e servidos em um impecável sistema à la carte.

O menu traz entradas como Ceviche do Pacífico, Cestino di Taleggio e Tartare de Mignon. Como prato principal, você pode pedir alguma opção tradicional da casa (Capeletti all Pollo, Linguine alla Carbonara, Raviolle di Agnello) ou novidade (Risoto di Baccalà, Filetto di Mignon alla Bianchi e Ossobuco, por exemplo).

Endereço: Av. Rui Barbosa, 218 — São Francisco.

14. Restaurante Olimpo

O diferencial do Olimpo (além da cozinha, claro) é a localização: a casa, projetada por Oscar Niemayer, fica de frente para a Baía de Guanabara. Perfeita para aquela ocasião especial, que exige um requinte na medida certa, não?

O cardápio é dividido entre petiscos, massas, saladas, carnes/aves, peixes/crustáceos, risotos e sobremesas. Os destaques vão para o Risonni ao Perfume do Mar, o Lombo De Cordeiro em Crôute, o Risoto de Camarões com Infusão de Capim Limão e o Badejo Mar del Plata. Na hora da sobremesa, peça o delicioso Crème Brûlée.

Endereço: Av. Quintino Bocaiúva, s/n — Charitas.

15. Gendai Premium

Aqui, a sofisticação ganha um novo cenário: a culinária japonesa. A proposta do Gendai é conduzir o cliente por uma viagem inesquecível pela cultura nipônica, com pratos exclusivos, ingredientes de primeira linha e um alto padrão de qualidade. O formato “festival” permite que você faça um pedido personalizado e experimente pratos autorais.

Além disso, o menu tradicional traz itens como nirá, temakis, niguiris e sashimis, com destaque para o Sushi Brûlée e o Ichigo Ovas de Capelim. Há, ainda, os menruis (macarrão japonês), domburis (pratos tradicionais do Japão, como Yasai Itame) e tempurás (empanados).

Endereço: R. Nóbrega, 260 — Icaraí.

Agora você já sabe onde encontrar pratos da alta gastronomia nos restaurantes em Niterói, certo?

Restaurantes em Niterói para ir com a família

Ter a chance de fazer as refeições em família é um privilégio. Melhor ainda é quando todos podem comer fora, concorda? Veja a quais restaurantes em Niterói você pode levar todo mundo!

16. Família Paludo

O Família Paludo é reconhecido por sua gastronomia impecável e pelo atendimento personalizado. Atualmente, o estabelecimento trabalha no formato Parrilla, com um sistema de grelhas inédito em Niterói. As carnes são diferenciadas e preparadas de maneira encontrada somente na Argentina e no Uruguai.

Além dos cortes nobres e exclusivos, é oferecido um menu completo, com pratos variados. Alguns exemplos são: arroz cremoso de pato; namorado ao molho de dijon nas especiarias, legumes glaceados e arroz cremoso siciliano; arroz de linguiça mineira com alho-poró. Vai perder?

Endereço: Av. Quintino Bocaiúva, 247 — São Francisco.

17. Mostaro Pizza & Beer

Quer programa melhor do que uma maravilhosa pizza em família? O diferencial dessa pizzaria é que a única cerveja comercializada é produzida pelos próprios donos, nos fundos da casa. Assim como a bebida, as comidas são todas caseiras e preparadas cuidadosamente.

As pizzas são saborosas e criativas, com ingredientes especiais (como o molho de tomate feito lá mesmo e a mussarela). A chamada “Covardia” leva pesto de azeitona e mussarela de búfala cremosa, enquanto a “Volúpia” traz parma, brie, mel e amêndoas. O estabelecimento ainda conta com um espaço kids!

Endereço: Av. Almirante Tamandaré, 707 — Piratininga.

18. Tutti Amici Gastronomia

Mais uma vez, temos a pizza como protagonista: a especialidade do Tutti Amici é uma boa massa artesanal. Mas o cardápio, essencialmente italiano, traz também pratos como Risotto di Gorgonzola con Castagna, Lasagna Prosciutto e Formaggio, Spaghettini alla Bolognese e Gnocchi ai Gamberi.

Entre os sabores disponíveis de pizza, você pode optar pela Amatriciana (pancetta, parmesão e cebola), Innamorata (cogumelos frescos temperados e cebola) ou Veneziana (camarão, queijo cremoso e manjericão). O diferencial é o espaço kids, onde os pequenos se divertem fazendo suas próprias pizzas!

Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 10.711 — Itaipu.

19. Mocellin Churrascaria

Essa espaçosa churrascaria conta com uma vista simplesmente deslumbrante, de frente para a praia. O buffet oferece itens da culinária internacional, grãos, frios, frutos do mar, comida japonesa, saladas e outras delícias.

Mas o destaque, claro, vai para a carne. Os mais de 30 cortes nobres são criteriosamente selecionados e seguem o alto padrão de qualidade pelo qual a casa já é reconhecida. As opções vão das tradicionais às mais exóticas. Na hora da sobremesa, peça o brownie ou as bananas flambadas!

Endereço: Av. Quintino Bocaiúva, 151 — São Francisco.

20. Jambeiro

O restaurante ocupa uma antiga casa de mais de 300 m² que faz parte da história de Niterói. O ambiente amplo e confortável (ótimo para famílias) abre todos os dias, de 11:30 até meia-noite. Durante a noite, o serviço é à la carte; no almoço, há também a opção do buffet no quilo.

O Bacalhau Jambeiro, a Paella Marinheira e o Fetuccini Gambereti estão entre as especialidades da casa. O cardápio também conta com pratos infantis, pizzas e aves. Para fechar, peça um creme de papaya com cassis ou uma banana flambé de sobremesa.

Endereço: R. Presidente Domiciano, 131 — Ingá.

Como você viu, Niterói guarda opções de restaurantes para diferentes estilos, ocasiões e preferências. O que todos têm em comum é a comida de qualidade. Experimente! Confira também essa lista com alguns dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro para que todas as suas viagens sejam cheias de sabor!

PARA VOCÊ