San Blas: o que fazer e onde ficar no paradisíaco arquipélago do Panamá

Escrito por Bruno Mendes

O arquipélago panamenho de San Blas é um destino não tão conhecido por turistas brasileiros e pouco habitado. Para se ter uma ideia, das 365 ilhas, em apenas 50 delas residem moradores. De todo modo, há ótimas razões para você descobrir essa maravilha caribenha, cujos cenários de cartão postal e a atmosfera de aventura proporcionarão uma experiência incrível.

O que acha de tomar banho em águas transparentes, deitar na areia para vislumbrar o céu azulado, dormir em cabanas rústicas e sentir-se imerso, durante 24 horas do dia, em ambiente natural preservado? Esse conjunto de ilhas do Panamá irá fazer você se desconectar do estresse urbano e relaxar como nunca.

O que fazer em San Blas?

Sem chances de ficar entediado no arquipélago de San Blas, ok? Confira estas dicas de lazer nesse pedacinho do paraíso.

1. Passear de barco ou de veleiro

Nada melhor que conhecer San Blas por meio de passeio de barco ou veleiro, que também é o principal transporte que leva os visitantes de uma ilha para outra. Além de sentir a brisa fresquinha no rosto e contemplar o mar azulado e as ilhas, nestes passeios você receberá informações sobre a região e até boas dicas sobre outras atividades de lazer.

Recomendação: programe-se para fazer ao menos um desses passeios no finalzinho da tarde e observar o indescritível pôr do sol panamenho. Tire muitas fotos!

2. Estabelecer contato com a população local

O povo indígena Kuna Yala vive em San Blas e cuida da ilha com todo carinho e atenção. Durante a sua passagem, não perca a oportunidade de interagir com eles e conhecer de perto um pouco dos hábitos culturais, como o artesanato e a pesca.

3. Nadar em uma piscina natural cheia de estrelas do mar

Por já ter visto em vídeos ou mesmo até ter visitado, você deve saber muito bem que as praias do Caribe não são qualquer coisa, certo? Ora verdinho, ora azulado ou mesmo mesclando distintos tons, o mar é um atrativo por si só. Mas o que acha de nadar em uma piscina natural e ao mesmo tempo observar de perto várias estrelas do mar?

O banco de areia Isla Estrellas é uma espécie de point em San Blas, pois há grande quantidade destas estrelas. Como a água é muito clara, será fácil observá-las detalhadamente. Só não pode tocar nelas e muito menos tirá-las da água, ok?

4. Ficar hospedado e curtir Isla Franklin o dia inteiro

Essa ilha é uma das preferidas dos turistas que viajam para San Blas, afinal conta com lindíssimas praias contornadas por coqueiros, que conferem aquela providencial sombrinha que cai bem no descanso entre um mergulho e outro. Mas talvez a principal qualidade dessa ilha seja o fato de ela não fazer parte de uma rota turística, ou seja, é inteira dos hóspedes.

5. Isla Perro: vários atrativos em um só lugar

Se o viajante busca um pouco mais de infraestrutura e o contato com maior número de turistas, a boa é seguir para a Isla Perro. Além de praia e sol, o local conta com ótimo restaurante o que não é nada mal para um pit stop entre a curtição, certo? Contemplando grande faixa de areia, na praia o banhista também irá curtir uma enorme piscina natural, algo perfeito para quem não tem grandes apreços por ondas grandes.

No mar desta ilha há um barco afundado, onde se desenvolveram lindos corais. E a boa notícia para o turista que gostar da prática de snorkelling é que ele não está em grande profundidade.

6. Cayos Holandeses: ilhas virgens e perfeito isolamento

Em ambiente de natureza privilegiada, o viajante precisa tirar no mínimo um dia para desbravar aqueles lugares mais remotos e de características quase virginais. Grande parte dos moradores de San Blas considera a região de ilhas denominada Cayos Holandeses a mais bela de todo o arquipélago.

Se os aspectos puros da natureza já são observáveis nas regiões de maior aglomerado turístico, em Cayos Holandeses a impressão será a de descobrir um local novo, vazio e intocado no planeta terra. Acha que é exagero? Dá uma passada por lá e comprove. Imperdível!

7. Vá de uma ilha para outra andando pelo mar

Duas ilhotas formam a Isla Fragata, outro impecável atrativo de San Blas, por onde passam a maioria dos barcos e veleiros que contornam o arquipélago. Depois de mergulhar e até ganhar um bronze, não deixe de caminhar de uma ilha a outra pelas águas e provar os deliciosos frutos do mar.

O que você precisa saber sobre San Blas

Antes de pensar em comprar novas roupas de praia e óculos escuros ou mesmo adquirir as passagens para o Panamá, olha só estas informações sobre San Blas. Evite transtornos e traga de volta para o Brasil apenas surpresas positivas!

  • Como chegar em San Blas: ainda que não seja das tarefas mais cômodas, chegar ao paraíso caribenho não apresenta grandes dificuldades. É preciso seguir por 2h30 por estrada irregular a partir Cidade do Panamá e depois pegar uma embarcação até o arquipélago.
  • Localização: o arquipélago de San Blas está localizado ao leste do Canal de Panamá, no lado oposto da Cidade do Panamá.
  • Clima de San Blas: é difícil sentir frio em San Blas. A temperatura média durante o ano é de 24°C e são raros os registos inferiores a 20°C. Em julho, mês mais quente do ano, os termômetros podem oscilar normalmente entre 31°C e 37°C. Mesmo que entre maio e outubro a incidência de chuvas seja alta, o sol continua a aparecer e brilhar forte.
  • Visto: não é necessário apresentar visto para entrar no Panamá, mas o viajante obrigatoriamente precisa mostrar o passaporte com 3 meses de validade.
  • Moeda: a moeda principal do Panamá é o Balboa, mas o dólar norte-americano circula normalmente pelo país. Atenção: não existem caixas eletrônicos e cartões de crédito não são aceitos em San Blas. Então, leve em cédulas o valor que você pretende gastar em hospedagem, alimentação e transporte.
  • Idioma: a língua oficial em San Blas é Kuna, mas os índios falam o espanhol perfeitamente e alguns até se comunicam em inglês.
  • Voos para o Panamá: companhias áreas como TAM, Avianca, LATAM e Azul oferecem voos para a Cidade do Panamá com escalas diferentes.
  • Transporte em San Blas: como você irá aproveitar seu passeio por diferentes ilhas, recomenda-se que contrate um motorista e não perca o contato telefônico dele. Aproveite para tirar dúvidas sobre horários de saída dos barcos, dicas de passeio e tudo mais.
  • Dicas de saúde: não há farmácias em San Blas, portanto, se você toma algum remédio periodicamente, não se esqueça de incluí-lo na mala. E, ainda no Brasil, compre medicamentos contra enjoos, problemas estomacais, crises alérgicas ou que resolva qualquer imprevisto que possa surgir na viagem.

Anotou tudo no seu bloco de notas? Agora você poderá organizar o passeio com toda a tranquilidade.

Onde se hospedar?

Nunca se esqueça: em San Blas as características rústicas são predominantes em todas as situações da viagem, inclusive na hospedagem. Esqueça o conforto das camas macias, banheiras de hidromassagem e o ar condicionado de pousadas, hotéis e resorts tradicionais. O paradisíaco arquipélago panamento é uma reserva indígena, então, os visitantes se hospedam em cabanas situadas próximas às praias.

Nos últimos anos, as cabanas originais vem sendo substituídas por bangalôs mais estilizados, algo que pode ser benéfico para os visitantes que privilegiam um pouco mais de conforto na hora de dormir. Será que há uma mudança em curso? Talvez. Mas hoje as estruturas de palha ainda são predominantes e bem disputadas por turistas.

Tudo muito é simples: ao entrar na cabana, você irá encontrará as camas e uma pequena mesa por cima da areia. Alguns quartos contam com chão batido, tecidos na parede e graciosas varandinhas de frente para a praia. Raramente dá para encontrar acomodações com suítes e os banheiros são compartilhados e ficam do lado de fora.

É evidente que você poderá sentir falta de um colchão mais confortável e até reclamar de uma coisinha aqui e outra ali, mas não será difícil se acostumar. O contato intenso com a natureza será transformador, acredite!

10 fotos de San Blas que farão você antecipar a viagem

Para você convocar os amigos, familiares ou mesmo embarcar sozinho para San Blas, veja mais estas 10 imagens que darão mais algumas ideias do que será encontrado no arquipélago.

1. Parece uma piscina, mas é o mar de San Blas

2. Lugar perfeito para esquecer dos problemas…

3. E estabelecer contato intenso com a natureza radiante

4. Que tal aproveitar o fim de tarde nesse paraíso?

5. Aprecie o artesanato e outras mostras da cultura panamenha

6. Cada passeio de veleiro um deleite

7. Um entardecer diferenciado

8. Presenteie seus amigos com estes lindos objetos artesanais

9. Achou mesmo que não mostraríamos nenhuma delícia da culinária local?

10. Ah, você com certeza vai voltar!

Esqueça banho quente, nem lembre de caixas eletrônicos, arranha-céus ou avenidas cheias de carros. Em San Blas a natureza é protagonista como em poucos lugares do mundo. E aí, pronto para essa aventura?

PARA VOCÊ