São Roque de Minas: 10 atrações imperdíveis na terra do queijo canastra

Por
Atualizado em 19.05.22

Antiga terra dos Cataguases, São Roque de Minas foi palco de inúmeras batalhas entre bandeirantes e índios, e depois entre quilombolas e senhores do mato. Depois disso ainda rolou diversos garimpos, mas esta atividade era uma ameaça para uma das maiores preciosidades brasileiras: o rio São Francisco.

Publicidade

Para preservar a área, foi proibida a exploração de ouro na cidade, e desde então muito tem sido investido no turismo local. Ainda bem! Visitar São Roque de Minas e o Parque Nacional da Canastra é uma viagem imperdível para quem procura, natureza, aventura e comer bem. Veja algumas sugestões do que fazer neste histórico destino, rodeado pela natureza:

1. Visite o Parque Nacional da Serra da Canastra

IStock

Berço do nosso querido Rio São Francisco, o parque da Serra da Canastra tem aproximadamente 70 mil hectares de relevo peculiar. Quem já visitou, elogia muito a fauna e flora do local, além das cachoeiras que são um espetáculo a parte.

Para percorrer toda a extensão do parque, os passeios costumam ser de jipe e duram todo o dia. Não existe nenhum restaurante lá dentro, e por conta disso é recomendado que você leve um lanchinho reforçado para poder aproveitar. Ótima pedida para quem gosta de turismo ecológico e esportes radicais em meio a natureza.

2. Experimente o queijo canastra

IStock

Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, o queijo canastra é a iguaria mais famosa da região. Para se ter ideia da importância desta iguaria, ele só pode ser produzido na região da Serra do Canastra e ser fabricado conforme as tradições.

Seu sabor é forte, encorpado, um pouquinho picante e denso. A venda do queijo é feita nas fazendas próximas a região, e durante a visita, além de poder degustar queijos e doces, você também poderá conferir de perto o processo de fabricação.

3. Refresque-se no complexo de cachoeiras do Capão Fôrro

Nada mais gostoso que um banho de cachoeira para lavar a alma, correto? O complexo de cachoeiras do Capão do Fôrro é um destino imperdível para quem gosta de fazer uma imersão na natureza. Ele possui quatro quedas, sem contar as belíssimas piscinas naturais, perfeitas para dar um mergulho. Como está dentro de uma área particular, é necessário pagar uma taxa ao entrar. Se você não gosta de muita bagunça, evite os feriados: costuma lotar.

4. Não deixe de conhecer a Reserva Natural da Cachoeira do Cerradão

Pertinho do centro da cidade de São Roque de Minas fica esta reserva de beleza ímpar e muito procurada. Considerada uma Reserva Particular do Patrimônio Natural desde 2011, a Cachoeira do Cerradão é um local bem organizado, com portaria e recepção.

Não são permitidos esportes radicais, mas é possível praticar rapel e tirolesa, desde que agendados com antecedência. Também é cobrada uma taxa para entrada, que varia dependendo da época do ano. Outra coisa: deixe para tomar uma cervejinha quando voltar para o hotel, pois é proibida a entrada com bebidas alcoólicas.

Publicidade

5. … e também o Chapadão da Canastra

IStock

O formato de canastra (baú) desse chapadão é o que dá nome ao Parque. Lá você também pode tomar um banho de rio, observar a flora e fauna local (ótima oportunidade para quem quer conhecer o lobo-guará) e também fazer um piquenique com a família e amigos.

6. Se aventure na Serra da Babilônia

Passeio perfeito para os amantes de Off-Road, a Serra da Babilônia oferece ao turista um dia completo com aventura e beleza incluídos. No caminho, você encontrará um cenário inesquecível, além de diversas quedas d’água. Não deixe de visitar a cachoeira Casca D’Anta (a qual já mostraremos por aqui também); apesar de ficar dentro de uma propriedade particular, basta pagar uma pequena taxa para entrar e aproveitar a magnitude do local.

7. Deslumbre-se com a nascente do rio São Francisco

O Parque da Canastra foi criado para preservar o local onde nasce o rio São Francisco, o Velho Chico. A nascente fica em um vale a 1300 metros de altitude, aos pés de uma estátua de São Francisco de Assis. Vale a pena a visita não só pela sua beleza, como também por sua importância histórica.

8. Dê uma passadinha no Curral das Pedras

Antes de se tornar um parque, a área da Serra da Canastra era em sua maioria ocupada por fazendas particulares. A grande atividade na época era o gado. Por conta disso, foi erguido um conjunto de muros construídos apenas por pedras, que permanecem firmes até hoje e chamam bastante atenção para quem visita o local.

9. Admire o Mirante Parte Alta e Baixa da Casca D’Anta

Casca D’Anta é a primeira queda do Rio São Francisco, e uma das maiores cachoeiras da região. É possível aproveitar as belezas do mirante da Parte Alta, admirando os pássaros e a vista para os incríveis vales, e na Parte Baixa, se refrescando na queda da cachoeira.

10. Informe-se e pesquise tudo o que quiser no Centro de Visitantes

IStock

O Centro de Visitantes fica localizado a 500 metros da portaria de São Roque de Minas. Lá você encontrará uma biblioteca, fotos e tudo o que for preciso para uma boa pesquisa. Além disso, os profissionais do parque explicam todas as regras de acesso, para que o seu passeio seja fantástico.

Onde ficar

Se a ideia é ficar mais de um dia em São Roque e curtir a rusticidade local, você pode armar uma barraca em campings próximos ao Parque, ou se hospedar em uma das pousadas da região:

1. Camping Vila Canastra

  • Localização: 900m da portaria 2 do Parque Nacional da Canastra (parte alta).
  • Ponto Alto: Mirante privilegiado para ver o amanhecer ou o pôr do sol.
  • Endereço: Rua João Mamedes 136 – Distrito de São João Batista da Serra da Canastra
  • Contato: (37) 3433-1452

2. Camping Garça Branca

Publicidade

  • Localização: 17km da nascente do Rio São Francisco.
  • Ponto Alto: Restaurante com pratos típicos.
  • Endereço: Km 6 da estrada São Roque de Minas
  • Contato: (37)3433-1452

3. Aldeia Canastra Pousada

  • Localização: 2,4km da cidade, na estrada de terra que liga São Roque de Minas a Vargem Bonita, já no caminho para a parte baixa da Cachoeira Casca D´Anta (portaria 4 do Parque Nacional).
  • Ponto Alto: Pousada rural, com todo aconchego de um ambiente de fazenda.
  • Endereço: Estrada São Roque de Minas
  • Contato: (37)3433-1332

4. Pousada Barcelos

  • Localização: Situada a 6,5 km da portaria principal do Parque Nacional, bem na entrada de São Roque de Minas.
  • Ponto Alto: Ambiente confortável, com piscina, sauna e mirante.
  • Endereço: Avenida Vicente Picardi 189
  • Contato:(37) 3433-1452

O ideal para quem quer conhecer as belezas da Serra Canastra e proximidades é usar um veículo 4×4 ou jipe. Os hotéis e pousadas costumam oferecer passeios já neste meio de transporte. Ir com carro próprio é mais arriscado, por conta das grandes alterações de terra. Ciclistas que procuram adrenalina e belas passagens também se aventuram por lá, mas sem esquecer de contratar um guia ou levar o GPS.

O período de chuvas é de dezembro a fevereiro, épocas em que também pode ocorrer enchentes na região. O período mais indicado para viajar para São Roque é de março a maio, ou de setembro a novembro: não chove tanto e as temperaturas são mais amenas.

Existem diversos roteiros para perfis variados de viajantes, desde quem deseja uma experiência mais radical, como passeio de caminhão militar, até para quem busca por um local de descanso, com passeios incluindo as fazendas de queijo, café e cachoeiras.

Preparado para aventura? Pegue a máquina fotográfica, a bota de caminhada e boa viagem!