25 bons motivos para conhecer Sri Lanka, um país repleto de misticismo

Escrito por Juliana Trinci

Sri Lanka é um país cheio de cultura e espiritualidade, terra dos templos coloridos, muitos lugares para caminhar e cenários de tirar o fôlego. Por lá você pode praticar esportes, contemplar a paisagem ou se deslumbrar em suas magníficas praias.

Se você procura por um destino ideal para encontrar paz e conexão com a natureza, eis a viagem perfeita. Mas vá preparado para percorrer longos percursos, já que grande parte dos templos ficam em topos de montanhas, e também com uma bagagem montada com vestimentas adequadas (roupas leves, mas que não deixem muitas partes do corpo a mostra).

Onde fica Sri Lanka?

Sri Lanka é um país insular, ou seja, separado do continente, que fica próximo à Índia, na Ásia. Não existem voos diretos do Brasil até lá, portanto, é necessário fazer conexão em alguns países da Europa ou em cidades do oriente médio. Geralmente os turistas entram no país por Colombo, e dali se deslocam para as cidades que querem visitar de trem, ônibus ou avião.

6 curiosidades sobre Sri Lanka

  1. Sri Lanka possui duas línguas oficiais: o cingalês e o tâmil, mas devido ao turismo, muitos nativos falam inglês fluentemente.
  2. A moeda local é a rúpia do Sri Lanka.
  3. A culinária local tem sabor bem marcante: forte, temperada e quente.
  4. O clima de Sri Lanka é tropical, e o maior período de chuvas é entre outubro e janeiro, ou entre maio e junho.
  5. Para cumprimentar os moradores, você pode dizer “ayubowan” ou “vanakkam”, e para agradecer, diga “bohoma sthuth” ou “nandri”.
  6. Se você possui tatuagens de cunho religioso — principalmente de Buda — será preciso esconde-las: para eles, é sinônimo de desrespeito, que até pode levar a prisão.

25 atrações em Sri Lanka para você curtir ao máximo

Confira a seguir uma lista completa de atrações para curtir durante a sua viagem:

1. Pidurangala Rock

Pidurangala Rock é uma pedra gigantesca, que fornece uma vista maravilhosa em seu topo. Aproveite o clima tranquilo e a conexão com a natureza para meditar por ali — a experiência será única.

O acesso é feito por uma caminhada de mais ou menos 30 minutos, sem grandes dificuldades, mas como toda trilha, começa a ficar mais pesada quando está próxima a ponta do observatório. Este passeio costuma ser feito com ajuda de guias que você contrata pelas localidades.

2. Bentota Beach

Bentota Beach é uma das praias mais famosas de Sri Lanka. As águas são quentes, de ondas fortes, e o cenário pacato é bem convidativo para uma longa e demorada caminhada. Dica: aproveite o passeio para conhecer a pequena ilha em uma das extremidades da praia — por lá há um templo budista que vale a visita.

3. Nallur Kovil

Um dos templos hindus mais importantes do Sri Lanka, Nallur Kovil chama a atenção pela beleza, cores e grandeza de seu interior. Devido às regras, é necessário que os homens retirem a camiseta para adentrar ao local. Será um passeio para guardar no coração, uma vez que não é permitido tirar fotos em seu interior — mas a experiência será memorável.

4. Galle Fort

Eleito como Patrimônio Mundial da Unesco, esta fortaleza é parada obrigatória para quem aprecia uma bela arquitetura histórica. É o maior forte remanescente na Ásia, com a construção assinada por portugueses, holandeses e ingleses. Aproveite toda essa mistura de culturas para tirar fotos incríveis de todos os ângulos, e não deixe de conhecer também todas as lojinhas, restaurantes e hotéis das redondezas com influência europeia.

5. Gal Vihara

Garanta uma experiência mágica em Gal Vihara, um templo feito de pedra com diversas imagens de Buda esculpidas em alto relevo. O local está situado em Polonnaruwa, ao norte do país, e antes de entrar nele, é necessário tirar os sapatos.

6. Mihintale

Mihintale é uma montanha de aproximadamente 300 metros de altura, conhecida por diversas peregrinações promovidas no local. Durante o seu percurso, é possível avistar inúmeros monumentos religiosos e estruturas abandonadas, além das centenas de macaquinhos recepcionando os visitantes. Fique atento ao trajeto rudimentar para não se machucar, e aproveite a belíssima vista quando chegar ao topo.

7. Sigiriya World Heritage Site

Sigiriya World Heritage Site é uma enorme rocha, que como outras no Sri Lanka, oferece experiências incríveis para quem chega ao seu topo. É uma escalada entre moderada a difícil, então vá com roupas apropriadas, leve água e uma bela camada de protetor solar aplicada sobre a pele. Não esqueça de caprichar nas fotos tiradas durante o percurso e também em seu cume.

8. Polhena Beach

Polhena Beach é a atração perfeita para os praticantes de snorkel. Isso porque o mar desta bela praia possui diversos peixinhos coloridos e tartarugas nadando entre os recifes de corais. Quem não gostaria de ter uma experiência como esta? Mesmo que o viajante não seja adepto ao esporte, ainda é possível curtir um dia relaxante, contemplando a paisagem e aproveitando o sol sobre a areia branca.

9. Royal Botanical Gardens

Se você gosta de apreciar a natureza, — principalmente espécies de plantas — não deixe de conhecer o Royal Botanical Gardens, um enorme jardim botânico que foi construído para presentear o rei, e agora é um oásis para turistas. O extenso local arborizado possui diversos pavimentos que abrigam flores e plantas com as mais diferentes características. Obtenha mais informações clicando aqui.

10. Kelaniya Raja Maha Vihara

Magnifico templo budista que recebe diversos cultos ao decorrer do dia. Além de admirar toda a beleza, o lugar é um convite a meditação, mesmo que você não seja adepto a religião. Aproveite para aprender sobre a história do budismo através das escultura e obras de arte existentes no local. Para curtir bem o passeio, é aconselhável ir logo nas primeiras horas do dia.

11. Old Town of Galle and its Fortification

Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, este forte possui uma mistura de referências arquitetônicas europeia e asiática. É tão poderoso que passou por um tsunami sem ser derrubado! Você pode conhecer o local caminhando ou de bicicleta. Há diversas lojinhas e restaurantes aos arredores, que deixarão seu passeio ainda mais completo.

12. Kande Viharaya

Kande Vihara é um templo budista localizado no distrito de Kalutara. Pode ser acessado através de um passeio de Tuk Tuk (uma espécie de carrinho) ou a pé. Por dentro, o templo é deslumbrante, — fica até difícil de detalhar — e diferente da maioria dos templos, neste você pode fotografar. Só não esqueça de tirar os sapatos antes de entrar.

13. Koneswaram Temple

Templo hindu dedicado ao deus Shiva, localizado no topo do morro de Konesar Malai – logo você já sabe que deverá se preparar para a uma bela caminhada. Aproveite para contemplar a vista do lugar, relaxar e encontrar a paz interior.

14. Shri Bhakta Hanuman Temple

O templo mais novo de toda a Sri Lanka foi levantado em oferenda ao deus hindu Hanuman. É um lugar delicioso para passear e poder desfrutar de uma gostosa refeição no restaurante vegetariano logo ao lado; uma chance perfeita para provar a culinária local.

15.Templo de Pedra de Mulkirigala

Para chegar neste templo budista você precisará se preparar para um percurso íngreme e difícil. Mas todo o esforço valerá a pena para conhecer toda a história, cores e misticismo do local. O ideal é contratar um guia para entender melhor todas as referências (eles ficam na entrada do templo e falam em inglês).

16. Jaya Sri Maha Bodhi

Jaya Sri Maha Bodhi é uma famosa árvore que pertence ao jardim homônimo — um lugar de contemplação, culto e adoração. Diz a lenda que ela foi plantada pelo próprio Budha, 2500 anos atrás, e ao seu redor há algumas figueiras, instaladas com o intuito de proteger a árvore principal dos animais e temporais.

17. Medirigiriya Vatadage

Medirigiriya Vatadage é um conjunto budista de ruínas, construído a cerca de 2000 anos a.C. Como em quase toda a Sri Lanka, por ali não faltam estátuas de Buda, algumas bem deterioradas pelo tempo, o que torna o passeio ainda mais bonito e interessante.

18. Orfanato dos Elefantes de Pinnawala

Uma das atrações mais famosas de Sri Lanka, o orfanato dos elefantes abriga filhotes que perderam seus pais, e alguns animais que necessitam de cuidados, devido a machucados e feridas. Aprecie a rotina dos animais soltos e divirta-se com o momento do banho – quando eles se dirigem até um rio próximo e jogam água neles mesmos. Há um restaurante bem na beiradinha, local ideal para assistir este momento desfrutando de uma deliciosa refeição.

19. Ethagala

A rocha Ethagala leva esse nome porque o seu formato é muito parecido com o de um elefante. É uma das mais altas de Kurunegala, e para chegar ao seu topo, você pode fazer o trajeto de carro, ou completar a experiência de conexão com a natureza indo a pé. Há um monumento de 21 metros em seu cume com a majestosa imagem de Buda, além da vista panorâmica de toda a cidade.

20. Weligama

Paraíso dos surfistas iniciantes, esta praia de ondas gigantes é bem badalada. Mesmo que você não esteja com sua prancha, é possível alugar o acessório e até ter umas aulinhas antes de entrar na água. Para quem deseja se banhar, o ideal é curtir o mar ali do raso.

21. The Royal Palace (Vijayabahu Maligaya)

Durante muitos anos, The Royal Palace, construído pelo rei Vijayabahu, foi um local de muito prestígio, abrigando algumas cerimônias de transição em Anuradhapura. Hoje, o conjunto de ruínas situado a 200 metros de Thuparama Dagoba está aberto para visitação, levando o turista a uma deliciosa viagem ao passado. Por se tratar de uma visita rápida, vale a pena incluir esta atração quando estiver de passagem pelas proximidades.

22. Templo da Relíquia do Dente Sagrado (Sri Dalada Maligawa) Kandy

Este templo guarda uma relíquia muito importante para os budistas — o dente de Budha. O lugar é mágico, e cheio de tradições que merecem a sua atenção, como o culto ao dente, que ocorre no final da tarde, horário que o templo costuma encher.

Existe um “dress code” para visitar o local: ombros e joelhos precisam estar cobertos. Além disso, é preciso pagar para que seu calçado seja guardado durante a sua visita.

23. Nandana Tea Factory Matara

Nesta fábrica de chá você aprenderá todo o processo de preparação da iguaria, do plantio a produção, e também degustará os mais variados sabores que você pode imaginar. Alguns hotéis disponibilizam trasporte até o local.

24. Nilaweli Beach

Olhando a imagem acima, dá para perceber que Nilaweli, a 16 km da cidade de Trincomalee, é uma praia incrível para quem procura paz e tranquilidade. A areia fofa, a água quente e sua característica semi deserta é um verdadeiro convite ao descanso.

25. Mirissa

Se a ideia é procurar um pouco mais de agito, Mirissa é o ponto certo. A praia é muito frequentada por moradores e turistas, mas sem perder a calma e tranquilidade, características de grande parte das atrações de Sri Lanka. Vale a pena visita-la para admirar o pôr do sol e depois disso, jantar em um dos vários restaurantes existentes pelas redondezas.

Sri Lanka é, sem dúvidas, um destino diferenciado para quem deseja fugir da obviedade das opções turísticas mais populares, e também por quem busca por experiências únicas para as próximas férias.

PARA VOCÊ