Treze Tílias: o que fazer nesse pedacinho austríaco de Santa Catarina

Escrito por Nicole Dias

É possível se sentir em plena Áustria sem sequer sair do oeste catarinense. Hoje é dia de conhecer mais sobre os encantos de Treze Tílias, cidade fundada em 1933 e conhecida carinhosamente como o Tirol do Brasil. Além de muitas tradições e uma arquitetura que chama a atenção, o município oferece atrativos para todos os gostos.

Seja uma viagem de final de semana ou apenas um dia de passeio, há muito a ser explorado. Quer saber o que fazer em Treze Tílias, quais são os melhores locais para se hospedar e dicas para montar um ótimo roteiro de viagem? Basta conferir as sugestões abaixo.

Mapa de Treze Tílias (SC)

376 quilômetros separam Treze Tílias de Joinville, sendo que a distância até Florianópolis é de 421 km. Para quem vai de carro, o acesso até o destino é bem simples e sinalizado, sendo que as principais vias de acesso são a partir da cidade de Joaçaba, que fica nas redondezas.

Pequena, mas cheia de charme. Estima-se que Treze Tílias tenha pouco mais de 7 mil habitantes. O bacana é que muitos dos habitantes ainda mantêm o hábito de falar em alemão, então não se espante se ouvir o idioma pelas ruas.

O que fazer em Treze Tílias

Caminhar por Treze Tílias é uma experiência única: para todos os lugares que você olha há um prédio bonito ou espaço charmosinho. Saiba aqui o que você não pode deixar de conhecer quando estiver por lá.

1. Museu Municipal Andreas Thaler

Uma vez residência de Andreas Thaler, fundador de Treze Tílias, hoje esse espaço apresenta as memórias da época da colonização, de artigos decorativos a instrumentos de trabalho. Os ambientes que retratam a vida nos anos 30 são muito interessantes. O museu fica localizado na rua Brasílico C. de Oliveira, é fechado às terças-feiras e cobra de entrada uma colaboração mínima de R$1,00.

2. Minigolfe Treze Tílias

Seja sozinho, em grupos de amigos ou com a família, o Minigolfe Treze Tílias é uma opção de lazer diferente e bem bacana. O espaço conta com 18 pistas com diferentes níveis de dificuldade. Há infraestrutura para quem não quiser jogar, com barzinho e lugares para sentar. O minigolfe atende em horários diferenciados a grupos com agendamento prévio.

3. Mundo Tirolês

Quem viaja a Treze Tílias costuma ficar tão encantado com a cidade que deseja levar um pouquinho dela consigo para casa. O Mundo Tirolês é um minishopping onde é possível comprar lembrancinhas, artesanatos, livros, objetos decorativos, produtos importados da Áustria e até mesmo trajes típicos. Fica a dica: o Mundo Tirolês oferece aos visitantes alguns produtos locais para degustação gratuita!

4. Cervejaria Bierbaum

Treze Tílias é a capital da Cervejaria Bierbaum, que abriu suas portas (e torneiras) no ano de 2004. A cervejaria fica pertinho do Restaurante Edelweiss, um clássico da cidade. A Bierbaum produz suas cervejas utilizando conceitos europeus. As bebidas podem ser apreciadas por lá junto com alguns aperitivos, como pizzas e pratos típicos. Não deixe de provar a Doppelbock Bourbon Wood Aged, que passa 8 meses descansando em barricas de vinho.

5. Tirolerfest

Trajes típicos, comidas diferentes, muita música e animação. A Tirolerfest é o evento mais tradicional de Treze Tílias, ocorre em outubro e celebra a imigração austríaca na cidade. A programação da festa inclui apresentações de grupos folclóricos, bandas, exposição e venda de produtos artesanais e delícias como Apfelstrudel (rocambole de maçã) e Gulasch (molho de carne).

6. Parque Lindendorf – Minicidade

Um local para curtir com tranquilidade e entre as belezas da natureza, o Parque Lindendorf é um daqueles pontos imperdíveis em Treze Tílias. Além da calmaria, há um ótimo restaurante com comidas típicas. Já a minicidade apresenta Treze Tílias em miniatura, um trabalho meticuloso e muito belo. O parque ainda oferece pequenas trilhas, um lago e muita área verde.

7. Águas Tirolesas

Boa opção para quem viaja com crianças, Águas Tirolesas consiste em um parque aquático com diversas piscinas, rampas, quadras esportivas e tobogãs. No entanto, a atração fica fechada ao longo do ano, funcionando apenas durante a temporada de verão.

Do passeio cultural à diversão em família, com certeza você encontrará a atração certa para você em Treze Tílias.

Hotéis em Treze Tílias

Como boa cidade pequena, Treze Tílias é extremamente hospitaleira. Essa atenção com seus visitantes transparece nas suas opções de hospedagem, onde o atendimento costuma ser muito elogiado pelos hóspedes. Abaixo, algumas das opções mais recomendadas.

1. Treze Tilias Park Hotel – $$$$

Pertinho de fábricas de chocolate famosas e do centro da cidade está o Treze Tílias Park Hotel, que fica dentro de um parque. Confortáveis, os quartos são equipados com ar-condicionado, televisão, frigobar e banheiro privativo. Já a estrutura do hotel oferece diferentes opções de entretenimento: várias piscinas, salão de jogos e trilhas, por exemplo.

  • Endereço: R. Videira, 585.

2. Hotel Tirol – $$$$

Com encantadora decoração típica do Tirol, esse hotel é elogiado pelas suas piscinas, pela equipe extremamente solícita e pelo buffet de café da manhã bem variado. Há suítes e apartamentos para até cinco pessoas, todos com televisão, frigobar e acesso à internet wi-fi. Ótima opção para famílias, o hotel possui também sala de jogos, sala de recreação, sauna e cancha de bocha.

  • Endereço: R. São Vicente De Paulo, 111.

3. Hotel 13 Linden – $$$

Quer se sentir na Áustria sem sequer precisar de passaporte? Basta se hospedar no Hotel 13 Linden. A inspiração austríaca está presente na arquitetura e na deliciosa culinária do local. Seja um jantar típico tirolês ou um reforçado café colonial, o hotel conquistará você pelo estômago. As acomodações, por sua vez, são aconchegantes e confortáveis. A suíte luxo é equipada com ar-condicionado, cama king size e até mesmo banheira de hidromassagem.

  • Endereço: R. Pedro Nelcido Käfer, 392.

4. Hotel Schneider – $$$

Com encantadora paisagem campestre, o Hotel Schneider possui ambiente familiar e muito conforto. A arquitetura alpina presente na hospedagem é um regalo aos olhos, enquanto o café da manhã tradicional faz o dia começar muito bem. Os quartos são limpos e agradáveis, enquanto a simpatia dos funcionários é elogiada pelos hóspedes. Trata-se de uma opção tradicional na cidade.

  • Endereço: Rodovia dos Pioneiros, km 48.

5. Hospedaria Pattis – $$$

Boa localização, equipe atenciosa, limpeza impecável. Na Hospedaria Pattis é assim: você se sente em casa. A atenção aos detalhes torna a experiência ainda mais agradável: o ar-condicionado é silencioso, as toalhas são cheirosas e há até chaleira elétrica à disposição. O café da manhã é servido em parceria com o hotel próximo, mas nada que atrapalhe a experiência. A pousada fica pertinho da rua principal da cidade.

  • Endereço: R. Michel Moser, 129.

6. Apartamento de Férias – Brigite – $$

Com bom custo-benefício, esses apartamentos de férias são limpos, bem organizados e próximos de diversos pontos de interesse em Treze Tílias. A vista é muito agradável, assim como o atendimento e simpatia da proprietária. As acomodações dispõem de banheiro privativo, televisão, ar-condicionado, cozinha equipada, varanda e internet gratuita.

  • Endereço: R. Michael Moser, 340.

As hospedagens de Treze Tílias são aconchegantes e confortáveis. Como não se sentir bem?

Vídeos para te convencer a visitar Treze Tílias

Já está com vontade de fazer as malas? Então inspire-se com esses vídeos e anote algumas dicas práticas para sua viagem!

Treze Tílias, o Tirol brasileiro

Restaurante típico, Museu Andreas Thaler e Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Esses são apenas alguns lugares visitados por Fernanda Cardoso, do Fernandanças, durante sua visita a Treze Tílias. Play para ver mais!

Dicas de viagem do Tirol brasileiro

No vídeo, Angie conta um pouco mais sobre a história de Treze Tílias, sua fundação, a origem de seu nome e alguns dos atrativos mais interessantes.

O que fazer na cidade mais austríaca do Brasil

Em seu vlog de viagem pela Rota da Amizade de Santa Catarina, Marcela Lahaud mostra o consulado austríaco em Treze Tílias, um pouco sobre o centro da cidade e informações sobre sua rica história.

Documentário Treze Tílias

Que tal um pouco de história? O vídeo acima faz um resgate de tradições e mostra a trajetória da cidade de Treze Tílias através do relato de descendentes que vieram da Áustria.

Quer conhecer outros locais igualmente interessantes em Santa Catarina? Então confira um guia com dicas sobre Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil.

PARA VOCÊ