17 dicas para viajar de avião pela primeira vez com tranquilidade

Escrito por Vitória Castilho

Viajar de avião é uma escolha muito mais prática, rápida e fácil para chegar ao destino final. Porém, existem alguns detalhes que precisam de atenção para não atrapalhar esse processo e acabar tornando a viagem mais complicada. E você, nunca viajou de avião? Então confira algumas dicas para aproveitar ao máximo toda a facilidade e não ter problemas na sua primeira vez voando:

1. Defina qual é o melhor horário para viajar

Com base no seu planejamento de viagem, antes de comprar suas passagens decida qual é o melhor horário para viajar. Prefere embarcar durante a noite? Ou ver o pôr do sol nas alturas? Ver o nascer do sol? Decida isso e não esqueça: as viagens de avião durante o dia sempre têm boas paisagens. Talvez, na sua primeira vez, viajar à noite possa te privar de admirar isso.

2. Faça tudo com antecedência

A pontualidade é essencial para evitar problemas em viagens de avião. Faça tudo com antecedência: desde comprar as passagens e ainda aproveitar preços melhores, até se programar para chegar cedo no aeroporto. Para viagens nacionais, o indicado é chegar no mínimo 1 hora antes do embarque, e para viagens internacionais, no mínimo 2 horas antes. Leve isso a sério e não tenha imprevistos.

3. Faça o check-in pela internet

Antes de viajar, é preciso fazer check-in. É por ele que você pega o seu cartão de embarque e só assim pode viajar. Para fazer isso, é preciso apresentar o RG ou passaporte no balcão da empresa, além do recibo da compra de passagem. Porém, geralmente as filas de check-in são grandes e demoradas. Você pode otimizar o tempo fazendo online, pelo celular no site da companhia aérea, e apenas despachar a bagagem quando chegar ao aeroporto.

4. Separe a documentação necessária

Para voos nacionais, é essencial o RG feito com no máximo 10 anos ou um documento oficial com foto, como carteira de motorista ou carteira de trabalho, por exemplo. Já para voos internacionais, é preciso passaporte internacional, com validade mínima de 6 meses (ou mais, dependendo do destino). Dependendo do local escolhido, também é necessário o visto. Antes de comprar a passagem, verifique se existe a exigência e quais as burocracias para adquirir o visto ou a necessidade de tomar alguma vacina obrigatória.

5. Cuide com o peso permitido de bagagem

Um dos maiores receios de quem viaja de avião é a bagagem. A companhia aérea estabelece um peso máximo, e caso seja maior do que o permitido, você paga pelo excesso de bagagem. Para voos internacionais, o permitido é duas malas de 32 kg cada para países que tenham franquia por peça, ou de 20 kg para a franquia por peso. Em voos nacionais, é permitido bagagem de até 23 kg, além da bagagem de mão que geralmente é de 10 kg. É importante sempre consultar a companhia aérea antes de preparar as malas para confirmar os valores e evitar problemas com isso.

6. Tenha atenção para o despache de bagagem

Muitas vezes, na hora de fazer a compra de passagem, um detalhe passa despercebido: não tem despache de bagagem incluso. Com isso, você só pode levar a bagagem de mão, que chega a no máximo 10 kg, e acaba encontrando um problema a mais na hora de viajar, precisando contratar o serviço de despache. Verifique se isso está incluso na sua passagem, se será necessário para você, e não esqueça de proteger sua mala. Afinal, ela passará por uma esteira e, infelizmente, não existe muito cuidado, então ela pode ser danificada. Cadeados e protetores de mala, como plásticos, são boas opções. Geralmente, você encontra esse serviço no aeroporto, por um valor adicional. Não esqueça também de identificar sua bagagem com o adesivo fornecido pela companhia aérea.

7. Prepare a mala de mão do jeito certo

iStock

A mala de mão é a que vai com você durante o voo ou no compartimento da bagagem, ou abaixo do assento. Ela passa junto com você pelo detector de metais, antes de chegar na sala de embarque. É preciso ter alguns cuidados na hora de preparar a sua: coloque dinheiro, documentos, aparelhos eletrônicos e itens de principal valor nessa mala, além de uma muda de roupas para prevenir, caso sua mala seja extraviada. Algumas coisas não são permitidas: objetos cortantes ou perfurantes (como canivetes e tesouras) e produtos aerosol. Líquidos, géis ou substâncias pastosas devem ser carregadas em uma embalagem plástica (de preferência, transparente), e cada frasco não pode exceder o total de 100 ml.

8. Considere um seguro viagem

Principalmente para viagens internacionais, em que muitas vezes o seguro é obrigatório, não deixe de considerá-lo. Afinal, isso pode te ajudar muito em casos de bagagens extraviadas, que são mais comuns do que a gente imagina, além de questões de saúde e muito mais.

9. Procure pelo melhor assento para você

Quando for escolher a passagem, procure o melhor assento para você. No geral, na classe econômica não existe tanto espaço entre as poltronas. Sendo assim, considere alguns fatores: você costuma levantar muitas vezes, para ir ao banheiro ou esticar as pernas? Tem muito medo de altura? Então a janela pode não ser uma boa opção para você. Quer ver a paisagem, admirar as nuvens e observar com detalhes a decolagem e pouso? Então a janela é uma boa. Avalie isso e também o local dos seus acompanhantes na hora da compra.

10. Fique atento com as conexões

Caso a sua viagem precise de conexões, você precisa ficar atento a alguns detalhes: a sua bagagem vai direto para o destino final? Qual o tempo de espera da sua conexão? Cuide com conexões de pouco tempo, uma vez que seu primeiro voo pode ter atrasos e imprevistos, e você pode acabar perdendo o segundo por consequência. Mas, se a sua conexão for muito tempo depois, localize seu portão de embarque antecipadamente e pesquise coisas para fazer no aeroporto ou em suas redondezas. É uma oportunidade de conhecer lugares novos no meio do caminho.

11. Deixe o seu celular no modo avião

iStock

Se a sua viagem for muito longa, você tem duas opções: assinar o plano para utilizar o Wi-Fi no avião, ou usar apenas os itens (música, filmes, jogos, séries) do seu celular que já baixou com antecedência. Isso porque, durante a viagem, o seu celular precisa obrigatoriamente ficar em modo avião, para o sinal não interferir no funcionamento da aeronave e nos sinais transmitidos para o piloto. Quando você sentar no seu lugar, antes da decolagem, já altere o modo.

12. Preste atenção nas instruções da equipe

Após o embarque de todos os passageiros, a equipe da companhia aérea sempre passa as instruções de segurança da viagem, em mais de uma língua. Fique atento às orientações para evitar problemas e saber como agir em cada situação, sem precisar atrapalhar as comissárias e os comissários de bordo para perguntar o que já foi dito. Uma boa viagem depende, além da equipe, de toda a tripulação.

13. Evite ir ao banheiro na hora da comida

Essa é uma dica que parece boba, mas é bem útil. Evite ir ao banheiro na hora em que a equipe estiver entregando comida. Isso porque os carrinhos travam a passagem no corredor e você provavelmente terá que ficar em pé por muito tempo até a comida ser entregue para todos os passageiros.

14. Tenha cuidados especiais em viagens longas

Em viagens muito longas, é preciso tomar uma atenção especial. Por ficar muito tempo parado, em um espaço relativamente apertado com as pernas dobradas, o ideal é levantar de hora em hora para andar um pouco, esticar as pernas e evitar problemas de circulação como a trombose, que acabam sendo muito comuns nesse tipo de viagem.

15. Separe coisas para se entreter na viagem

Geralmente, os aviões possuem opções de entretenimento, como filmes, séries, jogos e música. Porém, para não correr riscos, aproveite esse tempo de viagem para curtir as coisas que você gosta. Baixe alguns episódios da sua série no notebook, separe um bom livro que queria ler há um tempo, resolva pendências e matérias acumuladas da faculdade ou escute o novo álbum da sua banda favorita.

16. Não se desespere

Na primeira viagem de avião, o nervosismo é algo muito comum. Não se desespere com as orientações da equipe, nem com o barulho da decolagem, nem com as possíveis turbulências. Pense em quantos voos acontecem por dia e como é baixo o índice de acidentes. Então fique tranquilo: o avião é um dos meios de transportes mais seguros que existe. Só relaxe, aproveite a viagem, a paisagem e a sensação de poder voar.

17. Prepare o bolso

Dentro de aeroportos, tudo é caro. Separe um valor para alimentação, caso seja necessário de acordo com o período de espera, e não se apavore com os valores bem maiores do que a média. Além disso, entre os portões de embarque, prepare-se para passar vontade no duty free, que vende muitos produtos importados, diferentes e para todos os gostos.

Com essas dicas, a sua viagem de avião vai ser muito mais tranquila. Programe-se, faça tudo com antecedência, cadastre-se em sites de promoções de passagens, faça suas malas, playlists e aproveite. A sensação de voar é muito boa, depois você não vai querer parar mais de decolar. Boa viagem!

PARA VOCÊ