11 razões para você viajar para Montes Claros, em Minas Gerais

Escrito por Sheila Almendros

Vai para Montes Claros? Conheça um pouco dos atrativos que a “Princesa do Norte” oferece para seus visitantes, que vão de programas urbanos até a prática de ecoturismo:

Continua após o anúncio

1. Os bares da Avenida Deputado Esteves Rodrigues

A população universitária cada vez maior de Montes Claros movimenta os principais bares desta importante avenida da cidade. Há cervejarias, lanchonetes, restaurantes entre outros points que ainda oferecem música ao vivo.

2. Parque Estadual da Lapa Grande

Este é o destino ideal para quem busca uma trilha perfeita. Uma não, quatro. Neste parque existe a Trilha da Lapa Grande, com visitação livre, A Trilha Boqueirão da Nascente, que funciona das 9h45 às 14h45 com saídas guiadas a cada uma hora, a Trilha da Lapa Pintada, com saída as 9h30 e a Trilha da Ponte de Pedra, com saída as 13h30.

3. Gruta do Andorinhão

Os 1.500 metros da Gruta do Andorinhão são percorridos pelo córrego Três Irmãos, e seu nome deve-se ao fato de que o local serve de abrigo para inúmeros pássaros desta espécie. Espere para encontrar uma cachoeira em meio a canyons e lagos. Verifique o período em que a gruta é aberta para visitação.

4. Parque Estadual da Serra Nova

Você pode fazer um passeio bem relaxante em meio a natureza formada por campos rupestres, grotas, morros e nascentes. Uma delícia de lugar para fazer um piquenique a beira de uma das diversas nascentes e ainda ver alguns animais nativos de pertinho.

5. Mercado Municipal de Montes Claros

Os moradores de Montes Claros dizem que o Mercado Municipal é parada obrigatórias para quem visita a cidade. Lá você encontra tudo fresquinho, desde queijos, doces, frutas, verduras até licores, e também bons bares e restaurantes.

6. Parque Municipal Milton Prates

Um dos cartões postais da cidade oferece lazer para toda a família e para pessoas de qualquer idade. A criançada se diverte no pedalinho ou brincando na grama, enquanto os adultos curtem relaxar na beira da lagoa, principalmente aos domingos e feriados ensolarados.

7. Parque Sapucaia

A vista panorâmica da cidade pode ser vista no alto do Parque Sapucaia, uma reserva florestal com 302.000 m² de área verde localizado na região sul de Montes Claros. Diversas atividades podem ser feitas no local, como o aeromodelismo, já que a infraestrutura oferece rampa de lançamento de asa delta e paraglider, além de outras atividades, como trilhas (que passa pela ponte pênsil), montanhismo, corridas rústicas e playground e área para picnic para as crianças.

8. Fazendas do Cipó

É na região que você desfruta de um passeio relaxante e pode ficar mais pertinho da natureza, além de experimentar comidas e bebidas típicas da região.

9. Fazenda Zuculin

A Fazenda Zuculin oferece um espaço natural ideal para a prática de escalada, com aproximadamente 40 vias entre 5 a 10 graus, e uma delas, chamada de o Iluminado, é considerada por muitos praticantes do esporte como uma das mais bonitas e imponentes para ser escalada com o seu arco da caverna.

10. Cachoeira Duas Quedas

Esta cachoeira é de fácil acesso e ideal para levar a criançada em um dia quente, pois seu poço é grande, porém raso. Ela fica no quilômetro 17 da Estrada para Fazenda da Lage.

11. Museu Regional do Norte de Minas

Conheça mais do município neste museu cuja entrada é gratuita. A visita é guiada por estudantes, que narram a geografia, história, cultura e arte local.

Já sabe quais as dicas entrarão em seu roteiro de viagem?