Vila Leopoldina: as melhores opções de lazer e gastronomia do bairro

Escrito por Marta Stegani

A Vila Leopoldina, bairro de São Paulo mais conhecido por abrigar a Ceagesp – terceiro maior entreposto de alimentos do mundo – e repleto de galpões industriais, vem ganhando cara nova. Hoje, a região tem prédios de luxo e, para atender a esse público exigente, passou a oferecer boas opções gastronômicas e bares como forma de entretenimento.

Continue aqui para descobrir quando aproveitar as atrações da Ceagesp, onde tomar a sopa de cebola mais famosa de São Paulo, restaurantes requintados e conhecer um dos melhores quilos da cidade!

Índice do conteúdo:

Mapa da Vila Leopoldina – SP

A Vila Leopoldina é um bairro da Zona Oeste de São Paulo. Suas principais e mais conhecidas avenidas são a Dr. Gastão Vidigal e a Imperatriz Leopoldina; a Rua Carlos Weber é a mais badalada e concentra bons bares e restaurantes. Tem localização privilegiada – está próximo às marginais Pinheiros e Tietê – e no quesito transporte é servido por duas linhas dos trens da CPTM com as estações Imperatriz Leopoldina, Domingos de Moraes e Ceasa.

O que fazer na Vila Leopoldina

O Ceagesp é um parque de diversões para quem quer comprar frutas, verduras, flores e comer bem em seus festivais gastronômicos. Saiba como aproveitar!

1. Ceagesp

Que tal fazer compras em um dos maiores centros atacadistas de alimentos do mundo? Pelo Ceagesp passam diariamente toneladas de frutas, verduras, pescados e flores. Em espaço de 20 mil m², acontece a feira-livre, onde você pode comprar todos esses produtos, além de artesanatos e ainda fazer uma boquinha nas diversas opções de bancas de comidas e lanches!

  • Endereço: Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – acesso pelo portão 3.
  • Valor de entrada: gratuito.
  • Horário de funcionamento: sábado, das 7h às 12h30; domingo, das 7h às 13h30.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

2. Feira de Flores Ceagesp

O horário não é problema para quem quer comprar flores a preços mais em conta. A Feira de Flores da Ceagesp é a maior do gênero no país e reúne cerca de mil produtores de flores, plantas, gramas e mudas. Para se ter uma noção da dimensão, semanalmente são comercializadas entre 800 e 1 mil toneladas de plantas! A data que mais movimenta o negócio é o Dia das Mães. Nas semanas que antecedem a comemoração as vendas aumentam e chega-se a vender 2 mil toneladas!

  • Endereço: Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – estacionamento pelos portões 4 e 7.
  • Valor de entrada: gratuito.
  • Horário de funcionamento: às terças e sextas, da 0h às 9h30; segunda e quinta, inclusive feriados, das 2h às 14h.

3. Festivais Gastronômicos Ceagesp

Há mais de 50 anos acontece no Ceagesp o Festival de Sopas, que aquece as noites frias dos meses de maio a agosto. Todas as semanas seis sabores entram no cardápio e, na semana seguinte, novas opções substituem as anteriores. A sopa de cebola – nas versões gratinada e sem gratinar – é mais pedida pelo público e tem lugar cativo menu.

Além das aguardadas sopas, outros festivais acontecem durante o ano, anota aí: Festival do Pescado e Frutos do Mar, em janeiro e fevereiro e de setembro a dezembro, e o Festival de Camarão e Massas, em março e abril. É um ano inteiro cheio de delícias para experimentar!

  • Endereço: Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – entrada pelo portão 4.
  • Valor de entrada: gratuito.

4. Teatro UMC

Com capacidade para 300 pessoas e a estrutura moderna, o Teatro UMC conta com uma variada programação para adultos e crianças, com apresentações de dança, música, teatro e muito mais. O espaço possui ainda um espaço gourmet com café e lanchonete para uma pausa antes ou depois do espetáculo.

  • Endereço: Av. Imperatriz Leopoldina, 550.
  • Valor de entrada: confira no site os valores e horários das apresentações.

5. Sesi Vila Leopoldina

O Centro Cultural Sesi é um espaço que promove ações voltadas ao lazer, esporte, saúde, educação e cultura para todas as idades. No espaço também funciona uma Gibiteca que tem no acervo publicações com os heróis da Marvel e da DC Comics até títulos raros e o melhor: de graça, é só chegar! Algumas atividades são apenas para associados, mas muitas são abertas ao público.

  • Endereço: R. Carlos Weber, 835.
  • Horário de funcionamento: veja no site o horário do setor desejado.

6. Galpão VB

O Galpão VB é um centro cultural que reúne as obras expostas no Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil desde em 1983, um evento que difunde a produção artística da América Latina, África, Leste Europeu, Ásia e Oriente Médio.

A programação conta com exposições, cursos e oficinas, palestras e exibições de documentários. Além das obras, o local abriga outros espaços interessantes, como sala de leitura, onde os visitantes têm acesso a mais de 3 mil títulos voltados às artes visuais. Consulte o site e conheça a programação!

  • Endereço: Av. Imperatriz Leopoldina, 1150.
  • Valor de entrada: gratuito.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o Ceagesp deve deixar o bairro até 2020, portanto, aproveite logo essa oportunidade!

Restaurantes na Vila Leopoldina

Se você gosta de restaurantes refinados, confira as boas opções do bairro!

1. Mangiare Gastronomia

O Mangiare é um restaurante sofisticado e aconchegante para reunir a família ao redor da mesa. O cardápio mistura traços das gastronomias italiana e mediterrânea, com o toque do sabor do forno a lenha, característica da casa. O salão é espaçoso e se adequa conforme a necessidade, e todas as massas e pães são preparados artesanalmente. À frente da cozinha está o chefe argentino Pablo Inca, que já trabalhou ao lado de Paola Carosella.

  • Endereço: Av. Imperatriz Leopoldina, 681.
  • Horário de funcionamento: segunda e terça, das 12h às 15h30; quarta e quinta, das 12h às 15h30 e das 19h30 às 22h30; sexta, das 12h às 15h30 e das 19h30 à 0h; sábado, das 12h às 16h e das 19h30 à 0; domingo, das 12h às 17h.

2. Restaurante Nello’s

O Restaurante Nello’s é um velho conhecido da cidade. Com o lema “boa comida, preço justo e simpatia”, já recebeu diversos prêmios, inclusive fora do Brasil! A unidade da Vila Leopoldina é uma filial da cantina de Pinheiros, que abriu as portas ali em 1974 e se tornou a primeira do bairro. A casa prepara suas próprias massas, tortas e até seu sorvete. À noite, pizzas artesanais são assadas em fornos de pedra, garantindo o autêntico sabor italiano.

  • Endereço: R. Guaipá, 880.
  • Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 12h às 15h; sexta, das 12h às 15h e das 19h à 0h; sábado, das 12h às 16h e das 19h à 0h; domingo, das 12h às 17h.

3. Manai Gastronomia

O Manai é uma das melhores opções para a hora do almoço na região. O buffet impressiona pela quantidade de opções oferecidas, com saladas, carnes, massas, pratos quentes e frios e sobremesas para todos os gostos e dietas. Os alimentos estão sempre frescos e o atendimento rápido agrada os frequentadores. Para não ficar na dúvida, saiba que o restaurante tem o título de melhor quilo de São Paulo segundo o site TripAdvisor.

  • Endereço: R. Hayden, 220.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 15h30.

4. Brascatta Pizzaria e Gastronomia

Com duas unidades em São Paulo, a Brascatta é conhecida por seu ambiente acolhedor e amplo, com decoração rústica-chique. O destaque do cardápio são as pizzas, com 42 sabores, com opções tradicionais e criativas. A mais famosa é a pizza de abobrinha com queijo Polenguinho. Há também a possibilidade de se escolher entre a massa de farinha de trigo normal ou integral, assim como a espessura e outros detalhes. No almoço é servido um buffet com saladas, massas e sobremesas caseiras.

  • Endereço: R. Passo da Pátria, 1685.
  • Horário de funcionamento: almoço – de segunda a sexta, das 12h às 15h; pizzaria – de domingo a quinta, das 18h às 23h30; sexta e sábado, das 18h à 0h30.

5. Mamaggiore

O Mamaggiore é um restaurante italiano sofisticado, com decoração rústica e mesas bem preparadas, que atendem bem a um almoço em família, uma reunião de negócios e até mesmo um jantar romântico. No menu, pratos tradicionais da culinária italiana, vinhos para você escolher e deliciosas sobremesas. O restaurante é escolha certa para celebrar um momento especial!

  • Endereço: R. Carlos Weber, 594.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 22h; sábado e domingo, das 11h à 0h.

Separe um espaço na agenda para conhecer um almoço ou jantar no bairro.

Bares na Vila Leopoldina

Os finais de semana e o happy hour são bem animados na região, olha só!

1. Imperatriz Villa Bar

O Imperatriz Villa Bar é um restaurante e bar localizado em uma rua tranquila da Vila Leopoldina. É muito frequentado por casais, grupos de amigos e famílias. O cardápio é bem brasileiro e, no almoço é servido buffet e à la carte. Aos sábados, não deixe de experimentar a feijoada, ao som de samba de raiz no quintal da casa. À noite o espaço ganha cara de bar. De terça a sábado a partir das 20h30, no salão é possível desfrutar ao som de MPB voz e violão. O restaurante possui um charmoso quintal com um pé de romã no meio, deixando o clima muito mais agradável.

  • Endereço: R. Passo da Pátria, 1673.
  • Horário de funcionamento: segunda, das 11h30 às 23h30; de terça a quinta, das 11h30 à 0h; sexta, das 11h30 à 1h; sábado, das 12h à 1h; domingo, das 12h às 17h.

2. Atol Bar

O Atol Bar é o ambiente perfeito para o happy hour. A casa tem dois ambientes: uma área aberta, com mesas e de frente para a rua e mais descontraído, e um bar com telão, para quem quer um espaço mais reservado. No cardápio estão pratos e petiscos bem servidos, lanches, cervejas, caipirinhas, açaí e tem um bom custo-benefício comparado aos demais bares da região.

  • Endereço: R. Barão da Passagem, 1460.
  • Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 17h à 1h; sexta, das 17h às 3h; sábado, das 14h às 3h; domingo, das 14h à 0h30. Todos os dias a parte externa encerra as atividades à 0h30.

3. Terral Beach Bar

O Terral é um bar e restaurante que tem a proposta de trazer a praia para São Paulo. Tem estilo rústico e praiano, ambiente jovem, música ao vivo aos finais de semana, que vai bem desde o almoço ao happy hour. Tem bom custo-benefício, com saborosos lanches, porções fartas e feijoada aos sábados.

  • Endereço: Av. Imperatriz Leopoldina, 531.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 11h30 à 0h; sexta e sábado, das 11h30 à 0h30.

4. Boteco Mandinga

O Boteco Mandinga tem todos os ingredientes para deixar seu happy hour perfeito. Tem música ao vivo às quintas, sextas e sábados, rodízio de chopp, telão para acompanhar futebol ou o que o cliente pedir, e sabadão é dia de feijoada com pagode. O ambiente é espaçoso, bem decorado e com mesinhas do lado de fora.

  • Endereço: R. Carlos Weber, 64.
  • Horário de funcionamento: de segunda, das 12h às 15h e das 17h à 1h; sábado, das 12h à 1h.

5. Maria Lima Bar e Restaurante

Localizado em uma charmosa esquina da Vila Leopoldina, o Maria Lima serve de bar, restaurante e bistrô. É um lugar aconchegante para estar com a família e bater papo com os amigos. O cardápio é variado e vai desde petiscos para o happy hour até pratos variados – risotos, massas, carne e peixes. Além da cerveja sempre bem gelada e bons drinks, oferece uma carta com opções selecionadas de vinho.

  • Endereço: R. Carlos Weber, 1490.
  • Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 12h às 15h e das 18h à 0h; sexta e sábado, das 12h à 0h30; domingo, das 12h às 17h30.

Para encontrar mais bares, basta uma caminhada pela rua Carlos Weber, que, não à toa, vem sendo chamada de Nova Moema.

15 fotos pelos galpões e ruas da Vila Leopoldina

A grandeza da Ceagesp certamente vai roubar a sua atenção. Descubra o porquê!

1. Só do alto para ter uma noção do tamanho do Ceagesp!

2. Mas lá dentro funciona uma série de coisas que atraem muitos visitantes

3. A Feira de Flores faz os visitantes saírem da cama de madrugada

4. Aos finais de semana tem o varejão aberto ao público

5. É um festival de cores…

6. … e sabores

7. E esse close na tradicional sopa de cebola do Festival de Caldos?

8. Já dá pra imaginar a movimentação de caminhão pelas ruas, né?

9. Mas às vezes alguns momentos de calmaria tomam conta das ruas

10. E a natureza até surpreende!

11. Os trilhos que levam ao bairro

12. A região tem altos prédios e muitas árvores

13. Do alto, é possível avistar até o Pico do Jaraguá!

14. A noite cai e traz descanso – e o começo do expediente – para os moradores e trabalhadores

15. Pegue sua água de coco e encha a sacola de cores e sabores!

Depois de conhecer as atrações do bairro, você pode estender o passeio e dar um pulinho no parque e no shopping Villa Lobos, que ficam bem próximos!

PARA VOCÊ