Abrolhos: os melhores passeios no belo arquipélago do litoral baiano

Escrito por Bruno Mendes

Localizado no litoral sul da Bahia, o arquipélago de Abrolhos está entre as atrações naturais mais bonitas e surpreendentes do Brasil. Por lá, além de praticar mergulho, fazer um longo passeio de catamarã e sentir a impressionante energia da natureza, o viajante ainda poderá presenciar os saltos das baleias jubarte, que se refugiam no litoral entre julho e novembro.

Para você ficar convencido de que vale a pena passar as férias neste paraíso, destacamos algumas informações importantes e os melhores passeios que podem ser feitos. Prepare-se, dias inesquecíveis estão por vir.

Como visitar Abrolhos

O arquipélago de Abrolhos fica a aproximadamente 70 quilômetros da costa da Bahia e é constituído por cinco ilhas: Ilha de Santa Rita, Ilha Redonda, Ilha Siriba, Ilha Guarita e Ilha Sueste.

A cidade mais próxima do Parque Nacional Marinho do Abrolhos é Caravelas, que está situada a 840 quilômetros de Salvador. De lá, o viajante pode chegar até a ilha de Siriba – a única em que é possível desembarcar – e no entorno das outras de catamarã, escuna ou mesmo por embarcações de pescadores que ficam na costa.

Para ir de Salvador até Caravelas é preciso seguir pela BR 101 até a cidade Teixeira de Freitas. Após chegar no trevo, é só ir pela BA-290 até o município de Alcobaça e guiar para o destino final pela rodovia BA-001. O Aeroporto Internacional de Porto Seguro é o mais próximo de Abrolhos.

Passeios em Abrolhos

Agora chegou o momento de conhecer os melhores passeios desta irresistível atração do litoral baiano. Grande parte das atividades de lazer são realizadas durante o dia, mas vale buscar informações sobre os horários corretos com as agências de turismo da região, ok? Boa diversão.

Passeio de catamarã pelas ilhas

Como os principais atrativos de Abrolhos estão no mar, realizar o passeio de catamarã é uma ótima alternativa para o viajante conferir as ilhas do arquipélago pela melhor perspectiva possível.

Das embarcações será tão admirável contemplar o céu azulado e o mar, quanto observar o entardecer. E é claro: nadar nas águas azuladas bem perto dos peixes, sentir a brisa fresquinha e aprender um pouco da história local.

Ver as baleias Jubarte

O principal interesse de 9 entre 10 pessoas que viajam para Abrolhos é avistar as baleias jubarte. Famosas pelo temperamento dócil e por estarem entre as maiores espécies de baleias do planeta, elas chegam ao litoral baiano para amamentar e se reproduzir nas águas quentes.

É no local conhecido como Banco de Abrolhos – área de enorme biodiversidade marinha que fica perto do Espírito Santo – que o manífero de mais de 40 toneladas dá o ar da graça todos os anos. Organize uma viagem entre julho e novembro e não perca este espetáculo da natureza.

Mergulho com cilindro ou snorkell?

Abrolhos é uma das melhores áreas para mergulho do planeta e as razões são até óbvias: vida marinha exuberante, cor privilegiada do mar e possibilidades para a prática em águas mais fundas – utilizando o cilindro – ou no rasinho (snorkell).

Os principais pontos de mergulho por lá estão no entorno da Ilha de Santa Bárbara, na Enseada do Portinho, Mato Verde, Costão do Farol e na Ilha de Siriba, onde há uma área perfeita para a prática de snorkelling. Não deixe de consultar as empresas de turismo, afinal, não dá para deixar de mergulhar neste lugar tão lindo, né? Se você é marinheiro(a) de primeira viagem, não precisa se preocupar, a atividade é feita com materiais seguros e acompanhada por monitores.

Contemplar as aves na Ilha Siriba

Embora não seja surpresa que o mar de Abrolhos é o grande protagonista do passeio, você ficará satisfeito ao pisar em terra firme. Na ilha de Siriba, o viajante poderá contemplar lindas aves de pertinho. A criançada vai amar.

E fazer a trilha ecológica da ilha

Além de observar as aves marinhas, é viável fazer uma trilha ecológica guiada de cerca de 1600 metros nesta bela ilha vulcânica.

Guarde uma certeza: na terra ou no mar você fará muitas descobertas interessantes em Abrolhos.

Quando visitar Abrolhos

Grande parte dos visitantes agendam a viagem para Abrolhos entre os meses de julho e novembro, quando as baleias costumam aparecer no arquipélago. Caso você esteja ansioso para praticar mergulho, saiba que o momento em que as águas estão com melhor visibilidade e mais quentinhas, vai de dezembro a fevereiro.

Mesmo se for impossível viajar nestes períodos, não desanime. Em qualquer época do ano você irá se divertir em Abrolhos, pois não é novidade que o sol brilha praticamente o ano inteiro na Bahia. Só não se esqueça de fazer as reservas com antecedência, ok?

Quanto tempo ficar

O viajante pode fazer um passeio bate-volta ou ficar em Abrolhos por um período maior. Se a intenção for aproveitar o arquipélago por um dia, o horário geralmente disponibilizado pelas operadoras de turismo vai das 7h às 18h. No chamado passeio live abord, a duração vai de dois a quatro dias.

Algumas empresas promovem estes passeios em embarcações amplas e seguras, as quais oferecem cabines confortáveis e refeições completas. O preço varia de acordo com a temporada e o tipo de passeio escolhido. Ficou interessado? A Horizonte Aberto, a Abrolhos Embarcações e a Apecatu Expedições são referências no serviço. Vale consultar e, evidentemente, fazer a reserva.

Mais fotos do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Para você ter certeza de que será uma sábia decisão clicar nos links acima e agendar um passeio para Abrolhos, separamos 12 imagens para lá de convidativas.

1. Abrolhos é surpreendente

2. Mergulhe nos mares de águas transparentes

3. Passeie de barco nos dias ensolarados

4. Flagre momentos indescritíveis como esse

5. Você irá amar as piscinas naturais

6. E a energia mágica deste anoitecer

7. Vale a pena acordar cedo e curtir cada momento

8. Os melhores passeios de barco da sua vida

9. Há navios naufragados no mar de Abrolhos

10. E muitas surpresas

11. Vai perder a oportunidade de conhecer este lugar?

12. Boas férias e muita diversão!

Dica: se você tiver uma máquina fotográfica profissional, não se esqueça de incluí-la na bagagem.

Algumas das mais lindas mostras naturais brasileiras estão à sua espera. Você vai se apaixonar por Abrolhos.

PARA VOCÊ